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[Report] Finlândia - Helsínquia e Lapónia (Rovaniemi) - Fev/Mar 2022

tangerina79

Membro Conhecido
Olá a todos!

Há muito tempo que não fazia um report, que saudades de viajar! É possível que este report seja bastante longo, pois foram dias intensos e cheios, para compensar o síndrome de privação destes últimos 2 anos!

Esta foi uma viagem muito planeada, mas estivemos até ao último momento a decidir se iríamos em frente com ela ou não.

Depois de dois anos de pandemia, e quando tudo parecia estar a acalmar, surge uma guerra na Europa que nos fez questionar tudo novamente.

Acabámos por decidir viajar, dado o conflito se encontrar por enquanto localizado - e esperando que o alastrar do mesmo não se venha a verificar pois se tal acontecer não estaremos seguros em lado nenhum :(

Pegando então em temas mais felizes – escolhemos a Finlândia para este regresso às viagens, que foi prenda de 10º Aniversário ao pequenote cá de casa, e decidimos ir nesta altura do ano dado as temperaturas já serem mais suportáveis (embora frias na mesma), mantendo ainda um belo manto de neve e tendo também maior probabilidade de conseguir ver a Aurora Boreal, quando comparado com o pico do Inverno.

Foi tudo planeado e reservado por mim:

Viagem de 26-Fev a 06-Mar : FINLÂNDIA (Helsínquia e Rovaniemi) - com um saltinho a Amesterdão e Tallin

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Voos

  • Lisboa-Amesterdão-Helsínquia: Voos diretos já não conseguimos (estavam caríssimos), pelo que fomos com a KLM via Amesterdão (reserva no site da companhia aérea). Quando reservámos, a KLM oferecia a possibilidade de cancelamento sem custos, com reembolso total, o que neste contexto era uma grande mais-valia.
  • Rovaniemi – Helsínquia: Finnair (reservado também no site da companhia)

Estadia

  • Helsínquia (Scandic Grand Central Helsinki) – reservei no site do hotel
  • Santa Claus Village (Santa Claus Holliday Village – Classic Cottage) – reservei através da Expedia.es, pois tinha um código de desconto adicional
  • Arctic Snow Hotel & Glass Igloos – Este tive que reservar com bastante antecedência – ainda estávamos no Verão! (há poucos igloos, e queríamos um “family”), e optei pelo Booking.com pois oferecia a possibilidade de pagar apenas um sinal de 10% com reserva cancelável até 2 meses antes da partida.

Outros

  • Cruzeiro de um dia a Tallin a partir de Helsínquia (reservei no site da companhia - Eckero Line)
  • Uma noite no Santa Claus Express (Sleeper Train de Helsínquia para Rovaniemi) – reservei no site da VR (www.vr.fi)
  • Seguro de viagem (fiz na IATI)

Dia 1: Voo Lx - (escala Amesterdão) – Helsínquia

Prontos para descolar! (voo em Code Share com a Transavia)

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Saímos às 9h35 de Lx e chegámos só às 23h55 a Helsínquia – hora local - sendo que na Finlândia são mais 2 horas que em Portugal. Pelo meio fizemos uma escala de 7 horas em Amesterdão pelo que ainda fomos dar uma volta ao Albert Cuyp Market onde aproveitámos para almoçar.

Em Amesterdão fomos de comboio do aeroporto até à estação central e depois apanhámos o metro 52 até De Pijp. No regresso fomos a pé até à Museumplein onde apanhámos o Tram 2 até à estação central, cujo percurso passa pelos principais pontos turísticos da cidade - depois comboio outra vez até ao Aeroporto.

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The Best chicken in Amsterdam (o senhor tinha estado no Porto há pouco tempo e fez-nos uma festa por sermos de Portugal, fez questão de ficar na foto!):

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As belas das batatas fritas de Amesterdão:

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O comboio do Aeroporto Schipol até à estação central demora cerca de 17/18 minutos, é muito fácil e prático.

Mais tarde, à chegada a Helsínquia, reservámos um transfer privado. Também é fácil ir de comboio, mas já era tarde e queríamos mesmo chegar o mais depressa possível ao hotel e dormir, até porque no dia seguinte íamos acordar bastante cedo para passar o dia em Tallin (coloco mais fotos do hotel no final do report, pois regressámos no fim-de-semana seguinte).

