Snider
Membro Conhecido
Olá viajantes!
Pela experiência que tive durante esta viagem e pela pouca informação sobre estes destinos neste fórum, sinto-me na obrigação de fazer este post no nosso portal para vos tentar informar.
Recomendo a leitura deste report às pessoas que estão a pensar visitar Berlim.
Detalhes da Viagem e Preços
Fui pela Ryanair (Porto) em Maio. Tinha duas opções, ou ia directo para Berlim (Schonefeld) ou ia para Hamburgo e depois apanhava autocarro para Berlim.
Como os preços para Berlim estavam caros e como podia nesta viagem dar uma vista de olhos a Hamburgo, optei por ir para Hamburgo. E poupava, mesmo com as viagens de autocarro.
Voo: 131 euros (p/ pess.)
Autocarro para Berlim: 18 (ida e volta). Fui pela companhia que o pessoal do fórum recomendou. Para quem leva malas grandes, tem que pagar um extra (1 euro), por mala/por trajecto. A viagem demora cerca de 3h. https://www.berlinlinienbus.de/
O meu planeamento para os 5 dias que lá estive foi este:
Dia 1 - Chegada a Hamburgo às 20h. Passear pela zona "noturna" da cidade.
Dia 2 - Levantar cedo, para as 7h estarmos a visitar a cidade até às 11h. Partir para Berlim. Chegada a Berlim às 14h e visitar os principais monumentos de Berlim.
Dia 3 - Potsdam de manhã até às 15h. Voltar para Berlim e ver os pontos mais afastados da cidade. Neste dia compensa comprar o bilhete diário de transportes.
Dia 4 - Berlim
Dia 5 - Ver as partes de Berlim que faltam. Apanhar o autocarro para Hamburgo às 15h. Chegada a Hamburgo e directo para o aeroporto
Clima dos 5 dias:
Tive a sorte de nestes dias nunca apanhar chuva. Só apanhamos uns choviscos quando estavamos no autocarro a ir embora, quando estava a acabar a viagem, portanto...
Esteve sempre a volta dos 15-20 graus. Andava de camisola e às vezes tinha calor. Só a noitinha é que sentia algum frio.
Breve História de Berlim
Berlim, foi a cidade mais importante no Século XX devido à 1ª e 2ª Guerra Mundial e à Guerra Fria. Tudo o que visitarem em Berlim vai estar associado às histórias destas guerras. Tudo! Por isso, quem não está muito por dentro destes temas recomendo a lerem muito e a verem uns documentários, antes de irem. Para quem não gosta destes temas, dificilmente irá aproveitar bem a viagem. Isto é a minha maneira de viajar, pois não gosto de ir para um sitio sem estar bem informado sobre a actualidade e a historia dessa cidade.
Como eu adoro a história da, 2º Guerra Mundial, Hitler, Partido Nazista, Guerra Fria, Holocausto, etc., era uma cidade que eu queria muito visitar.
Importância de Berlim na História:
Transportes de Berlim
Metro - U em azul
Comboio - S em verde
Foi a parte que menos gostei da viagem. Porque:
Comida e Bebida
Provem as salsichas alemãs à venda "na estrada". Chama-se Currywurst, e são 1 ou 2 salsichas alemãs cortadas às rodelas (porque só vos dão um garfo para comer) com caril e Ketchup picante e com batata frita.
O restaurante mais famoso disso é o Curry 36. Existem vários. O preço varia entre os 4 e os 6 euros.
Provem também a bola de Berlim.
Provem as mais variadas cervejas deles, naquelas lojitas de "vende tudo" que eles têm por lá. É dos sítios mais baratos para se comprar bebida. Custam entre 1.5 e 2 euros.
Esqueçam as minis. Os alemães são os europeus que mais consomem álcool. O que se vende mais lá são cervejas de meio litro :cheers:
Outra coisa importante... Quando comprarem água em garrafa de plástico, vão notar que estão a pagar 25 centimos a mais por garrafa. Isso é uma taxa. Para nos devolverem esses 25 centimos, é necessário guardarem as garrafas e irem a um mercado, entregar isso numa maquina. Depois é vos dado um talão do dinheiro das garrafas, que pode ser descontado na próxima compra. É por isso que vão ver muitas pessoas a procurar no lixo garrafas vazias. E não são mendigos.
