Novidades

[Report] Grand Palladium Colonial - 6 a 16 Maio 2016

Onerom

Membro Conhecido

Olá viajantes!

Voltei das tais merecidas ferias vinda da Riviera Maya no dia 17 mais o meu mais que tudo, e como o que é bom deve ser partilhado, venho deixar aqui o meu testemunho no meu primeiríssimo report. PRESSÃO!!

Vou tentar ser o mais detalhada possível e fico disponível para quaisquer duvidas que possam haver.


A VIAGEM
A viagem foi adquirida através do magnifico Juan das viajes solo ofertas @viajarcaribe . A comunicação inicial foi feita aqui no portal e depois por meio de mensagens e emails. Não tenho palavras para descrever o profissionalismo do Juan. Todo o seu esforço deve de facto ser valorizado uma vez que ele é incansável na gestão dos seus clientes. Muito obrigada por tudo Juan.

Optamos por viajar por Madrid uma vez que a nossa base é a cidade de Londres portanto entre Lisboa e Madrid os preços mais simpáticos serão sempre de Madrid. O operador foi a Joliday num voo Evelop.
Inicialmente tínhamos dúvidas em relação ao destino, porque estas foram as nossas primeiras ferias em regime tudo incluído. Estamos mais habituados a destinos culturais e citadinos. Pois bem estas dúvida acabaram por desaparecer face ao leque de experiências que a Riviera Maya (RM) oferece, rapidamente se desvaneceu a ideia de "vou me aborrecer em praias e piscinas".
Em relação ao Hotel e sendo o destino a RM não havia duvidas nenhumas uma vez que me apaixonei pelo resort que escolhemos através de um report do @rum. Portanto escolha feita, era então organizar os nossos dias entre o Grand Palladium (GP) e a oferta que a RM tem fora dos resorts.

A viagem para 10 noites de 06 a 16 de Maio com partida de Madrid e estadia no GP Kantenah ou Colonial num quarto standard em regime tudo incluído 24h, ficou por €1214.00 por pessoa, comprado no final de Novembro numa das primeiras vendas antecipadas de verão.

No dia 5 de Maio, partimos cedinho para Madrid com intenção de aproveitar o dia (apesar de já conhecer a cidade) e no dia seguinte seguir então viagem para Cancún. O hotel escolhido para a estadia foi o Be Live City Airport Madrid Diana (Spain) - Hotel Reviews - TripAdvisor
QUE ERRO!​

Confesso que aí a pesquisa não foi muita, seria apenas para uma noite e o meu focus era ficar perto do aeroporto, para alem dos parâmetros básicos de higiene claro. Bem... perto do aeroporto de facto é e ate oferecem um serviço de shuttle gratuito. Posto isto, estive 45 minutos a espera do dito shuttle e como se não bastasse chego ao hotel e a sensação que tenho é que fiquei a dever alguma coisa ao senhor da recepção: A antipatia em pessoa! Mal se dignou a olhar para mim e a dizer bom dia ou obrigado ou qualquer outra frase que demonstrasse o mínimo de civismo. Inacreditável no entanto REAL. Como chegamos cerca de 50 minutos antes do check in, não tínhamos o quarto pronto. Lá tivemos de esperar. Deixamos as bagagens no compartimento designado para tal, é atenção que fomos nós a fazê-lo uma vez que ele não se deu ao trabalho de nos ajudar, só nos entregou a chave do dito compartimento e apontou para indicar onde era. E vimo-lo fazer o mesmo mais duas vezes portanto é mesmo procedimento ali. Horrível. O quarto era super básico para um 4 estrelas, mas se fosse só isso tudo bem. As paredes super finas, ouvia-se tudo e para piorar ficava de frente ao hall dos elevadores e ao lado de uma sala de arrumos. Não dormimos nada durante a noite, e nas primeiras horas da manhã só piorou com a movimentação do pessoal de serviço. Acho que nunca tive uma experiência tão má. A Internet e uma perfeita fantochada, fraquíssima a conexão. A banheira não estando suja, estava manchada por ser velhinha calculo eu, e as paredes estão bastante riscadas e já a precisar de uma boa pintura. Nada disso são imagens que queremos ver nos quartos de hotel, mas foi o que me calhou.
Enfim, fica a 5 minutos do T1 e talvez uns 10/12 minutos do T4 de onde saem as partidas para Cancún. Ainda assim, não recomendo.

A noite sem pequeno almoço custou-nos £32.00

A esperada viagem estava marcada para dia 06 de Maio as 14:55. Chegamos ao Aeroporto T4 pouco antes das 11. Dirigimos-nos ao balcão de informações onde nos foi informado que os check in da EVELOP é feito no segundo piso no balcão 880 ao 884 (informação que pode ser facilmente alterada). Também nos informou que os balcões abrem geralmente 3 horas antes do embarque, o que se verificou pois poucos minutos depois das 11 a fila (que faz-se comprida) começou a andar. Despachamo-nos num tempo razoável, foi tudo feito sem o mínimo de pressa uma vez que o embarque estava previsto começar as 13:55. Acabou por se atrasar ligeiramente mas sei que eram 14:55 e já estávamos todos dentro do bichinho.
Tripulação composta por piloto português e pessoal de cabine espanhola.

Imagem retirada do google

Este foi o bichinho que nos transportou. Achei muita piada a parte artística. Calculo que seja um AIRBUS A330-343 pelas informações que recolhi no website da EVELOP.
Infelizmente houve um imprevisto técnico e tivemos de ficar cerca de 45 minutos dentro do avião antes de descolar. Perfeito quando se tem pela frente 10 horas num voo transatlântico... É tudo o que se quer ouvir... Mas como o que conta - como muito bem referido pelo piloto - é a segurança, e eu não sou nada dada a roletas russas...
Depois de finalmente partirmos, tivemos cerca de 11 horas de viagem em vez das 10 horas previstas, uma vez que passamos por algumas zonas mais complicadas de turbulência, mas nada que nos tenha feito confusão.
O avião ia repleto de espanhóis como era esperado. O entretenimento a bordo era de qualidade com direito a filmes recentes e alguns clássicos (nada antigos, esta malta considera o avatar um clássico) musica, jogos, entre outras coisas par ajudar a passar o tempo.


Em relação à alimentação a bordo no que me diz respeito acho sempre muito pobre e desta vez não foi excepção. Umas duas horas após descolarmos ofereceram uma refeição de paella de vegetais (horrível e eu gosto de comida vegetariana) uma salada de batata como entrada e um bolinho para sobremesa.
3 horas antes de aterrarmos ofereceram mais um lanche constituído por um tabuleiro de tapas (queijo, chouriço, presunto, salame, crackers e mais qualquer coisa que não me recordo). Sempre deu para nos mantermos vivos até chegar.

Por do sol a bordo perto da aterragem​


Ainda durante a viagem antes de chegarmos, são entregues os formulários de imigração. Um para ser entregue no controlo de fronteiras quando é apresentado o passaporte. Este formulário tem um picotado que divide a secção dos dados de entrada no país e uma segunda parte que deve ser guardada e entregue no check in aquando da partida. O segundo formulário é para ser entregue na alfandega, na chegada. São básicos e levam 2 minutos a preencher.


Formulários - Imagems retiradas do google

As 20:36 hora local estávamos nós a aterrar em Cancún. Foi tudo feito em tempo recorde uma vez que pouco depois das 21:00 já estávamos fora do aeroporto. De salientar que me calhou o botão vermelho na alfandega e lá tive de abrir a mala. Mas não tomou mais de dois minutos e estava despachada.

À saída é logo aquele arzinho quente que nos faz tão bem aos sentidos. À porta estão vários funcionários (muitos mesmo) dos diversos operadores, com cartazes e muito facilmente identificáveis (especialmente a joliday naquele rosa e azul garrido) que nos reencaminham para os autocarros que nos irão transportar aos resorts.
O percurso do Aeroporto de Cancún ao GP leva cerca de 1h e 10/15min e não vale a pena o transporte particular pois vai demorar o mesmo uma vez que a via é a mesma e aqueles motoristas dos autocarros tem o pé pesadito. Na melhor das hipóteses pode compensar para não se apanhar a seca de esperar aqueles passageiros que se lembram de ir comprar uma cerveja antes de ir para o autocarro e deixar o resto do pessoal à espera - situação verídica com uns passageiros de um autocarro estacionado ao lado do nosso.
O trajeto faz-se muito bem, passa rápido, até porque começamos logo a levar de injeção com conversa de operador... reuniões... excursões... e afins.

Matéria reunião: baldei-me depois de me aconselhar aqui no portal e foi o melhor que fiz. Dois dias antes da partida fui ao meu lobby e confirmei onde é que os operadores deixam a informação em relação ao pick up de passageiros e foram muito atenciosos a indicar.
Mesmo ao lado do balcão no lobby, do lado direito, existe um corredor onde estão secretarias para operadores e os dossiers com informação que eles deixam. No caso do lobby do colonial os dossiers estão situados ao lado da clínica.


Matéria excursões: falo mais adiante mas avanço já que não fiz nenhuma pelo operador. Sou demasiado ad hoc e da-me imenso prazer planear as coisas por mim. Não quer com isso dizer que não utilizei agências mas os operadores cobram um preço demasiado elevado para o que oferecem, que na minha opinião é o mesmo mas com menos qualidade.

O HOTEL


Um dos motivos que à partida me levaram a fazer este report foi o sentir que há necessidade de dar a conhecer esta cadeia entre os portugueses. Na minha experiencia é uma cadeia que pode agradar desde grupos de jovens a famílias de todas a idades. Tudo numa faixa de preços dentro da média da oferta para este tipo de estadia na RM.
Avanço que o resort é constituído por 5 hotéis: Kantenah, Colonia, White Sands, Riviera e o Premium e adult Only Royal Suites Yucatan. Mais à frente entro um pouco dentro da estrutura do complexo.

  • Check In
Na chegada ao GP, optaram por deixar todos os passageiros no lobby do Colonial e daqui então partirmos individualmente para os respectivos lobbys... Não entendi a ideia mas foi o que foi... a minha primeira surpresa foi o movimento daquele lobby - que por sinal é o mais agitado - perto das 22:30. Essa agitação nada negativa, foi uma constante durante toda a estadia.

