Novidades

[Report] Fortaleza - Cumbuco (Brasil)

Cristina_S

Membro Ativo
Olá a todos :)
Depois do regresso atribulado das férias deste ano, vou tentar aqui fazer um balanço de 12 dias divididos entre Fortaleza (8 noites/APA) e Cumbuco (4 noites/TI), no Brasil.
Data da viagem: 30 de agosto até 10 de setembro 2015 (chegada dia 11 a Portugal)
Custo da viagem para 2 pessoas: 2956€
Voo: TAP - Saída de Lisboa

Não consegui realizar este report mais cedo (e é o primeiro!!!!;))
Permitam-me só uma opinião pessoal...quem faz Caraíbas e depois vai ao Brasil...há uma sensação que ainda agora não sei explicar :oops::oops:
Porem...por incrível que possa parecer...PENSO REPETIR :D:D:D (impensável até há bem pouco tempo!!! Aliás...o Brasil estava no final das minhas preferências em termos de viagens...fui porque achei que era uma boa promoção...e lá embarquei na aventura!).
E depois deste inicio... passemos a ação:

FORTALEZA
Em Fortaleza ficamos no hotel Vila Galé Fortaleza.
O hotel fica a 12km do centro da cidade mas mesmo em frente à única praia em que se pode “ir a banhos”, conhecida por praia do Futuro!
Existem outras duas praias, no entanto há esgotos e afins a desaguarem no mar....
Começando pelo hotel e depois partindo para a praia:
O hotel não é imponente e nota-se já algum desgaste por se encontrar mesmo em frente ao mar e o pequeno almoço não é nada de mais.
Como o regime foi APA, só tivemos pequeno almoço incluído e considero-o com pouca variedade...
Aqui ficam algumas fotos :
Hotel
Hall
Piscina
bar ao lado da piscina

Quarto
WC
Vistas da janela/varanda do quarto

No concernente à praia, esta foi sem dúvida uma má altura :(:(:(
Pelo que ficamos a saber, setembro e outubro são os meses mais ventosos:confused:
As praia no Brasil são públicas pelo que, do início ao fim da estadia havia sempre alguém a alertar-nos para o perigo de assaltos.
Confesso que só no penúltimo dia nos aventuramos a andar na praia (coincidiu com o feriado da independência do Brasil de Portugal) porque havia imensa gente.
Quis levar máquina, porque uma senhora nos disse para irmos ver o rio desaguar no mar e que a paisagem era lindíssima e de imediato fui alertada novamente “NEM PENSAR":mad::mad::mad:, a melhor máquina que pode levar são seus olhos” :confused::confused: e foi de facto!!!
Lindíssima a paisagem mas...as fotos ficarão para sempre guardadas na memória!
No entanto deu para perceber o porque de tantos alertas...há muitos edifícios abandonados, nos quais pernoitam sem abrigo (pelas informações que fomos recolhendo).

O hotel possui uma barraca na praia (que possui policias armados, de vigia até às 17h), onde se pode comer e beber. No entanto, são tantos, mas tantos os vendedores que por ali passam que não dá para imaginar...desde os conhecidos “picolés”, a caranguejos, óculos, queijo coalho, caju, bikinis, etc, etc... e fomos petiscando os dias que por ali ficamos.
Praia do Futuro (barraca da praia que pertence ao hotel)

Enquanto estivemos em Fortaleza fizemos algumas excursões: Morro Branco/Praia das 7 Fontes, Canoa Quebrada e um city tour (queríamos ir a Lagoinha mas...tivemos um problema com a empresa a quem solicitamos os serviços...nada de mais mas perdemos a viagem a Lagoinha e depois acabamos por fazer o City Tour que foi...uma autentica desilusão :()
Falando agora de valores €€€ de excursões...NADA comparáveis às caraíbas!!!!!
Só se paga o "transfer" basicamente...tanto Morro Branco como Canoa Quebrada ficaram por 38 reais/pessoa (aproximadamente 9€).
Chegando ao local, podíamos fazer diversas atividades e almoçar(andou quase sempre pelos 120 reais/2 pessoas).
Aproveito para dizer que fomos ao Brasil numa altura de grande instabilidade, pois o real estava a oscilar bastante devido ao dólar :( confesso que pensei que ia sair mais "baratinho" almoçar/jantar, por exemplo!!! Andou entre os 25€/30€ quase sempre e a comer em "botecos":(:(, ou seja...muito semelhante ao nosso nível de vida por cá...
Aqui ficam algumas fotos das praias que visitamos (o grande problema foi o vento e acordávamos quase sempre com chuva que depois passava ;)).