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tangerina79

Membro Conhecido
Dia 2: Tallin

Fizemos check-out do hotel, pedimos para guardarem as malas e como saímos por volta das 7h e não estava aberto ainda o restaurante, arranjaram-nos um pequeno-almoço para levar, que comemos depois já no barco.

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O hotel:
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A estação central:
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Paragem de Tram, em frente à estação:

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Comprámos os bilhetes de Tram através da App HSL, que achámos muito prática, e apanhámos o Tram 7 até ao Terminal do ferry. Podem comprar-se os bilhetes de mais do que uma pessoa num só telemóvel (eu comprei para os três), e comprando na App não é preciso validar ao entrar no Tram. Se passar o revisor é só mostrar os bilhetes no telemóvel.

A viagem de barco reservei online no site da Eckero Line o cruzeiro de um dia com jantar buffet incluído (A Day in Tallin & Buffet Cruise). O barco parte às 9h00 de Helsínquia e a viagem dura cerca de 2 horas. No regresso parte de Tallin às 18h30 e chega a Helsínquia por volta das 21h. Para irmos mais à vontade reservámos uma cabine com janela. Tinha 4 camas individuais (tipo beliche) e casa de banho, e assim ainda pudemos “passar pelas brasas” durante o percurso.

O terminal do barco:
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O barco é grande, tem bares, restaurante, slot machines. Também se pode reservar sem ser em cabine e fica ainda mais em conta. Há cacifos e muita gente opta por passar a viagem sentado nos bares, lounges ou até no chão, nos espaços livres que há nos decks das cabines. Há decks para carros também.

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Depois de chegar a Tallin vai-se bem a pé até ao centro (Old Town). É uma cidade onde o tema medieval está sempre presente. Uma secção da muralha pode ser percorrida a pé, e existem salas pelo meio estilo museu.

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Só andar nas ruas mais antigas já é bonito, pois há recantos escondidos em que parecemos ser transportados para a época medieval. Vimos um convento, uma oficina de artistas a trabalhar o vidro da forma tradicional, arcadas antigas.

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tangerina79

Membro Conhecido
Almoçámos no restaurante Olde Hansa, onde o ambiente medieval também é recriado, com luzes de velas a iluminar as mesas e a sala, empregados de mesa vestidos com trajes de época, decoração da sala (e até dos WCs) fiel ao tema…muito giro. A comida é que, bem…não ficámos fãs :D mas se calhar tivemos azar no que pedimos. Gostámos de um queijo derretido que tinham para entrada, do prato de salmão e das sobremesas. Já os acompanhamentos do prato de carne (pedimos a perna de pato)…basicamente não conseguimos comer. Tudo doce, muito mesmo, e sabores totalmente diferentes do que estamos habituados. Mas valeu pela experiência e simpatia com que fomos recebidos!

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As casas de banho:

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Também encontrámos vários sinais de apoio à Ucrânia. Numa das ruas estavam a oferecer uma sopa caseira, receita típica da Ucrânia, e ainda conversámos um pouco com um senhor que tinha passado por Portugal, e tinha estado quase a vir morar para o nosso país, para Melides – o mundo realmente é muito pequeno, e somos todos tão mais próximos uns dos outros do que imaginamos – é uma tristeza que alguns não percebam isso :(

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De volta a Helsínquia fomos buscar as malas ao hotel e toca a apanhar o comboio na estação central para Rovaniemi. O hotel fica mesmo ao lado da estação, já que antigamente era um edifício que pertencia mesmo á companhia de caminhos de ferro. É uma boa localização em Helsínquia, pois vai-se a pé com facilidade a todo o lado, e a partir da estação consegue-se apanhar também o Tram.

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O comboio para Rovaniemi é um Sleeper Train, intercidades. Parte às 23h13 (penso que também há um que parte mais cedo, por volta das 18h) e chega a Rovaniemi às 11h13 do dia seguinte. Reservámos no site da VR com antecedência, pois queríamos cabines com cama e casa de banho. Cada uma destas cabines tem duas camas (estilo beliche) e uma casa de banho privada com duche.

O comboio tem ainda uma carruagem restaurante que tem snacks e serve pequenos-almoços e refeições ligeiras.

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Não sei se foi do cansaço, mas achámos as camas bastante confortáveis. Em cada cama deixam um conjunto de toalha de rosto/toalha de banho + 1 garrafa de água. Há um alarme que podemos regular para a hora a que pretendemos acordar, e tomadas para carregar aparelhos eletrónicos. O comboio é climatizado, muito silencioso, foi uma boa noite de descanso e é uma experiência gira deitar de noite e acordar a poucas horas de chegar à Lapónia, abrir a janela e ver como a paisagem mudou! Florestas sem fim cheias de neve e uma paz incrível!

