Novidades

[Report] Holanda - raid à terra dos moinhos e das tulipas

Cristina Sousa

Membro Conhecido
E desta vez o destino fotográfico foi a Holanda! Tulipas e moinhos estavam na lista! Mas não só...

Com cerca de 2 meses de antecedência não é barato comprar voos e principalmente estadia, mas com a ajuda de uns amigos :rolleyes:, lá conseguimos poupar uns trocos!
Desta vez fomos 7 pessoas e sentimos a falta de alguns membros que já nos acompanharam em eventos anteriores (da próxima vez vão, nem que seja amarrados:D).
Alugamos 1 carro de 9 lugares e foi a solução ideal. Sempre juntos e espaço suficiente para passageiros e bagagem.
E apanhamos dias de verão, ao ponto dos casacos ficarem arrumados no carro durante o dia. Uma verdadeira surpresa!:cool:
Voamos pela Ryanair do Porto para Eindhoven uma semana antes do aniversário do rei e regressamos pelo mesmo aeroporto (era a opção mais económica). Sem nada a apontar, voos pontuais, calmos e com as malas a chegarem todas aos destinos.
O aeroporto de Eindhoven é pequeno, mas funcional. Levantado o carro, seguimos para Geldrop, a fim de fazer o check-in, deixar as malas no hotel e almoçar.
Chegamos à cidade a meio da tarde, e estacionamos junto à estação central, bem a tempo de provar os bombons de chocolate que aí estavam a oferecer.
Admiramos os vitrais no seu interior e fomos confrontados com as primeiras visões (aterradoras) de bicicletas a nascer do chão (o dia seguinte seria ainda bem mais desesperante).
Fomos conhecer a 18´ Septemberplein
E o famoso Blob
Aproveitamos para fotografar o passeio pedestre e a entrada para o parque das bicicletas
Demos um salto até à catedral (estava fechada)
Passamos pelo centro bem na hora de fecho do comércio (18h), embora com esplanadas repletas de locais e turistas
E chegamos até ao estádio do PSV, que uma semana antes tinha festejado a conquista do campeonato.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido

Cristina Sousa

Membro Conhecido
No dia seguinte, rumamos a Amesterdão. :)
Para mim, é uma cidade que primeiro estranha-se e depois entranha-se. Com um trânsito caótico, e com hotel reservado para essa noite já na zona de Zaandam, decidimos arriscar levar o carro para o centro e encontrar um parque onde o deixar o dia todo. Vimos vários, mas com as obras que graçam pela cidade, falhamos a entrada de todos!:eek:o_O
Algures entre a Estação Central e o Red Light District conseguimos um lugar num parcómetro, pela módica quantia de 57€, o que para 7 pessoas ficou numa média de 8€ e poucos. Se deixássemos o carro no hotel e tivéssemos de apanhar transportes para a cidade, certamente ficaria mais caro. Resumindo, acabou por ser uma boa aposta.
Contudo, é preciso muito cuidado com a condução de veículos na cidade, porque as bicicletas aparecem da esquerda, da direita, da frente, de trás e a uma velocidade que fazem corar muitos domingueiros (e não só) cá do burgo! :mad: Um autêntico terror.
De igual modo, os peões correm sérios riscos de vida, achei nesse particular uma cidade um pouco caótica.
Porém,

Deslumbrante.:p
Caminhar entre canais e observar as fachadas coloridas é um regalo para a vista.
E como um dia não dá para ver muita coisa (decidimos não ir a museus, pois o objectivo era fotografar), calcorreamos a pé a cidade desde a Estação Central até à praça Dam
Do Begijhof (um must, mas nada calmo e tranquilo nesse dia, pois para além de turistas, havia um casamento na capela)
Ao mercado das flores e das casas de queijo
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Da Rembrandplein
Até ao Rijksmuseum e Van Gogh Museum
Regressamos ao centro de barco, apreciando a cidade com uma nova perspectiva
À noite deambulamos pelo Red Light District (não se pode tirar fotos às montras), e acabamos a fotografar os canais.
Cansados, rumamos a Zaandam.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
O 3º dia seria de todos o mais económico, pois previamente à viagem contactamos Zaanse Schans e possibilitaram-nos a visita gratuita a dois moinhos cuja entrada era paga.
O caminho até aos moinhos é feito por entre casinhas de venda de queijos e chocolate, recuerdos e canais
Num deles tivemos uma fantástica visita guiada, com direito a subida à laje superior para apreciar a paisagem!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
No outro fomos recebidos por amáveis holandeses trajados a rigor, que colocaram as velas no moinho de vento e nos agraciaram com a colocação do mesmo em actividade.
No final, ainda fomos brindados com explicações pormenorizadas sobre a produção de óleo.
Uns simpáticos estes holandeses! :D