MORRO BRANCO/PRAIA DAS 7 FONTES


CANOA QUEBRADA


CITY TOUR -
só há algumas imagens no telemóvel...não arriscamos andar de máquina na mão :(
Fortaleza, a cidade em si impressionou-me por não ter cultura :confused:
Estávamos esperançados em ver algo diferente no Dragão do Mar, que é um centro cultural, mas...nem isso!!!:(
Destaco os imponentes arranha céus ao longo de toda a cidade, que do Cumbuco, que se situa a cerca de 30km se conseguem perceber... (prédios de 30 a 40 andares, de luxo!!!) a contrastar com as cerca de 900 "favelas controladas", no meio destes!:eek::eek:
Na cidade só há uma catedral, mais recente e...um mercado com cerca de 700 lojas...mas as lojas vendem todas quase o mesmo!!!:confused::confused:
Coloco uma foto retirada da net, só para perceberem como é...(como disse, não andei com máquina!)
awww.paulovans.com.br_wp_content_uploads_2013_04_mercado_central_de_fortaleza_2_paulo_vans.jpg

(FOTO RETIRADA DA NET - em: fortaleza mercado central - Pesquisa Google)

Durante a tarde até cerca das 22h (se não me engano), há também uma feirinha muito popular mesmo no centro da cidade, na praia de Iracema e que vende artesanato.
Aqui podemos também encontrar todo o tipo de vendedores de viagens, de shows de humor (muito populares no Brasil), etc.
Do ínicio ao fim da nossa estadia pelo Brasil fomos sempre ouvindo que Fortaleza era uma das cidades mais perigosas a nível mundial, devido aos assaltos, não sentimos propriamente isso porque andamos sempre de forma discreta, sem ouro ou outros pertences que pudessem chamar a atenção... No entanto, o facto de sermos turistas é-nos denunciado pela pronuncia!!!
Tivemos algumas peripécias...
  • uma de um taxista que nos queria cobrar mais, pois dizia que era uma taxa do município (mostrou-nos inclusive um "papelacho" qualquer, que enganava bem qualquer um), ora, como nós estávamos habituados a fazer sempre o mesmo trajeto e a pagar sempre o mesmo...ameaçamos que íamos ligar para um taxista que conhecíamos e ele que nos explicaria o que se estava a passar...nesse preciso momento ele recuou e cobrou-nos o que marcava o taxímetro!!!) safamo-nos :):)
  • Um rapaz completamente drogado não nos largou na feirinha de artesanato, na praia de Iracema...entramos num "boteco" para jantar e tentar-lhe fugir e ficamos junto de uma janela e ele do lado de fora à nossa espera...creio que foi o único momento que senti algum receio...mesmo com o sr do restaurante a manda-lo embora...ele não arredou pé:mad::mad: Desconfortados com a situação, mal jantamos e o que sobrou, pedimos para embalar e oferecemos-lhe...ufffffaaa, que alívio, foi embora!!!!
  • Desde o ínicio da nossa estadia que pagávamos, sempre que almoçávamos e jantávamos, uma taxa extra que equivalia a 10% da nossa refeição, que era nem mais nem menos do que...a gorjeta para o empregado!!! Ficamos um pouco indignados de ínicio, porque não conhecia parte nenhuma no mundo onde isso acontecesse (também não sou assim tão viajada :D:D:D), mas havia empregados que...por nós não levavam "tusto", já outros mereciam e bem a atenção! Reclamamos no primeiro dia e foi-nos dito que era normal e que era obrigatório! Só no último dia é que ficamos a saber que essa taxa não é obrigatória:mad::mad::mad::mad::mad:.
  • Aguardem para ler a melhor de todas que foi...no Cumbuco!!!! :D:D:D:D
Vantagens de ter ficado em Fortaleza e depois ir para o Cumbuco...as excursões são MUITO mais baratas!!! :cool::cool:
Encontramos casais que queriam fazer as que nós fizemos e...pediam-lhe um "balúrdio" só porque o Cumbuco já fica deslocado e as empresas não fazem desvios por 2 ou 3 pessoas.
O que mais lamento? Não saber de antemão que há uma praia a 400km de Fortaleza que é das mais bonitas do Brasil e não fui visitar, JERICOACOÁRA. :(:(
Não fui, porque as pessoas que fomos conhecendo só nos diziam que só compensa se for para lá pernoitar pelo menos 3 noites...
Há essa excursão à venda por 1 dia (ir e vir) mas fomos avisados (casais brasileiros que conhecemos eram todos unânimes nesta ideia...) que iríamos passar mais tempo na estrada, do que a apreciar a beleza do local!!!!
O estado do Ceára é conhecido pelas praias lindíssimas que possui, mas essa pelas fotos que vi...deixou-me com o coração apertado por não ter planeado as coisas de outra forma :(:(:(
A maior surpresa: o caju!!!
Habituada só a ver a castanha do caju tal como o conhecemos...o sabor do fruto fresco é...indescritível!!! :)
Passemos então ao Cumbuco ;)
 
