Novidades

[Report] [FotoReport] Borneo (Malásia)

calu

Membro Conhecido
[FotoReport] Borneo (Malásia)

Conforme prometido ao jfreitas, aqui fica um foto report da minha viagem de 4/5 dias ao Borneo (parte setentrional, pertencente à Malásia) em Julho/Agosto de 2005.
Não consegui ficar mais tempo, uma vez que isto foi integrado numa viagem de cerca de 3 semanas que começou numa visita a um amigo meu em Singapura (grande semana que passámos lá), continuou por Kuala Lumpur, Pulau Redang (ilha lindíssima) para terminar no Borneo, local que faz parte do imaginário de qualquer viajante que ame a natureza.

ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_pano2.jpg


Passei a maior parte do meu tempo no Parque Nacional de Bako, que é apenas 1 dos 30 (!) parques nacionais existentes no Borneo da Malásia ... isto sem contar com os inúmeros parques nacionais que existem na parte Indonésia do Borneo.
A escolha incidiu em Bako porque era um local com muito poucos turistas (cerca de 50 por semana, era a média na altura) tem vários treks que já me tinham sido recomendados mas principalmente porque era um dos bons sítios onde se conseguia ver um símio muito especial e que existe apenas no Borneo:
o macaco Proboscis, mais conhecido como "narigudo".
Bako, um dos parques nacionais mais antigos do Borneo, tem cerca de 27 kms quadrados, inúmeros treks simplesmente lindíssimos, quedas de àgua, mangais, etc.

Um bom exemplo da variedade natural e geológica do Borneo:
estes parques são casa das 2 àreas declaradas como Herança Mundial pela UNESCO, entre as quais se encontra o monte Kinabalu, o mais alto do Sudoeste Asiático com 4.095m. Apesar de sua tremenda beleza e "apelo" ao viajante, este teve que ficar para uma próxima visita :(

É uma zona única no nosso planeta, com locais que permaneceram intocados durante a última era glaciar, o que com os milhões de anos de erosão, deu origem a uma linha de costa com penhascos imponentes e escavados na sua base, formações rochosas altamente invulgares, contrastando com algumas baías e praias lindíssimas. Vamos às fotos

Começamos por Kuching, a capital da provincia de Sarawak e demos uma volta durante 1 dia, para conhecer a vila.

Um templo chinês que visitámos na vila tinha uma pequena loja com 2 donos muito "atentos" por trás do balcão ;) (reparem bem no balcão)
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7516.jpg



Uma das especialidades da zona ... sopa de ninho de andorinhas ... basicamente, sabe um pouco a cuspo, o que se pensarmos como são feitos os ninhos originalmente, até faz todo o sentido
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7506.jpg


O pôr do sol sobre o rio, alguns pescadores a chegarem, a montanha por trás ... já coloquei esta foto no tópico de foto do mês ... saquei umas 30 fotos neste momento, estava brutal ....
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7556.jpg


ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7557.jpg


Antes de irmos para o parque nacional de Bako, ainda passámos por uma zona rural onde vimos exemplos das pontes e casas que predominavam (e ainda existem) em algumas zonas mais remotas do Borneo
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7481.jpg


As casas por dentro são um bocadinho "arejadas" e têm "algumas" correntes de ar ;) mas o principal era estarem longe dos predadores e a salvo das inundações frequentes.
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7445.jpg


Exemplo de barco que nos levou ao parque nacional
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7565.jpg


Exemplo de algumas casas típicas de quem vive nas margens do rio
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7561.jpg


Actividade incontornável nesta zona, a pesca. Dependendo da sorte, alguns pescadores chegam a ficar 6 a 8 horas em cima destas estruturas para tentarem garantir o melhor resultado possível nas suas redes.
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7579.jpg


Quase a chegar ...
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7817Medium.jpg


Continua já a seguir ...
 

calu

Membro Conhecido
Uma cobra venenosa para nos dar as boas vindas. De acordo com a guia (contratámo-la para nos ajudar a descobrir os macacos narigudos no meio da selva), uma das mais venenosas do Sudoeste Asiático. Se formos mordidos por uma destas, pode ser um bocado "chato". :(
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7585.jpg


A nossa palhota. Um quarto para nós, sendo a casa de banho era cá fora, do lado direito (partilhada, como é óbvio). Giro giro, era ter que ir à noite à casa de banho ... a porta exterior não fechava, portanto sem grande esforço, dá para imaginar a bicheza que por ali andava ... e posso dizer que nunca tinha visto melgas, centopeias e afins daquele tamanho. Um pitéu!
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_0387.jpg