Alemães
Os Alemães são pessoas civilizadas. Gostam de estar no seu canto e nao ligam muito ao que esta acontecer. Nem se metem com ninguém. E isso foi visível no metro. Por exemplo, vi uma senhora de idade a entrar no metro, que quase nao conseguia andar e tive que ser eu a ceder o meu lugar. Ninguem reparou.
Para ai 35-40% das pessoas a quem fui pedir informações (era o trabalho delas) e às pessoas das caixas dos supermercados, não sabiam falar em inglês. Sabiam muito bem que era-mos estrangeiros e mesmo assim não faziam um esforço, falavam em alemão como achassem que toda a gente sabe alemão
Mas também tivemos um senhor que viu que estávamos perdidos e veio tentar ajudar, mas tambem nao sabia falar inglês, mas esforçou-se e percebemos.
Berlim Actualmente
A cidade neste momento, principalmente a parte soviética (onde estão praticamente todas as atrações turísticas) encontra-se com muitas obras em andamento. É mais fácil encontrar uma construção do que um restaurante fast food, só para terem uma ideia
Felizmente nenhuma das principais atrações turísticas está em obras. Mas a avenida principal (Unter den Linden) e onde tem o maior número de edifícios históricos encontra-se em obras por causa do metro e com alguns edifícios "secundários" adjacentes a avenida também em obras. Com várias condutas no exterior, andaimes, e barulho das obras.
Por isso perde-se um pouco aquele ambiente bonito e acolhedor de uma avenida que me pareceu fantástica.
Eu diria e recomendava, a quem não tem pressa em lá ir, que se poderem deviam ir a Berlim lá para 2017/2018.
Não digo que agora não seja bom, ou que não se vê nada. Não é isso!!! Só digo isto, porque o ideal dos ideais seria irem sem nenhuma obra em andamento e tudo arranjadinho, mas isso é quase impossível. E também, ninguém vos garante que em 2018 não apanhem por exemplo o Portão de Bradenburgo em obras...
Dia 1 - Chegada a Hamburgo
Chegamos ao centro de Hamburgo às 21:30. O comboio desde o aeroporto até ao centro, demora cerca de 30 minutos e custa 3.10 euros. Escolhemos ficar num hostel pelo preço (16 euros), tendo em conta que só precisava-mos mesmo de dormir um pouco e era o suficiente. Ia-mos acordar muito cedo porque tinha-mos pouco tempo para visitar a cidade na manhã seguinte e porque não precisava-mos de tomar banho.
Nesta noite fomos conhecer a parte mais movimentada durante a noite, que era ao pé do nosso hostel. A rua mais famosa, que mais se parece com a red light district (tambem tem umas meninas às janelas), chama-se Grobe Freiheit.
Foi nesta rua onde os Beatles tocaram pela primeira vez no estrangeiro. Existe uma praça dedicada a eles que não vou meter foto para não fazer spoiler.
Grobe Freiheit
Um dos locais onde tocaram os Beatles
Dia 2 - Hamburgo de manhã e principais monumentos de Berlim à tarde
Neste dia acordamos muito cedo para estarmos fora do hostel às 7h para termos umas 3 horas e tal para ver a cidade. Escolhemos o hostel na ponta contrária de onde tínhamos que apanhar o autocarro para irmos vendo os monumentos praticamente numa linha recta enquanto se atravessava a cidade até à paragem de bus. Tínhamos autocarro para Berlim às 11h. Como era uma cidade com poucos monumentos para se ver e como não ia-mos entrar em nenhum, achamos que 3h e tal dava para fazer isto, e deu. Ainda conseguimos comer rápido um hamburguer no mac que existia na paragem de autocarros.
Para quem vai um dia inteiro para Hamburgo recomendo a irem ao Museu do Mundo em Miniatura (Miniatur Wunderland)
St. Michaelis
A entrar para a zona dos armazéns antigos do porto
Zona dos armazéns antigos
Zona dos armazéns antigos
A parte mais fotografada da zona dos armazéns antigos
A futura (em 2017) casa filarmónica de Hamburgo - Enorme!!!