Última edição por um moderador:

Cristina_S

Membro Ativo
Cumbuco
Ficamos alojados no hotel Vila Galé Cumbuco, que em nada se compara ao anterior:rolleyes::rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Praia ventosa na mesma, com ondulação muito forte mas...foi muito agradável!
Em todas as excursões que realizamos fizemos passeio de buggy (sempre com muita emoção), mas em nenhum deles comparados aos do Cumbuco.
Já agora, nas outras praias andar de buggy ficava por 50 reais por pessoa (sempre com alguém experiente a conduzir, claro! e não interessava o nr de pessoas que ia no buggy que o preço era sempre por pessoa). No Cumbuco já não é assim :(:( 300 reais quer seja 1, 2, 3 ou 4 pessoas. Nós lá conseguimos encontrar alguém que partilhasse connosco a aventura e...que aventura!!!!!!
Pior parte...no dia anterior tínhamos visto que tinha falecido um senhor a andar de buggy...já fomos com algum receio mas...emoção na mesma :D:D:D. Nos 3 dias seguintes houve mais mortes e depois percebemos claramente o porque disso suceder...
No Cumbuco há uma associação de buggeiros, no entanto há muita gente que aluga os buggys e os conduz pelas dunas sem saber bem o que faz...aliás...como era uma altura muito ventosa as próprias dunas movem-se, o que faz com que pela manhã antes de começarem a trabalhar os buggeiros façam a trilha para ver por onde vão andar.
Mas andar de buggy no Cumbuco..é qualquer coisa :D:D:D FABULOSO!!!
Ora, o hotel do Cumbuco nem parece da mesma cadeia do hotel de Fortaleza!!!
Muito mais airoso, com ar de limpeza, buffet variado, com 3 restaurantes (1 geral e 2 temáticos).
Possui SPA encantador e com acesso gratuito :):):), a zona envolvente à piscina e que depois dá acesso à praia...para mim é extremamente "zen", adorei!!!
Único "problema" que encontrei é o estar habituada a ter bares na praia de acesso livre...aqui, como a praia é pública tínhamos de nos deslocar a uma determinada zona do hotel que é relativamente perto da praia, e onde havia um "frigorífico" onde podíamos retirar as bebidas que queiramos (cerveja, sumos, etc), no entanto, se quiséssemos outro tipo de bebidas tínhamos de nos deslocar ao buffet mais perto!
Confesso...foi neste buffet que bebi as mais deliciosas caipirinhas da minha vida!!!!! (Aí que saudades :rolleyes::rolleyes::rolleyes::rolleyes::rolleyes:), imaginem...caipirinha de caju, caipirinha de maracujá...não dá para descrever o sabor!!!
Após esta minha descrição..vamos às fotos do hotel e praia.

Hall de entrada
Piscina
Refeitório
 
Última edição por um moderador:

Cristina_S

Membro Ativo
Bloco de apartamentos
Quarto
Suites
Vista do quarto
Entrada para o Spa do hotel com acesso livre ;) (Sauna, banho turco, piscina com jatos e jacuzi)

Jantar no restaurante temático
A praia
(O meu espaço zen :) - era aqui que havia um frigorifico com bebidas)
A melhor caipirinha do mundo (esta era de maracujá)