O nosso quarto. Vá lá que a ventoínha funcionava e não haviam muitos buracos por onde entrasse bicharada Era relativamente "estanque". Quando chegámos, estranhámos não haverem lencóis para nos taparmos ... à noite percebemos ... o "bafo" e humidade são tais que ninguém suporta lençóis. Se houver alguem demasiado friorento, tem que pedir lençóis.
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7652.jpg


Mapa geral do parque e dos treks
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7662.jpg


Um dos primeiros animais que vimos, neste caso um Grey Leaf Monkey. Muito giros e alguns deles, bastante grandes para quem anda em àrvores.
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_0413.jpg


Uma das primeiras plantas (impressionantes) que vimos ... planta dita "carnívora" na medida em que aproveita a acumulação de àgua no seu reservatório como isco para grandes insectos e, quando já enganaram outro, fecha-se a tampa. Xarãããããããã ;)
No caso de plantas maiores, por vezes até pequenos lagartitos lá ficam ... há outra foto de uma dessas plantas maiores mais à frente.
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7676.jpg


Fantástica árvore, pelo que nos foi dito por uns biólogos franceses que ali andavam, terá seguramente centenas de anos.
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7654.jpg


É uma bola de futebol estranha? Naaahhh ... térmitas ... yummy! Com um bocadinho de geleia, num pão torradinho, ui!
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7665.jpg


Selva por todo o lado ... cheiros e sons brilhantes ... fantástica sensação de estar mesmo MUITO longe da civilização ;)
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7667.jpg


Belo panorama da praia que está perto do alojamento, uma pequena recompensa para o viajante que termina um dos primeiros treks de poucos quilómetros, os ditos treks para "meninos" (e "meninas").
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7674.jpg


Já estão cansados? Venham daí que ainda agora começamos!
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7664.jpg
 

calu

Membro Conhecido
Praticamente todo o chão da selva está coberto por estas raízes ... um sintoma da antiguidade do solo da floresta....
Na foto também, a nossa maravilhosa (e bastante "à-frentex") guia Fredda. Piercings e tatuagens num país islâmico ainda com muitas tradições, não é para todos.
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7592.jpg


Os espinhos desta incrível àrvore ainda hoje são usados por algumas tribos para fazerem os buracos nas orelhas das suas filhas, piercings estilo nativo (ou seja, muitas vezes em sítios manhosos e inomináveis)
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7588.jpg


Outra espécie de macacos, mais comuns (não me recordo da espécie) mas muito espertos. Estes malandros chegavam a aproximar-se dos alojamentos, por vezes mesmo das pessoas e conseguiam roubar comida ... se nos distraíssemos, até roubavam o que viesse à mão. Um destes bem treinadinho no Rossio, era uma mina!
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7633.jpg


À medida que nos embrenhavamos na selva e já tinha passado o 1º dia sem conseguirmos encontrar a "estrela" que buscavamos, a meio da tarde do 2º dia a nossa guia lá ouviu um barulho (para nós imperceptível) ao longe. Andamos mais uns 5 minutos selva adentro e quando olhamos para cima, finalmente descobrimos um dos nossos "amigos" Proboscis ;) Olá narigudo, como vai o tempo aí por cima?
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7610.jpg


Após algum tempo de observação, e não sendo uma zona muito favorável para fotos e maior observação, continuamos até à zona de mangais onde por vezes eles se alimentam, em busca de caranguejos.
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7597.jpg


Pelo caminho, mais uma àrvore muito interessante, parecem degraus para a casa do tico e teco ;) Eu é que não tocava nestes cogumelos ;)
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7767.jpg


... e um porco selvagem que partilha da minha opinião acerca das recargas das gilettes: são caríssimas! Então, toca a deixar crescer a barba! Precisamente, um porco barbudo.
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7728.jpg


Estamos próximos, mais um narigudo ali em cima ... sempre pouco barulho já que eles são um bocado ariscos ...
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7763.jpg


Outro grey leaf monkey a tentar ver as cuecas da macaca que estava no ramo acima....
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7718.jpg


...e finalmente encontramos uma família de narigudos :( (embora longe)
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7757.jpg
 

Asae

Membro Conhecido
Está mal ter parado aqui.
Eu estava deliciada e impressionada.
ADDOOOORREEEEIIIII a cobra:D:D:D

Achas que podem importar plantas daquelas? Era para acabar com as lipoaspirações, assim elas comiam logo as gorduras
 

tezita

Membro
Muito bom Calú
Fotos lindassss de sitios lindosss que provavelmente nunca vou poder ir....
Continua!
 

