Novidades

[Report] Grécia: Atenas e Santorini

Mel C

Membro Conhecido
Geia sas! (Olá!) 😀

Grécia nunca esteve nos meus sonhos mas depois de 2 anos sem viagens, tinha muita vontade de ir algum lado e um voucher Tap para gastar! Procurei sítios onde a situação Covid estivesse relativamente "controlada", onde pudesse entrar com o certificado de vacinação e onde pudesse andar ao ar livre. Tudo conjugado a Grécia pareceu-me um bom destino. Usei o voucher para comprar voo directo de Lisboa para Atenas e um voo ida e volta de Atenas para Santorini na Ryanair, por 37€. Nunca tive grande fascínio pelas ilhas gregas mas confesso que a vontade de voar era mais que muita e Santorini sempre é aquele destino clássico (e que não fascinou mas também não desiludiu!) Já Atenas superou largamente as expectativas! 😀

Mais uma viagem sozinha que decorreu de 4 a 9 de Outubro, com 4 dias em Atenas e 1 dia em Santorini (o voo de regresso no dia 9 foi muito cedo e não deu para aproveitar).

Vou dividir o report em duas partes, Santorini e Atenas.

Santorini

O voo de Atenas para Santorini custou 37€ ida e volta, aterrei em Santorini às 7h50 e regressei a Atenas às 23h, tempo mais que suficiente para explorar a ilha.

O aeroporto fica a 10 minutos de autocarro de Fira (Thira), onde está o terminal de autocarros que conecta todos os destinos na ilha, onde apanhei o autocarro para Oia. Chegar cedo a Santorini valeu bem a pena pois permitiu aproveitar a manhã para visitar Oia sem as multidões. Às 9h e tal quando cheguei a Oia, quase não havia turistas na rua, por volta da hora de almoço as ruas estavam cheias de grupos e gente por todo o lado!

Oia é a parte de Santorini onde temos as casas com os bonitos telhados em cúpula em tom de azul, muito bonito! A ilha de Santorini faz parte de um arquipélago de ilhas vulcânicas originadas por um super vulcão, aquilo que eles chamam a "caldera" é na realidade a cratera do vulcão! Pensa-se que a erupção deste vulcão eliminou a civilização minoana que vivia em Santorini (isto há muitooss séculos atrás!).
1635170791416.png

1635170899158.png

1635170910991.png

1635170922440.png

1635170944561.png

1635170957464.png

1635171030869.png

1635171060408.png

1635171073402.png


Oia é pequena, a pé visita-se a vila inteira em meia hora, e tem imensos gatos, super bem estimados e que são alimentados pela população local. Foi muito bom chegar cedo e passear nas ruas vazias, apreciar a tranquilidade e a vista, à hora de almoço já estava cheio e era impossível andar na rua! Fui procurar um sítio para almoçar que fosse em conta, os restaurantes na rua principal são muito caros, especialmente aqueles que têm vista para a Caldera. Eu queria muito experimentar as iguarias locais, o vinho de Santorini e os tomatokeftedes que parecem as nossas pataniscas de bacalhau mas com tomate e legumes em vez de peixe. Comi num restaurante chamado Alkyona Sunset, tinha preços acessíveis e todas as iguarias que eu queria experimentar, não ficava na rua principal mas tinha vista de mar à mesma e a comida era espectacular!
1635171675931.png


Os tomatokeftedes e o bom do vinho de Santorini!
1635172039158.png


Depois de almoço não me estava a agradar andar nas ruas cheias de gente, de manhã tinha estado ventoso mas agora o dia estava quente e apetecia-me muito refrescar-me. Santorini tem algumas praias, para chegar até lá era preciso voltar ao autocarro, não me apetecia muito, pesquisei que praias haveria em Oia onde fosse possível chegar a pé e na net descobri um sítio chamado Port Armeni. Diz que se chegava até lá por uma escadaria que saía da rua principal, a rua principal tem várias escadarias que vão dar a portões de hóteis e casas privadas mas eu estava mesmo ao pé duma escada que não ia dar a portão nenhum, seria por ali?? Resolvi experimentar. Fui descendo até encontrar um casal que vinha a subir, perguntei se lá ao fundo havia uma praia, disseram que não era uma praia mas sim um porto mas dava para mergulhar, ok parecia ser o que eu procurava! Na net dizia que eram 286 degraus a descer, uns degraus de pedra e terra batida super escorregadios, ia caindo umas quantas vezes mas lá fui até ao fim onde fui dar a um pequeno porto com algumas rochas e um bocadinho de areia. Não era propriamente uma praia mas dava para mergulhar e tinha a vantagem de estar quase vazio, havia 2 ou 3 barcos atracados, meia dúzia de pessoas apanhar sol, um café e uma casinha de surf. Que bem que me soube estar ali em paz, a refrescar-me e a apreciar a paisagem longe de multidões! A água, para quem é friorenta como eu foi uma desilusão não estar quente mas deu para nadar um pouco!
1635172056558.png