As nossas malas são etiquetadas à saída do autocarro para posteriormente serem levadas para o quarto. A ideia é ao terminarmos o check in já termos a bagagem no quarto. O check in foi acompanhado de uma bebida refrescante, só tínhamos um casal que já estava ser atendido à nossa frente, e levou menos do que nada! Foram-nos entregues as chaves do quarto, pulseiras (tivemos direito a uma pulseira vermelha que é uma pulseira para repetentes no resort e/ou ocasiões especiais) assim como os cartões para adquirir as toalhas de praia. Informações básicas e depois lá fomos nós a caminhar para fora do lobby em direção à vila. Mas reparei que as malas ainda se encontravam no mesmo sitio. Normal, o check in deve ter demorado 10 minutos. Um dos bell boys (os meninos que fazem o transporte entre vilas nos carrinhos e que também transportam as malas) reparou em nós e perguntou de imediato quais as nossas malas pois levava-nos ao nosso quarto. E assim foi, mas não sem antes dar uma pequena volta pelo resort e explicar onde poderíamos comer daquela hora em diante uma vez que nos aproximávamos das 23:00 e os buffets e restaurantes à la carte já não estavam abertos. Foi um querido. Deixou-nos a mala no quarto e explicou o essencial do quarto. Não que fosse necessário mas fica mal dizer que não quando as coisas são feitas com simpatia e acreditem que não foi nada forçado e com aquele ar de passa cá a propina.... então lá o deixamos fazer o trabalhinho dele.
  • Quarto
Duas semanas antes da chegada, enviei um email com algumas solicitações. A resposta ao email chegou mais coisa menos coisa 3 dias após o envio dizendo que não podiam garantir que todos os pedidos iam ser atendidos mas que ficariam com a nota.

Solicitei:
  • Entre Kantenah e Colonial ficar no Colonial (por ser mais central);
  • Na vila 7 (por ser a mais perto da praia com quartos standard);
  • No piso 2 ou 3 (uma vez que o piso térreo é o mais atacado pela bicharada)
  • E num quarto com cama king size em vez de duas camas de casal.
E numa de ter uma atenção especial disse que iria comemorar anos de casada - mentirinha - durante a minha estadia e que essa era a razão da viagem.

Verdade é que fiquei no Colonial, na vila 3 mas não trocava por nada, provou ser a vila mais acertada para nós, num quarto no 2º piso e com cama king size. Deixaram também uma garrafa de champanhe como gesto de boas vindas e com uma nota de felicitação pelo aniversario. Para além disso deram-nos uma pulseira (encarnada) que nos permitia fazer marcações para qualquer restaurante e não ter de esperar, mas acabei por não o fazer, não senti necessidade de...


Para informação detalhada da distribuição dos quartos por hotéis no GP e para ajuda na altura da escolha usem os links em baixo.

http://www.palladiumaddict.net/file_download/163/Kantenah+Room+information+2.pdf - Kantenah
http://www.palladiumaddict.net/file_download/102/Colonial+Villa+Information.pdf - Colonial
http://www.palladiumaddict.net/file_download/116/White+Sand+Villa+2.pdf - White Sands
http://www.palladiumaddict.net/file_download/115/Riviera.pdf - Riviera
http://www.palladiumaddict.net/file_download/106/Royal+Yucatan+Villa+Information.pdf - Royal Yucantan

E deixo-vos algumas fotos do quarto




Ficamos no quarto 1309 e nada temos a reclamar em relação ao mesmo. Espaçoso q.b. Tem uma varanda com duas espreguiçadeiras, uma mesinha e um estendal. Felizmente a porta da varanda tem uma rede mosquiteira, porque eles aqui são de facto uma praga.
O minibar foi reposto diariamente com águas, 7 ups, pepsis (regular e diet) cervejas (regular e sem álcool da marca nacional XX) e uma bebida tipo fanta laranja. Deixava notas quando necessário - no quarto existe um bloco de notas - a solicitar mais isto ou menos aquilo e fomos sempre atendidos. Ao lado do minibar há copos e um balde para gelo e uma maquina de café e chás e cafés. Imagem em baixo com a diferença de nunca me terem deixado uma cerveja Sol.

Imagem retirada do google

Em relação as toalhas são mudadas diariamente desde que as deixemos no chão claro. E a roupa de cama é por norma mudada a cada terceiro dia. No entanto existe um cartão de tamanho A5 que disponibilizam e que se deixado em cima da cama é indicação de que os lençóis devem ser mudados. Medidas ambientais segundo o GP, e funciona. Testamos e no dia em que deixamos o cartão efetivamente mudaram os lençóis. Só tive pena de nunca ter ganho esculturas com as toalhas novas :( acho que tivemos uma camareira limpinha mas demasiado despachada. Enfim.
O ar condicionado nunca deu problemas, e existe também uma ventoinha de tecto por cima da cama.
Do meu ponto de vista pessoal a cama era super confortável e bem grande como se quer. Existe um serviço de almofadas (caso goste mais fofinha ou mais firme) com um custo adicional.

A TV tem bastantes canais por cabo, não vi muita coisa mas deu para entender que tem canais tanto em espanhol como em inglês.
Em relação ao cofre fizemos bastante uso e este tem dimensões razoáveis. Não me parece que entre um portátil de 15" no entanto.
O quarto dispõe também de ferro de engomar, e têm um serviço de lavandaria a um preço adicional.

O room service funciona das 11h as 23h para todos os hospedes com excepção das Royal suítes em que este é 24h. Usei duas vezes e em ambas as vezes prometeram 40 minutos e o pedido chegou sempre um pouco antes disso.

http://www.palladiumaddict.net/file_download/486/room+service+Menu+smaller.pdf Menu Room Service

  • Estrutura do Complexo

O resort divide-se em 4 hotéis com áreas comuns e um hotel Premium adult only com áreas exclusivas. Ao todo os hospedes podem usufruir de:
  1. 5 buffets
  2. 10 restaurantes à la cartes - sendo um exclusivo ao hotel premium
  3. 10 piscinas - sendo uma exclusiva ao hotel premium
  4. + de 20 bares - sinceramente perdi a conta, nunca se está muito longe de um copo
  5. Area para as crianças e area juvenil
  6. SPA - com um custo adicional
  7. Ginasio
  8. Complexo desportivo - Football, Tenis, Volei, Basket, Mini Golf, Tiro, Arco
  9. 2 Teatros
  10. Discoteca
O meu pacote era para o GP Colonial, mas confesso que não estive mais tempo nas áreas do Colonial do que os restantes hotéis. Tirando a questão dos quartos onde existem diferenças entre hoteis, não há nenhuma restrição no uso das instalações dos 4 hotéis comuns. E é essa característica de nos podermos movimentar entre os vários lobbys que faz este resort ser amplo. Tendo dito isto, existem naturalmente carrinhos e comboios para o transporte de hospedes. Usei poucas vezes mas nunca tive de esperar muito por eles.

*****​

O Kantenah é o hotel representado no mapa a Laranja. Encontra-se no extremo esquerdo do mapa.




Do ponto de vista da decoração o Lobby do Kantenah foi o que mais me agradou. Gosto das cores quentes. É um lobby relativamente calmo o que é óptimo uma vez que partilha o edifício com o lobby do Colonial que fica do lado oposto e que de calmo não tem nada.
Tem do seu lado a piscina do Riconcito, a Piscina principal partilhada com o Colonial, uma piscina para Crianças e as áreas para os mais pequeninos e os jovens adolescentes também se entreterem.
Em termos de buffets é servido pelo Tikal (buffet principal) e o El Gran Azul que está virado para a piscina principal e é partilhado com o Colonial. E os restaurante à la Carte no lobby do Kantenah são o Sumptuori (Japonês) e o Mare Nostrum (Mediterrânico).

*****​

O Riviera é o hotel representado a castanho com as vilas dispostas em linha recta no extremo direito do mapa.


Durante o dia é sem duvida a zona mais calma do resort. No entanto anima-se à noite porque é onde está situado um dos teatros (adulto) e a discoteca. Tem do seu lado a fantástica piscina de água salgada, e a piscina principal partilhada com o White Sands. A nível de buffets é servido pelo Kabah (buffet principal) e o La Laguna virado para a piscina e partilhado com o White Sands também. Não existem restaurantes à la carte neste lobby. É também o lobby mais perto do 5º Hotel, o Premium Royal Suites Yucantan. Mas nunca me aproximei, nem tirei fotos portanto infelizmente não poderei dizer muito acerca deste.

*****
O nosso Colonial é o hotel representado a azul no centro do mapa.






Sem duvida o lobby mais movimentado dos 4. Passamos boas noites aqui, no entanto quando a vontade é somente relaxar, beber um copo e conversar talvez seja melhor entrar num bar mais calmo ou ir para um lobby mais calmo. É o lobby que fica imediatamente de frente para a entrada do resort.
As piscinas mais próximas são a Secret Pool (adult pool) indiscutivelmente a nossa favorita, e a piscina principal partilhada com o Kantenah.
Em termos de buffets é servido pelo La Hacienda (buffet principal) onde tomamos grande parte dos pequenos almoços e almoços, e o El Gran Azul virado para a piscina principal e partilhado também com o Kantenah. Restaurantes à la carte no Colonial são o La Adelita (Mexicano) e o El dourado (Steakhouse). É também no lobby do Colonial que se encontra o sports bar para os senhores (como quem diz) e o teatro com as peças infantis/juvenis


*****
O White Sands é talvez o hotel mais central, sinalizado com vilas amarelas no mapa.



Foi onde estivemos menos tempo. Tem mais perto a piscina principal que partilha com o Riviera, uma piscina de adultos, e uma piscina para crianças. O White Sands não conta com um buffet principal, somente com o La Laguna virado para a piscina que partilha com o Riviera. Por sua vez é o lobby dos à la cartes uma vez que 4 dos 9 à lá cartes com acesso comum encontram-se aqui: La Lola (Espanhol, marcado no mapa como Bamboo, infelizmente não encontrei a versão mais recente do mapa, e uma foto do meu mapa em papel, por sinal amarrotadíssimo não vos ajudaria de muito :p) Portofino (Italiano) Ribs and More (Hamburguer, SteakHouse e Texano) e O Pavão (Rodizio Brasileiro).