Chilehaus
Rathaus - Câmara de Hamburgo
Despedida de Hamburgo - Binnenalster - Lago com vista para a cidade
Chegada a Berlim. Deixamos as coisas no hotel e às 15:30 já estávamos a ver a cidade
Coluna da Vitória - Esta obra estava antigamente à frente do Reichstag
Passamos pelo jardim principal de Berlim, o Tiergarten
Casa da Cultura no Tiergarten
Estação Central de Berlim
Reichstag - Parlamento - Foi dos alvos principais durante a invasão na 2ª GM. Pesquisem sobre o incêndio. Tinham umas grades que impossibilitavam ir para o jardim. A relva devia estar em tratamento.
Portão de Brandemburgo
Memorial do Holocausto
Trabant (típico carro soviético) numa loja de lembranças, na avenida mais famosa de Berlim - Unter den Linden
Dia 3 - Potsdam e visita aos pontos mais deslocados de Berlim
Neste dia fomos a Potsdam de comboio. Como já ficava na zona C de Berlim, a viagem custava 6.6 (ir e vir). Então optamos neste dia por comprar um bilhete diário para as 3 zonas e assim aproveitava-mos para no resto da tarde andar de estação em estação para visitar os pontos mais afastados de Berlim.
Postdam é uma cidade que fica ao lado de Berlim. Demoramos crca de 45 minutos ou 1h. Mais ou menos.
Para terem uma ideia, Potsdam está para Berlim como Versalhes está para Paris.
Foi uma zona onde os antigos Reis da Prússia fizeram os seus grandes palácios, para passar férias, viver, ou simplesmente para as suas grandes e exuberantes festas. É uma cidadezinha muito acolhedora e muito turística.
Os palácios encontram-se espalhados num jardim enorme. Não é tão bonito como os jardins do Palácio de Versalhes. É um jardim mais "descampado" e sem lagos. Levamos numa malita umas sandes feitas no hotel para fazermos um piquenique pelos jardins. Recomendo
Catedral e antiga Câmara de Postsdam
Fachada das traseiras do Palácio de Postdam (penso que seja agora o parlamento)
Portão de Brandemburgo de Postdam. Tem o mesmo nome do de Berlim. O mais engraçado é que as duas fachadas do "arco" são completamente diferentes.
Neues Palais. Apesar do nome, é o palácio mais recente dos 3 mais importantes de Potsdam. Visitem as traseiras deste palácio. Algumas partes estavam em obras.
Orangerieschloss. O Laranjal. Estava em obras
Sanssouci. O palácio "mítico" de Potsdam. Enquanto estiverem a subir a enorme escadaria, vejam se reparam num pormenor visual do palácio que o dono Frederico teve. Não tinha lido nada sobre isso, mas reparei. As tantas nem foi propositado, se calhar foi uma mera coincidência.
Terminava assim a nossa visita a Potsdam. Eram mais ou menos 15:30. Lá voltamos para Berlim, para visitar os locais mais afastados. A nossa primeira paragem foi o Palácio Charlottenburg.
Palácio Charlottenburg. Outro palácio dos Reis da Prússia.
Estádio Olímpico de Berlim. Estádio feito para os jogos Olimpicos de 1936, na altura do Hitler. Nota-se pela arquitectura. Leiam a história do Jesse Owens. O estádio já foi remodelado para o Mundial de 2006. E jogou-se ainda agora a final da Champions.
Antigo aeroporto de Berlim (Tempelhof). Foi encerrado em 2008, e agora é um parque para a prática de desporto. Recomendo a não se sentarem no chão, pois eu sentei-me e logo reparei reparei que estava com bichos que não se conseguem ver bem. Que comichão! :lol:
Gedächtniskirche - Igreja destruida durante a 2ª GM e deixada assim posteriormente, para recordar a destruição da cidade. Neste momento existem essas igrejas todas modernas nos seus lados, não sei para quê. Só estraga a imagem do monumento!
Ao pé dessa igreja existe então o restaurante que falava. Que delícia!!!