Adorámos!

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tangerina79

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Dias 3-6: Rovaniemi (Aldeia do Pai Natal – Santa Claus Village)

Chegámos à estação de comboios de Rovaniemi pontualmente, às 11h13. Antes de sair tomámos o pequeno-almoço na carruagem restaurante, preparámo-nos para o frio e aí fomos nós!

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O hotel Santa Claus Holiday Village oferece o transfer a partir do Aeroporto de Rovaniemi, mas não da estação de comboio. No entanto há vários autocarros que partem da estação em direção à Aldeia, apanhámos o número 8 mesmo ao lado da estação. Comprámos o bilhete a bordo e saímos na paragem Napapiiri (Arctic Circle).

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Fizemos o check-in mas o quarto só estava pronto a partir das 15h/16h pelo que deixámos as malas e fomos almoçar. Optámos pelo restaurante Santa’s Pizza & Burger que tinha um buffet de pizzas à hora de almoço que ficava por cerca de 12€ (adulto) e 7,5€ (criança) com refill de bebidas. O buffet também tem asinhas de frango e nachos, e estão sempre a repor as pizzas, que até eram bem boas e sempre quentinhas!

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Depois do almoço fomos ao Elf’s Farmyard onde pudemos ver os animais e dar um pequeno passeio com as renas na floresta. Ainda estávamos a absorver a imensidão de neve que nos rodeava, paisagens lindas e serenas – que ao longo da semana nos ajudaram a desligar da triste realidade que se vive no mundo. Foi muito bom passar esta semana neste mundo encantado, fez-nos bem a todos os níveis!

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Por esta altura o quarto já estava pronto e foi tempo de nos instalarmos e explorar a aldeia à nossa volta! As Classic Cottages têm uma cama de casal e um sofá-cama duplo, casa de banho grande, com sauna. E uma pequena kitchenette toda equipada, com mesa de refeições. Não há limpeza diária durante a estadia, só no fim (só nas Superior Cottages e suites é que penso que a limpeza é diária, como habitual num hotel). No nosso caso eram só 3 noites achamos que a diferença de preço (ainda eram cerca de 200€) não compensava, em tão pouco tempo o quarto não fica assim tão sujo ou desarrumado.

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Limpa botas ao pé da entrada da cabana:

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No hotel têm o restaurante Christmas House Restaurant & Bar onde se toma o pequeno-almoço (incluído) para quem fica nas Classic Cottages, e que também serve almoços em estilo buffet. E depois há o Three Elves, onde toma o pequeno-almoço quem fica nas Superior Cottages, e que serve também almoços e jantares. Em ambos temos 10% de desconto nas refeições por sermos hóspedes do hotel. Para jantar optámos sempre pelo restaurante Three Elves – exceto no dia da excursão para ver as Auroas, pois saímos cedo por volta das 19h, pelo que optámos por comprar alguns snacks no mini-mercado (fica na loja à entrada do restaurante Christmas House Restaurant & Bar) e comer no quarto.

Comida no Three Elves:

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Nos dias que aqui estivemos visitámos o Arctic Circle Snowmobile Park, onde tivemos a experiência de andar de snowmobile na floresta. Fizemos apenas 30 minutos para experimentar, e foi muito giro pois estava a nevar quando fomos, e eramos só nós e outras duas pessoas noutro snowmobile, mais a guia. A meio da viagem os adultos podem trocar e o que está à pendura vai a guiar a partir daí. As crianças vão todas equipadas, mas vão num trenó puxado pelo snowmobile da guia. O nosso ia sozinho, na maior a gozar a paisagem!!

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Depois foi a vez dele experimentar, nos mini-snowmobiles que têm à entrada do parque. São 20€ por 10 minutos, mas ele delirou! Quis repetir no dia seguinte. Também há a possibilidade de fazer o Family Snowmobile Safari, que inclui uma hora de snowmobile para os adultos, e depois algures na floresta também deixam os miúdos andar nos mini-snowmobiles durante 20 minutos. Quando fomos este safari já estava esgotado, pelo que fizemos em separado as duas experiências.