Ora agora e para terminar...a maior aventura da nossa vida (todos os anos temos algo assim...mas desta vez, superou qualquer expectativa!!!!)
Então não é que, queríamos ir conhecer a aldeia piscatória do Cumbuco e de taxi pediam-nos só para ir 50 reais, já o autocarro que parava mesmo ao lado do hotel e transportava só os trabalhadores do hotel cobrava 2 reais/pessoa.
Claro que não hesitamos...aí vamos nós de "onibus" :cool::cool::cool::cool:
Chegamos à paragem e perguntamos à senhora que lá estava se era ali o local para apanhar o dito "onibus", ao que ela afirmou que sim! Conversa puxa conversa, confessou-nos que estava à espera de "carona", e nós "ok"!!!
Passados 5 min, parou uma carrinha de 9 lugares (chamam-lhe van), que após ter estado parada uns 3 min, abriu o vidro e um rapaz diz: "Querem carona?" e a senhora levanta-se de imediato, vira-se para nós a correr e diz-nos "Vamos, venham".
Até hoje não sei o que nos deu sei que nos levantamos e fomos a correr atrás da senhora e entramos na van...quando nos sentamos...eu olhei para o meu marido, ele para mim e acho que pensamos o mesmos "Estamos loucos":eek::eek::eek::eek::eek:
Percebemos que a senhora também não conhecia o rapaz que nos estava a dar boleia e nós sentimo-nos completamente "uouuuuuuu" :eek::eek::eek::eek::eek: pior... a van só abria por fora!!!!!
Desde que pisamos solo brasileiro, sempre a ouvir "CUIDADOOOO" e não é que andamos à boleia????? Nem em Portugal tal me aconteceu!!!! Só quando a carrinha parou e a senhora quis sair..nós saltamos fora de imediato!!! (na verdade eu estava calma e confiante num mini canivete que o meu marido tinha :p:p:p:p:p)
Ora...se acham que a história termina por aqui..a loucura foi mais longe!!!
Depois de dar uma voltinha pela mini aldeia, encontramos o rapaz que nos deu boleia, num "boteco", mas daqueles mesmo muito à Brasil profundo e o meu marido, achou que devíamos pagar pelo menos um café ao rapaz que muito amavelmente nos tinha dado boleia.
Bem...onde nos fomos meter...já não saímos dali...já só queria fazer negocio :confused::confused::confused: já não nos livramos dele e quando queríamos voltar para o hotel...ele fez questão de nos dar boleia novamente :eek::eek::eek::eek::eek: Já não havia autocarros aquela hora e não vimos táxis...arriscamos novamente!!
Queria que fôssemos com ele a Fortaleza onde ele conhecia um casal Português e blá blá blá...tive que lhe repetir imensas vezes que queria fazer praia porque era o último dia!!!!
Resumindo...correu tudo bem mas...só pensava "SOCORRO" :eek::eek::eek: (agora dá-me para rir, mas senti-me uma pateta!!!).

Aldeia do Cumbuco


Para terminar esta fantástica aventura em terras de vera cruz...vim de lá com algo semelhante a "Ácaros da praia", uauuuuuuu :mad::mad::mad::mad::mad::mad:
Alguém já tinha ouvido falar? Pois, na verdade eu não e foi realmente MUITO MAU!!!! Não sofri nenhum assalto , foi tudo muito tranquilo e com alguma aventura e não é que uns bichinhos microscópicos "deram cabo de mim?":mad::mad::mad::mad:
Nada que uns 3 antibióticos não resolvessem ;);););)


A assim termino esta aventura!!!

Se nunca tinha planeado Brasil...creio que já tenho o Rio de Janeiro em vista ;););)
Só espero não ser raptada ou algo assim :D:D:D:D
Espero que tenham gostado e não tenha sido muito descritiva, quanto às fotos não há muitas porque o receio era bastante...mas não para apanhar "carona" ehehehe!!!:)
P.S: Perguntem o que quiserem e comentem o que quiserem...este é o meu primeiro report... só assim conseguirei melhorar ;););)
(Acho que não me esqueci de nada :):):) Desculpem-me se houver algum erro ortográfico pelo meio...só queria acabar, porque estava em dívida com a @yara e com a @Cristina Sousa :p:p:p:p)
FIM
 
Última edição por um moderador:

Oscar Reis

Membro Conhecido
Confesso que Brasil, até ao momento, não me puxa conhecer... pancas, sei lá!! :D
Confesso que também esse tipo de aventura de ir à boleia com desconhecidos, para um local desconhecido num país com problemas de criminalidade conhecidos.... também acho que 'ainda' não é para mim.
Mas adoooooro ler os vossos relatos e fico contente que tudo tenha corrido bem.