*****
Existe uma clínica no Colonial, e outra do lado do White Sands/Riviera, só não tenho a certeza em qual dos lobby. Todos os lobbys são servidos por um bar próprio e um ou mais bares separados à porta fechada. Muito difícil correr os bares todos, talvez possível numa estadia de pelo menos duas semanas em que não se saia em excursões. O pessoal das recepções é super atencioso, como todo o staff alias, só tive uma experiência de ser totalmente ignorada por um dos meninos que servia ao pequeno almoço. O mais que tudo diz que ele não me entendeu ou simplesmente esqueceu-se, eu digo que fui ignorada!
Todos os lobbys contam também com uma secretaria de guest service onde são nomeadamente feitas as reservas para os únicos 2 à la carte que necessitam de reserva.
Como já tinha mencionado existe imenso transporte entre lobbys, só utilizei 2 ou 3 vezes e nunca esperei grande coisa, passam com frequência. E há também transporte inter vilas. Portanto apesar de ser um complexo extenso, não representará problemas para os que gostem menos de andar ou sejam menos capazes de se locomover.

Outra coisa que achei muito positivo e o cuidado com questões ambientais. Existem ecopontos espalhados por todo o resort e mensagens no sentido de alertar para questões ambientais. As áreas comuns são extremamente bem cuidadas e a manutenção é uma constante! A ideia aparenta ser não quebrar com a envolvente mas sim tonar-se parte dela. Ha zonas de caminhada onde nos sentimos completamente envolvidos pela a natureza. O que quero dizer é que não se jogou tudo a baixo para fazer com que o resort se parecesse com um "jardim". Nada disso, está (ou tenta estar) em comunhão com o ecossistema onde se insere e isso agrada-me.

Prova disso é a bicharada que não sai de la. O que mais se vê são iguanas. Inicialmente ia sem grande vontade de ter qualquer contacto com elas. Voltei apaixonada pelo bicho. Absolutamente inofensivos....Uns pachorrentos.
Embora por vezes seja quase irresistível, não devemos mesmo alimentar quer os guaxinins ou os coatis ou qualquer outro animal selvagem no resort. Melhor para eles e para nós.

O GP faz a sua quota parte no que respeita a preservacao das especies ao proteger ovos de tartarugas marinhas que depois libertam seguramente no oceano.

 
Última edição por um moderador:

Onerom

Membro Conhecido
Em suma, muito giro, cuidado, organizado e com atenção ao detalhe


Achei piada aos cinzeiros com o logotipo do resort!​


  • Alimentação
Nham Nham... Começo por onde? Talvez por dizer que gosto de experimentar muita coisa a nível gastronômico. O mais que tudo e eu fazemos disso hobby e vivemos numa cidade onde facilmente ao virar da esquina encontra-se gastronomia da conchichina por assim dizer. A diferença é que ele gosta de quase tudo e eu não gosto de quase nada. Mas vou sempre de espírito aberto e desta vez não foi excepção, de espirito aberto fui eu.

Resultado: Nunca fiquei desapontada. Pode nem sempre ter sido um manjar dos deuses mas nunca comprometeu. NUNCA. E até tive umas surpresas bastante agradáveis. No computo geral foi muito positivo. Talvez por não ter ido com as expectativas muito elevadas com base na minha esquisitice e coisas que fui lendo em relação à alimentação nos resorts em Geral, mas a verdade é que saí muito bem alimentada, na maior parte das vezes com as papila gustativas aos saltos e em festa. O mais que tudo que não é tão complicado como eu então... Há algo para toda a gente. E tantas vezes me perguntei, mas do que é que aquela malta se queixa quando li sobre falta de variedade, a serio, não entendo, não entendo, não entendo!

Sou intolerante à lactose então informei-me sobre as questões das intolerâncias alimentares e como lidam com isso no GP. No check in pode-se logo referir a intolerância e é atribuído um cartão que podes apresentar nos buffets e à la carte e assistem-te naquilo que podes ou não comer, caso tenhas alguma dúvida.

**Verde Escuro – Celíacos
**Verde Claro – Diabetes tipo 2
**Castanho – Nozes
**Vermelho – Frutos e Nozes
**Roxo – Marisco
**Azul – Peixe
**Laranja – Ovos
**Branco – Lactose e/ou produtos lácteos
**Rosa – Sodium e/ou Glúten

Para mais detalhe maltinha
http://www.palladiumaddict.net/file_download/438/alergiasesping.jpg Cartões Alergias Alimentares

O pessoal de mesa tem um nível de inglês que serve para o básico, não vale a pena complicar. Em português também nos entendem mas temos de abrandar bastante e ainda assim repetir naquilo em que as palavras sejam diferentes. achei a comunicação em inglês mais fácil do que em português salvo uma ou outra excepção. Mas são uma simpatia. Principalmente quando retribuímos com simpatia e os pomos à vontade. Falamos imenso com uma jovem de 21 anos chamada Natália. Que pena que tenho de não ter conseguido ficar com uma foto dela, todos os dias nos servia ao pequeno almoço e ao final da terceira ou quarta manhã lá começou a falar de uma forma mais pessoal e da forma como vivem e trabalham. De uma forma geral e de cada vez que perguntei aos funcionários pareceram-me de facto satisfeitos com as condições que o GP lhes oferece. A Natália explicou-nos que faz 6 horas de autocarro diariamente para trabalhar. Mora num pequeno pueblo (vila) e são 3 horas de trajeto em cada percurso. O transporte é providenciado pelo GP, que depois retira uma pequena quantia (pequena nas palavras dela) do ordenado que lhes é pago quinzenalmente. Disse também que eles fornecem habitação para funcionários (não entendi em que parâmetros, mas distancia não deve ser) num pequenos condomínio que fica do lado oposto ao resort. Na minha primeira incursão por conta própria fora do resort lá consegui confirmar isso.


Os trabalhadores da restauração trabalham imenso e muitas vezes tem que carregar aqueles tabuleiros pesadíssimos em turnos de 8 horas e por vezes turnos duplos de 16 horas! São gente de facto trabalhadora, andam sempre a correr, parecem umas formiguinhas. Enfim são vidas, e eu também trabalho muito pensamos nós não é?? Mas pelo menos somos remunerados de forma decente a ponto de conseguimos parar e sair da azafama e ter o nosso tempo de descontração. Eu não ando a largar dólares, pesos, euros, libras não interessa, de forma gratuita até porque me custam a ganhar, mas acredito em gratificar aqueles que realmente nos prestam um BOM serviço e continuam sempre com um sorriso na cara e ali para o que for preciso, só para nos fazer sentir em casa, só para que voltemos, e em ultima analise só para que garantam o seu sustento. Enfim, filantropismos à parte, fiquei com pena de não ver a Natalia no meu ultimo dia no resort até porque ela tinha dito no dia anterior que estava gravida e combinamos tirar uma foto para este relatório. Diz que fica á espera de mais portugueses porque nós tínhamos sido muito simpáticos e o inglês dela não é muito bom :) Talvez numa próxima... Outra coisa que ela lá partilhou foi que os hospedes mais "chatos" são os espanhóis... E eu que não estava nada à espera, até pensei que fossem os americanos, mas não podem é com os nuestros hermanos.

Voltando à alimentação meus caros, como já tinha mencionado existem 5 buffets disponíveis. Estes funcionam nos seguintes horários:

Tikal, La Hacienda e Kabah - os buffets principais nos lobbys Kantenah, Colonial e Riviera
Pequeno Almoço das 7 as 10:30
Almoço das 13 as 15:30
Jantar das 18:00 as 22:30

El Gran Azul e La Laguna - os buffets virados para as piscinas principais Kantenah/ Colonial e White Sands/Riviera
Pequeno Almoço das 11:00 as 11:45
Almoço das 12:00 as 16:00
Não servem jantares

Só não experimentei o Kabah, mas os outros servem de uma forma muito semelhante entre si consuante sejam buffets principais ou auxiliares e dentro das mesmas refeições.

Ao pequeno almoço os buffets principais têm uma oferta extraordinária, desde pequeno almoço confeccionado como bacon, ovos (com uma secção que preparar omeletes de forma personalizada) salsichas, alguns pratos com comida (que no meu ver não encaixa com pequeno almoço mas a verdade é que havia sempre lá alguém), até crepes quente, crepes convencionais, waffles, panquecas (com uma estação para serem confeccionados ao pedido), tostas, torradas (o mesmo, alguém ali para fazer a pedido) Têm variedade de cereais, desde de açucarados a mueslis, bolachas várias, croissant, brioches, bolos, pão variado (branco, mistura, cereais, fatiado, baguetes..) frutos secos e fruta fresca (banana, laranjas, manga, ananás, melão, meloa, melancia e papaia eram presenças diárias) sumos naturais nunca menos de 7 ou 8 variedade. O meu receio, o leite, haviam as opções inteiro, magro, soja, e sem lactose (o paraíso). Café, chás, leite com chocolate, iogurtes... Vários queijos, vários fiambres, vários enchidos. Manteiga, margarina, marmelada e compotas e doces variadíssimos. Não me recordo de mais nada assim de repente, mas de facto não entendo o que as pessoas comem em casa para dizerem que não existe variedade, e não me refiro ao portal em exclusivo, muito pelo contrario são mais coisas que li no tripadvisor e outras fontes carregadas de americanos maioritariamente.
Não me foi possível tirar fotos a tudo porque parece um pouco estranho, eu não me senti confortável em andar ali de volta do comer com a camera, e pior, tentar evitar as pessoas que tem o direito de não querer estar presentes no meu cartão de memoria e merecem esse respeito.

Tudo sempre muito limpo e com ar extremamente fresco, quer ao pequeno almoço ou ao almoço.

