Novidades

[Report] Havana + Cayo Largo

goncalo82

Membro Ativo
Como prometido aqui fica o meu testemunho sobre a viagem que fizemos em Julho do ano passado a Cuba.
Viajámos com a abreu, que como sempre correu 5 estrelas.

Optámos por Havana (3 noites à chegada), depois partimos para Cayo Largo num pequeno aviao turbohelice para 45 passageiros. Depois no ultimo dia passámos mais uma noite em Havana, onde partimos para Varadero onde apanhariamos o aviao para Lisboa.

A viagem foi simplesmente expectacular em todos os sentidos.
Em Havana ficámos alojados no Hotel Nacional de Cuba, de 5 estrelas, um dos principais simbolos de Havana, de arquitectura Art Deco, construído em 1930 e renovado em 1992, onde ficavam alojados entre outros, Frank Sinatra, Ava Gardner, Ernest Hemingway, Winston Churchill, Nat King Cole, Marlon Brando. É classificado como patrimonio mundial da UNESCO e mesmo que nao fiquem alojados lá, vale a pena uma visita! Nao fica propriamente no centro, mas fica junto ao "malecon" (marginal) de Havana, a 15 minutos de qualquer lado.
Havana foi uma cidade que parou no tempo, desde o embargo economico dos Estados Unidos em 1962. Penso que neste momento já começam a ser alterados os salários dos Cubanos, mas até 2007 o salário médio de um trabalhador em Cuba rondava os 12 euros mensais, derivado do regime comunista e da filosofia da igualdade salarial para todos... o preço de um almoço para um europeu.... sejam medicos, advogados ou agricultores.

Apesar de ser uma cidade pobre, o povo é muito hospitaleiro e acima de tudo é uma cidade muito segura. Alias, senti-me mais seguro a passear à noite em Havana do que me sinto em Lisboa! Quando cheguei assustei-me com o que via, parecia que estava no meio uma cidade que tinha acabado de sair duma guerra, mas mais tarde constatei que era apenas o modo de viver deles. Nao se ve gente a pedir na rua, nem uma pessoa, o povo cubano é demasiado orgulhoso para pedir nas ruas.
A maior parte da cidade, com os predios completamente degradados, tem vindo a ser reconstruida aos poucos, por zonas. A arquitectura é simplesmente fantastica....


Deixo em baixo algumas fotos de locais a nao perder

HOTEL NACIONAL DE CUBA


VISTA DO HOTEL NACIONAL DE CUBA


MALECON (Marginal de Havana)
awww.danheller.com_images_LatinAmerica_Cuba_Malecon_malecon_f_big.jpg


TRANSPORTES EM HAVANA


TAXIS (COCO-TAXI)


OS CARROS EM HAVANA


OS CARROS EM HAVANA


PRAÇA DA REVOLUÇÃO (Onde fidel dava os seus discursos)


Ernest Hemingway (Bar El-Floridita)


Fabrica de RUM BOCOY


BODEGUITA DEL MEDIO


BODEGUITA DEL MEDIO - RUA


CAPITOLIO



MAGNIFICA CATEDRAL DE HAVANA:


HAVANA PARADA NO TEMPO:



MAIOR PARTE DOS EDIFICIOS EM HAVANA ESTAO EM ESTADO CRITICO



O capitolio tem uma historia engraçada. Até 1959 era a sede do governo. Actualmente alberga a academia de ciencias. É uma copia do capitolio americano de washington, mas com alguns metros a mais de altura.
VISTA DO CAPITOLIO:




tem havido uma grande reabilitaçao da zona de havana, que tem sido feita por quarteiroes. Muitos edificios estao a ser reabilitados. Praticamente todos estao habitados, mesmo os degradados.

Os cubanos sao um povo alegre por natureza, estão sempre com um sorriso na cara...



Havana tambem tem alguma historia portuguesa....
O nosso Eça de Queiroz, foi Consul em Havana em 1873. Existe um café em havana em sua homenagem:



HAVANA DE NOITE (Passeio pelo MALECON "MARGINAL" junto ao mar)


Sugestoes: Andem de coco-taxi, sao muito baratos e muito populares em Havana. Sao tipo umas motas com um coco amarelo que circulam por toda a cidade. Nao se deixem enganar pelos condutoes dos caddillac, alguns levam preços exorbitantes, apesar de valer a pena fazer um passeio nestes carros. Visitem a "el-floridita" o famoso café do hemingway e nao deixem de provar o famoso daiquiri, o melhor que já provei....! Visitem a bodeguita del medio (eu nao gostei, mas é um ex-libris da cidade), e visitem a praça da revolução.


