Novidades

[Report] Flecha e a Moonlight pelas Maldivas - Vilamendhoo

Flecha

Membro Conhecido
Começo por dizer que, este report vai ser muito básico.
Deverão ter como referência, para este ilha o espectacular report do meu amigo TEK que poderão encontrar aqui:

https://www.portaldasviagens.com/topic/14076-report-tudo-sobre-maldivas-male-vilamendhoo-island-resort-ari-atoll-dhangethi-local-island/?hl=vilamendhoo

ai286.photobucket.com_albums_ll94_tiago_maia_Maldivas_DSCN1030_zps1b8c249d.jpg


Assim, comecemos....
este é um ano atípico. Atípico por estou numa empresa que começou 2014 com dificuldades, e os salários em atraso, fizeram que suspendesse as ferias de verão.
A surpresa apareceu em meados de Julho quando me foi proposto acompanhar uma pessoa chegada a mim, na sua viagem de vida. A minha mãe queria ir às maldivas, dentro do orçamento possível.
Não podíamos estar mais gratos, tanto eu como a minha metade, por esta "oferta". Foi uma viagem que me marcou.

A primeira busca, foi mesmo neste portal, e noutros cantos da net dos vários reports possíveis das maldivas. Selecionadas as 4 ilhas que se englobavam dentro do nosso orçamento ( e olhem que são muitas ilhas...se não as vi todas, pouco faltou), foi tempo de ir à agência e requisitar orçamentos.
Todos passavam o valor disponível, e com as permissas de ser Beach Villa + hidroavião, excepto a do Vilamendhoo. Apanhei a jeito o tópico referido em cima, e vi que ilha tinha sofrido algum desgaste do areal, excepto nas beach villas nº 168 e 212, que foi onde me concentrei.

Chegadas as propostas, confesso que fiquei desanimado. Pediam-me quase 8500€. Cai na realidade, porque na verdade, estava a comprar apenas 1 mês de antecedência, quando estou mais que vacinado para estas coisas e sei que deve ser comprado com mais tempo.
Comecei a olhar para as caraíbas..cayo coco..Jamaica..méxico...mas com outro olho ainda nas maldivas :)

Lembrei-me, depois, de ter lido também neste portal no report do Jfreitas (link a meter mais tarde), de que as coisas podem ser marcadas à mão, ainda por cima, agora que temos a Emirates a voar Lisboa / Dubai.
Muitos dos apontamentos que tinha, forneciam-me as indicações de que uma ida a londres, ou a milão poderia ser mais vantajoso no preço final, sacrificando horas de viagem para mais. Digo-vos que vi todas as companhias: BA (2 escalas) , Air France (2 escalas, Qatar (2 escalas), Emirates (1 escala dubai), Turkish (1 escala na turquia), Ettyad (2 escalas),Egyptair (2 escalas) ....e todas as outras restantes que se possam lembrar europeias.

Outra mudança que tive de fazer, foi sacrificar as beach villas. optamos por Garden Villas, com um pedido de upgrade lá, e na esperança que me dessem TI. Na verdade era-me igual o TI ou Pc... a diferença era muita, e o que paguei no final das debidas não compensava o TI. Pergunto-me se há alguma ilha que compense (!?)

Depois de falar com o Jfreitas, a quem agradeço o incentivo, segui com a ideia para a frente de evitar agências. Obrigado amigo.

Simulado o voo, e o hotel (que na verdade foi a nossa 4ª opção...mas pronto, ficamos contentes na mesma), e vendo que os os transferes seriam por hidroavião (premissa obrigatória), tratados diretamente pelo hotel, fui para frente, e marquei tudo à unha.
Poupança final: +/- 2500€. preço final 6600€ para 3 pessoas

Assim a viagem ficou: Lisboa - Dubai - Malé - Dubai - Lisboa ( a outra hipótese seria Lisboa - Istambul - Malé - Istambul - Lisboa).

Carregado o CC, apontadas as datas nos voos para coincidir com a chegada e a partida do hotel, foi tempo de carregar em OK e ficar a "dever" 6600€ à CGD :)
 
Última edição por um moderador:

Flecha

Membro Conhecido
Recebi na hora, via email o comprovativo do hotel, e do avião.

Dois dias depois, recebi, uma "carta" formal do hotel, preenchido assinado, com as reservas confirmadas, para mostrar na imigração de Malé caso me fosse questionado das intenções de entrada no País.