O Report está fantástico... parabéns ;)
 

Cristina_S

Membro Ativo
@Oscar Reis .... confesso que o Brasil sempre foi país que NUNCA mas NUNCA ponderei...este ano até estava inclinada para a Ásia...mas a falta de vacinação deixou-nos apreensivos e.."bora lá" aproveitar a dita cuja da promoção e rumamos até ao Brasil!
Confesso que só agora com os pés firmes em solo português é que me consigo rir da aventura de andar à boleia...porem...eu estava MEGA confiante no "mini caivete" do meu marido, eheheheheheh!!!:D:D:D:D
Obrigada uma vez mais!!! ;)
 

Nuno

Administrador
Staff
Ola Cristina,

Obrigado pelo excelente Report que me fez recordar 15 dias maravilhosos que estive nessa zona. Pena não teres visitado Jericoacoara pois foi para mim o momento UAU dessas férias. Em todo o caso vejo que se divertiram bastante e isso é o que realmente importa.
Partilho contigo o perigo que são as praias de Fortaleza... é realmente perigoso, mas as restantes compensam isso :)

Parabens!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Cristina_S :)
Fantástico! !!!!!!!!
Adorei as tuas aventuras :D
O report está muito bom, belissimas fotos, excelente descrição.
(Eu avisei que era para ir a Jeri ;) )
Continua a partilhar connosco as tuas viagens. Para primeiro report, está 5*****
 

Cristina_S

Membro Ativo
@Nuno ...sem dúvida é das poucas coisas que me deixa a lastimar foi mesmo não ter visitado Jericoacoara:(:(:(:(
Confesso que desconhecia por completo o Brasil e como disse, fui porque considerei que era uma boa promoção...até porque o índice de criminalidade do país era uma coisa que me assustava... mas se eu soubesse... tinha planeado as coisas de outra forma:(:(:(
Mesmo assim...mais um ano a somar boas aventuras :D:D:D (agora que estou a salvo!!!)
Ahhhh...mas vim com ácaros e estive 3 dias sem andar...fui vitima de criminalidade microscópica:D:D:D:D
Obrigada pelas palavras :)

@Cristina Sousa ...este report é-te dedicado, bem como à @yara :D
Foram vocês que me deram alento para escrever :p:p:p
E realmente há sentimentos que as palavras não descrevem :)
Jeri...aí vida :(:(:(:(
Acho que ainda lá volto com esse propósito!!!;)
Agora descobri um mundo novo...de preferência sem ácaros :rolleyes:
Beijinhos e uma vez mais obrigada por toda a ajuda e comentários antes e pós report ;)
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Obrigada @Cristina_S :)
Às vezes basta um incentivo para partilhas maravilhosas.
Agora, cá entre nós, tu és muito maluca para em pleno Brasil confiares num pequeno canivete...... :D
Ainda bem que tudo correu pelo melhor (tirando a criminalidade microscópica ) :p Tens certamente motivos para voltar....
Mas é uma realidade muito diferente das caraibas.....
Foi um prazer ajudar ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha :)
O Brasil continua a ser dos destinos que pouco ou nada me diz, mas isto vai mudando cada vez que vejo/leio certas coisas, quem sabe, um dia :p
Obrigado pelas fotos e pelo fantástico report!

Boas viagens :)
 

yara

Membro Conhecido
@Cristina_S

Obrigada pelo report. ;)

A primeira vez que fui ao Brasil foi em 2009 e também só estava habituada a Caraíbas.

Gostei tanto em 2009 que voltei a repetir 2010, 2011, 2012 e 2013 (incluindo outros destinos no Brasil mas voltando sempre à base de 2009 para visitar amigos que fiz por lá e que são adoráveis).

