Novidades

[Report] Florença, Siena, San Gimignano, Pisa, Cinque Terre

Saruka

Membro Conhecido
Allo malta!

Desta vez venho descrever-vos um pouco das nossas férias por Itália. Já estava na lista há algum tempo, surgiu oportunidade e siga! :)

Fizemos uma Trip entre Bolonha, Florença, Siena e San Gimignano mesmo no coração da Toscana e por fim as Cinque Terre.

Dia 2 Julho:
Chegamos ás 15h ao aeroporto de Bolonha e apanhamos um táxi até á estação central e pagamos 19€ (o bus era 6 por pessoa e tinha várias paragens por isso consideramos vantajoso para nós pois queriamos chegar cedo a Florença).
Apanhamos o comboio rápido para Florença, 26€ por pessoa. Compramos os bilhetes na hora na estação. Talvez por inexperiência, por nunca andar de comboio, tenho-vos a dizer que achei um processo um pouco confuso. Em quase todos os locais, quer em painéis, quer na linha do comboio, aparece apenas a origem e o destino final do comboio, tive sempre receio de sair do comboio e estar em Milão ou Roma :p

Chegamos a Florença, o Hotel era a 5 min a pé da estação. Pousamos as malas e fomos logo á descoberta!

O Hotel era mesmo na rua da Catedral, seguimos pela rua, apreciamos a Catedral, fomos ao Palazzo Vecchio, Ponte Vecchio.

Palazzo Vecchio:

184725


184730


Ponte Vecchio:
184729


Fomos andando junto ao rio e subimos até ao miradouro Piazzale Michelangelo. Tem uma vista soberba, vale a pena cada degrau! :)

184688


Ficamos a apreciar o sunset com um spritz aperol e depois fomos jantar á Fattoria Rossi Firenze. Já levava este restaurante escolhido de Portugal e foi uma escolha Top!

184689


184690


Dia 3 Julho:

Ás 9h entrada marcada para subir á cúpula da Catedral, é obrigatório a compra dos bilhetes previamente online e escolher hora para a subida. Este bilhete depois dá acesso a todo o "complexo" (Catedral, Cúpula, torre de Giotto, Batistério de São João, Cripta). Infelizmente só na subida á cúpula é que tem hora marcada, nos outros temos sempre de estar sujeito á fila. O que sugiro é que se forem em pleno verão como eu, vão logo cedo para a fila da catedral pois ás 9h a fila já dava a volta á catedral!

184691


184692


Vista da Cúpula:

184693



Da parte da tarde fomos novamente á Ponte Vecchio e á ponte seguinte e ao museu Leonardo da Vinci. Quem for com crianças é um espaço muito interessante.

Ás 16h levantamos as malas no hotel e fomos apanhar o carro alugado e seguimos para Siena. A estrada não tem portagem. Boas condições, demoramos o tempo previsto no google maps e fácil acesso á cidade. Não é possivel entrar com o carro no centro da cidade mas tivemos facilidade em estacionar perto do centro.
Adoramos Siena! Cidade tipicamente italiana, no dia anterior tinha sido o épico Pálio, pensávamos que estaria uma confusão mas pelo contrário, houve desfile, e sendo a cidade tão pitoresca criou-se um envolvência muito gira. Se fosse hoje ficaria nesta zona mais tempo.

184731


184694


184695



Seguimos para o nosso quarto em San Gimignano, que lugar perfeito no meio de uma vinha! Mesmo como nos filmes da Toscana! Os proprietários eram de uma simpatia extrema e no dia seguinte tomamos o pequeno almoco na varanda de casa deles! O jardim da casa tem espreguiçadeiras e mesas onde tivemos ao longo da noite a beber um vinho e comer um pecorino maravilhooooso, envolvidos no ambiente da vinha :)

Dia 4 Julho:
De manha pequeno passeio por San Gimignano.

184696


184697


Ás 12h Degustação de vinhos com almoço incluido no Guardastelle (36€ p pessoa). Foi ótimo, a guia era super simpática e comida e vinhos de chorar por mais.