Em relação ao almoço as opções de onde almoçar são as mais variadas. Os bares de praia do Colonial e o Punta Emilia, que são os únicos pontos alimentares abertos 24 horas e onde se pode comer depois das 22:30, oferecem snacks todo o dia. Portanto não é pouco comum ver-se pessoas na praia á hora de almoço a passar com pratinhos de nachos, quesadillas, sandes e afins.
Outra alternativa são os carrinhos de cachorro quente nas piscinas principais... não ficam muito longe da zona que liga as piscinas principais às piscinas das crianças, pergunto-me porque :rolleyes:

Imagens retiradas do Google
Os buffets El Gran Azul e La Laguna são os primeiros a abrir para almoço às 12h mas tem uma oferta mais limitada que o buffet principal que começa a servir almoços ás 13h. Neste ultimo e como oferta diária existe uma estação de massas, uma de grelhados de carnes (bife de frango, costeleta de porco e bife de vitela) e outra de peixe (salmão e mais dois peixes de carne clara que não sei o nome, nunca os comi) 2 ou 3 tipos de paella, camarões, 4 tipos de hambúrgueres (peixe, carne, frango, vegetariano) pizzas (com umas 5 ou 6 variedades talvez) nuggets, argolas de cebola, saladas frias, queijos, batatas fritas, nachos, legumes vários (salteados e frescos) carne ou peixe assado, sopas, fruta e uma infinidade de sobremesas (eu não sou dada a doces portanto não posso comentar grande coisa mas mais que tudo diz que são bons) Para alem disso variam sempre em 1 ou 2 pratos de peixe e carne que vão mudando todos os dias. Sim, todos os dias ha muita coisa repetida, mas os pratos de carne e peixe mudam sempre, e com a quantidade de coisas que oferecem, bolas, não deu de todo para eu me sentir aborrecida. Mas é um facto que estive lá 10 dias mas em 3 deles não almocei no resort. Ah os meus favoritos depois de almoço eram os amendoins caramelizados, ADORO, e só os descobri mais para o fim da estadia.


Ao jantar optamos sempre pelos à lá carte em detrimento dos buffets. Também contribui para não sentirmos que andamos sempre nos mesmos sítios a ver e a comer o mesmo. Existe uma atenção diferente na confecção, a qualidade também é ligeiramente superior e apresentação dos pratos naturalmente é outra. As sobremesas no entanto o mais que tudo muitas vezes preferia ir comer a um buffet.
O GP dispõe de 9 à lá cartes, conseguimos jantar em 7 deles. Têm uma politica em que um à la carte por noite se torna adult only. Isto significa que esse restaurante para além de não ter crianças vai estar sempre a abarrotar!

Nos GP não é necessário reserva para os restaurante à la carte. A reserva torna-se um privilegio que significa que marcando aquela hora especifica, temos mesa garantida sem ter de esperar. No entanto a reserva só é permitida a hospedes do Premium e hospedes repetentes (pulseira encarnada). Os restaurantes funcionam entre as 17:30 e as 22:30. Até as 20h dificilmente se espera mas a partir dessa hora pode se ter de esperar para conseguir mesa. Das 7 ocasiões só tivemos de esperar uma vez. Isto porque sempre que íamos a um restaurante e nos diziam que havia tempo de espera acabávamos por ir a outro, e assim nos fomos safando sem nunca esperar mais de 10 minutos. Até à ultima noite, onde já tínhamos corrido quase tudo então optamos por esperar. Esperamos hora e meia e só jantamos já passava das 9 e meia. Aconteceu uma vez em 7 não posso reclamar, mas agradável não é.
A entrada dos restaurante existe um bar (nunca se está longe de um copo) para esperas mais curtas. Caso seja mais demorado, dão-nos um pager que assinala piscando quando a mesa se encontrar disponível.

A típica porta de entrada dos à la cartes, o bar, e o pager (o pager retirado do google)

E porque nunca se está longe de um copo deixo-vos esta e mais o Menu do Bar http://www.palladiumaddict.net/file_download/454/image.jpeg
Entre os restaurante à lá carte descartamos de imediato O Pavão (rodizio brasileiro) só iriamos em ultima instancia mesmo. Primeiro porque estamos familiarizados e quer-se é coisas novas, e segundo porque estamos familiarizados com rodízios de qualidade e nunca ouvi um comentário positivo de portugueses ou brasileiros sobre o Pavão, quer pela falta de variedade, quer pela qualidade a que estamos habituados nos cortes da carne. Portanto passamos.
Também não fomos ao La Adelita (Mexicano). Este foi ficando para trás naquela de "se der tempo vamos lá". Isto porque em todas as excursões, aos almoços estivemos em contacto com a gastronomia mexicana. Bem boa por sinal.

De qualquer forma deixo o Menu da La Adelita. http://www.palladiumaddict.net/file_download/433/adelitaing.jpg

O Pavão não tem menu é apenas o rodízio acompanhado de um buffet de saladas frias, arroz e batatas.

O primeiro à la carte que experimentamos foi o espanhol La Lola. Gostamos, sem ser nada de extraordinário. Não repetia. Tem um buffet de tapas frias - alias todos os restaurante á excepção do Punto Emília tem um buffet de saladas frias e entradas. Não são maus - e da carta podem ser escolhidos 3 tapas quentes. Isto não é rigoroso, se quiser mais qualquer coisa com certeza que é servido. Infelizmente não tirei fotos as tapas quentes que escolhi, esqueci-me e só tirei às frias.


O Ribs and More é steakhouse e hamburgueria. Comemos ambos um bife. Estava bom, mas tenho pena de não ter escolhido antes um piano. Isto porque o El Dorado serve os mesmos bifes e acabamos por repetir. Esqueci-me completamente das fotos neste restaurante grrrrrrrr. Devia estar esganada!
http://www.palladiumaddict.net/file_download/428/Ribs+n+More.JPG - Menu Ribs n More

No Marenostrum é servida comida mediterrânica. Comi um salmão acompanhado de couscous muito bom e o mais que tudo escolheu um ravióli de carne segundo ele também muito bom.


O Italiano foi dos que mais gostamos. Não sabia o que havia de comer era capaz de comer a carta do Portofino toda!! Acabei por escolher um risoto de cogumelos e salmão e o mais que tudo comeu um bife com molho de cogumelos portobelo. Super aprovado e repetia com certeza.


O Punto Emilio é o restaurante de Marisco e Peixe e foi sem dúvida o nosso favorito. Escuso de dizer que repetia sem problema nenhum. Gostamos muito dos pratos. É um dos 2 restaurante que necessita marcação. Para fazer marcação basta ir ao balcão de guest service no lobby a partir das 8 da manhã e aceitam apenas marcações para o dia seguinte. Dependendo da ocupação do resort pode ser complicado conseguir até marcar. Pode-se sempre aparecer no restaurante sem marcação porque ha desistências ou pessoas que comem mais rápido e podem acabar por arranjar mesa. O Punto Emilia foi o primeiro restaurante onde vi bolo de chocolate na sobremesa... estava empolgadíssima... só me apetecia algo como um petit gateaux e já andava a chorar ha uns dias. Quando chega a sobremesa metem-me uma torta de chocolate à frente. Fiquei para morrer! Mas os pratos estavam tão bons que acabei por relevar. Este restaurante funciona durante 24hrs mas a partir das 17:30 fecha como bar e as 18 horas reabre como restaurante até as 22:30, onde se torna novamente num bar pela noite fora.

Tivemos uma ótima refeição com entradas de ceviche de camarão e camarão frito e os pratos foram Lulas Grelhadas e Misto de peixes e marisco grelhado. Tudo aprovadíssimo.

O Japonês é o segundo restaurante que precisa de marcação caso queiram assistir ao showcook. As entradas consistem num tabuleiro de sushi (não sou apreciadora) e uns crepes e camarões em tempura. O prato principal é sempre um arroz e legumes salteado. A acompanhar tem-se a hipótese de escolher vaca, frango, marisco ou um pouco de cada. A comida não é má mas não é nada de extraordinária. Mas vale muito pela experiência do showcook. É giro. Caso não pretendam assistir ao showcook, nem é necessário reservar e faz-se uma refeição à lá carte.



O nosso último à lá carte foi o El Dorado. É muito concorrido, os americanos gostam bastante. Os bifes são bons, os nossos estavam talvez um pouco "nervosos" mas lá está, são os mesmos do Ribs n More portanto não entendo o alarido e o porquê de ser tao concorrido. Estivemos cerca de hora e meia à espera neste, é o único onde sinto que talvez devesse ter usado a vantagem de poder marcar, mas sem stress, ainda para mais estavamos no fim das férias.

 
Última edição por um moderador:

Onerom

Membro Conhecido
Aos domingos existe paelha na praia do Colonial. Conseguimos apanhar no nosso segundo domingo. É só aparecer e ser servido. Deixo-vos alguma fotos. Sei que também há um jantar de grelhada na praia, mas acho que aconteceu numa das noites em que cheguei mais tarde ao hotel por causa das excursões. A grelhada na praia precisa de reserva nos balcões de guest service.


  • Entretenimento
A maioria do entretenimento está a cargo do POP - People of Palladium.
São um grupo simpático que faz os possíveis para manter a malta animada e ocupada. Maioritariamente gente jovem e energética como seria de esperar.

Imagem retirada do Google

Neste placares encontram-se as atividades da semana e estão espalhados um pouco por todo o complexo. Passam por atividades desportivas, animação na piscina e na praia e as peças de teatro a noite, e a animação para os mais pucaninos também :).
Na vertente desportiva o complexo dispõe de campos para varias modalidades, nomeadamente basket, Football, tênis, vólei... Também promove sessões de tiro e arco. Jogamos tênis algumas manhas e experimentamos o arco, nunca pensei poder ser tao mazinha em algo. Ao ponto de por em risco vidas alheias. Exagero...
Estas áreas abrem as 7 e existe um pequeno balcão onde é fornecido o equipamento (bolas, raquetes e afins) e também disponibilizam água.


Nas piscinas principais existem atividades das 9/10 horas da manha ate as 17 ou 17:30 A tarde. Do lado do Colonial torna-se bastante alto o ruído. Nunca estive nessa piscina por achar precisamente muito agitado. Mas o que não agrada a uns agrada com certeza a outros uma vez que essa é a piscina com mais movimento. E o que não faltam são espaços mais calmos para gente aborrecida como eu :p A proximidade ao club dos pequenotes deve contribuir para o movimento. Sim porque embora do lado do White Sands/Riviera também haja uma piscina de crianças não existe no entanto um centro de atividades como do lado do Colonial. Centro esse onde desenvolvem trabalhos manuais, pinturas, jogos, danças, filmes, diversas coisas para entreter a criançada. Não temos filhos, mas pareceu-nos popular! :)

Na praia, existem dois centros de atividades aquáticas: Um gratuito com equipamento não motorizados, pranchas, canoas, barcos a pedal, windsurf boards e afins. Para se fazer o aluguer tem que se deixar um documento de identificação.

Existe outro com desportos aquáticos motorizados. Fica no extremo da praia do Kantenah. Este tem ofertas diversas incluindo excursões para fora do resort. Passeiam o dia todo na praia a angariar clientes, portanto não são difíceis de encontrar. Já íamos de olhos postos no jet ski que acabamos por fazer e foi impecável. Mais uma vez que simpatia de gente. Esta-se ali 2 minutos a conversa e já nos tratam como se fossemos amigos de longa data, mas com todo o respeito claro.