calu

Membro Conhecido
...depois de vermos mais uns quantos narigudos de perto, mas sempre de baixo das àrvores, a guia diz-nos que há um local de dificil acesso ao nível quase do topo das àrvores onde por vezes estão os lideres de alguns clãs. Lá fomos nós
Após um esforço considerável ... (entenda-se bofes de fora, jurar para nunca mais, etc) lá chegámos ensopados em suor a um pequeno penhasco elevado, a cerca de 10/15 metros do chão, mas de espaço muito reduzido mesmo em frente a um grupo de àrvores ... e tivemos sorte. Lá estava um narigudo ENORME que pelo que a guia disse, seria o equivalente a um João Moutinho :p (com todo o respeito pelo excelente jogador) ou seja, pesaria uns 50 kg e mediria 1,50m :p Como praticamente não nos podíamos mexer, e não queriamos fazer barulho absolutamente nenhum (clicks das máquinas incluídos) tirei apenas 1 foto em que não deu para tirar o tronco da frente ... o amigo estava a dormir e queríamos que assim se mantivesse tanto quanto possível. Estivemos ali uns 15 minutos, foi fantástico. Posteriormente ele acordou, olhou para nós, verificando que estavamos calmos, coçou o rabo com indiferença e virou-se para o outro lado ... ao fim ao cabo, comportamento tipicamente másculo de qualquer espécie símia ou descendente de símios ;):p
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7766.jpg


Numa das noites encontrámos uns senhores da BBC que estavam a filmar um documentário sobre o lemur voador (jfreitas desculpa, tinha dito um esquilo noutro tópico, era um lemur ... whatever, voava! lol).
Nem sabia que haviam lemures voadores ali ... é que dormem de dia e só estão activos à noite, para se alimentar ... que sorte, caso não estivesse ali aquela equipa com aqueles meios, nunca sequer o veria ;)
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7698.jpg


Ei-lo aqui
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7697.jpg


...e aqui em vôo ... de fugida .... ;)
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7711.jpg


Agora parado :(
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7712.jpg


Resisti estoicamente durante 1h e pouco, já que as melgas e mosquitos, já de si grandes, e com aqueles holofotes todos ali, tiveram um verdadeiro piquenique no meio daquela azáfama toda .... todos os locais que tinha a descoberto foram picados, quase literalmente, apesar dos 30.000 repelentes que tinha e de estar com calças e camisa de mangas compridas ... a minha mão e cotovelo direito (seguravam a máquina) ficaram irreconhecíveis .... demoraram 2 a 3 dias a desinchar completamente ... mas valeu a pena

No dia seguinte, fizemos então um dos treks maiores e mais exigentes (12 kms, em terreno altamente acidentado mais coisa menos coisa), findo o qual haveria uma vista dita "brutal".
A caminho, vimos a planta que dá a canela (nunca repararia em algumas coisas destas sem a fantástica Fredda, nossa guia :p
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7768.jpg


...bem com alguns exemplares simplesmente incríveis de plantas carnívoras ... esta foi das maiores e mais impressionantes que vi ... um espécime lindo.
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7770.jpg


Já quase a chegar ao fim do planalto, formações rochosas fantásticas para uma foto imperdível ...
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7790.jpg


...quase a chegar ....
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7772.jpg


... e cá estamos ....
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7789.jpg


ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7782.jpg


Um daqueles locais em que não há foto nem video que nos ajude a perceber a dimensão e profundidade da visão, a sensação de tremenda recompensa no fim de um esforço àrduo, o cheiro inebriante da selva, os sons ... incrível .... uma das melhores experiências que tive até hoje:cool: 5 dias incríveis e um desejo tremendo de voltar ... 1 parque feito, só faltam 29!
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_pano3.jpg


... depois da perfeição, restava o regresso a Kuching, para começar a preparar o vôo de volta a casa ... no meio de rio, vendo e ouvindo a fauna à minha volta (àguias, pelicanos, cegonhas) praticamente não tirei mais fotos ... foi só aproveitar o momento ...
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_IMG_7811Large.jpg


Para terminar, um pôr do sol a lembrar as visões provocadas nas nossas mentes por histórias de sítios mágicos e distantes ...
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo_pano4.jpg

 

Bee

Membro Conhecido
Parabens pelo report!
mas podias mostrar mais fotos!!! Pleeeeaaase:blush:! sem ser de cobras é claro! acho que sobre esse assunto já estamos conversados.

Queremos mais!
 

jfreitas

Membro Conhecido
Como já tinha dito é de reports como este que o portal precisa... pelo local e pelo modo como é exposta uma viagem que, certamente é de sonho (já tá na lista... vamos ter muito pra falar..).