NOTA IMPORTANTE: Nao levem dolares. Tive a infeliz ideia de comprar alguns guias sobre Cuba e em todos dizia que deviamos levar dolares, que era a moeda aceite em Cuba. Nao é verdade! Desde 2004 o dolar nao é aceite, e é aplicada uma taxa de penalização de 10% mais comission fee para os trocar. Perdi algum dinheiro porque tive de trocar os dolares todos que levava (1200 dolares) em Pesos Convertiveis (Cuban Convertible Pesos - CUC), esta sim a moeda oficial para os turistas. Existe outra moeda, mas essa é so para os Locais. Nao vale nada fora de Cuba, nem podemos comprar nada com ela: chama-se o peso cubano (CUP). É so usada pelos cubanos.
 

goncalo82

Membro Ativo
Depois de Havana, CAYO LARGO!
Considerado em 2007 pelo tripadvisor como o 4º melhor destino do mundo!
http://www.tripadvis.../TCDestinations
Tenho de concordar.... é mesmo unico!

Apanhamos o aviao num pequeno aeroporto domestico proximo de havana.
A viagem é linda, voo sempre baixo com vista para todas as pequenas ilhas virgens que existem nessa zona....
Ao aterrar em Cayo Largo, parecia que iamos aterrar no mar mesmo!

Cayo largo é uma pequena ilha de 27 km de extensão. Nao tem habitantes, as unicas construçoes que existem sao o pequeno aeroporto e os hoteis. Existe ainda um pequeno bar junto ao porto e um unico restaurante na ilha.
Cayo largo foi completamente devastada pelo furacao michelle em 2001 (Furacao nivel 4). Toda a ilha ficou submersa entre 1 a 2 metros. Todos os hoteis ficaram destruidos.
Apesar disso, a ilha mantem a sua beleza unica. Existem meia duzia de hoteis.

Na ilha aluguei um jipe, simplesmente para nao ficar dependente do unico taxi que existia na ilha ou de uma lagarta que faz o percurso das praias e dos hoteis. Ficámos alojados no Barceló. Penso que mudou agora de nome para Gran Caribe Playa Planca. Adorei.... é o hotel mais afastado. A praia é linda e na altura em que fomos nao eram muitos os turistas. A praia do hotel é a playa blanca, a mais extensa da ilha, mesmo junto à playa tortuga.

FOTOS:

AVIAO para cayo largo


PRAIAS:
PLAYA PARAISO (praia linda, mas com muitos mosquitos na altura em que la fomos)


PLAYA SIRENA - Um espectaculo, com um pequeno bar no topo da praia


PRAIA DO HOTEL BARCELÓ


VISTA DO QUARTO SOBRE O HOTEL:


IGUANAS Na ilha cayo iguana:


LAGOSTA SERVIDA A BORDO DO BARCO:




AQUI AJUDAM UMA TARTARUGA A SAIR DO BURACO QUE CAVOU PARA ESCONDER OS OVOS E A VOLTAR PARA A AGUA


A entrada para a Marina (Junto ao Bar que lá existe)



Os caranguejos lá sao às centenas, acho que é tipo praga:



Muita animação no hotel



A NOSSA PRAIA ;)


PRAIA SÓ NOSSA....


PLAYA SIRENA, DIGNA DE UM POSTAL....


ANTIGO HOTEL CAPRICHO, TOTALMENTE DESTRUIDO PELO FURACAO MICHELLE, AINDA SEM PRAIA



VISTA AEREA DE CAYO LARGO
 

Pinkrose

Membro Novo
Optimo report!
Se tudo correr bem, vou para Cuba em Abril e o teu report só me deixa com, ainda mais, "água na boca".
Obrigada por partilhares as fotos e experiências que por lá viveste!


Não vejo a hora de embarcar :cool:
 

mlmb

Membro Ativo
0la Gonçalo posso saber quanto pagaste por pessoa em julho?

estava bom tempo?

as fotos são lindasssssssss

obrigado

mlmb
 

goncalo82

Membro Ativo
Se me conseguirem ensinar a melhor maneira de colocar aqui fotos, como me registei apenas ontem ainda nao percebi muito bem.

Paguei cerca de 1200 EUR, tudo incluido (voos, taxas, transfers, pensao completa nas ilhas).
Se nao for contra as regras posso colocar o nome da agencia, é a mais barata que existe e por onde viajo sempre!

Tempo: belissimo. Apanhei apenas uma tempestade tropical uma noite na ilha, ficámos sem electricidade e mandaram-nos enfiar nos WC dos quartos. Mas nao se assustem é algo normal por lá.
De resto sempre sol.