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Também fomos ao Arctic Circle Husky Park, onde fizemos a viagem de trenó de 5Km puxado pelos huskies – muito giro. Eles vão num entusiasmo sem igual, e ficam desiludidos quando a aventura acaba e não podem correr mais! Depois fizemos a experiência que eles chamam Husky Hugging, em que nos deixam entrar para o recinto onde estão os cachorrinhos, e podemos andar ali o tempo que quisermos, a conviver com eles, fazer festinhas, brincar. O expoente máximo da fofura! Nunca nos pediram para sair, estivemos ali o tempo que quisemos.

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tangerina79

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E claro, também tivemos que fazer a visita obrigatória ao Pai Natal! Um velhote muito simpático, que fez questão de nos dirigir algumas palavras em português, e com quem ainda conversámos um pouco, apesar de haver uma longa fila para o cumprimentar. Bem disposto, lá se despediu de nós garantindo voltar a ver-nos daí a 298 dias (os dias que faltavam para o Natal, conforme contagem decrescente bem visível na sua oficina!).

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Finalmente, não podia faltar a famosa e muito aguardada excursão de Aurora Hunting. Optámos pela empresa Wild About Lapland, que tinha preços razoáveis e boas críticas, para além de fornecerem os macacões térmicos e botas mais quentes – tínhamos levado roupa de neve, mas o frio à noite, em pleno interior das florestas da Lapónia, é de outro nível, e como levávamos o miúdo não queria arriscar. Também tinha lido que nos levavam a uma localização onde tinham uma tenda (teepee) e era aí que faziam a fogueira, e não ao ar livre, o que se tornava mais confortável. E assim foi!

Confesso que estava com pouca esperança de ver as luzes, a semana anterior não tinha havido “dias bons”, e nesse dia tinha estado a nevar, o céu todo encoberto. Mas assim que parou de nevar o céu ficou completamente limpo! E assim que o guia nos foi buscar (vão mesmo buscar-nos à Santa Claus Village) disse logo que tínhamos muito boas hipóteses!

Fomos a duas localizações, e vimos a Aurora nas duas, embora mais forte na segunda. A olho nu as cores são mais esbatidas, mas é um espetáculo incrível ainda assim. O guia tirou as fotos que quisemos, e no dia seguinte enviou-nos por WeTransfer (também estava incluído no preço as fotos). Na segunda localização tivemos que subir uma encosta cheia de neve, ainda foi uma boa distância e confesso que me custou um pouco pois o peso dos macacões era considerável, e andar na neve não é propriamente fácil ainda por cima a subir! Já estava quase para lhe dizer “olhe, suba que eu fico mesmo aqui, já não consigo mais!!”

Mas, entretanto, parámos e vi a tenda (aleluia!!). Ele preparou então uma fogueirinha dentro da tenda, fizemos um barbecue com umas salsichas e aqueceu água para um chocolate quente ou chá, que nos souberam pela vida!! Podíamos estar sentados dentro da tenda, ou sair para fora para espreitar mais um pouco as luzes quando quiséssemos, mas como já tínhamos visto tanto e durante bastante tempo, rapidamente nos aconchegámos na tenda onde estávamos quentinhos 😊. No total foram cerca de 4,5h e foi uma experiência inesquecível! Fiquei muito contente por ter conseguido proporcioná-la ao meu filho, que com 10 anos já não se vai esquecer que viu as luzes do norte a dançar no céu!

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Dias 6-7: Arctic Snow Hotel & Glass Igloos

Depois de 3 noites na Santa Claus Village rumámos a outra paragem para a última noite antes de regressar a Helsínquia. Ainda passámos a manhã na Village, enviámos os postais da praxe a família e amigos a partir do Santa Claus Main Post Office. Enviámos também um para nós, para chegar pelo Natal (podemos optar por enviar para chegar agora, ou só no próximo Natal).

Almoçámos e depois tínhamos um transfer para o Arctic Snow Hotel & Glass Igloos, que fica a mais ou menos 30 minutos de carro.

A parte do Snow Hotel é inteiramente feita de gelo, pelo que só está disponível nos meses mais frios – de Dezembro até final de Março. É reconstruído todos os anos em Novembro. Depois também há a possibilidade de ficar nos Igloos com teto de vidro, no meio da neve mas climatizados – que foi o que fizemos.