Meia hora de Jet Ski para dois ficou a $75.00 no total. E se tentei baixar o preço!!!! Quando pesquisei a indicação que tinha era de 65 dólares, mas nada disso. La tive de pagar o preço de tabela.
Ainda dentro da temática barquinhos e água, como podem ver no mapa, a volta do White Sands/Riviera existe um lago artificial. O resort oferece passeios de canoa e tours num "pseudo-catamarã" pelo lago.

Somente a imagem do catamarã foi retirada do google

À noite, pode-se assistir a duas pecas de teatro. Uma no Colonial às 21:00 mais virado para o público júnior e juvenil, e outra às 22:30 no teatro do Riviera. Só queria assistir a uma peca que me foi bastante recomendada e lamentavelmente não consegui :( A dos piratas das caraíbas que acontece no Riviera às sextas. Assisti a algumas apenas de passagem no Colonial e claramente não são para a minha faixa etária mas é notório o trabalho envolvido. E no Riviera passamos por lá na noite do espetáculo de Rock e fiquei impressionada, não sendo a Broadway acho que com aquilo que deve ser o orçamento fazem um bom trabalho.

Teatro Riviera e Colonial
http://www.palladiumaddict.net/file_download/506/show+time+nuevo.png -
Calendario de Peças
A discoteca é outra alternativa de entretenimento noturno. Nunca fui portanto não disponho de muita informação. Existem noites temáticas, feiras, lojas, varios Tours e mais um bom número de atividades para os hospedes. Descrever aqui seria uma tarefa exaustiva e injusta uma vez que houve muita coisa em que não participei. De qualquer forma convido a espreitarem este link para uma ideia mais pormenorizada do que o resort oferece a nível de entretenimento: Palladium Addict: On-site Activities | Palladium Addict | The Original Fan Site of the Grand Palladium Resort, Hotels & Spas | Mexico Mayan Riviera Puerto Vallarta Dominican Republic Jamaica Montego Bay Brazil

Para os mais religiosos ao lado do lobby do Colonia encontra-se a Igreja de nossa senhora das Neves

Para os que praticam desporto religiosamente existe na zona do SPA um ginásio (sem custos adicionais) aberto das 7 da manha as 9 da noite.
O SPA por sua vez tem custos adicionais.


  • Piscina
Praia é praia.
Antes de viajar pensei que fosse estar nenhum ou quase nenhum tempo na piscina.

Praia é praia.
Mas um final de tarde nas minhas duas piscinas favoritas do GP é maravilhoso.

O complexo dispõe de 10 piscinas:

Existem 2 piscinas infantis. Na foto em baixo junto a piscina principal do Colonia/Kantenah, e outra junto á piscina principal do White Sands/Riviera que não tem essas diversões, é apenas mais ralinha portanto apropriada para crianças.


As piscinas principais, Colonia/Kantenah e White Sands/Riviera são muito semelhantes. A do Colonial/Kantenah é no entanto ligeiramente mais profunda e bastante mais concorrida.

Colonial/Kantenah


White Sands/Riviera


A piscina do SPA tem acesso condicionado ao pagamento de uma taxa diária de 10USD, dando acesso a todas as instalações do SPA.

Do Lado das vilas do Kantenah esta a piscina el Rinconcito - para todas as idades e extremamente calma

E agora AS piscinas. Ate agora falei de piscinas onde não entrei sequer. As duas que se seguem são de longe as minhas favoritas.

A piscina de água salgada foi uma agradável surpresa. Maior do que eu esperava, uma vista oceânica muito agradável. Muitos peixinhos principalmente nas entradas para o mar (propicio a snorkel para principiantes) no entanto aconselho sapatos de água uma vez que o fundo tem pedrinhas. Eu meco 1.7m e a água fica-me pelo pescoço.






Gostei muito desta piscina sem duvida, mas a favorita de todas foi a piscina só para adultos do lado Colonial, a secret pool. Fica no meio do nada e só tem acesso entre as vilas 3 e 4 (bendita hora que me atribuíram um quarto na vila 3) e 20 e 21 do Colonial. Acredito que muita gente nem dê por ela.
Consegue-se ouvir a musica relaxante uma vez que o barulho é mínimo. O bartender, Carlos, é um veterano palladiano. Já trabalha na casa ha 14 anos. Extremamente simpático e faz bebidas duplas :) Esta piscina, e o bar, estão abertos ate a meia noite, portanto apropriada para banhos noturnos. Uma delicia!
Muitas vezes ficamos aqui literalmente ate ir tomar banho e jantar e depois voltávamos.

Imagem retirada do google



Todas as piscinas são servidas de um bar que esta aberto enquanto a piscina também estiver. Os horários de fecho são:
  • Piscina Principal C/K – Verao 8:00p.m | Inverno 6:00p.m
  • Piscina Principal W/R – Verao 8:00p.m | Inverno 6:00p.m
  • Secret Pool, e Piscina de adulto (Colonial & White Sand) – Verao e Inverno Meia Noite
  • Kantenah El Rinconcito – Verao 8:00p.m | Inverno 6:00p.m
  • Piscina de Agua Salgada Las Rocas – Verao e Inverno 10:00p.m
  • Spa Adults only – Verao e Inverno 9:00p.m
  • Royal Suites Adults – Meia Noite
  • Piscina Crianças Colonial & White Sand*- Verao 8:00p.m | Inverno 6:00p.m
 
Última edição por um moderador:

Onerom

Membro Conhecido
  • Praia
Boa.
Quando ainda andava em pesquisa li muito em
relação a preocupação com o facto da praia ser rochosa ou não.
Resposta: É e não é.

Existem de facto zonas muito rochosas. Zonas essas onde talvez
não se queira ir a banhos. Mas em compensação se é amante de snorkel basta afastar-se um pouco da costa e a concentração de peixes na praia do White Sands é fantástica. Não estávamos nada a espera de ver tantos e uns de tamanho considerável. Até raias vimos.
Portanto para banhos com as crianças essa zona não será a melhor. Para snorkel definitivamente sim. E para banhistas adultos também, desde que tenham sapatos de água, coisa que levamos e foi útil por diversas vezes principalmente fora do hotel.

A praia em frente ao Colonial tem zonas com muito menos rochas e outras sem rochas nenhumas. Ideal para banhos,
A temperatura da
água, como esperava, ótima! Nunca tive de fazer aquela dança que faço sempre ate conseguir ter água pela barriga... felicidade!

Em
relação ao tão temido assunto algas, vimos muito poucas, mesmo assim só em determinadas zonas, e não foi todos os dias. Portanto foram residuais nada que tenha marcado a estadia.

A
extensão de areia e considerável e NUNCA fiquei sem um lugar a sombra, pode é ter sido mais ou menos perto da água, mais ou menos perto do bar. Mais ou menos perto de onde efetivamente preferiria ficar, mas que houve sempre lá isso houve.
Na sua extensão total a praia é servida por 3 bares. Ficam algumas fotos da praia.

















É possível fazer caminhadas para alem dos limites do hotel em direção ao lado esquerdo (norte), para o lado direito (sul) não é possível caminhar..​
Em nota final acerca da praia, gostei muito, se explorada na plenitude daquilo que permite é excelente.

Em relação as toalhas podem ser adquiridas em vários pontos de trocas de toalhas espalhadas pelo resort. Trocadas quantas vezes quiserem desde que hajam toalhas disponíveis nos pontos de recolha. No check out os cartões de toalhas devem ser entregues junto com as chaves do quarto. A não entrega tem um custo de USD25.00 por cartão.


AS EXCURSÕES

Os dias passados exclusivamente no hotel foram muito bons, mas o que nos fez optar pela RM como destino de férias este ano foi as possibilidades que existem fora do resort.
O plano era fazer fazer 3 ou 4 dias de excursões, e ficar os restantes dos 10 da estadia no hotel a aproveitar dele. E assim foi.:

Dia 6 Maio - chegada depois das 22:00 horas
Dia 7 Maio - Hotel reconhecimento de
território
Dia 8 Maio - Contoy e Isla Mujeres
Dia 9 Maio - Xcaret
Dia 10 Maio - Chichen Itza e Ik Kil
Dia 11 Maio - Tulum e Akumal
Dia 12, 13, 14, 15 Maio - Aproveitar o Hotel
Dia 16 Maio - Partida as 16:00 horas

Levamos todas as visitas já marcadas. A a única que ia por pagar foi a excursão as ilhas pelo simples facto do pagamento ter de ser feito na altura. Pedi orçamentos ao Espinoza, à Riman Tours, a Alestal e a uma outra que não me recordo o nome. A 3 primeiras optei por serem bem recomendadas aqui no fórum. O Espinoza pela simpatia e experiência, A Alestal pelo preços competitivos e um bom serviço e a Riman Tours também pelo serviço e pelo facto de serem portugueses.
No que me diz respeito os preços competitivos da Alestal prevaleceram, e não me arrependo. Houve uma ou outra coisa que preferia que tivesse sido diferente, mas isso raramente se consegue evitar.

  • Isla Contoy e Isla Mujeres
Então esta foi a primeira excursão que fizemos no nosso segundo dia de estadia. Inicialmente queria que Chichen Itza fosse a primeira por pensar ser a mais cansativa, mas não era possível fazer Chichen Itza e Ik Kil ao domingo então lá tivemos de trocar e fazer as Ilhas primeiro. Acho que foi o Universo a conspirar a nossa favor porque as ilhas foram a excursão onde nos sentimos mais cansados. Eu própria não entendo porquê mas facto é que foi. Talvez porque as deslocação em terra foram feitas em Van, que não foi de todo o mais confortável.
Mas começando do inicio. O transporte ficou marcado para as 7:00, e por volta as 7:15 chegou a van para nos transportar. Fizemos mais duas paragens e seguimos para o porto de embarque em Cancún. Demoramos cerca de hora e meia com as paragens. No total na vã eramos 6 casais. À chegada ao porto tínhamos os membros da Caribbean Connections à nossa espera. São o grupo que organiza as excursões às ilhas. É logo ali que é feito o pagamento da excursão e são entregues as pulseiras. Levem o email, ou cupão ou o quer quer que tenham que comprove o preço da excursão porque literalmente cada um paga o seu preço na sua moeda e o senhor que está ali a receber os pagamentos pede para ver. Não tem necessariamente de estar impresso, eu mostrei do telemóvel apenas. E se não tiverem conexão à internet, façam um print do ecrã. Foi o que eu fiz e serve perfeitamente.


