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[Report] Fim de semana Prolongado na Terceira

inesaldeia

Membro Conhecido
Olá a todos novamente!

Venho continuar a minha missão de trazer reports de destinos pouco badalados aqui no fórum, de forma a compensar (pelo menos tentar) a falta de informação que existe sobre os mesmos.

No passado mês de Outubro eu estava a fazer uma das minhas milhentas pesquisas de voo e encontrei no site da Sata preços simpáticos para a Terceira em fim de semana prolongado. Conseguimos organizarmo-nos de forma a ambos estarmos disponíveis na 6ª e optámos por comprar o 1º voo de amanhã, que por acaso estava ao mesmo preço do último da tarde. Já tínhamos planos de ir à Terceira, como referi no meu report de São Miguel que podem ver aqui, assim que encontrássemos uma boa oportunidade de preço de voo como conseguimos na 1ª viagem aos Açores.

Dois dias antes da partida é lançado um alerta vermelho para os Açores, devido aos ventos fortíssimos e agitação marítima com ondas até aos 20m. Vimos os voos de 5ª a serem cancelados, sem partidas ou chegadas na Base das Lajes. Tememos o pior, mas as coisas correram a nosso favor. O nosso voo das 8h da manhã de 6ª foi efetuado, sem praticamente turbulência. O alerta vermelho acabou às 6h da manhã açorianas e nós partimos às 8h da manhã de Portugal continental. Fiquei mais descansada quando uma amiga minha que nos fez o check in nos disse que a previsão era que não houvesse cancelamento, mas o coração voltou a disparar quando vimos no painel um voo para Ponta Delgada cancelado, que deveria partir pouco depois do nosso. Só sossegámos quando o embarque teve início.

Dados práticos da viagem:
Duração: 14 a 16 de Fevereiro de 2014
Voos: Ida Sata, regresso Tap - comprados no site da Sata - 99,96€/pax
Estadia: Hotel Terezinha ou Teresinha (aparecia escrito das duas formas nos produtos do hotel), Praia da Vitória - 35€/diária em APA, marcado através da Interpass
Aluguer de carro: Ilha Verde, através do site www.economycarrentals.com (dica obtida aqui no portal num tópico que eu criei para pedir ajuda) - 66€ para os 3 dias (Nissan Micra a gasolina). No local optámos por contratar uma cobertura superior que foi cerca de mais 10€/dia.

Hora de embarcar

No ar

Já em terra

Hotel Terezinha ou Teresinha
Foi a opção mais em conta que encontrámos. Situado na Praia da Vitória, é bem prático porque fica pertíssimo da Base das Lajes. Tem parque privativo e gratuito o que é ótimo. Certamente no verão terá muita gente, mas no inverno gozámos de um sossego absoluto. O quarto é amplo e espaçoso, com varanda, AC e um LCD grandito. Era bastante confortável. Os únicos inconvenientes foram quando estava a chover termos de sair do edifício dos quartos e passar pela rua até chegar à sala do pequeno-almoço e termos de subir (e descer por consequência) com as malas. Foram especialmente simpáticos em nos terem deixado fazer o check in logo de manhã, sem pedido prévio. É o que dá ser época baixa. Fica o feed-back registado no Tripadvisor:
http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g644296-d1395805-Reviews-Hotel_Residencial_Terezinha-Praia_da_Vitoria_Terceira_Azores.html

Antes ainda de sairmos do aeroporto, passámos pelo posto de turismo e pedimos algumas informações para completar a pesquisa previamente feita. Dado que o tempo estava de chuva, optámos por visitar algum património cultural em Angra em sistema de visita interior. Dado que tinha andado a dar uns passeios virtuais em vista de rua no Google Maps e me tinha apercebido da existência de parquímetros por todo o lado, aproveitei para perguntar se não existia nenhum parque gratuito e afinal existiam 2. Um em frente ao Inatel e outro junto à Praça de Touros. Para visita à zona histórica de Angra o recomendável é deixar o carro no parque junto ao Inatel porque é fácil aceder ao centro através da rua da Sé. Foi nessa mesma rua que as visitas começaram.

A primeira visita interior foi à Sé de Angra do Heroísmo, cujo edifício atual data de 1534. O povo da Terceira é extremamente crente e religioso, pelo que estavam várias pessoas em oração na hora da nossa visita. Estava também uma outra, mas a almoçar. Um bom refúgio para o dia gelado que estava lá fora, com temperaturas improváveis para este arquipélago (7ºC).