1635172068141.png


E claro, quem desce tem de subir...mais 286 degraus para voltar a Oia!
1635172111056.png

1635172470500.png


Depois disto apanhei o autocarro para Fira, onde vi um lindo pôr do sol, comi um gelado espectacular e jantei. As vistas de Fira também são muito bonitas mas mais uma vez cheio de gente por todo o lado...depois disto foi apanhar o voo de regresso, sem dúvida um dia bem passado e deu bem para conhecer Santorini!
1635172487736.png

1635172525707.png

1635172552867.png

1635172564902.png

Menção honrosa para os gatos de Santorini, andam por todo o lado, super bonitos e bem tratados!
1635172617626.png
 
Última edição:

Mel C

Membro Conhecido
1635172658049.png

1635172690879.png


Atenas

Eu gosto de viagens de andar de um lado para o outro, mas desta vez queria evitar andar a "saltitar" de um lado para o outro, na lógica de quanto em menos sítios estiver, menos exposta estou, até porque desta vez quis ficar num quarto de hotel sozinha em vez de camarata de hostel partilhada o que encareceu a viagem, por isso acabei por passar 4 dias em Atenas. Toda a gente me dizia que é demasiado e que Atenas se vê em 1 dia e eu concordo, parcialmente. Sim, em 1 dia dá para visitar a Acrópole e dar uma voltinha pela cidade mas são precisos mais dias para realmente viver e compreender Atenas. Toda a gente dizia que é uma cidade feia, o que eu concordo, mas é uma cidade simultâneamente cinzenta mas viva e acolhedora, com um ambiente muito alegre, a qualquer hora do dia ou da noite os gregos estão na rua ou na esplanada a conviver e são super simpáticos connosco quando precisamos de ajuda, basicamente uma cidade "vivida" e não uma cidade bonitinha que parece feita só para ser admirada! Mas concordo que 4 dias em Atenas foi muito, 3 daria bem para tudo o que fiz, para passear com calma e apreciar a cidade.

O voo da Aegean aterrou às 6h e tal da manhã e depois de largar as malas no hotel (fiquei no Minoa hotel no bairro de Metaxourgeio), fui a correr para a Acrópole tentando evitar as filas. Cheguei à Acrópole por volta das 9h e realmente em nenhuma das duas bilheteiras havia fila, e ainda deu para visitar o Museu da Acrópole antes.
1635173232868.png

Não achei o Museu da Acrópole nada de especial, fraquinho comparado com um Louvre ou um British Museum (e porquê, já se sabe, muitos arquefactos gregos estão em Paris e em Londres...). Para entrar no museu é preciso mostrar o certificado de vacinação (ou recuperação, ou teste ao Covid) e deixar a mala no bengaleiro.
1635173319182.png

1635173335037.png

Aqui em baixo as Cariátides, esculturas de mulheres que serviam de coluna ao Parthénon se não estou em erro.
1635173366351.png

Aqui em baixo a dita Acrópole, o antigo centro da cidade de Atenas. O bilhete custa 20€ e inclui entrada em todo o complexo que inclui o Parthénon e alguns edifícios das colinas da Acrópole.

Este edifício é o Odeon de Heródoto Atticus, que tem centenas de anos e continua a ser usado para espectáculos, concertos e teatros.
1635173466351.png


Já na zona do Parthénon. Aqui havia alguns templos que já não sei identificar. O dito Parthénon está em obras de conservação e não é possível entrar lá dentro.
1635173577784.png

1635173590089.png

1635173599704.png

O Parthénon, rodeado de andaimes.
1635173619271.png

Outro templo que não lembro qual era...mas são tudo templos à deusa Atena, padroeira de Atenas, nas suas várias formas (Atena virgem, Atena guerreira...)
1635173651429.png

1635173700841.png

1635173716922.png

1635173726401.png

1635173734131.png


Atenas está cheio de sítios arqueológicos literalmente por todo o lado, a maioria foram bastante destruídos por uma sucessão de guerras e invasões (os turcos, os persas...) e estão irreconhecíveis, alguns sítios são só um amontoado de pedras no chão, uma desilusão...desculpem a falta de legenda em alguns mas muitos sítios já não me lembro o que eram e são mesmo irreconhecíveis. Alguns sítios arqueológicos são pagos, mas são no meio da rua e têm gradeamento à volta, dá para espreitar lá para dentro e ver sem ter de pagar!
1635181356263.png