Acho que são todos assim, pois um dos medos que tinha eram mesmo como me orientar lá. E não falhou nada. Neste mesmo email, vêm as indicações de como à chegada tenho de me dirigir ao balcão de cada ilha, por forma, a ser reencaminhado para o hidroavião. E assim fizemos. É tudo tão fácil.

Foi tempo de me organizar para a ida para Lisboa. Sendo o voo às 14h15m, e sabendo que tenho de entrgar a mala, umas horas antes, como iria para Lx? de carro no dia anterior e dormia lá? de carro logo de manhazinha? e se avaria? ir de comboio?
A escolha foi obvia. a minha amiga seria a CP. Comprei online as viagens de ida e volta em promoção (depois de comparar com a ida de carro no que respeita às portagens+parking e gasóleo), que me custaram 85€ para 3 pessoas!
mais 85€ que fiquei a dever à CGD :)

Chegado o dia da viagem, às 8h20m estava apanhar o AlfaPendular Aveiro/Oriente. às 10h10m +/-, estava a descer para o metro. 10h30m da manha estava no aeroporto e tinha as malas entregues, já que o check in levava feito de casa.

Recuando, apenas 24h, gostava de dizer que, estou muito admirado com a Emirates. Lugares marcados para 4 voos e refeições low fat escolhidas colocam-na no topo da minha lista de opções para viagens futuras!

Moving on ....
A entrada na Emirates é feita por etapas. Primeiro vão os da 1º classe, depois casais com crianças e classe executiva, e depois a aconómica que se subdivide por 4 classes ( c+d+e+f). Voo 7h15m em 777 até ao Dubai. IFE dos voos brilhantes. Filmes, series, musica...foi tudo quando consegui ouvir para estar distraído. 2h30m de escala era o tempo perfeito para, sair de um voo, ver o Duty Free do Terminal 3, e entrar no próximo 777, em mais 4h10m até Malé.

Algumas notas sobre a Emirates é porque é das melhores companhias do mundo:
- Aviões em bom estado de conservação, limpos e arrumados. A longa rotação entre o EK191 e o EK192 ajudaram a que tudo fosse perfeito. Os interiores são decorados a cores claras (salmão neste caso), o que não sendo nada de mais, ajuda o cliente a habituar-se de imediato ao seu ambiente. Nada haver com as cores berrantes das low cost europeias ( mas eu fiz mesmo esta comparação????)
- Bancos em tecido, com apoio de cabeça ajustável em altura e dobras em cima para se dormir numa posição menos desconfortável, sem que a cabeça caia para os lados.
- Bom espaço indicado para viagens de longo curso
- Escolhas online Low Fat Meal, em que o catering tugas bate aos pontapés o do Dubai, onde usam e abusam de especiarias. De qualquer forma, das melhores refeições que vi servidas.
- Varias passagens de aperitivos e bebidas durante voos.
- ecrãs individuais informações sobre o tapete onde podíamos recolher a nossa bagagem e sobre as portas dos voos de ligação (apenas me serviu a info da gate do voo seguinte)

A chegada a Malé deu-se às 8h30m da manha locais. Céu Limpo... as vistas sobre as ilhas... o levantar do sol... os vários tons de azul no mar...fasntástico! estava já rendido. Eram 3h30m da manhã em PT quando aterrei em Malé

Em nenhuma das situações de entrada no Dubai e em Malê, é preciso visto. Ou seja, o carimbo à chegada é o visto que se necessita, além do que, quem está em transito não mais que 24h não necessita de fazer nada. Em Malé, foi tudo também pacifico, nem o papel que comprovava a minha estadia me pediram.

apenas alguns minutos tinham passado e eu já estava todo transpirado. Tinha visto no dia anterior as previsões do tempo e todas dava chuva com trovoada e 60% de humidade. Apanhei tempo fantástico na estadia, excepto no ultimo dia...apesar de todas as previsões de chuva e trovoadas!
Agarrada a Mala, feito o check in no balcão da TransMaldivian, malas despachadas (e que as voltas a ver no hotel), foi tempo de ir para o Louge do hotel no aeroporto, esperar pelo voo.
Voo este que só se realiza quando houver passageiros para preencher o avião, pois quando não há suficientes, eles unem-se a outras ilhas e fazem escalas.
Passado 1h de lounge a refrescar-me (dão-no as toalhinhas frias típicas), fomos levados ao avião, para um voo de 40m (20+20)com 1 escala no Kerudu.