Após os moinhos rumamos a Keukenhof, onde por contacto prévio nos tinham oferecido a entrada no parque, incluindo o estacionamento. :rolleyes::p
Pelo caminho o deslumbre total, os campos de tulipas são de parar o transito e deixar qualquer um de boca aberta! :eek::eek:
Retomamos o caminho até Lisse, porém, era o dia da parada das flores e os últimos 3 kms para lá chegar foram penosos e obrigaram-nos a fazer mais cerca de 15 ou 20 kms para fugir às longas filas de trânsito.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
O parque Keukenhof é qualquer coisa de indescritível, de uma beleza que as fotos não fazem jus. O mínimo que se poderá dizer é que vão e vejam pelos próprios olhos.
Sendo "dia de festa" a confusão era enorme e tirar fotos sem a "família" toda atrás tornou-se missão impossível.
;)
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Ao final da tarde tomamos a estrada para Roterdão, não sem antes termos de fazer imensos desvios, porque a parada ainda estava na rua e o desfile obrigou ao corte de muitas vias.
Chegamos a Roterdão ao finalzinho da tarde, e já pela chegada às portas da cidade se vê que estamos perante um cenário completamente diferente. Prédios altos, modernos, muito vidro, arquitectura arrojada!

Chegamos bem a tempo de fotografar um dos maiores ícones da cidade - as Casas Cubo. :rolleyes:
Acabou por ser profícua a colheita.... :rolleyes::cool::D:D
Já não conseguimos visitar o Markthal pois era sábado e fechou cedo.
Passeamos um pouco na zona ribeirinha antiga, onde jantamos. Já não deu para mais.
Mas ficou o bichinho da cidade, fantástica a nível arquitectónico, um regresso obrigatório numa futura visita.
No dia seguinte apenas houve tempo para regressar a Eindhoven, entregar o carro e apanhar o voo de regresso ao Porto.

Notas finais: :oops:
- Holanda = país top, com uma paisagem top, completamente plana, cheia de canais, diferente de tudo o que já tinha visitado. Amei!
Mas, com uma pressão turística top. E preços top, também!
- Povo = genericamente simpático, embora perigosos a pedalar!:confused:
- Tulipas e moinhos = obrigatório conhecer, ultrapassa os nossos melhores sonhos.
- Cidades = regressar a Amesterdão e a Roterdão já consta na lista, à qual foram acrescentados uns tantos outros locais que por falta de tempo não puderam ser visitados.
- uma palavra final para agradecer ao @Paulo Leite toda a ajuda prestada! ;)

Moral da história: quanto mais se viaja, mais mundo temos para conhecer! ;):cool:
 
Última edição:

Bee

Membro Conhecido
Estou extasiada com tanta beleza.
Sem dúvida que Amesterdão é um belo motivo para ir à Holanda, mas os moinhos e as tulipas deixam-me ainda mais encantada.
Muito obrigada @Cristina Sousa por mais este belíssimo report.
 
Última edição:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Já aguardava por este report, depois de ter visto algumas fotos por ai...
Muito obrigado pela partilha.
Claro que temos mais um report recheado de belas fotos, como é teu apanágio, dá vontade de largar tudo e ir apanhar o avião.
Se já tinha vontade de conhecer a Holanda, ainda fiquei com mais vontade.
Boas viagens e claro que sempre acompanhados de belos report's ;)
 

Cristina Carvalho

Membro Ativo
Fantástico!! Estive também em Amesterdão, Zaanse Schans e Keukenhof por essa altura (25 de Abril) e amei!! E estas fotos, ao contrário das minhas (pouco profissionais) retratam bem a beleza encontrada.
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @Cristina Sousa
Parabéns pelo report e pelas lindissinas fotos, que me fez recordar a minha viagem à Holanda. Eu tenho que voltar para ver os parques das tulipas:rolleyes::p
Apanhas-te um tempo exelente;)
Obrigada pela partilha
Continuação de boas viagens para grandes reportes ;)
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Este report vai muito além do expectável!:rolleyes: Também já tinha deitado o olho a umas fotos por aí, e as expectativas eram muito altas, mas foram muito superadas porque está simplesmente magnífico. :D:rolleyes:
Os locais são lindos e as fotos, como sempre, estão espetaculares!
Também gostei muito de Amesterdão, Eindhoven vi apenas de passagem e em Roterdão não estive. Mas se já voltava de bom grado, as tuas fotos dão vontade de reservar a viagem para Já!! (sim eu sei, as tulipas só podem ver-se uma vez por ano... ;):D)
Obrigada por partilhares connosco toda esta beleza, parabéns pela forma como a conseguiste registar!
Beijnhos Cristina :D
 
Última edição por um moderador:

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Bom dia :)

O que tenho a dizer é o seguinte..
- NÃO lembra a ninguém a 1ª foto ser cor de rosa as bolinhas pretas... (nem vou comentar).
- Como sabes há 1 parte que já conheço, mas sem essas cores lindas.
- O report está incompleto...
Quanto ao resto... :D .. é mais do mesmo... excelentes fotos.. deve ter sido fantástica toda a viagem... :rolleyes:

Parabéns...:cool:
 
Top