Porta de Adriano
1635181391838.png

1635181411109.png

1635181449834.png
 
Última edição:

Mel C

Membro Conhecido
Biblioteca de Adriano
1635181536149.png


A Ágora antiga de Atenas
1635181628529.png

Aqui em baixo já não me lembro o que era
1635181674929.png

Sim, isto era um sítio arqueológico qualquer, hoje em dia é só um monte de pedras em linha
1635181700139.png

Outro monte de pedras sítio arqueológico. Não me levem a mal, eu adoro história, mas os sítios estão tão destruídos que nem com muita imaginação dá para perceber o que eram.
1635181790192.png


Estádio Olímpico Panatenaico, onde se fizeram os primeiros Jogos Olímpicos modernos, o estádio em si é bastante antigo e está bem conservado.
1635181859859.png


Atenas também tem imensas igrejas ortodoxas, há uma em cada esquina mas sinceramente são todas muito parecidas.
1635181929959.png

1635181998926.png

1635182011698.png

1635182023158.png


Um dos principais pontos da cidade é a praça Syntagma, onde fica o edifício do parlamento e onde se deram os protestos e confrontos na altura da Troika. O edifício do parlamento é um antigo palácio que não foi decorado porque o governo ficou sem dinheiro, mas é um edifício bonito ainda assim. Nesta praça podemos ver, todas as horas, a troca da guarda deles que tem um ritual mega elaborado em que os soldados andam de um lado para o outro com um andar engraçado, coisa meio à Monty Python 😀 A troca acontece em frente ao "Túmulo do Soldado Sem Nome" uma homenagem a todos os soldados anónimos que morreram na guerra.
1635182204732.png

1635182239611.png

1635182254379.png

Ao lado há o jardim nacional que se chama Amalias, um jardim grande e agradável
1635182302492.png

1635182327206.png


Uma coisa muito gira para fazer em Atenas é ver as vistas dos dois montes que ficam ao lado da Acrópole: o Monte Lycabettus e o Monte Philoppapos.

O Monte Lycabettus é o mais alto e é um sítio óptimo para ver o pôr do sol, convém ir cedo porque fica cheio de gente! Sobe-se imenso a pé mas vale bem a pena, as vistas são lindas!
1635182492194.png


1635182503850.png

1635182529297.png

1635182545145.png

1635182578533.png
 

Mel C

Membro Conhecido
Noutro dia subi o Monte Philoppapo que fica dentro de um jardim agradável. No cimo do monte tem um monumento a Philoppapos, um grande benfeitor da cidade de Atenas. Também tem uma vista bonita para a Acrópole.
1635182719401.png

1635182737725.png

Igreja ortodoxa dentro do jardim
1635182758522.png

Durante muito tempo pensou-se que esta seria a prisão onde esteve Socrátes, mas isso nunca ficou provado. O que se sabe é que estas grutas foram usadas para esconder alguns tesouros da Acrópole durante a II Guerra Mundial, na altura as grutas foram cobertas por uma parede de cimento,
1635182822827.png

Também passei em frente ao museu da guerra, tem estes aviões cá fora
1635182904991.png

1635182931382.png

Aconselho um passeio pelo bairro de Plaka, um bairro mesmo ao lado da Acrópole onde muitas ruas estão fechadas aos carros, tem imensas lojas de souvenirs, procurando conseguem comprar ímanes e bolsinhas por 0,5€!
1635183033778.png

1635183049113.png

1635183069868.png

Algumas fotos soltas de Atenas
1635183095358.png

1635183123100.png

1635183206187.png


A pergunta que fica é, porque é que Atenas é uma cidade "feia"?? Não tem o charme e o encanto dos edifícios neoclássicos de muitas capitais europeias. Ora, até aí aos anos 20 Atenas era uma cidade de traçado ortogonal, avenidas largas e lindas mansões. Aconteceram três coisas que mudaram para sempre a arquitectura da cidade: uma troca de refugiados entre a Grécia e a Turquia; imigração de pessoas do campo para a cidade; uma guerra civil. Com isto Atenas ficou com excesso de população que não tinha habitação, muitas pessoas a viverem em barracas, mesmo os donos das mansões não tinham dinheiro para se sustentarem. As empresas de cosntrução tiveram uma ideia: pedir aos donos das mansões que as deixassem ficar com os terrenos, destruir a mansão e construir apartamentos em seu lugar. Em troca, os donos das mansões ficariam com 2-3 apartamentos para si, e o construtor venderia os restantes. Tudo isto eram contratos de boca, com dinheiro a passar de mão em mão. O governo, quando descobriu isto achou bem, pois resolvia-lhes o problema da habitação que o governo não tinha dinheiro para solucionar; impôs algumas regras (não se podia construir nas colinas de Atenas, nem em cima de sítios arqueológicos), tirando isso não houve mais regulamentação, nem impostos sobre estas transações. Assim cresceu Atenas sem planeamento nenhum, com as lindas mansões a serem substituídas por prédios meio toscos. Esta "política de habitação" ficou conhecida como antiparochi, e já não está mais em uso na Grécia. O bairro de Plaka escapou à antiparochi por estar mesmo ao lado da Acrópole.