Pela experiência que tive durante esta viagem e pela pouca informação sobre estes destinos neste fórum, sinto-me na obrigação de fazer este post no nosso portal para vos tentar informar.
Recomendo a leitura deste report às pessoas que estão a pensar visitar Berlim.
Detalhes da Viagem e Preços
Fui pela Ryanair (Porto) em Maio. Tinha duas opções, ou ia directo para Berlim (Schonefeld) ou ia para Hamburgo e depois apanhava autocarro para Berlim.
Como os preços para Berlim estavam caros e como podia nesta viagem dar uma vista de olhos a Hamburgo, optei por ir para Hamburgo. E poupava, mesmo com as viagens de autocarro.
Voo: 131 euros (p/ pess.)
Autocarro para Berlim: 18 (ida e volta). Fui pela companhia que o pessoal do fórum recomendou. Para quem leva malas grandes, tem que pagar um extra (1 euro), por mala/por trajecto. A viagem demora cerca de 3h. https://www.berlinlinienbus.de/
O meu planeamento para os 5 dias que lá estive foi este:
Dia 1 - Chegada a Hamburgo às 20h. Passear pela zona "noturna" da cidade.
Dia 2 - Levantar cedo, para as 7h estarmos a visitar a cidade até às 11h. Partir para Berlim. Chegada a Berlim às 14h e visitar os principais monumentos de Berlim.
Dia 3 - Potsdam de manhã até às 15h. Voltar para Berlim e ver os pontos mais afastados da cidade. Neste dia compensa comprar o bilhete diário de transportes.
Dia 4 - Berlim
Dia 5 - Ver as partes de Berlim que faltam. Apanhar o autocarro para Hamburgo às 15h. Chegada a Hamburgo e directo para o aeroporto
Clima dos 5 dias:
Tive a sorte de nestes dias nunca apanhar chuva. Só apanhamos uns choviscos quando estavamos no autocarro a ir embora, quando estava a acabar a viagem, portanto...
Esteve sempre a volta dos 15-20 graus. Andava de camisola e às vezes tinha calor. Só a noitinha é que sentia algum frio.
Breve História de Berlim
Berlim, foi a cidade mais importante no Século XX devido à 1ª e 2ª Guerra Mundial e à Guerra Fria. Tudo o que visitarem em Berlim vai estar associado às histórias destas guerras. Tudo! Por isso, quem não está muito por dentro destes temas recomendo a lerem muito e a verem uns documentários, antes de irem. Para quem não gosta destes temas, dificilmente irá aproveitar bem a viagem. Isto é a minha maneira de viajar, pois não gosto de ir para um sitio sem estar bem informado sobre a actualidade e a historia dessa cidade.
Como eu adoro a história da, 2º Guerra Mundial, Hitler, Partido Nazista, Guerra Fria, Holocausto, etc., era uma cidade que eu queria muito visitar.
Importância de Berlim na História:
- Berlim é a capital da Alemanha e foi a capital do Terceiro Reich (quando se instaurou o partido nazista).
- Berlim também foi o local, onde grande parte das estratégias nazistas foram planeadas.
- Foi aqui onde existiu a antiga Chancelaria e o Bunker do Hitler (onde se suicidou), bem como os edifícios mais importantes da Gestapo e SS.
- Foi em Berlim onde começou e acabou a 2º Guerra Mundial, com a invasão dos aliados (Estados Unidos, Inglaterra e França) e a União Soviética (actualmente a Rússia).
- Após o final da 2º Grande Guerra Mundial, a Alemanha (a derrotada) foi dividida em 2 blocos. O lado ocidental que pertencia aos aliados e o lado oriental que pertencia aos Soviéticos.
- Berlim ficava na parte Soviética. E os Aliados queriam também parte de Berlim, mesmo não pertencendo ao seu bloco. Pois era a capital e um dos locais estratégicos mais importantes da Europa. Foi então acordado que Berlim iria ser também dividida, e a parte ocidental de Berlim ficava para os Aliados e a parte oriental para os Soviéticos.