2014 não foi e é certo que volto lá brevemente, precisamente para fazer Rio + Buzios + sitio de praia com tudo incluido... :D

Fiquei esclarecida do Cumbuco mas vejo que irias gostar muito do Iberostar na Praia do Forte. ;)

Ahhhh... e parabéns pelo report, para 1º está muito bom...
Eu confesso que nunca fiz nenhum.... shame on me...:confused:
Vou ajudando quando pedem dicas mas report nunca fiz...
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha, belo report de uma zona do Brasil que não conheço.
Estive a +/- 10 anos na Bahia e no Rio, quem sabe um dia volte e certamente o seu report irá ajudar.
Boas viagens ;)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Parabens pelo report, esta muito bom:) Gostei bastante.
Umas belas fotos;)
Ainda bem que melhorou dos ácaros.
Brasil ainda não me cativou por completo, mas talvez um dia .....
Obrigado pela partilha
Boas viagens para continuação dos bons reports;)
 
Última edição por um moderador:

jeropi1957

Membro Novo
Bom dia,
Gostei muito do report e compreendi-o bem, já que já estive no Rio de Janeiro, Búzios, Recife, Porto Galinhas, Natal, Salvador da Bahia e Praia do Forte.
Em Janeiro p.f. , aproveitando os pontos Tap, vou estar uma semana no Vila Gale Cumbuco, em descanso.
No entanto quero fazer uma ou duas excursões. O que aconselham? Preços? Os 300 reais que falam são de buggueiros profissionais? 300 euros por quanto tempo ?
Há algum conselho que queiram-nos dar relativamente ao quarto a pedir na reserva do Vila Galé ?
Obrigado.
Jerónimo Pires
 

valter_2014

Membro Conhecido
Olá Cristina
Este deve ser o report com mais aventura aqui do fórum :)
Pena o Brasil ter o problema da segurança.
Parabéns pelo teu report
 

Cristina_S

Membro Ativo
Muito Obrigada @valter_2014 :)
Confesso que aventura foi o que vivi por lá :D só uns tótós é que fariam o que fizemos, ficam as boas recordações pelo menos!!!! (excepto o ataque que sofri dos ácaros!!! :p:p:p)
Boa semana e boas viagens ;)
 

Cristina_S

Membro Ativo
Bom dia,
Gostei muito do report e compreendi-o bem, já que já estive no Rio de Janeiro, Búzios, Recife, Porto Galinhas, Natal, Salvador da Bahia e Praia do Forte.
Em Janeiro p.f. , aproveitando os pontos Tap, vou estar uma semana no Vila Gale Cumbuco, em descanso.
No entanto quero fazer uma ou duas excursões. O que aconselham? Preços? Os 300 reais que falam são de buggueiros profissionais? 300 euros por quanto tempo ?
Há algum conselho que queiram-nos dar relativamente ao quarto a pedir na reserva do Vila Galé ?
Obrigado.
Jerónimo Pires
Olá @Ricardo Botelho peço desculpa só agora responder!!!!
Na altura em que estive, o Vila Gale Cumbuco estava a remodelar a piscina, o que me pareceu um fator positivo!
Para andar de buggy no Cumbuco, é assim...eles possuem uma associação de buggueiros profissionais (o que não impede algumas pessoas de pagarem "por fora" e andarem elas sozinhas...o que corre mal muitas vezes, pois ao não conhecerem a zona e a movimentação das dunas...acaba na maior parte das vezes em desastre!). Mas na praia em frente ao otel estão sempre lá parados para quem queira vivenciar (e eu recomendo vivamente!!!) e são profissionais.
Ora, a questão dos 300 reais é a seguinte...imagine que vai sozinho...paga os 300 reais, se arranjar companhia é esse valor a dividir pela outra pessoa, mas são sempre 300 reais pelo passeio(o que dá uma média de 75 reais se forem 4 pessoas...creio que é o máximo que leva), mas isto a ter sorte de arranjar companhia:(:( Nós estivemos quase para desistir porque não arranjavamos outro casal para ir connosco! Quanto ao tempo...cerca de 1h, mais coisa menos coisa..ele vai parando em determinados locais, para fazer skybunda e algo do género...
Quanto a excursões...foi o que mencionei no report...do Cumbuco as excursões são realmente MUITOOOO caras :confused::confused::confused:
Ficou por ver, para grande lamento meu, Jericoacoara...e todos dizem que é fantástico! Apesar de não ter ido, vi fotos e talvez sugerisse esse para fazer, mas tinha de pernoitar lá!
Qualquer das outras excursões que eu fiz gostei bastante, não há nenhuma que destaque em particular...mas para andar de buggy é no Cumbuco ;););)!
Quanto aos quartos...penso que são todos semelhantes...não tenho nenhuma indicação em particular para lhe fornecer...

Será que consegui esclarecer/ajudar?
 
Última edição por um moderador:
Top