A ilha é belissima (talvez apenas superada pela tailandia de onde vim agora), e em estado quase puro: nao tem habitantes, tinha apenas um taxi e um restaurante.
Sofreu muito com o furacao Michelle em 2001, tendo destruído tudo. A ilha ficou submersa e recomeçou do zero.

Havana tambem é uma cidade LINDA! Parou no tempo, tal como vêm nas fotos.
Cumps
 

Lipe

Membro Conhecido
Bom report e a praia tem muito bom aspecto... e eu que ando para decidir a lua-de-mel em Maio.. todos os reports são bem vindos :)

Podes-me enviar PM com a tua agencia de eleição? (ou é a dominicanatours?)

Cumps :)
 

Bee

Membro Conhecido
Mais um report de meter inveja!
Logo agora que as temperaturas por cá estão a descer novamente, ver as tuas fotos traz-me algum calor :cool: :cool:

Espero um dia conhecer esse paraíso!!
Obrigado por partilhares ;)
 

goncalo82

Membro Ativo
Mais um report de meter inveja!
Logo agora que as temperaturas por cá estão a descer novamente, ver as tuas fotos traz-me algum calor :cool: :cool:

Espero um dia conhecer esse paraíso!!
Obrigado por partilhares ;)
É de facto um destino inesquecivel :)
Ainda bem que gostaram, recomendo a todos!
 

Delicia do Mar

Membro Ativo
Paguei cerca de 1200 EUR, tudo incluido (voos, taxas, transfers, pensao completa nas ilhas).
Se nao for contra as regras posso colocar o nome da agencia, é a mais barata que existe e por onde viajo sempre!
Podes revelar os segredo por PM?
Em novembro próximo estou a pensar fazer a mesma viagem.

Obrigada

:p
 

correia

Membro Conhecido
Boas goncalo82 ..

Falta-me uma semana para embarcar para Cuba.
Gostava de saber a onde fica o cafe que faz homenagem ao Éça .

obrigado.:D
 
É fácil encontrar o café, pois fica em "Habana Vieja" numa das ruas "obrigatórias"- Calle Mercadores". Penso que fica no espaço em que a Calle Mercadores cruza com a rua Obispo ou Opraria. Estas últimas ruas mais ou menos perpendiculares à Calle Mercadores.
]
Boas goncalo82 ..

Falta-me uma semana para embarcar para Cuba.
Gostava de saber a onde fica o cafe que faz homenagem ao Éça .

obrigado.:D


[/quote]
 

goncalo82

Membro Ativo
O nosso Eça que foi Consul em Havana tem um espaço dedicado a ele, inaugurado pela primeira vez em 1835 e restaurado não há muito tempo com as obras de restauração de Havana Velha ;)
La Columnata Egipciana do Eça fica efectivamente na obrigatória Calle Mercaderes próximo da Obispo/Opraria. Tenho ideia que nao fica muito longe do Ambos Mundos do Hemingway, que fica na esquina com a Obispo,


Eça em Havana

Eusébio Leal Spengler

awww.instituto_camoes.pt_revista_images_rev9b.jpg

Fachada do café «La Columnata Egipciana».
As marcas da passagem de Eça de Queirós em Havana continuam vivas na memória dos lugares onde viveu. Documentos de arquivos e publicações periódicas da época, reflectem, as impressões do escritor sobre a sociedade cubana do seu tempo, em particular, a sua mágoa silenciosa em relação aquela sociedade esclavagista em decomposição, cujas contradições e acontecimentos em nada lhe foram alheios.

Eça vivia no sobressalto que o meio-ambiente suscita em todo o estrangeiro recém-chegado aos trópicos. O que justifica os seus périplos ao Canadá e aos Estados Unidos. Nos seus períodos de trabalho intenso, assiste a um novo drama: a importação dos chineses coolies que desde 1847 tinham iniciado o seu desembarque na ilha, matizando a realidade do país com a sua cultura e domínio das técnicas agrícolas. Essa questão interessa-o particularmente e, nesse sentido, podemos incluí-lo entre os precursores da luta pelos direitos humanos e das minorias. Os seus protestos quotidianos e a coragem do seu comportamento em favor dos oprimidos e explorados leva-o a advogar pela extinção do infame comércio.

A arreigada tradição habanera situou, como lugar de predilecção de Queirós, o Café «La Columnata Egipciana», que ocupa o rés-do-chão de uma pequena casa solarenga de estirpe nobre mudéjarista e que foi, em tempos, residência dos Torres de Ayala.