- Depois dessa divisão, devido às diferenças partidárias entre os dois blocos, os Soviéticos de um dia para o outro "enclausuraram" as pessoas que viviam na parte ocidental de Berlim, através do "famoso" muro de Berlim (1961). Ninguém saia, ninguém entrava. A não ser pelos checkpoints criados. Quem tentava atravessar o muro de Berlim era fuzilado. Muitos foram mortos durante essas tentativas.
- Dizem que foi depois desta atitude que surgiu a Guerra Fria, entre os Estados Unidos e a União Soviética. Foi apenas uma guerra verbal de grande tensão. Se ela tivesse existido, talvez não estaria-mos aqui a falar de viagens, pois estava-mos extintos. Ambos os países já tinham acesso a armamento Nuclear.
- Só em 1989 é que o muro foi deitado abaixo. Só nesse dia é que muitos familiares se voltaram a reencontrar. Ainda é uma história muito recente. Tem os mesmos anos que eu.
Transportes de Berlim
Metro - U em azul
Comboio - S em verde
Foi a parte que menos gostei da viagem. Porque:
- Muito caro. Uma viagem custa 2.7 euros. Existem outras opções como bilhetes diários, mas não compensava para mim porque a maior parte dos dias so fazia duas viagens de metro. Nem somando os dias todos compensava.
- Na zona principal (monumentos) está em obras. Estão a construir mais estações.
- Por se tratar de um sistema de pagamento idêntico ao do Porto, onde só existe a validação do bilhete, a ligação entre linhas é feita exteriormente. Ou seja, a estação de metro está num sitio e a estação de comboios, está noutro sitio. Como a entrada no transporte não é controlado por portas, eles não criaram túneis de ligação, obrigando as pessoas a sair fora, e assim uma pessoa até se perde durante a ligação.
- A escolha da plataforma é feita de forma diferente. Aquilo que estamos habituados é, nós entramos na estação, e depois vermos as placas para cada sentido, e escolhemos a plataforma do sentido que queremos ir. Ali não é assim. Existe uma plataforma comum, que está no meio. E só estando na plataforma, é que vemos para que sentido queremos ir. Está bem feito, mas para quem não está acostumado, vai estranhar no inicio.
- Existem duas linhas de metro, a 1 (vermelha) e a 2 (verde), que estão transformadas numa só. O que leva a alguma confusão, porque elas a dada altura ramificam-se, e não percebemos se estamos na linha 1 ou na 2. Ter atenção a isto, e ver qual a direção que leva para verem qual a linha que é.
- A maioria das vezes, a linha não funciona sempre até à estação que está no mapa. Ou seja, não fazem a linha toda. Eles de maneira a pouparem, metem só a linha a funcionar entre as estações A e B (as mais centrais) e depois lá existe um que faz entre a A e a C. Tivemos várias vezes que sair do metro, na estação "terminal" e esperar por outro que vinha fazer a linha completa.
- As linhas de comboio estão identificadas no mapa que me deram por S1, S2, S3,.... Mas nas estações de comboio usam essa nomenclatura para se referirem às plataformas. Ou seja, que confusão. Queria apanhar a S1 e guiei-me pelas placas da estação pela S1 e depois cheguei à plataforma e vi que o destino nao era o que eu queria.
Comida e Bebida
Provem as salsichas alemãs à venda "na estrada". Chama-se Currywurst, e são 1 ou 2 salsichas alemãs cortadas às rodelas (porque só vos dão um garfo para comer) com caril e Ketchup picante e com batata frita.
O restaurante mais famoso disso é o Curry 36. Existem vários. O preço varia entre os 4 e os 6 euros.
Provem também a bola de Berlim.
Provem as mais variadas cervejas deles, naquelas lojitas de "vende tudo" que eles têm por lá. É dos sítios mais baratos para se comprar bebida. Custam entre 1.5 e 2 euros.
Esqueçam as minis. Os alemães são os europeus que mais consomem álcool. O que se vende mais lá são cervejas de meio litro :cheers:
Outra coisa importante... Quando comprarem água em garrafa de plástico, vão notar que estão a pagar 25 centimos a mais por garrafa. Isso é uma taxa. Para nos devolverem esses 25 centimos, é necessário guardarem as garrafas e irem a um mercado, entregar isso numa maquina. Depois é vos dado um talão do dinheiro das garrafas, que pode ser descontado na próxima compra. É por isso que vão ver muitas pessoas a procurar no lixo garrafas vazias. E não são mendigos.