Em 40 minutos, pude observar a beleza do que me rodeia, das ilhas, dos azuis...epa.. eu parecia um puto de 8 anos que além de estar a voar de hidroavião pela 1ª vez na vida, parecia que nunca tinha saído de casa. a Moonlight igual..embora com um bocadinho de medo...pois acho que ela não esperava de que o avião fosse tão pequeno e voasse tão alto.
 

Flecha

Membro Conhecido
Aquando do check in, foram-nos dadas todas as indicações necessárias sobre a ilha, tendo sido facultado um mapa, que após o 1º dia já o sabia de cor. O quarto , por nossa opção, foi uma Garden Villa, que se situa a meio do resort, a escassos minutos da recepção, e do restaurante principal.
Os quartos são simples, mas com as características necessárias para umas férias relaxantes. A característica que sobressai é a casa de banho ao ar livre, na parte detrás da casa, que inicialmente foi um pouco desconcertante, mas que depois até se torna relaxante. Além das Garden Villa, existem ainda as Beach Villas que se situam em redor da ilha com acesso directo à praia.

Existem ainda as Water Villas que se situam numa das pontas da ilha. Estas são posicionadas em cima estacas de madeira sobre a água. O resort apresenta uma construção predominante em madeira.

No que se refere ao restautante, o buffet tinha bastante variedade, sendo que os sabores têm uma grande influencia indiana, portanto muito picante. No pequeno almoço, havia bastante diversidade de pães , bolos, waffles, crepes, sumos, leites, frutas e ainda aquelas comidas típicas
. Ao almoço e jantar, para além dos caris sempre presentes, eramos sempre presenteados com iguarias distintas todos os dias. (sushi, tacos, noodles, massas e pizzas, sopas etc). Sobre as sobremesas, digo, que algumas eram absolutamente deliciosas.

Quanto à praia, o acesso pode ser efectuado a beira mar, ou por trilhas delineadas por entre a vegetação, ao som das várias espécies de animais. As Beach Villa têm acesso priveligiado à praia e mar, enquanto os hóspedes das Water Villa e Garden Villa podem ir para as duas principais da ilha, que na minha opinião são sem duvida as predilectas, com um areal extenso e uma de zona grande.

Como os hóspedes estão espalhados nas várias zonas e a praia eleita por nós era apenas destinada a maiores de 18, o descanso e o relaxe foram as palavras de ordem. Qual a melhor coisa que fazer, senão descansar numa tombona a ouvir o som do mar ao fundo e o som dos passarinhos, proveniente da vegetação?

Possivelmente a resposta será estar longas horas naquele mar cristalino com uma temperatura de 30 e tal graus e estar rodeado por centenas de peixes que vivem nos corais que ali se encontram. Sim, aqui também é possível praticar snorkeling, uma experiência sem duvida a não perder! Além do snorkeling, é ainda possível praticar outras actividades como mergulho,windsurf, canoagem,visitas às baleias, visita a ilha deserta,etc. Para além das actividades aquáticas, existe ainda uma zona destinada à pratica de vários desporto que incluem campo de futebol, ténis, voleibol, golfe, ginásio,etc.

Para relaxar, existe uma zona de Spa e duas piscinas, uma ao lado da praia com uma paisagem excepcional virada para o mar, e outra no interior da ilha, destinada aos hospedes com filhos.
Os funcionários sempre se mostraram bastante atenciosos, prestando um serviço exemplar e de caracter individual. O inglês deles não é de percepção fácil, comunicando baixinho.

Tenho apenas a dizer que estas foram as ferias mais inesquecíveis e que me proporcionaram o descanso que tanto ansiava. Foi simplesmente uma semana de 6 estrelas e este resort superou sem qualquer duvida as minhas expectativas. Para quem procura descanso aliado a sol e mar, este é o destino ideal.

Não tenho nada de mau a apontar relativamente à minha estadia neste resort de 4 estrelas.
Não houveram pontos fracos, apenas lembranças muito boas e que vão ficar na minha memória.
Quero voltar para a ilha. 
 

Flecha

Membro Conhecido
Alguns apontamentos finais....

1. Maldivas? diria que é para voltar. Diria mais.... diria que não voltarei a usar as agências para marcar. Já li casos que compensaram via agência, mas vejo cada vez mais as pessoas a marcarem via online. gente...não tenham medo, se se prepararem em casa.

2.. Verifiquem o quarto quando chegam. No Wc, que é ao ar livre, tinha um lagarto morto na areia e já com mau cheiro cheio de formigas. Foi limpo de imediato, e passei à frente, tentando logo absorver o bom daquilo.