A obra de restauro da Velha Habana, ao reabrir as portas de «La Columnata», quis fazer seu o célebre romancista português, de maneira a que esse recinto possa perpetuar o nobilíssimo propósito de lhe render homenagem e para lembrar que são ainda perceptíveis as marcas deixadas em terra cubana.



Morada: Calle Mercaderes 109, La Habana Vieja, Havana
7/862-0216
 

correia

Membro Conhecido
Agradeço aos viajantes goncalo82 e marcorreia.

Pela vossa participação .
é sempre uma valiosa ajuda.
Muito obrigado .
Não vejo a hora de embarcar.

Quando chegar faço o meu report.:D

Um abraço a todos .
 

goncalo82

Membro Ativo
Há tantos sitios novos para conhecer, se não fosse por isso garantidamente voltaria em breve a CUBA, repetindo os mesmos locais ;)
Aproveitem para ir enquanto o fidel é vivo, mesmo com o seu irmão no poder as coisas vao mudando aos poucos e estou certo que Cuba culturalmente é como é actualmente por causa dos seus lideres e do seu regime politico (com todos os defeitos e problemas daí inerentes).
E não se esqueçam que estamos a falar de um País que está apenas a 150km da maior potencia mundial que é os estados unidos...
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Aproveitem para ir enquanto o fidel é vivo, mesmo com o seu irmão no poder as coisas vao mudando aos poucos e estou certo que Cuba culturalmente é como é actualmente por causa dos seus lideres e do seu regime politico (com todos os defeitos e problemas daí inerentes).
Isto daria uma conversa de dias, mas...
Cuba é como é devido ao seu sistema politico e ao seu povo que o apoia. Cuba não é mais, devido ao tal país a 150km que impõe há 50 anos um embargo económico só apoiado por Israel.
Há uns tempos, aqui pelo forum, vi um testemunho de uma pessoa que foi lá e falou um pouco do país. Foi um bom testemunho.
 

Paulinhuh

Membro Novo
Excelente report para quem, como eu, pretende disfrutar de umas férias inesquecíveis em Cuba! Tenho viagem marcada para dia 28 de Setembro para Cuba, estadia no Melia Cohiba em Havana e depois, Cayo Santa Maria. Optei por este Cayo, em parte, por uma questão de curiosidade...tenho lido muitos reports sobre Cayo Largo, Cayo Coco e Cayo Guillermo, mas este Cayo curiosamente não se encontra muito divulgado...e então decidi arriscar. Acho que cada Cayo terá o seu encanto particular e à espera de ser descoberto...e é isso que pretendo fazer.


Estava a pensar em trocar dólares para levar mas pelo que aqui li, se calhar vou mesmo repensar e tentar levar CUC...pelo sim pelo não :)

Alguém fez a excursão a Cayo Blanco? Vale a pena?

Obrigado pela partilha de uma experiência fantástica...serviu...e muito, para aguçar ainda mais o apetite e o desejo de conhecer este povo fantástico :)
 

MrsRabbit

Membro Conhecido
Eu já fiz a excursão a Cayo Blanco e valeu muito a pena. Parámos para fazer snorkeling, nadar com os Golfinhos e chegados à Ilha espera-nos o almoço de Lagosta ou frango com uma banda a animar.

Boa viagem!
STACR :)
 

Paulinhuh

Membro Novo
Eu já fiz a excursão a Cayo Blanco e valeu muito a pena. Parámos para fazer snorkeling, nadar com os Golfinhos e chegados à Ilha espera-nos o almoço de Lagosta ou frango com uma banda a animar.

Boa viagem!
STACR :)

UI!

Então valerá certamente a pena realizar essa excursão. Falta só saber se a realizam a partir do Cayo Santa Maria...espero que sim, vou informar-me :)

Obrigado pela dica!!! :)
 
UI!

Então valerá certamente a pena realizar essa excursão. Falta só saber se a realizam a partir do Cayo Santa Maria...espero que sim, vou informar-me :)

Obrigado pela dica!!! :)
Cayo Blanco situa-se mesmo em frente a Varadero e muito perto. A ida a este cayo é essencialmente para quem está alojado em Varadero ou próximo. Não me parece por isso que seja interessante fazer a partir do Cayo Santa Maria. De qualquer modo se a tencionar fazer tenha em atenção, conforme o operador, que pode ir para dois locais distintos de cayo Blanco e também a interação com os golfinhos é diferente. Numa das alternativas (a melhor) o "delfinário" é no meio do mar, a caminho do cayo. Noutra, depois do cayo vêm para Varadero,para o delfinário (fraco) que fica um pouco antes do hotel Blau. Acrescento que estes dados não são deste ano e por isso não tenho a certeza de estarem atualizados.
 
Top