Alemães
Os Alemães são pessoas civilizadas. Gostam de estar no seu canto e nao ligam muito ao que esta acontecer. Nem se metem com ninguém. E isso foi visível no metro. Por exemplo, vi uma senhora de idade a entrar no metro, que quase nao conseguia andar e tive que ser eu a ceder o meu lugar. Ninguem reparou.
Para ai 35-40% das pessoas a quem fui pedir informações (era o trabalho delas) e às pessoas das caixas dos supermercados, não sabiam falar em inglês. Sabiam muito bem que era-mos estrangeiros e mesmo assim não faziam um esforço, falavam em alemão como achassem que toda a gente sabe alemão
Mas também tivemos um senhor que viu que estávamos perdidos e veio tentar ajudar, mas tambem nao sabia falar inglês, mas esforçou-se e percebemos.
Berlim Actualmente
A cidade neste momento, principalmente a parte soviética (onde estão praticamente todas as atrações turísticas) encontra-se com muitas obras em andamento. É mais fácil encontrar uma construção do que um restaurante fast food, só para terem uma ideia
Felizmente nenhuma das principais atrações turísticas está em obras. Mas a avenida principal (Unter den Linden) e onde tem o maior número de edifícios históricos encontra-se em obras por causa do metro e com alguns edifícios "secundários" adjacentes a avenida também em obras. Com várias condutas no exterior, andaimes, e barulho das obras.
Por isso perde-se um pouco aquele ambiente bonito e acolhedor de uma avenida que me pareceu fantástica.
Eu diria e recomendava, a quem não tem pressa em lá ir, que se poderem deviam ir a Berlim lá para 2017/2018.
Não digo que agora não seja bom, ou que não se vê nada. Não é isso!!! Só digo isto, porque o ideal dos ideais seria irem sem nenhuma obra em andamento e tudo arranjadinho, mas isso é quase impossível. E também, ninguém vos garante que em 2018 não apanhem por exemplo o Portão de Bradenburgo em obras...
Dia 1 - Chegada a Hamburgo
Chegamos ao centro de Hamburgo às 21:30. O comboio desde o aeroporto até ao centro, demora cerca de 30 minutos e custa 3.10 euros. Escolhemos ficar num hostel pelo preço (16 euros), tendo em conta que só precisava-mos mesmo de dormir um pouco e era o suficiente. Ia-mos acordar muito cedo porque tinha-mos pouco tempo para visitar a cidade na manhã seguinte e porque não precisava-mos de tomar banho.
Nesta noite fomos conhecer a parte mais movimentada durante a noite, que era ao pé do nosso hostel. A rua mais famosa, que mais se parece com a red light district (tambem tem umas meninas às janelas), chama-se Grobe Freiheit.
Foi nesta rua onde os Beatles tocaram pela primeira vez no estrangeiro. Existe uma praça dedicada a eles que não vou meter foto para não fazer spoiler.
Grobe Freiheit
Um dos locais onde tocaram os Beatles
Dia 2 - Hamburgo de manhã e principais monumentos de Berlim à tarde
Neste dia acordamos muito cedo para estarmos fora do hostel às 7h para termos umas 3 horas e tal para ver a cidade. Escolhemos o hostel na ponta contrária de onde tínhamos que apanhar o autocarro para irmos vendo os monumentos praticamente numa linha recta enquanto se atravessava a cidade até à paragem de bus. Tínhamos autocarro para Berlim às 11h. Como era uma cidade com poucos monumentos para se ver e como não ia-mos entrar em nenhum, achamos que 3h e tal dava para fazer isto, e deu. Ainda conseguimos comer rápido um hamburguer no mac que existia na paragem de autocarros.
Para quem vai um dia inteiro para Hamburgo recomendo a irem ao Museu do Mundo em Miniatura (Miniatur Wunderland)
St. Michaelis
A entrar para a zona dos armazéns antigos do porto
Zona dos armazéns antigos
Zona dos armazéns antigos
A parte mais fotografada da zona dos armazéns antigos
A futura (em 2017) casa filarmónica de Hamburgo - Enorme!!!