Parabéns porque são merecidos mas não levas nota 10...
levas 8 porque:

1º - Só uma cobrita??? acho muito pouco num report...
2º - gozaste com o moutinho... e isso não se faz:D

Se o sporting tivesse mesmo em forma tirava-te 5 pontos... mas nesta altura... 1 chega...
 

jfreitas

Membro Conhecido
ah...
e há mais... imagina a Débora... ver este report só uma cobra! não tem piada não é???
 

calu

Membro Conhecido
jfreitas disse:
Como já tinha dito é de reports como este que o portal precisa... pelo local e pelo modo como é exposta uma viagem que, certamente é de sonho (já tá na lista... vamos ter muito pra falar..).
Quando quiseres

jfreitas disse:
Parabéns porque são merecidos mas não levas nota 10...
levas 8 porque:
1º - Só uma cobrita??? acho muito pouco num report...:p
Lembra-te, as cobras vão para um lado, eu vou para outro. :( Ainda para mais quando são muito venenosas e os hospitais estão muito longe ...

jfreitas disse:
2º - gozaste com o moutinho... e isso não se faz:D Se o sporting tivesse mesmo em forma tirava-te 5 pontos... mas nesta altura... 1 chega...
LOL lembrei-me dessa por uma crónica comediante que ouvi há pouco tempo dos Caixilhos e Laminados em que apresentavam um novo veiculo de uma marca... e cuja bagageira levava tipo 300 litros ou 5 joão moutinhos ;) Belo jogador, volto a dizer

deboraruben disse:
mas podias mostrar mais fotos!!! Pleeeeaaase:blush:! sem ser de cobras é claro! acho que sobre esse assunto já estamos conversados.:p Queremos mais!:p
Como diria Bart Simpson, esse grande pensador do séc. XX: "Ai karamba" mais fotos?!?! ;) No fds escolho mais umas quantas ;)
 

Asae

Membro Conhecido
eu nem faço mais comentários, estou...
isto é uma viagem... um canto, um sonho, é diferente, é conhecer o mundo para lá de.......brochuras:)
 

Bee

Membro Conhecido
José lembra-te que "a vingança é um prato que se come frio":devil::(

Não sei como, mas isto não pode ficar assim.

Um dia ainda vou colocar aqui uma foto minha toda enrrolada em serpentes para mostrar que afinal sou forte. (claro que depois da foto estará uma notificação para o meu funeral... Causa de morte ataque cardiaco ;))
 

jfreitas

Membro Conhecido
deboraruben disse:
José lembra-te que "a vingança é um prato que se come frio":devil::(;)

Não sei como, mas isto não pode ficar assim.

Um dia ainda vou colocar aqui uma foto minha toda enrrolada em serpentes para mostrar que afinal sou forte. (claro que depois da foto estará uma notificação para o meu funeral... Causa de morte ataque cardiaco ;))
ahahahahaha!!!! :p;):D
Tou pra ver... acho que vai ser mais fácil ver o filme da batalha épica do calu com a osga...
 

calu

Membro Conhecido
sls disse:
Está mal ter parado aqui. Eu estava deliciada e impressionada. ADDOOOORREEEEIIIII a cobra:D:D:D Achas que podem importar plantas daquelas? Era para acabar com as lipoaspirações, assim elas comiam logo as gorduras :(
...e os pneuzitos ;)
 

Asae

Membro Conhecido
Um dia ainda vou colocar aqui uma foto minha toda enrrolada em serpentes para mostrar que afinal sou forte
Eu também...
Vou comprar as serpentes no chinês, se eles não tiverem compro serpent...inas.! o efeito é o mesmo
 

jfreitas

Membro Conhecido
Ok... passo a dar 9 ao report... essa de 5 joão moutinhos ou 300litros vale bem 1 ponto:D:D
Agora só uma cobra... a malta tem de treinar para os 4x100metros cobra;)

Espero que sigas o pensamento do Bart Simpson e ponhas mais fotos...
 

Bee

Membro Conhecido
sls disse:
Eu também...
Vou comprar as serpentes no chinês, se eles não tiverem compro serpent...inas.! o efeito é o mesmo

:(;):D:D:D:D
Eu ia fazer um piada do genero mas ja nem é preciso...


Carlos
Não ligues ao que eles dizem... Mais fotos sim, mas não de cobras.

(um aparte: os Caixilhos são mesmo porreiros para umas gargalhadas logo pela manhã. Bem.... tem dias.... "para quando um decreto de lei.... que proiba fotos de cobras no portal das viagens???":p)
 

jfreitas

Membro Conhecido
deboraruben disse:
:(:D:D:D:D
Eu ia fazer um piada do genero mas ja nem é preciso...