184698


184699


184700


Vista de San Gimignano :

184701
 
Última edição:

Saruka

Membro Conhecido
Depois de almoço seguimos para Florença onde deixamos o nosso veiculo e seguimos de comboio para o aeroporto de Pisa para levantar a viatura dos próximos dias. Sei que foi uma logística um pouco confusa, mas para nós foi a forma que nos fez mais sentido, tendo em conta o nosso roteiro e horário de voo de regresso e nós gostamos de ter alguma autonomia e independência.

Apanhamos o carro no aeroporto de Pisa e fomos à imperdível Torre de Pisa! estacionamos num parque a cerca de 300m da Torre, honestamente achei bastante fácil estacionar perto das atrações nas grandes cidades.

184714


Seguimos viagem para La Spezia, foi cerca de 1h de caminho e foi pago, cerca de 8€ de portagem. Não gostei de La Spezia, cidade nada atrativa na minha opinião e se fosse hoje faria base em outra cidade perto das 5 Terre ou até mesmo numa das Terre. Adorei as 5 Terre, tem bom ambiente, descontraído, e boa onda!

Dia 5 Julho:
O alojamento só tinha estacionamento até à hora do check in por isso informei-me com eles e disseram-nos que o estacionamento de rua, que tem linha azul marcada no chão é 10€/dia, mal saimos do parque estacionamos na mesma rua! fomos pagar o estacionamento a uma tabacaria na rua principal e compramos o 5 terre card por 16€/pessoa. Inclui wi-fi nas terre, acesso aos WC's em todas as estações (são pagos) e as vias de trekking. Foi melhor ter comprado logo pois havia imensa fila e gente na estação. Começamos por Monterrosso. Ambiente de praia! Deixo-vos as fotos! :)

184717


184723


Seguimos para Vernazza, uma das minhas terre preferida!

184721


Comemos um cone de peixe frito (calamares, anchovas, camarão), tipico da zona, ótimooooo!

184720


Corniglia é gira, mas não tão gira como Vernazza e Manarola. Apanhamos um autocarro da estação ao centro e vice versa.

As ruelas:

184722


184724


Manarola foi a terre em que senti mais movimento, mais agitação, talvez porque visitamos no inicio da tarde. Adorei!



184734


Fomos ao Nessum Dorma, um bar/restaurante panorâmico com uma vista deslumbrante comer uma tábua de queijos e desfrutar daquele ambiente italiano maravilhosooo !

184716


Riomaggiore:

184732


Ao fim do dia fomos até ao carro e seguimos viagem para o Hotel na zona do Aeroporto de Pisa. No dia seguinte de madrugada era hora de regressar a casa. Deixamos o carro no estacionamento da rent a car no aeroporto e rumo a Lisboa.

Falando em valores....

VOOS:

Ida 2 Julho Lisboa - Bolonha. TAP 40EUR/pessoa
Regresso 6 Julho Pisa - Lisboa. RYANAIR 56EUR/pessoa.

HOTEIS:
Florença: Hotel Balcony 75 eur/noite
San Gimignano: I Coppi 100 eur/noite
La Spezia: Glam Resort Giulia 70eur/noite + 15 eur de parque privativo do alojamento até ás 10h + 10 euros em estacionamento na rua ( explico mais á frente como fizemos)
Pisa: La Bottega del Parco 78 eur/noite

TRANSPORTES:
Aluguer de Carro: 120€
Comboios: 50€ p/pessoa
Taxi: 19€
Combustivel: 30€
Portagem: 16€

Feitas as contas gastamos nestas despesas principais 825€ o casal.

Conclusões:
- Adorei esta viagem! Achei que um dia foi suficiente para Florença. Se fosse hoje ficaria 2 noites na Toscana (na zona de Siena ou San Gimignano), as aldeias pitorescas no meio das vinhas e aquela tranquilidade, e boa gastronomia valem tanto a pena!
- Também teria ficado mais dias nas 5 Terre, ambiente espetacular e boa onda, água quentinha. Vejo-me perfeitamente a fazer lá umas férias de Verão.
- Não gostei de La Spezia, mas quem deseja só fazer base para as terre está ótimo e escolham um alojamento barato perto da estação.
- Entre aluguer de carro e comboio, não me arrependo de termos alugado carro pois assim pudemos gerir melhor os nossos horários e não ter de andar sempre com a mala.
- Em geral os comboios funcionam bem, mas estejam atentos ás informações pois eles mudam de plataforma de um momento para outro e estávamos á espera do nosso comboio numa e depois quando nos apercebemos já era noutra plataforma e o comboio já lá estava!
- a conclusão final, e a mais importante é que já ia novamente! :p

