Novidades

[Report] GBP Cayacoa em Samaná 3/08 a 10/08

RodmanPT

Membro Ativo
Como prometido aqui fica o meu report sobre a semana passada em Samaná, no GBP Cayacoa entre 3 e 10 de Agosto de 2010.

Viagens :

Voei entre Lisboa - Samaná - Lisboa com a White, e se para lá a viagem foi óptima, pois tive a felicidade de escolher os 2 lugares junto à saída de emergência e por isso com bastante espaço para esticar as pernas, já a viagem de regresso foi bem pior. O espaço entre os bancos e francamente diminuto para uma pessoa com estatura média (1,80m), e numa viagem com a duração desta, pode tornar-se algo penoso, sobretudo porque ia numa fila de 3 lugares, no lugar do meio, e o mais à ponta do lado do corredor, veio praticamente o tempo todo a dormir, e para não incomodar, nem dava para levantar e ir esticar as pernas... mas enfim.

À chegada a Samaná, fizemos as viagens com o representante da Soltour Francisco, uma pessoa 5 estrelas do qual só tenho a dizer bem, sempre preocupado quer à chegada, quer durante a estadia, com o bem estar e felicidade do grupo que viajou. A viagem foi feita num bom mini bus, confortável, ao som de merengue, e claro com o condutor esquivando-se e não conduzindo :)

Meteorologia :

Sempre que se voa para as Caraíbas, e ainda para mais em plena altura de furacões, coloca-se sempre a questão sobre como vai estar o tempo, e se este vai estragar as férias. Da minha parte tive bastante sorte, apenas umas chuvadas à noite, e por isso não estragando nada, e um dia choveu também um pouco à tarde, enquanto estava na piscina e não foi isso que me tirou de lá

Região :

Já conhecia a República Dominicana, e a zona de Punta Cana, pois tinha lá estado à 2 anos. Achei Samaná mais bonito em termos de vegetação, mas menos em termos de praias e de cor das águas. Achei os Dominicanos desta zona mais "naturais", a sua simpatia, a sua maneira de estar, é ainda mais natural que em Punta Cana, onde talvez devido ao Turismo já estar mais massificado, muitas vezes fica a sensação que aqueles sorrisos e simpatia são um pouco forçados, aqui as coisas parece que saem mais do coração, e são também menos chatos na hora de regatear, e basta um simples "não" para não chatearem mais.

Tive algum contacto com a população pois fui mesmo à vila de Samaná, e nunca me senti em perigo, embora não aconselhassem a ida à vila durante a noite, sobretudo se não incluídos em grupos de alguma dimensão.

Hotel :

Bem, esta deve ser a parte que mais estão interessados em saber.

A escolha do Hotel foi feita quase à última da hora, e após muitas dúvidas, até mesmo relativamente ao destino, mas posso dizer que em nada me arrependo da escolha que fiz.

Encontrei no GBP Cayacoa um Hotel em óptimo estado, constantemente a serem reparadas pequenas coisas que iam aparecendo, com um staff muito simpático, desde as senhoras que fazem a limpeza dos quartos, ao pessoal dos restaurantes, dos bares, etc... não vi uma única pessoa fazer má cara a qualquer pedido, e desdobravam-se da maneira que podiam para fazer os hospedes sentirem-se bem e relaxados nas suas férias.

O quarto, não sendo luxuoso, era grande, com uma bela cama King Size, varanda com vista para o mar e para os luxuriosos jardins, com A/C e ventoinha, mini-bar abastecido diariamente, e com casa de banho equipada com banheira de Hidromassagem. Fiquei no quarto 314 e aconselho-o vivamente, longe do barulho da zona do Lobby, e relativamente perto dos elevadores.

A qualidade do Buffet era boa e variada, com alguns pratos a repetirem-se obviamente, mas havia sempre algo de novo todos os dias. Dos restaurantes "à La Carte" gostei muito do Orquídea "Gourmet", do Pescador (restaurante peixe e marisco) e do Dolce Vitta (Italiano) não gostei assim tanto, mas também sou meio esquisito com a comida por isso não se guiem muito por isto que digo.