A excursão custou USD84.00 por pessoa + USD10.00 de taxa marítima.


Estes 10 dólares são sempre acrescidos ao valor da excursão portanto se não vos falarem neles quando adquirirem a excursão ao operador/agência, perguntem. Podia pagar a excursão em dólares ou pesos mexicanos. Mas o pagamento da taxa não me foi dada nenhuma outra opção para alem de dólares.

Enquanto esperamos para embarcar, existem instalações com casa de banho e oferecem o pequeno almoço. Coisa pequena. Portanto para aqueles que consigam tomar o pequeno almoço ainda no hotel, façam-no. O pequeno almoço é café, chá, leite ou um sumo, uma fatia de bolo (por sinal bem bom) e uma peça de fruto. Mas tudo muito simples, sem mesas ou lugar para sentar. Não digo isso em tom de critica, por mim sem problema nenhum desde que haja higiene, falo mais para que tem filhos ou quem possa eventualmente ter necessidades especiais para que estejam alerta.

Pequeno almoço tomado, tempo de espera minimo e lá fomos para os barcos.





Nesta excursão há um fotografo que nos acompanha e vai tirando fotos e no final tentam nos vender por 30 ou 40 dólares. E a primeira foto é logo ao embarque com um mexicano vestido com algum traje alusivo à cultura Maya. Eu dispensei a compra e sempre que possível sem ser mal educada, dispensei as fotos. Andei sempre de Canon, GoPro e dois Androides que me fizeram o trabalhinho de documentação.

Dentro do barco dividiram nos por grupos já que havia guias em alemão (Para a maioria) guia inglês (para uma grande parte) e um guia cubano para espanhóis (eram 5) e um guia francês, para uns franceses super mal dispostos. Nada em português naturalmente. Eu falo francês e inglês mas o grupo em inglês era grande e o grupo francês era mesmo mal disposto, portanto optamos ficar com o espanhol que era um casal mexicano com a filha de cerca de 6/7 anos diria, um casal de espanhóis e o guia cubano, Aléxis. Muito simpático e super preocupado em saber se entendíamos tudo. Entendemos tudinho e ele também falava inglês portanto as dificuldades de comunicação foram zero. O barco vinha com muito mais gente, mas o Aléxis vinha encarregue do nosso grupinho de 7.


Cerca de 20 a 30 minutos depois de embarcarmos paramos para fazer o snorkeling.
Eles fornecem todo o equipamento mas eu aconselho a quem tenha tubo e mascara que traga. Apesar de nos terem dito que eram novos, não eram, ainda bem que os levamos.
Nota para quem tem crianças: pensei que não fosse ver a menina do casal mexicano na água, mas vi. Ela esteve sempre equipada claro, e com uma boia redonda sempre com o Aléxis. O pai também andava por perto mas quem levava a boia e a menina era o guia.

O snorkeling dura cerca de 45 minutos e embora a variedade de peixes não seja muita ali onde paramos (e estavam outros barcos perto) vale a pena.






A medida que nos vamos aproximando da ilha as cores da água tornam-se aquele azul fantástico característico das caraíbas. A cada 5 minutos dizia eu ao mais que tudo "este mar é mesmo de verdade??"
A foto que se segue mostra isso e JURO que não mexi na cor por mais difícil que seja de acreditar.
A primeira é tirada de uma Canon DSLR e a ultima é uma captação de imagem de um vídeo da GoPro.

Lindo!
Existe a possibilidade de se ver tartarugas no trajeto. Eu pessoalmente não vi mas houve quem as conseguisse avistar do barco.
 
Última edição por um moderador:

Onerom

Membro Conhecido
A ilha tem sempre uns graus a mais em relação a Cancún segundo o guia e neste dia não foi excepção. Mas é de facto muito gira a ilha. Não é habitada à excepção de alguns biólogos que pernoitam na ilha. Não tem água potável e somente uma pequena parte está acessível a ser visitada por um numero limitado de turistas por dia.

Ficam algumas fotos da ilha.















Um deleite para os sentidos.

Depois da volta à ilha e a visita ao museu e miradouro, era tempo de parar para a papinha. Uma comida simples mas muito saborosa.


A praia embora não tenha a cor do mar à chegada à ilha é ainda assim lindíssima. Muito pequenina, mas um charme. Só tenho pena que não possa ter ficado mais tempo na ilha e aproveitar mais um pouco da praia.
A praia aqui é daquelas em que se tem de andar um quilometro para ficar sem pé.
















Pedaço de paraíso!
Foram cerca de duas hora e meia ou três no máximo na ilha, mas vale tanto a pena.

Dicas que possa dar:
- Andarem com repelente e protetor (biodegradáveis para a ilha) mas estes devem ser uma constante no México. Os mosquitos são assassinos!
- Levem chinelos, por algum motivo idiota a Alestal recomendava ténis....
- Levem o próprio equipamento de Snorkel. Não morre ninguém, mas por uma questão de higiene...
- Quando desembarcarem na ilha tentem logo deixar as toalhas e mala sem valores num spot a sombra. A praia não é muito grande portanto os lugares a sombra desaparecem num instante.
 
Última edição por um moderador:

Onerom

Membro Conhecido
Depois seguimos rumo a Isla Mujeres. É totalmente comercializada. Tem sem duvida muita vida, e muitos habitantes locais nas praias. Noutro qualquer dia poderia ter gostado, e não é que tenha desgostado, mas logo depois de sair de Contoy, Isla Mujeres sabe a pouco se é que me entendem. Acho que estivemos cerca de uma hora na ilha. Demos uma voltinha e depois regressamos ao barco de volta a Cancún e ao hotel.







A viagem de volta foi animada, os membros da tripulação eram uns "bacanos" queriam era acabar com o stock de tequila do barco e tudo era motivo para isso.


Chegamos ao hotel já passavam das 20:00 completamente rotos. Embora tenha sido um dia em que estivemos muito tempo em deslocações quer em terra quer no mar, sem duvida que valeu a pena. Voltava a fazer AGORA!

  • Xcaret

Esta foi a minha excursão "aventura". Isto no sentido de ter fugido um pouco ao que geralmente se faz por cá e ter optado por comprar a excursão através da Groupon. Correu tudo lindamente! E a poupança foi brutal. Adquirimos a entrada básica (sem alimentação) + Transporte + Interação com Golfinhos

Consultem o site do Xcaret para recolherem informação sobre as atividades com custos adicionais no parque. São praticamente todas as interações com animais (raias , tartarugas, golfinhos, tubarões) e algumas atividades radicais e de mergulho.

Os precos no site Xcaret para o acima referido seriam 191.00 euros se adquirido com antecedência. Nos pagamos 102.00 euros com o cupão.

Foi-nos dada a hipótese de fazer um upgrade para incluir alimentação, cacifo e equipamento de snorkeling por USD 30.00. Considerando que só o almoço ficaria a 29 dólares nem hesitamos.

Vou já tocar no que menos gostei.
Se voltasse atrás não faria a interação com os golfinhos. Os bichinhos parecem bem tratados. Mas pesou-me na consciência independentemente disso.
Já vão na segunda ou terceira geração de animais que nascem em cativeiro (portanto os animais reproduzem-se no parque) e fiquei tristinha de saber que nunca foram livres. Coisas minhas. Na altura da compra deixei-me levar pelo entusiasmo, e o mais que tudo também querer, e o facto de estar com um desconto considerável. Mas definitivamente uma experiência a não repetir, ou qualquer similar a esta que promova animais em cativeiro.
Não é possível tirar fotos enquanto decorre a experiência, mas ficam fotos do tanque.




Voltando ao inicio.
O transporte estava marcado para as 8 da manha, e foram pontualíssimos. Foi feito pela própria Experiencias Xcaret. Paramos duas vezes, e em menos que nada estávamos em Xcaret. O parque não fica a mais de 20 minutos do GP. O transporte só demorou um pouco mais por ter parado em outro hotel e por ter parado para deixar pessoas em Xel Ha primeiro.

Foram muito informativos durante a viagem, inclusive entregaram um mapa do parque para nossa orientação.


O parque é de facto grande, e para palmilha-lo milimetricamente um dia não chega. A pergunte que se põe é, há necessidade de se palmilhar milimetricamente? Eu diria que NÃO.

Um dia bastou-nos, nunca compraria para dois dias, iria acabar por me aborrecer no segundo. Tendo dito isto, é verdade que só fiz uma atividade opcional (golfinhos) e existem umas quantas (caratos); Existem 3 rios subterrâneos e eu só fiz o mais comprido e mais a descoberto, não queríamos fazer os cavernosos porque de qualquer forma as cavernas são artificiais; e embora tenhamos passado pela praia, não paramos nela, é pequenina e praia por praia existem outras alternativas muito melhores. Não paguei o bilhete para "estar a fazer praia" em xcaret. Portanto tendo isto em mente um dia bastou.

O parque esta dividido por trilhas assinaladas por cores - 6 no total. A ideia é brilhante no sentido da orientação. Fizemos as trilhas todas.






A nível da Alimentação existem 3 ou 4 buffets temáticos onde se pode almoçar. Optamos pelo Mexicano e mais uma vez, que comidinha tão boa. Li algumas reclamações sobre a alimentação e ia com as expectativas lá mesmo em baixo. Não sei se as reclamações eram sobre o mexicano, não me recordo, pode ter sido sobre um dos outros buffets. Mas que estava tudo bom, estava. Apresentação: Impec; Temperatura dos pratos: Impec; Variedade: Impec; Sabor: Impec!!! O Restaurante fica virado para o picadeiro onde decorre o espetáculo de cavalos ao final do dia. Conseguimos ver os ensaios ao almoço
Existem também quiosques espalhados por todo o parque onde vendem snacks. Digamos que são um bocado inflacionados.



Existem eventos a decorrer no parque ao longo do dia - Consultem o quadro a entrada e façam o plano do dia, ajuda bastante na organização.
Não percam a torre cênica. Está um pouco escondida e acredito que haja quem não suba, o que é uma pena. Quando subimos só ia mais um casal.