Quem fica nos Glass Igloos também tem incluída a entrada no hotel de gelo, e se quiser pode pagar um extra de 10€/pp para uma visita guiada. Vale a pena visitar pois as esculturas de gelo são incríveis, e os quartos são todos diferentes – pode entrar-se nos quartos exceto nos que tiverem o sinal de Do Not Disturb, mas à hora da visita ninguém estava nos quartos e pudemos entrar em todos, pois são mesmo muito frios e os hóspedes só vão para lá mais tarde, para dormir apenas. Também se pode visitar a capela, o Ice Restaurant e Ice Bar.

Durante o check-in houve uma pequena confusão com o nosso quarto – por engano tinham dado o nosso igloo a um hóspede que era para ficar no Ice Hotel – e pelo tempo que demorou a esclarecer a confusão ofereceram-nos vouchers para uma bebida no Ice Bar (são 10€ cada bebida alcoólica, e 6€ cada bebida não alcoólica – penso que também havia algumas que eram 5€). O copo é de gelo e, no fim, simplesmente atira-se contra a parede!

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Todo o hotel e a própria envolvência é tudo lindíssimo! Têm duas renas também cá fora, que podemos alimentar se quisermos. Há um restaurante para o pequeno-almoço (incluído, e muito bom!) e um outro chamado Kota Restaurant que tem uma grande fogueira no centro – é super quente, tive que ficar só com a camisola interior lá dentro – onde grelham salmão, e que deve ter sido um dos melhores que já comi na vida! Neste restaurante, além do jantar, servem também almoços.

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tangerina79

Membro Conhecido
Kota Restaurant:

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Durante a noite, tivemos a sorte de ver novamente a Aurora. Os Igloos têm um alarme que podemos deixar ligado, e que toca quando aparecem as Auroras. No nosso caso ainda nem estávamos a dormir quando ela apareceu, e foi super divertido e uma experiência diferente ver a aurora, desta vez no quentinho do nosso igloo e em roupa interior (sem macacões de 10 Kg!!). Infelizmente nem toda a gente desliga as luzes dos igloos, o que dificulta a visualização e captação das auroras, mas mesmo assim foi possível vê-la, pois ainda esteve no céu durante umas boas horas, com diferentes intensidades.

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No dia seguinte tomámos o pequeno-almoço, arrumámos as malas com calma e demos um último passeio. Ainda houve tempo para almoçar e brincar na neve (há um lago gelado logo ao lado do hotel, onde se pode deslizar, e há pequenas colinas de neve à volta para os miúdos descerem em trenós).

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O transfer foi direto para o Aeroporto de Rovaniemi, onde apanhámos o voo da Finnair de volta para Helsínquia. O Aeroporto é muito pequeno, só tem um voo de cada vez – o pessoal que faz o check-in é o mesmo que vai depois fazer a segurança, e embarque – chegar com uma hora/hora e meia de antecedência é mais que suficiente.

Chegados a Helsínquia desta vez fomos de comboio até ao mesmo hotel onde tínhamos ficado da última vez, Scandic Grand Central Helsinki. Foi jantar – comprámos umas sandes e bebidas na estação e levámos para o quarto - e descansar, para nos dedicarmos a ver a cidade no dia seguinte.

Dias 8-9: Helsínquia

Depois de um excelente pequeno-almoço no hotel, fomos apanhar o Panorama Sightseeing Bus para darmos uma voltinha à cidade. O autocarro de dois andares tem áudio em diversas línguas (mas não português), e parte às 11h, com o circuito a demorar sensivelmente 1h45 min. Pára durante 20 minutos ou na Temppeliaukio church (igreja na rocha, que infelizmente não estava aberta para visitas ao fim-de-semana) ou no Sibelius Monument – que foi onde nós parámos.

Algumas fotos do hotel em mais pormenor:

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Uma homenagem às vítimas da Guerra Civil finlandesa:

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O restaurante visto de cima:

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A cidade:

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Sibelius Monument:

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Gostámos bastante, porque deu para perceber onde era cada coisa, e percebemos que podíamos ir a pé a muitos sítios sem precisar de transportes. Quando o circuito acabou estávamos na market square, onde havia um pequeno mercado e onde aproveitámos para comer um cachorro quente e umas waffles.

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tangerina79

Membro Conhecido
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Dali fomos ao Flying Cinema Tour of Helsinki, uma tour virtual em 4D – são 12 minutos – nada de extraordinário mas o parte do 4D tem a sua piada! Também ali à volta têm a roda gigante (Skywheel) onde também aproveitámos para ir e ver a cidade do alto.

Seguimos depois em direção à Praça do Senado, onde estava a decorrer uma manifestação pacífica pró-Ucrânia, em frente à Catedral.