Por curiosidade Atenas não estava prevista ser a capital da Grécia...na altura em que foi escolhida para capital, Atenas era uma cidade secundária e o maior porto e principal centro de comércio era em Nafplio. O governo escolheu Atenas para capital motivado pela memória da antiga Atenas grandiosa, berço da democracia.

E depois da aula de história, sempre bom ver os gatos de Atenas😀 são gatos de rua, que comem o lixo dos caixotes ou são alimentados pela população do bairro onde vivem. Também há uma organização grega que lhes dá cuidados veterinários e os esteriliza.
1635183875175.png

1635183889222.png

1635183907251.png

E assim se passam 4 dias em Atenas, super bem passados!😀 Voltava sem problema, é daquelas cidades onde rapidamente criei as minhas rotinas, uma cidade alegre, agradável,e muito fácil de navegar!
1635183987594.png
 
Última edição por um moderador:

rum

Membro Conhecido
Também nunca tive muito interesse pela Grécia nem mesmo pelas ilhas... Mas olha, muito bom report.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Eu cá sou fã da Grécia e a terceira visita esteve quase para acontecer este mês mas optei por outras paragens.
Gostei muito de rever Atenas e da "aula de história" pois também fiquei cativada pela cidade e voltaria. 🙂
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Eu sempre tive curiosidade de conhecer a Grécia, por causa da sua história, e por toda a conversa sobre as ilhas.
Gostei bastante do report e das fotos, realmente algumas das ruínas, nem com uma imaginação bastante fértil se consegue perceber o que eram.😆
Boas viagens 😉
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá @MelC

Muito obrigado pela fantástica partilha! Por vezes a vontade de viajar dá nisto, embarcar para um destino que apesar de não estar no topo das preferências, acaba por não deixar sinal de arrependimento :) Apesar de querer conhecer, também não está na lista de prioridades, mas nunca se sabe o dia de amanhã. Boas viagens ;)
 

Nuno Rodrigues

Membro Ativo
Noutro dia subi o Monte Philoppapo que fica dentro de um jardim agradável. No cimo do monte tem um monumento a Philoppapos, um grande benfeitor da cidade de Atenas. Também tem uma vista bonita para a Acrópole.
Visualizar anexo 196687
Visualizar anexo 196688
Igreja ortodoxa dentro do jardim
Visualizar anexo 196689
Durante muito tempo pensou-se que esta seria a prisão onde esteve Socrátes, mas isso nunca ficou provado. O que se sabe é que estas grutas foram usadas para esconder alguns tesouros da Acrópole durante a II Guerra Mundial, na altura as grutas foram cobertas por uma parede de cimento,
Visualizar anexo 196690
Também passei em frente ao museu da guerra, tem estes aviões cá fora
Visualizar anexo 196691
Visualizar anexo 196692
Aconselho um passeio pelo bairro de Plaka, um bairro mesmo ao lado da Acrópole onde muitas ruas estão fechadas aos carros, tem imensas lojas de souvenirs, procurando conseguem comprar ímanes e bolsinhas por 0,5€!
Visualizar anexo 196693
Visualizar anexo 196694
Visualizar anexo 196695
Algumas fotos soltas de Atenas
Visualizar anexo 196696
Visualizar anexo 196697
Visualizar anexo 196698