3. usem o cofre. é grátis. O meu telemóvel, mudou de sitio misteriosamente, da bolsa, para debaixo da roupa do armário. Quem foi? não se sabe.... mas ninguém se descoseu depois de armar a confusão no quarto com o manager, o empregado e o chefe. Pelo menos ficaram a conhecer o mau feitio dos portugueses.

4. Já li que devem levar usd's. Usei CC uma única vez no check out. Zero problemas. os dólares que tinha, eram para usar em Malé, onde deveria ter passado uma tarde, não fosse o atraso de 2h do hidroavião, e ter saído no meio de uma tempestade. Usei-os no Dubai, entre escalas.

5. Levei uma farmácia atras de mim. usei 0. As ilhas, têm por norma (além de clinica na ilha) bastante higiene. A única coisa que me deixa de pé atras, são as moscas no pão... mas isso pode acontecer ali, como nas caraibas, como em cabo verde, como nas canárias.... é sacar o que está debaixo. Nem repelente usei, de tao poucos mosquitos que haviam.

6. Alimentação para adultos. Crianças em vilamendhoo é arriscado, por essa falta de comida. Não é que não haja, por que há... mas é escassa.

7. Levem "chinelos" para a água. as praias são de coral e nunca se sabe onde se podem cortar. vi gente magoada! De resto andei sempre descalço na ilha...até para comer ia descalço. sabe mesmo bem.

8. Não se esqueçam das mochilas com tablet e passaportes no comboio. Porque depois o que acontece é que têm e gastar mais 2h para ir ao porto busca-las, quando já deviam estar na cama.

9. não percam a droga...metaforicamente falando! sim...porque quando entramos no autocarro no Dubai, do avião para o Terminal, alguém encontrou (pergunto-me se não seria dele e não teve medo de ser apanhado) um saco de droga do chão alegadamente, e o entregou ao segurança que ali estava. O pobre do homem ficou a olhar para ele e questionou-o de onde ele encontrou aquilo. O rapaz apontou para o chão. Confesso que tanto tempo demoramos para o terminal, que por momentos suspeitei de que íamos era todos para a sala de interrogatório. Não me lembro de ter assistido a uma coisa destas.... mas por outro lado... o segurança deve ter ganho o dia...ok...piada infeliz. :)

10. Tirem fotos e mais fotos, porque vão ser "AS FÉRIAS".... ainda por mais com os golfinhos a passarem todos os dias pela praia. era um regalo vê-los....já disse que adoro golfinhos?? :)
 

Asae

Membro Conhecido
Muito, muito fixe :)

Deixas-te a mala no comboio? :devil: :devil: :devil: E a droga quem a fumou? :lol: :lol: :lol:

Adorei a paixão e sinceridade com que escreves-te e fico contente por teres feito a viagem da tua vida.
 

Sunset

Inativo
Lindas !! Adorei!!
... não consegui colocar mais "likes" ... amanhã ponho o resto :blush:

Excelente report pela descrição que fizeste de tudo .. pelas emoções sentidas ( até os pezinhos na areia :blush: ) embora essa seja insignificante no meio de todas as sensações que viveste e nos transmitiste ... Fantastico mesmo Flecha!!

Parabens pelas fotos!!
..... OMG.. aquele PDS
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Lindo, fantástico, beleza de fotos, deve ser um local e tanto!!!!
Deve ser mesmo uma sensação única andar no hidroavião e ver aquela beleza toda!
Parabéns, é mesmo uma viagem para recordar
E obrigada por partilhares isso com todos nós ;)
 

Sun Rise

Membro Conhecido
Olá Flecha,

não consigo ver nenhuma das tuas fotos, tem que ficar para mais tarde, mas não posso deixar de te felicitar pelo report que acabei de ler, pela sinceridade das palavras e principalmente por essa viagem ter iluminado a tua vida.
Fico feliz por teres realizado um sonho juntamente com as pessoas que te são mais queridas.
Qd por vezes no chat lia as tuas preocupações pensava, quando é que a sorte muda para ti. Temos de acreditar que tudo pode ser possível.

Fiquei mesmo contente
Obrigada por partilhares de forma tão sincera
Continuação de Boa Sorte

PS. (e ainda não vi as fotos imagina quando as vir)
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Boas Flecha(Tiago)

Obrigado por me levares Via Portal ha Viagem dos Meus Sonhos(que um dia hei de concretizar)

Adorei a forma como relataste a Viagem :)

Boas Fotos e Obrigado pela partilha
 
Top