O Hotel tem 3 piscinas : uma maior e mais movimentada, uma outra com 3 jacuzzi, e ainda uma outra, mais de acesso a quem fica nas Villas "Loma". Nunca as vi a abarrotar, e estavam sempre cuidadas na limpeza, embora também só fosse para a piscina quando havia sombra na praia, sou um homem mais de mar do que de piscina.

O Hotel tem também, devido ao seu enquadramento, uma surpresa reservada quase todos os dias, pois à medida que se descobrem os seus recantos, descobre-se também a sua beleza paisagística.

Quanto à praia, está longe de ser a praia de areia branca e águas azuis de Punta Cana, mas isso dá para ver pelo site, e só vai para lá à procura disso (e ao engano) quem não se informar minimamente, no entanto para mim não me estragou nada as férias, sabia ao que ia, e encontrei ainda assim uma praia de água quente, transparente, com muitos peixinhos, limpa, sempre com lugar para toda a gente, e onde disfrutei de belos mergulhos, jogos de volley, e passeios à beira mar.

Mais uma vez tenho de falar no pessoal do Hotel, e se a animação à noite era fraca quer em qualidade quer em quantidade, durante o dia, faziam de tudo para nos divertirmos, quer fosse trazendo bebidas junto a nós quando estávamos nas palhotas, quer fosse requisitando para actividades lúdicas, sendo que quando não apetecia, também não forçavam e lá iam à vida deles.

De registar também as bebidas, que eram servidas com recurso a boas marcas, por exemplo Vodka Eristoff, em vez de marcas mais duvidosas com que já gramei noutros resorts.

Resumindo, um bom Hotel para quem quer relaxar, disfrutar de uns dias sossegados e sem o rebuliço de Punta Cana, não aconselho a quem procura as águas azulinhas e areia branca típicas dos postais... no entanto por 20 USD podem ir até ao Cayo Levantado, a chamada Ilha Bacardi, que fica a 5-10 minutos de lancha, e já podem disfrutar disso, ou até conhecer a Praia Rincon, das praias mais bonitas do Mundo e que fica ali bem perto ...

Também não é talvez aconselhado a grupos jovens numerosos, pois a animação nocturna como disse, não é das melhores, apesar do esforço que eles fazem para agradar.

Excursões :

Fui ao Parque Natural dos Haitisses, gostei, acho que quem vai para esta zona deve conhecer, mas não fiquei tão maravilhado como alguns reports que fui lendo pela net. É bonito, é bom para conhecer um pouco mais da História da República e sobretudo da zona de Samaná, mas não é nada comparado com Saona por exemplo.

Fui também até ao Cayo Levantado, não pelo Cayo em si, mas pela praia, para disfrutar um pouco da areia branca e azul do mar, porém não me faziam pagar a diferença de preço entre o Cayacoa e o Cayo Levantado, isto claro está, sem conhecer o GBP Cayo Levantado por dentro.

As fotos vêm já a seguir ;)

 

Viky

Membro Novo
Parabéns pela viagem!


Concordo consigo relativamente ás pessoas. São ainda muito genuínas! Trouxe alguns deles no coração e espero voltar!

Contudo deixe-me dizer-lhe que a zona de praia do vosso hotel não é das melhores e por isso é que o desiludiu um pouco. Eu fiquei no BP El Portillo cuja praia é atlântica e digo-lhe que não sou a única a defender-lhe a beleza e o tom das águas é fantástico. Não é tão quente como Punta Cana mas também não desilude.
 

jtavanez

Membro Novo
Olá amigo. Põe lá umas fotos então... :) Saudades né? Enfim, ainda deu para bebermos um copo por lá! Qualquer dia também faço o meu report... Abraço
 

bubu

Membro
O espaço entre os bancos e francamente diminuto para uma pessoa com estatura média (1,80m), e numa viagem com a duração desta, pode tornar-se algo penoso
É verdade , tenho a mesma estatura que tu e já senti esse desconforto, quer na "White" quer na "Orbest" e tenho a dizer que é muito desagradável, principalmente no regresso em que a viagem é feita toda de noite e não se consegue arranjar posição para descansar.
 

calu

Membro Conhecido
Obrigado pelo report Rui :) É sempre bom ver reports que para além de assinalarem os pontos positivos, não se retraem de assinalar pontos menos positivos de uma forma objectiva.

....e que tal umas fotos, hum? :)
 
Top