A pergunta que fica é, porque é que Atenas é uma cidade "feia"?? Não tem o charme e o encanto dos edifícios neoclássicos de muitas capitais europeias. Ora, até aí aos anos 20 Atenas era uma cidade de traçado ortogonal, avenidas largas e lindas mansões. Aconteceram três coisas que mudaram para sempre a arquitectura da cidade: uma troca de refugiados entre a Grécia e a Turquia; imigração de pessoas do campo para a cidade; uma guerra civil. Com isto Atenas ficou com excesso de população que não tinha habitação, muitas pessoas a viverem em barracas, mesmo os donos das mansões não tinham dinheiro para se sustentarem. As empresas de cosntrução tiveram uma ideia: pedir aos donos das mansões que as deixassem ficar com os terrenos, destruir a mansão e construir apartamentos em seu lugar. Em troca, os donos das mansões ficariam com 2-3 apartamentos para si, e o construtor venderia os restantes. Tudo isto eram contratos de boca, com dinheiro a passar de mão em mão. O governo, quando descobriu isto achou bem, pois resolvia-lhes o problema da habitação que o governo não tinha dinheiro para solucionar; impôs algumas regras (não se podia construir nas colinas de Atenas, nem em cima de sítios arqueológicos), tirando isso não houve mais regulamentação, nem impostos sobre estas transações. Assim cresceu Atenas sem planeamento nenhum, com as lindas mansões a serem substituídas por prédios meio toscos. Esta "política de habitação" ficou conhecida como antiparochi, e já não está mais em uso na Grécia. O bairro de Plaka escapou à antiparochi por estar mesmo ao lado da Acrópole.

Por curiosidade Atenas não estava prevista ser a capital da Grécia...na altura em que foi escolhida para capital, Atenas era uma cidade secundária e o maior porto e principal centro de comércio era em Nafplio. O governo escolheu Atenas para capital motivado pela memória da antiga Atenas grandiosa, berço da democracia.

E depois da aula de história, sempre bom ver os gatos de Atenas😀 são gatos de rua, que comem o lixo dos caixotes ou são alimentados pela população do bairro onde vivem. Também há uma organização grega que lhes dá cuidados veterinários e os esteriliza.
Visualizar anexo 196699
Visualizar anexo 196700
Visualizar anexo 196701
E assim se passam 4 dias em Atenas, super bem passados!😀 Voltava sem problema, é daquelas cidades onde rapidamente criei as minhas rotinas, uma cidade alegre, agradável,e muito fácil de navegar!
Visualizar anexo 196702
Obrigado pela bela partilha.
Sentiu-se segura em Atenas à noite??
Parece-lhe viável subir ao Philopappos Hill à noite, mas ter melhor visão noturna da Acrópole?
É fácil negociar com os táxis ou Uber no aeroporto?

Peço desculpa, pelo excesso de questões.
Cumprimentos
 

Mel C

Membro Conhecido
Obrigado pela bela partilha.
Sentiu-se segura em Atenas à noite??
Parece-lhe viável subir ao Philopappos Hill à noite, mas ter melhor visão noturna da Acrópole?
É fácil negociar com os táxis ou Uber no aeroporto?

Peço desculpa, pelo excesso de questões.
Cumprimentos
Olá, sim senti-me segura à noite.
Philopappos Hill à noite não sei mesmo, confesso que não fui.
As minhas experiências com taxis não foram boas, andei só 2 ou 3 vezes mas cobravam sempre mais do que inicialmente acordado, porque não tinham troco, ou porque é de noite, ou só porque sim - se puder evite os táxis!
 

Nuno Rodrigues

Membro Ativo
Olá, sim senti-me segura à noite.
Philopappos Hill à noite não sei mesmo, confesso que não fui.
As minhas experiências com taxis não foram boas, andei só 2 ou 3 vezes mas cobravam sempre mais do que inicialmente acordado, porque não tinham troco, ou porque é de noite, ou só porque sim - se puder evite os táxis!
A Uber opera em Atenas??
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá @Nuno Rodrigues ,

Há dois anos visitei Atenas com duas amigas e saímos sempre à noite pelos bairros centrais em segurança e sem qualquer problema e subimos à Philopappos Hill ao final da tarde para ver o pôr-do-sol, tendo descido já depois de ver a Acrópole iluminada. Fui em Janeiro de 2020 e andava imensa gente por lá.
Quanto a transportes, não usei Uber pois é fácil e prático ir no Autocarro 95 ou Metro 3 até à Praça Syntagma.
 

Nuno Rodrigues

Membro Ativo
Olá @Nuno Rodrigues ,

Há dois anos visitei Atenas com duas amigas e saímos sempre à noite pelos bairros centrais em segurança e sem qualquer problema e subimos à Philopappos Hill ao final da tarde para ver o pôr-do-sol, tendo descido já depois de ver a Acrópole iluminada. Fui em Janeiro de 2020 e andava imensa gente por lá.
Quanto a transportes, não usei Uber pois é fácil e prático ir no Autocarro 95 ou Metro 3 até à Praça Syntagma.
Muito obrigado pela preciosa informação.
 
Top