Há a hipótese de se nadar em 3 rios subterrâneos. Como disse, só fizemos um - uma dica, façam mais ao final do dia, não tem praticamente ninguém. A temperatura da água é um pouco fria quando se entra, mas passado 2 minutos já se está ambientado. Tem alguns peixinhos na água, portanto se quiserem levar pelo menos uns óculos para ver debaixo de água é boa ideia. São também chamados de lazy rivers uma vez que é suposto sermos levados pela corrente. No entanto não há muita corrente, facilmente se nada contra ela e quando estamos parados não se sai grande coisa do mesmo sitio.












Levem uma muda de roupa para trocar o fato de banho depois das atividades aquáticas! E sapatos confortáveis, é um dia de muita caminhada... Existem cacifos em 2 pontos do parque portanto não há necessidade de se andar carregado, levem é o necessário para o conforto.
 
Última edição por um moderador:

Onerom

Membro Conhecido
Existem diversas zonas com animais - não sendo um jardim zoológico, ainda tem uma quantidade razoável de bicharada.





Não tirei muitas fotos aos bichinhos mas podem ver no parque:
  • tanque de golfinhos
  • tanque de tubarões
  • tanque de tartarugas
  • tanque de raias
  • aviário que conta com inúmeras espécies
  • mariposário
  • Ilha de felinos
  • entre outros espalhados pelo parque...

O espetáculo de fecho, começa as 19:00. Aconselho dirigirem-se um pouco mais cedo ao anfiteatro para escolherem os melhores lugares. Não tenho palavras suficientes para recomendar. É muito bom, e é muito giro ver o nacionalismo mexicano durante toda a atuação.









Não quero entrar em muito mais detalhe para não estragar as surpresas. O parque é giríssimo, na minha opinião vale cada centavo. Recomendo vivamente portanto não vou fazer muito mais spoiler, deixo-vos ir a aventura. Ficam mais algumas fotos :)














 
Última edição por um moderador:

Onerom

Membro Conhecido



O parque é todo ele muito bem cuidado e limpo!

Depois do espetáculo foi só apanhar o autocarro que já está a nossa espera. É uma questão de organizar as pessoas pelos autocarros certos e lá partimos. A viagem não demorou muito. Chegamos ao hotel já passava das 22:00, todos rotos mais felizes da vida.
Um dia extremamente bem passado, recomendo Xcaret ao máximo.


  • Chichen Itza, Cenote Ik Kil e Valladolid

Sabendo que o tempo não daria para tudo tinha muitas duvidas se iria a Chichen Itza ou Coba. Acabei por escolher Chichen Itza primeiro por ser o maior sitio arqueológico e pela proximidade de Ik Kil que era mandatório!

A Excursão foi adquirida à Alestal e o preço inicialmente proposto era para ChiChen Itza e Cenote Hubiko + Valladolid por 41USD por pessoa. Inquiri sobre a possibilidade de fazer Ik Kil e foi me proposto o tour Chichen Itza Clássico efetuado pelas Experiencia Xcaret por 55 USD por pessoa. E assim foi.

Confesso que tinha muito receio do tempo de viagem, mas acabou por ser tranquilo graças aos dois guias que foram excelentes na gestão do tempo, principalmente os tempos mortos da viagem. Tivemos dois guias mestiços, um mexicano/asteca e outro mexicano/maya.


A recolha no hotel ficou marcada para as 8:00 e mais uma vez pontuais. No autocarro iam pessoas para diversas excursões, portanto a primeira paragem foi num ponto de autocarros da experiencias xcaret para redistribuir as pessoas pelo seu destino final. Daí seguimos em direção a Chichen Itza mas não sem antes parar numa suposta população maya que foi somente o maior barrete que já vi na minha vida. O guia pintou um quadro de um povo auto-sustentado e que vivem do artesanato que ali fazem e bla bla bla... pensei que fosse ver uma pequena aldeia. Nada disso, é somente um pavilhão onde vendem artigos inflacionados. NÃO COMPREM NADA ANTES DE CHEGAREM A CHICHEN ITZA! Chichen itza é sem comparação o local com recuerdos mais acessíveis, e há imensos vendedores!
Vimos um pseudo xamã, levamos uma lavagem bem real com o intuito de vender quinquilharia e depois seguimos para o evento principal: Chichen Itza.

Os tempos de viagem foram divididos entre explicação e informação sobre a cultura maya e tempo para descansarmos... dormi que nem um bebe e perto de chegarmos o guia maya acordou-nos com a musica da sua flautinha pré hispanica. Um toque simpático e agradável.
Sendo no interior da península do Yucatan, esta área é muito quente! Água é essencial. Foi fornecido mas se precisarem de mais, abasteçam-se.

Chitchen Itza é um dos maiores sítios arqueológicos maias do mundo. Em 1988 tornou-se patrimônio mundial da Unesco e em 2007 para contribuir para a sua notoriedade foi incluída na nova lista das 7 maravilhas do mundo.


Em off topic e novamente em relação a compras, se quiserem comprar recordações mayas, Chichen Itza é o sitio.



A estrela da companhia em Chichen Itza e o famoso templo (e não piramide) de Kukulcan.


O tempo da visita foi dividida entre o tempo passado com o guia e tempo livre para exploração. Muito interessante.
Cheguei a considerar alugar um carro e fazer a visita por mim. Não aconselho numa primeira viagem. A não ser que tenha um guia particular contratado. Existem imensos jogos de som e curiosidades que enriquecem a visita e que só são possíveis quando estamos acompanhado de um guia.












Chichen Itza era também um local de sacrifícios.
Dentro desta zona arqueológica pode ser visto o Grand Cenote onde pensa-se que alguns desses sacrifícios possam ter sido realizados. Não é um cenote aberto a banhos.


A hora estabelecida lá nos dirigimos à saída e ao sitio onde o autocarro estaria à nossa espera para seguirmos para Ik Kil. A viagem é muito curto, o cenote fica pertissimo.
Em Ik Kil todo o tempo é livre, e divide-se entre banhos no cenote e o Almoço buffet incluído no preço da excursão.
 
Última edição por um moderador:

Onerom

Membro Conhecido
Na excursão a Contoy conversamos bastante com um casal Alemão que nos deu duas dicas jeitosas para a visita a Ik Kil.
A primeira é levarem sapatos de água se os tiverem. Evita escorregarem nas escadas de acesso e os chinelos não são tão práticos por que não existe nenhum lugar próprio onde deixar antes de ir a água.
Outra dica é quando chegarem ao cenote e se a fome não apertar muito, façam o cenote primeiro e só depois parem para almoçar. Do nosso autocarro (que ia cheio) só nós e outro casal fizemos isso. Tudo o resto foi direto ao restaurante primeiro. Dessa forma evita-se um pouco a enchente de gente. É um cenote muito concorrido portanto todas as dicas que evitem as multidões são preciosas
Existem cacifos que podem ser alugados. Não me recordo do valor mas não é nada extravagante.

O cenário é de facto lindíssimo e saber-se que é uma formação completamente natural dá um encanto mais especial aquilo que se está a ver. Nada arrependida de ter gasto um pouco mais e ter ido a Ik Kil em vez de Hubiku.

Deixo-vos uma foto tirada da internet de Hubiku e fotos de Ik Kil.

Hubiku - Imagem retirada do google













A água não estava tão fria como imaginei pelo que tantas vezes ouvi dizer. E soube tão bem para refrescar da brasa que estava nesse dia. A água é escura, turva e densa, portante depois de se estar um bocado dentro do cenote lá se sentem os efeitos. Existe a possibilidade de entrar na água por umas escadas ou mergulhar.
A profundidade é de cerca de 50 metros.
Vida aquática é muito muito pouca acho que lá vi um peixinho preto, e só.
Correspondeu às expectativas o cenote.

Infelizmente não tirei fotos quer ao restaurante quer ao comer. Já eram 4 da tarde e eu estava simplesmente esganada! Fica dentro do complexo do cenote e servem um buffet de comida típica mexicana. Dos 3 almoços mexicanos que fizemos (contoy, xcaret e ik kil) este foi sem duvida o mais fraquinho. Não sabia mal nem nada do gênero, comemos bem mas foi o menos bom dos 3 digamos assim. Bônus: não havia ninguém no restaurante, só mesmo nós e o tal outro casal. Se bem que ali entre dois dedos de conversa nos tenham dito que Maio ainda é considerada época baixa e que o cenote estava calminho... E eu que achei que havia gente a mais!

De volta ao autocarro, era tempo de partir para uma curta visita à vila colonial de Valladolid. Paragem curtinha cerca de meia hora. Foi comprar um gelado e dar uma volta na praça. Não há muito que ver em Valladolid para alem da igreja e as fachadas coloniais.





Outro excursão enriquecedora. Chegamos ao hotel as 20 e qualquer coisa, cansados mas felizes :) Chichen itza vale mesmo a pena pela carga histórica, e o cenote é lindo lindo lindo. O restante é acessório mas sem duvida um dia bem passado.

  • Akumal, Tulum, Praia santa Fé e lagoa de Yal-Ku

Tendo em conta a localização do hotel e também a nossa vontade de fazer alguns passeios por nossa conta, acabamos por nos aventurar em duas ocasiões para fora do hotel sem ser em excursões organizadas por operadores ou agencias locais. Antes de mais quero já deixar a ressalva de que a RM é uma zona muito segura, muito bem policiada e onde as pessoas de uma forma geral não representam nenhum tipo de perigo. O turismo é uma gigantesca fatia da economia do lugar portanto tenta-se ao máximo preservar uma imagem imaculada. Turistas em perigo dia sim, dia sim não dá bom nome ao negócio...

A primeira visita foi à praia de Akumal com objectivo de aproveitar a praia mas essencialmente nadar com as tartarugas.
Não ha necessidade absolutamente nenhuma de se pagarem Tours para esta atividade.

Para quem vai do GP, Akumal fica a sul.
Se optarem por ir de taxi não deve ficar a mais de 200/250 pesos. Nos fomos de transportes públicos que na RM significa: colectivo.

O Colectivo não é mais do que uma van que percorre a estrada principal (Carretera 307) entre Tulum (sul) e Playa del Carmen (norte)

Imagem retirada do google



São incomparavelmente a forma mais econômica de nos movimentarmos. O percurso até Akumal ficou em 2USD por pessoa.