Essa parte é batota...

Carlos
Não ligues ao que eles dizem... Mais fotos sim, mas não de cobras.

(um aparte: os Caixilhos são mesmo porreiros para umas gargalhadas logo pela manhã. Bem.... tem dias.... "para quando um decreto de lei.... que proiba fotos de cobras no portal das viagens???":p)
Eu também concordo.. a partir de agora só serpentes e répteis sem patas... as cobras deviam ser banidas:D:D
 

calu

Membro Conhecido
Borneo foto report - parte 3 - fotos adicionais

Cá estão mais algumas fotos :D Ainda tentei distribuí-las pelos primeiros posts para que ficassem contextualizadas no resto do photo report, mas as limitações de caracteres por post tal não permitem.

De qualquer maneira, cá vai:

Um painel informativo sobre os vários povos existentes no Borneo
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo2_IMG_7466.jpg


Um artesão, algures em Sarawak (não me recordo do nome do local) a trabalhar a madeira para obter o belo efeito "cabeleira" (chamo-lhe eu :D), que é usado como decoração na entrada deste tipo de casa.
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo2_IMG_7470.jpg


A minha mais-que-tudo a experimentar a divertida arte de "blow pipe shooting", algo que algumas tribos mais remotas do borneo ainda usam para caçar ... muito giro e divertido ... fiquei surpreendido pela potência e velocidade que se consegue imprimir ao dardo ... ter uma coisinha destas (mas mais pequena) a jeito, sempre que o nosso chefe nos chateia sem razão ... assim que ele se virasse ... pimba! :D E depois ....:D
Outra questão:
após colocar o dardo lá dentro, é importante lembrarmo-nos que é para EXPIRAR, não INSPIRAR ;)
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo2_IMG_7476.jpg


Vista sobre Kuching (bela mesquita islamica ao meio e um observatório ao fundo) O verde sempre predominante, pois claro, não estivessemos no Borneo.
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo2_IMG_7530.jpg


De volta ao Parque Nacional de Bako, sempre "protegidos" do sol pelo "tecto" formado pelos ramos das àrvores :D
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo2_IMG_7608.jpg


Vai um bifinho de peru com cogumelos? :p
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo2_IMG_7612.jpg


Cá está um dos sacaninhas a espreitar, a preparar uma emboscada a um turista incauto :D... a destreza e astúcia destes macacos deixou-me surpreso. Já que podem tirar algum partido da presença dos (poucos) turistas, porque não, dirão eles....
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo2_IMG_7650.jpg


Mais um panorama do belíssimo gray leaf monkey ... tive pena de na altura ainda não ter a objectiva que tenho hoje em dia 80-200 ... tinha dado tanto jeito ...
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo2_IMG_7713.jpg


O casal, depois de um arrufo sobre a programação televisiva (ela queria ver a Fox, ele a SportTV) ;)
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo2_IMG_7721.jpg


Uma baga, duas bagas, três bagas ... *burp*
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo2_IMG_7725.jpg


Uma foto que gosto imenso. Apesar de não ter um sujeito definido e de ter algo até "invulgar" na imagem feito pelo homem (o passadilho de madeira), gosto da sensação de distância e algum isolamento que a foto transmite :D Foi a meio de um dos treks mais longos, a caminho daquela enseada/praia que está nas outras fotos.
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo2_IMG_7801.jpg


Um panorama mais próximo da zona de mangais e praia na zona do alojamento.
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo2_IMG_7805.jpg


Maré cheia, a iniciarmos a viagem de regresso ... "... vimos da festa .... :s"
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo2_IMG_7811.jpg


Parecia um condor ... existia na zona uma grande variedade de aves, algumas de grande porte.
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo2_IMG_7821.jpg


As crianças, sempre com um sorriso pronto, acenando alegremente.
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo2_IMG_7828.jpg


Uma nativa manobrando o barco para o arrumar
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Borneo2_IMG_7829.jpg


Tendo em conta a natureza (e dureza, porque não) do local, e também por razões práticas, não tirei nem metade das fotos que tiraria noutros locais que não fossem fisicamente tão exigentes ou em que mesmo uma máquina pequena não parecesse pesar 40kg após uma caminhada de 10 kms com uns 30 graus e 90% de humidade. :p
Outros treks houveram em que praticamente nem tirei fotos ou que não me preocupei com isso, tão absorvido estava pela experiência .... por vezes só depois nos lembramos "caneco, não tirei fotos ali!!!!!".

Enfim, espero que gostem :D
 
Top