184733
 

Anexos

Última edição:

DaisyP

Membro Conhecido
Gosto tanto de Itália 🥰
Florença só veio a confirmar o que eu já achava, tenho de ir lá!
Obrigada pelo report, serviu para viajar até esses sítios que ainda não tive a oportunidade de conhecer.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Adoro Itália pois acho que tem uma fonte inesgotável de locais para conhecer! 🤩
Há uns 3 anos andei oito dias pela Toscana pelo que passei pelos mesmo locais e mais algumas aldeias muito bonitas pelo caminho.

Cinque Terre está na lista e adorei as fotos! :D
 

yara

Membro Conhecido
Que report de babar, @Saruka !
Fui "saboreando" tudo ao vivo e vivi a viagem convosco.
Fiquei de água na boca...
Vamos ver se é em 2020 que vou..... 😍 😍 😍
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
A única coisa que não gostei quando estive em Itália e principalmente nessa zona, foi a falta de respeito de alguns (muitos) italianos para com os turistas. Querem chupar ao máximo o turista com regras e preços não tabelados.
Tipo, entrei num café e pedi 2 cafés ao balcão. Uma senhora disse-me para sentar, quando fui pagar pediu-me 3€ por cada café. Na tabela de preços estava 1€ por café, mas só reparei nos preços depois dela me dar troco. :mad::mad: Tentaram-me fazer isso várias vezes e imagino que tenham-me feito até ter reparado nessa situação. Resumindo: fui burlado em Itália :p
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :)

Muito obrigado pela partilha :)

Sem dúvida um país que quero tanto conhecer e fazer uma volta idêntica à tua :) Isto só vem comprovar que não precisamos de gastar muito, para conhecer belos locais :)

Boas viagens :D
 

Saruka

Membro Conhecido
Olá @yara, tu já tinhas visto as fotos quase todas em direto eheheh! vais amaaaaar ! :D :D Tens de ir!

@NunoCorreia eu também já fui roubada no metro em Milão, mas roubos e burlas à parte, Itália é um país lindo, e isso não se pode negar :) :)

@Ricardo_7 fiquei fã desta voltinha! :) Obrigada!
 

hydra

Membro Conhecido
Que fotos lindas, já fui a Itália há alguns anos mas adorei tudo, as cores das cidades italianas são qualquer coisa. Infelizmente ainda não conheço as Cinque Terre mas estão na minha lista e espero conhecer em breve 😊
Também partilho a opinião sobre os italianos, no início ficava um bocadinho chateada, mas depois comecei a achar-lhes graça com os esquemas e a altivez 😂
 

ALTF4

Membro Conhecido
Olá @Saruka
Sem duvida um report que despert muita vontade...
Pode-me dar alguma ideia do valor das refeições??
 

Saruka

Membro Conhecido
Olá @ALTF4, é dificil pois os preços variaram muito de local para local e também no tipo de restaurantes que fomos, sítios que já tinha escolhido e fazia questão de ir lá mesmo que fosse pagar um pouco mais. Também bebemos sempre vinho, o que a encarece. Por exemplo, Florença, que escolhi aquele restaurante em particular, pagamos 55€ entrada, prato, vinho, sobremesa, La Spezia 40€ num restaurante escolhido aleatoriamente. Jantar pizzaria em Pisa, duas pizzas médias com cerveja, 25€. Almoços de paninis com sumo e cerveja, 20€. Lanche em Siena e Cinque Terre de tábua de queijos e enchidos e uma garrafa de vinho, 30€. Variou muito. Só em San Gimignano é que achei todos os restaurantes na generalidade mais caros comparativamente com os outros locais.
Mas fiquei com a ideia que se formos contidos no local escolhido o valor da refeição é semelhante a Portugal. Digo isso porque os locais que escolhemos aleatoriamente foram relativamente baratos.
 

ALTF4

Membro Conhecido
Obrigada pela Resposta....
Fica dentro dos valores que eu tinha ideia, já estive em Génova, Roma, Sardinia e Sicilia e os valores andam dentro do mesmo...
O "Probl€ma" põe-se porque somos 4... e duplica tudo... mas penso que será um bom "investimento"
 
Top