Uma nota, para quem fica no GP, para se ir para sul tem de se atravessar a estrada para a apanhar o colectivo. NÃO ATRAVESSEM LITERALMENTE A ESTRADA. Existem um Túnel perto do colonial que os funcionários usam a toda a hora para ir e vir. Perguntem num dos lobbys e facilmente vos explicam.

O colectivo está sempre a passar. Quando chegamos ao lado de lá da estrada estava um parado. Só tivemos mesmo de dar uma corridinha para o apanhar. Do GP a praia de Akumal nem 10 min são. Ao entrar no colectivo basta dizer ao motorista par aonde se vai e ele para no sitio. No caso de Akumal a paragem é como mostro aqui em baixo:


Para aceder ao caminho que dá à praia tem de se atravessar novamente a carretera. Existe uma ponte para o efeito.



Depois é virar à esquerda, seguir uma recta de cerca de 5 min de caminhada, e no final da recta virar à esquerda novamente. O acesso à praia faz-se pela loja de mergulho. Imagens em baixo



A praia é lindíssima. De preferência tentem chegar antes ou por volta das 8 para evitar as multidões que chegam com os tours a partir das 9 e meia, 10. Quando chegaram já estávamos a relaxar na praia depois do snorkeling. Existem sempre uns indivíduos a tentarem vender tours, não lhes dêem muito cavaco.

Recomendo sapatos de água. existem muitas pedras à entrada da agua.


As fotos não passam toda a beleza da praia, mas é mesmo muito gira e é uma manhã muito bem passada aqui.

 
Última edição por um moderador:

Onerom

Membro Conhecido
O snorkeling em si pode ser feito na praia logo mesmo em frente à loja de mergulho, entre as boias. Sou mázinha em distancias mas diria que nadando uns 100 metros da costa já se pode ter a sorte de ver tartarugas. A 200 ou 300 metros é quase garantido. Chegar cedo permite ver-se os animais com mais sossego mas também com melhor visibilidade. Um maranhal de barbatanas a abanar de baixo de água levanta muita areia o que torna a água turva, resultado... ve-se mal! Experienciei isso ao voltar para a praia já que os tour estavam a entrar na água.

Ver as tartarugas é simplesmente fantástico. Acho que para mim foi o ponto alto da viagem, sou capaz de ter largado uma lagrimita mas ninguém notou. E saber que estão mesmo ali, simplesmente na sua rotina diária é extraordinário. Infelizmente ainda ha quem abuse, e chegue muito perto ou chegue as câmaras demasiado perto.











Um espetáculo da natureza a custo ZERO!
Ainda ficamos um bocado na praia a aproveitar. Descansar também um pouco porque o que se seguia era a visita a Tulum.
Caminhamos de volta a carretera 307. Foi penoso porque o sol já estava abrasador e eram apenas 10 e meia ou 11 horas. É uma caminhada de cerca de 10 ou 12 minutos, mas com muito calor é cansativa. Andar sempre com água é de facto recomendável porque de outra forma facilmente se desidrata.


Para ir para Tulum é novamente necessário atravessar a carretera para se aceder ao transito para sul. Basta usar a ponte para este efeito. Não me canso de reforçar que o calor é muito e a umidade também. Eu por regra transpiro muito pouco mas tive no México a sensação de "destilar" literalmente. Água água água... Nunca é demais reforçar.
O trajeto de Akumal a Tulum dura entre 15 a 20 minutos. E custou 3 dólares por pessoa. Mas uma vez basta dizer ao condutor do colectivo para onde se quer ir e eles param no sitio.

Em Tulum também temos de atravessar a estrada para seguir para as ruínas. Aqui não existem pontes ou tuneis... é mesmo preciso atravessar fisicamente a estrada. Não achei piada nenhuma mas tem de ser.


O acesso é feito por uma recta de cerca de 15 minutos em caminhada lenta, a unica que me é possível enquanto destilo, por um caminho com muito pouca sombra. Podem se alugar bicicletas.


O preço de entrada são 64 pesos mais 30 pesos caso se tenha cameras digitais ou GoPros e afins.


A medida que se chega mais perto da entrada e nas ruínas, o ar vai ficando mais fresco por estarmos perto do mar o que é um alivio!

A visita as ruínas é sem dúvida beneficiada quando acompanhada por um guia. Mas ha que se saber identificar quando este pode ser dispensado. Isso parra por horas de investigação. No entanto e para quem tira prazer do processo de pesquisa e preparação da viagem, hão de concordar comigo que estudar os sítios que se vai visitar enriquece em larga escala qualquer contacto cultural em detrimento de quando é feito em tábua rasa.

Tulum tem inúmeros edifícios em diferentes estados de conservação. Tem a característica de estar plantado numa localização Premium com o castelo por exemplo completamente virado e escarpado para o mar do caribe. Deve ser qualquer coisa a vista das ruínas desde o mar num por de sol.... Arrepios!

O sitio em si é consideravelmente menor do que Chichen Itza, é uma visita mais light, mas não menos obrigatória.

Ao contrario de Chichen Itza, dentro de Tulum não há possibilidade de se abastecer de nada porque não existem lojas ou bancas. Há somente antes da entrada uma pequena loja de conveniência onde podem por exemplo comprar água.
Eu diria que a nossa visita demorou cerca de duas horas desde de descermos do colectivo até sairmos da zona arqueológica em direção às praias.

Tulum ficando a beira mar tem a sul km de costa onde é possível passar uma bela tarde. É uma caminhada comprida, algo cansativa também, mas a praia vale a pena!!

 
Última edição por um moderador:

Onerom

Membro Conhecido


Estivemos o tempo suficiente para aproveitar o mar, a beleza da praia, uma soneca para recuperar energias e então caminho de volta à carretera (sim andamos!) e pareceu interminável, mas o facto é que faria tudo outra vez :D
Apanhamos o colectivo de imediato e o custo até ao hotel foram 3 dólares por pessoa.

Foi um dia em cheio sem acabarmos muito tarde. Saímos do hotel por volta das 7:30 e chegamos perto das 15:30 exaustos!

O custo total de transportes, nadarmos com animais fantásticos no seu habitat natural, entrada numa das maravilha mai«yas e aproveitar uma praia paradisíaca e super calma com quase ninguém, ficou por menos de 12 dólares por pessoa. Tudo feito ao nosso ritmo e de acordo com as nossas vontades. Perfeito.


A RM é tão segura que acabamos por não ficar por aqui e fizemos mais um passeio por nossa conta, desta feita à lagoa de Yal Ku. Decidimos assim num dia dos pés para as mãos depois de termos lido umas coisas online. E como fica muito perto do hotel, lá fomos.


Sitio muito simpático e que oferece bom snorkeling.
Fica em Akumal. Apanhamos novamente o colectivo até Akumal e caminhamos até ao final da recta que dá acesso à praia.

Aí apanhamos um taxi que ficou por 100 pesos até à lagoa. Se regatearam conseguem baixar isso com certeza. São 5 minutinhos de taxi, pouca coisa, mas é muito para se andar a pé.


A lagoa está muito gira rodeada de vegetação e esculturas que lhe dão um ar muito engraçado. Custa cerca de 240 pesos o acesso para o dia e existe a possibilidade de alugar cacifo por 54 pesos.


















Deixo uma compilação de imagens do snorkeling


A água aqui é a mais fria que experienciei no México e os mosquitos são absolutamente implacáveis. A área circundante é interessante mas os mosquitos são de tal forma perturbadores que depois do skorkeling, abandonamos o local.
É um passeio giro e muito perto do GP. No entanto acho que consegui melhor snorkeling na praia do White Sands,e sem se pagar rigorosamente nada. Fiquei parva com a quantidade e variedade de peixes que se encontra na praia do hotel.

E estas foram as nossas férias mexicanas. Experiências variadas, mas todas maravilhosas à sua maneira. Recomendo o destino a toda a gente independentemente da faixa etária; grupos ou casais; com ou sem crianças; para a ramboia, atividades culturais ou de aventura... Há algo para toda a gente e "quase" todas as carteiras na RM.

Quando planeamos a viagem também queríamos ir a Playa del Carmen e ao CocoBongo. Foi algo que acabamos por não fazer fazer por vários motivos. Talvez numa próxima... Fora isso cumprimos com tudo o que foi originalmente planeado.

O que mudava no meu planeamento??
Não nadaria com os golfinhos.
Fora isso: N-A-D-A... voltava a fazer tudo igualzinho. Tudo o que vivi fica guardado nas minhas memorias quer em firma de lembranças quem em GBs :p

Se regressava??
Vou regressar à RM de certeza absoluta, só não sei quando porque o mundo tem tanto para dar que me custa repetir destinos.

Onde ficaria??
O GP vai estar no top das possibilidades hoteleiras. Adorei adorei adorei!!

O que repetiria??
Akumal. Quantas vezes for à RM é quantas vezes pretendo nadar naquelas águas e preferencialmente com aquela companhia.

O que tenho pena de não ter feito e gostaria de fazer no futuro??
Tanta coisa... Xel ha, Xplor, Sian Kan, Cobá e muitos cenotes...


Espero que consiga ajudar alguém com este relatório, primeiro de muitos espero... mas até ao próximo... viajem muito!.... E encontramo-nos por aqui!
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Onerom

Que bela estreia, está aqui um report completissimo e com muitas e belas fotos, excelente trabalho :)

Gostei muito de rever Riviera Maya, esse hotel parece-me de facto muito bom. Concordo contigo sobre a praia de Akumal, é extraordinária e foi dos sítios que mais gostei também no Mexico.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha, grande estreia nos reports.
Este se não é o mais completo anda muito perto disso, parabéns.
Já estive por 3 vezes na Riviera maya e foi bom matar saudades, em breve espero voltar.
Boas viagens, e claro que documentadas com reports como este ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
É essa a atitude, se todos contribuirmos, o Portal cada vez será maior e melhor.
Todos juntos somos enormes :cool:.
Já disse por diversas vezes, que se este fórum fosse inglês ou americano seria um dos maiores e de referência a nível mundial.:D
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Ora aqui está um verdadeiro guia... FANTÁSTICO.
Quero lá voltar e rever essas cores ao vivo, obrigado por partilhares ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Que belo report, com muita e boa informação, completo para quem pretende ir à RM. :)
Para além das fotos fabulosas, de locais lindissimos, a descrição do hotel é do mais pormenorizado que já li.
Muito obrigada pela partilha, é quase um manual de leitura obrigatória! ;)
Parabéns :)
 
Top