Chilehaus
Rathaus - Câmara de Hamburgo
Despedida de Hamburgo - Binnenalster - Lago com vista para a cidade
Chegada a Berlim. Deixamos as coisas no hotel e às 15:30 já estávamos a ver a cidade
Coluna da Vitória - Esta obra estava antigamente à frente do Reichstag
Passamos pelo jardim principal de Berlim, o Tiergarten
Casa da Cultura no Tiergarten
Estação Central de Berlim
Reichstag - Parlamento - Foi dos alvos principais durante a invasão na 2ª GM. Pesquisem sobre o incêndio. Tinham umas grades que impossibilitavam ir para o jardim. A relva devia estar em tratamento.
Portão de Brandemburgo
Memorial do Holocausto
Trabant (típico carro soviético) numa loja de lembranças, na avenida mais famosa de Berlim - Unter den Linden
Dia 3 - Potsdam e visita aos pontos mais deslocados de Berlim
Neste dia fomos a Potsdam de comboio. Como já ficava na zona C de Berlim, a viagem custava 6.6 (ir e vir). Então optamos neste dia por comprar um bilhete diário para as 3 zonas e assim aproveitava-mos para no resto da tarde andar de estação em estação para visitar os pontos mais afastados de Berlim.
Postdam é uma cidade que fica ao lado de Berlim. Demoramos crca de 45 minutos ou 1h. Mais ou menos.
Para terem uma ideia, Potsdam está para Berlim como Versalhes está para Paris.
Foi uma zona onde os antigos Reis da Prússia fizeram os seus grandes palácios, para passar férias, viver, ou simplesmente para as suas grandes e exuberantes festas. É uma cidadezinha muito acolhedora e muito turística.
Os palácios encontram-se espalhados num jardim enorme. Não é tão bonito como os jardins do Palácio de Versalhes. É um jardim mais "descampado" e sem lagos. Levamos numa malita umas sandes feitas no hotel para fazermos um piquenique pelos jardins. Recomendo
Catedral e antiga Câmara de Postsdam
Fachada das traseiras do Palácio de Postdam (penso que seja agora o parlamento)
Portão de Brandemburgo de Postdam. Tem o mesmo nome do de Berlim. O mais engraçado é que as duas fachadas do "arco" são completamente diferentes.
Neues Palais. Apesar do nome, é o palácio mais recente dos 3 mais importantes de Potsdam. Visitem as traseiras deste palácio. Algumas partes estavam em obras.
Orangerieschloss. O Laranjal. Estava em obras
Sanssouci. O palácio "mítico" de Potsdam. Enquanto estiverem a subir a enorme escadaria, vejam se reparam num pormenor visual do palácio que o dono Frederico teve. Não tinha lido nada sobre isso, mas reparei. As tantas nem foi propositado, se calhar foi uma mera coincidência.
Terminava assim a nossa visita a Potsdam. Eram mais ou menos 15:30. Lá voltamos para Berlim, para visitar os locais mais afastados. A nossa primeira paragem foi o Palácio Charlottenburg.
Palácio Charlottenburg. Outro palácio dos Reis da Prússia.
Estádio Olímpico de Berlim. Estádio feito para os jogos Olimpicos de 1936, na altura do Hitler. Nota-se pela arquitectura. Leiam a história do Jesse Owens. O estádio já foi remodelado para o Mundial de 2006. E jogou-se ainda agora a final da Champions.
Antigo aeroporto de Berlim (Tempelhof). Foi encerrado em 2008, e agora é um parque para a prática de desporto. Recomendo a não se sentarem no chão, pois eu sentei-me e logo reparei reparei que estava com bichos que não se conseguem ver bem. Que comichão! :lol:
Gedächtniskirche - Igreja destruida durante a 2ª GM e deixada assim posteriormente, para recordar a destruição da cidade. Neste momento existem essas igrejas todas modernas nos seus lados, não sei para quê. Só estraga a imagem do monumento!
Ao pé dessa igreja existe então o restaurante que falava. Que delícia!!!
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