Descemos a rua da Sé e debaixo de chuva procurámos a Rua de São João que era uma das suas transversais. Nessa rua estava um restaurante de que já levávamos nota, bastante recomendado no tripadvisor - O Chico.
http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g189137-d3242795-Reviews-O_chico-Angra_do_Heroismo_Terceira_Azores.html
Este restaurante é bastante fequentado pelas pessoas que trabalham em Angra e não funciona ao domingo. Oferece menus do dia com pão, sopa, prato, bebida e café a 6€/pax.
Nesse dia o prato do dia era polvo frito. Soube-me bem, mas caíu-me mal, dado que ao fim da tarde veio tudo fora. Não acredito que tenha sido algum problema da comida. O meu estômago é que não aguenta muito o ph baixo. O vinagre e o colorau não ajudaram.

Continuámos o nosso passeio depois de almoço. Parámos na Praça Velha a contemplar o belo edifício da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

Rua da Sé

Subimos a ladeira de São Francisco, com o objetivo de visitar o Convento de São Francisco, integrado no atual edifício do Museu de Angra do Heroísmo. A entrada neste museu custa 2€ ao visitante normal. Eu paguei 1€ por ser docente e perguntaram logo se algum de nós dois era. Bastou apresentar o cartão do ISIC, mesmo já expirado e o desconto foi automaticamente feito. Ao domingo a entrada é grátis. Fiquei agradavelmente surpreendida com a qualidade e dimensão do museu, pois pensei que uma ilha da dimensão da Terceira não tivesse um museu tão grandioso e tão bem documentado. Um espaço extraordinário, vulgarmente desconhecido. Não encontrámos mais visitantes e nem no Tripadvisor se encontra referência a este espaço.
http://museu-angra.azores.gov.pt/

MAH - Museu de Angra do Heroísmo
https://www.portaldasviagens.com/gallery/image/20424-img-7433/
 
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inesaldeia

Membro Conhecido
Convento de São Francisco
Toda a visita do museu foi sendo acompanhada por um funcionário que nos foi fornecendo algumas informações, esclarecendo algumas dúvidas e partilhando connosco algumas das tradições da Terceira e alguma da sua história. Via-se que não era uma pessoa fluente no discurso, quiçá pouco habituada a artes oratórias. Contudo, notámos que deu o seu melhor e isso para nós foi algo que valorizámos imenso.
Parece que debaixo deste convento estará enterrado Paulo da Gama, irmão do navegador Vasco da Gama. A morte de Paulo da Gama deu-se em 1499 e o primeiro edifício do convento teve construção iniciada em 1470. Sabe-se ainda que o atual edifício só viu iniciada a sua construção em 1663.
O nome do convento vem precisamente da chegada dos primeiros franciscanos à Terceira, que começaram por construir uma ermida e mais tarde um convento, tudo isto no seu processo de evangelização.


Saídos do magnífico museu, fomos até ao Obelisco e para isso tivemos de subir todo o jardim público que se encontra junto ao espaço do MAH. Do Obelisco tem-se uma das melhores vistas da cidade.

Jardim Público

Obelisco no Alto da Memória
O obelisco em questão presta homenagem a Pedro IV de Porugal, pela sua importância na guerra civil portuguesa que decorreu entre 1828 e 1834. Foi construído entre 1845 e 1856. Por pouco não resistiu ao forte sismo de 1980, que deixou arrasadas muitíssimas construções das ilhas do grupo central. Em 1985 foi recuperado.
https://www.portaldasviagens.com/gallery/image/20568-sr010470jpg/

De regresso ao carro parámos ainda junto à Igreja da Misericórdia, que na idade média foi um hospital, só passando a templo no século XVIII. É outro exemplo do cuidado de conservação que os açorianos têm com o seu património.

Igreja da Misericórdia

Marina

Nesse final de tarde regressámos à Praia da Vitória e jantámos na zona da Marina. Jantámos num restaurante chamado Tropical Point. Dado que eu não estava nada bem do estômago comi uma sopa e uma torrada. Não serei a melhor pessoa para julgar a qualidade dos praços, mas o meu namorado comeu um dos pratos do menu do jantar do dia dos namorados que eram costeletas de porco e não achou mesmo nada de especial. O aspeto não impressionava, ainda mais com acompanhamento de batata frita congelada. Por outro lado, o serviço foi extraordinário. Quando fizemos o pedido eu disse à pessoa que nos atendeu que não estava muito bem disposta e por isso queria uma sopa e uma torrada. Passado pouco tempo outra funcionária veio trazer-me um copo com água, sal e açúcar porque soube que eu não estava a sentir-me muito bem. Por esta atitude já valeu a pena lá termos ido.
[URL="http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g644296-d2238766-Reviews-Restaurante_Tropical_Point-Praia_da_Vitoria_Terceira_Azores.html"]http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g644296-d2238766-Reviews-Restaurante_Tropical_Point-Praia_da_Vitoria_Terceira_Azores.html
 
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inesaldeia

Membro Conhecido
O segundo dia começou com uma visita dentro da Praia da Vitória e onde se conseguem as melhores vistas desta localidade - Miradouro da Serra do Facho. Este miradouro recebeu o seu nome porque nele era mantida uma fogueira, com a função de farol mas em estilo primitivo, sob a forma de aviso à nevagação. A estátua que aqui se encontra é refer~encia ao Imaculado Coração de Maria, padroeira deste localidade.