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Já perto do nosso hotel fomos buscar umas pizzas ao restaurante Vapiano, que ficava mesmo na praça da estação, e comemos no quarto. De tarde o cansaço falou mais alto, e o miúdo começou a queixar-se de uma dorzinha da barriga – hoje em dia qualquer sintoma ficamos logo em alerta – pelo que ficámos no quarto. Felizmente não era nada (possivelmente pizza a mais ahah), e passou. Foi sessão de cinema no quarto até à noite pois felizmente os finlandeses também não dobram os filmes pelo que dá para ver e ouvir em inglês.

De manhã fizemos o check-out, deixámos as malas e fomos dar uma última voltinha – aproveitámos para ir ao National Museum of Finland. E devo dizer que foi um sucesso junto do pequenote – o museu é interativo, está bem organizado e conta a história da Finlândia, desde os tempos mais antigos até à história mais moderna, e ele adorou!

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tangerina79

Membro Conhecido
Por muito que nos custasse, estava na hora de regressar!! Fomos buscar as malinhas e rumámos de comboio ao Aeroporto onde tínhamos pela frente mais dois voos até Lisboa (Helsinquia – Amesterdão / Amesterdão- Lisboa), e muito tempo para ver e rever todas as fotos que fomos acumulando, já com alguma nostalgia pós-férias a entrar em ação!!

Ainda houve tempo para comprar uns maravilhosos chocolates Karl Fazer no Aeroporto de Helsínquia, e umas Stroopwaffles em Schipol – e ao fim de 9 dias estávamos de regresso a casa. Cansados mas felizes por umas fantásticas férias num destino cheio de magia e encanto que nos apaixonou!!

Qualquer dúvida que tenham estou disponível, dentro do que souber responder!

Só mais algumas fotos da Aldeia do Pai Natal, para terminar:

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Boas viagens!!
 

tangerina79

Membro Conhecido
Que maravilha 😍 😍 😍 aqui por casa ninguém me quer acompanhar numa aventura dessas ( para frio temos aqui:( dizem eles)
mas não perco a esperança de os convencer
adorei o report
Também estávamos com medo do frio, mas é pior em Dezembro (chegaram a estar -40ºC!!!). Na semana em que fomos o mínimo foram -8ºC - pacífico :) Dentro dos hotéis, restaurantes, etc chega mesmo a estar calor pois é tudo bastante aquecido. Nós levámos roupa de neve mas nem era preciso, eles lá alugam os macacões térmicos a um preço acessível e vimos muita gente com eles vestidos, ali não entra frio nem neve!! ;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Espectacular !! :cool:
Excelente partilha. Uma aventura que já foi falada aqui por casa, quem sabe mais dia menos dia ou mais ano menos ano.😅
 

chineza

Membro
Incrível ❤
Vamos daqui a uns dias…. Acha essa excursão das auroras boreais acessível para crianças de 4 e 7 anos?
 

tangerina79

Membro Conhecido
Incrível ❤
Vamos daqui a uns dias…. Acha essa excursão das auroras boreais acessível para crianças de 4 e 7 anos?
Eles indicam os 4 anos como idade mínima. Na excursão em que fomos parámos em dois locais e o último envolvia realmente uma caminhada mais íngreme. Como a profundidade da neve era considerável nalgumas zonas do percurso talvez seja mais complicado para crianças muito pequenas. O peso da nossa roupa + botas + fatos isoladores também não é propriamente leve e dificulta a tarefa.
Mas depende muito da criança. E acredito que eles também adaptem a velocidade às características do grupo. Com crianças mais pequenas o guia terá que ir mais devagar e mais atento, digo eu. Mas no nosso grupo não havia crianças mais pequenas que o meu (10).
 

chineza

Membro
Eles indicam os 4 anos como idade mínima. Na excursão em que fomos parámos em dois locais e o último envolvia realmente uma caminhada mais íngreme. Como a profundidade da neve era considerável nalgumas zonas do percurso talvez seja mais complicado para crianças muito pequenas. O peso da nossa roupa + botas + fatos isoladores também não é propriamente leve e dificulta a tarefa.
Mas depende muito da criança. E acredito que eles também adaptem a velocidade às características do grupo. Com crianças mais pequenas o guia terá que ir mais devagar e mais atento, digo eu. Mas no nosso grupo não havia crianças mais pequenas que o meu (10).
Muito obrigada pelo seu feedback 🙏
 
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