Ainda antes de sairmos da Praia da Vitória, parámos junto ao Império que se situava mesmo junto ao nosso hotel. Existem cerca de 70 por toda a ilha, uns mais garridos e originais que outros. De todos os que vimos, este é o mais bonito do nosso ponto de vista. Os chamados impérios são pequenos santuários de adoração ao Espírito Santo e estão espalhados, como já referi, por toda a ilha. Em torno deles são feitas as festas do Espírito Santo, que nada mais são que as festas com mais tradição na ilha Terceira. Há rituais próprios e característicos que pudemos ver num vídeo no MAH, como o bodo de pão e de carne. Como também já referi, continua a existir uma grande religiosidade na ilha, especialmente nas gerações menos recentes. Existe sempre alguém que é nomeado anualmente para ser o responsável pelo santuário e por organizar a festa na sua localidade, ficando por exemplo encarregue de tomar conta dos animais que irão ser criados para matar e cozinhar por altura da festa.

Império da Caridade

Saímos, finalmente, da Praia da Vitória e fomos em direção ao Miradouro da Serra do Cume, que está localizado a uma altura de 542m.

Ir aos Açores e não encontrar uma vaca na estrada nem parecia normal :D

Por toda a ilha vamos avistando os "retalhos", que é o nome que se dá aos terrenos divididos por muros de pedra, que em conjunto dão a sensação de uma manta de retalhos.

Próxima paragem: Caldeira Guilherme Moniz. É a cratera de um vulcão já extinto (felizmente...) e é a maior do arquipélago dos Açores. Com 15Km de diâmetro, tem uma floresta endémica, que não existe em mais sítio algum do mundo. Infelizmente, dada a vegetação, não nos conseguimos aperceber de forma notória da profundidade e dimensão da cratera.

Seguimos em direção à Gruta de Algar do Carvão, sabendo infelizmente que não iríamos poder visitar o interior. Esta gruta, à semelhança da Gruta do Natal, não abre a título normal no Inverno. Uma visita num dia útil custa 50 e mais 10€ se for ao fim de semana ou em feriados. Contatei o grupo dos Montanheiros, que está encarregue das grutas, por várias vezes antes de irmos no sentido de saber se havia mais alguém interessado numa visita nalgum dos três dias em que estávamos na Terceira e a resposta foi sempre negativa. O mesmo se passou em relação à Gruta do Natal.
www.montanheiros.com

Algar do Carvão

Em seguida, fomos até às Furnas do Enxofre, onde encontramos a céu vivo inúmeras fumarolas. Para quem conhece a Lagoa das Furnas em São Miguel, sentimos logo o mesmo cheiro assim que saímos do carro.

Furnas do Enxofre
https://www.portaldasviagens.com/gallery/image/20478-img-7666/

Seguimos até à Lagoa do Negro, situada mesmo em frente à Gruta do Natal.

Gruta do Natal

Lagoa do Negro

Prontinhos para almoçar, fomos até aos Biscoitos. Não, não fomos comer bolachas. Fomos até à localidade com este nome. Na época da expansão marítima levava-se nas embarcações pão cozido duas vezes para que durasse mais tempo. A este pão dava-se o nome de biscoito. Devido ao aspeto semelhante que tem o solo destes terrenos cheio de pedras pequenas, a localidade ficou apelidada de Biscoitos.

Almoçámos num restaurante chamado Lava Preta, situado mesmo em frente à igreja. O menu do dia era composto por sopa, prato do dia, pão, bebida (bebemos um Tinto de Palmela extraordinário e bem encorpado como eu gosto), sobremesa e café. Tudo por 6€/pessoa, isto ao almoço de sábado. Com estes preços dá vontade de ir viver para a Terceira.
http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g189123-d1861177-Reviews-Restaurante_Lava_Preta-Azores.html
Espetada de Novilho
Pudim de pão com molho de chocolate

Em seguida fomos até à famosa praia de Biscoitos. O mar estava bravo e eu ainda tirei umas fotos na rampa de acesso às piscinas naturais antes de chegar a Polícia Marítima e vedar o acesso ao local. Esta praia é cheia de rochas vulcânicas, resultado da erupção do vulcão já atrás referido. Essa erosão formou o que apelidamos de piscinas naturais. A Madeira tem um exemplo semelhante em Porto Moniz.

Praia de Biscoitos
[url=[URL="https://www.portaldasviagens.com/gallery/image/20397-hpim0556/"]https://www.portaldasviagens.com/gallery/image/20397-hpim0556/]
 
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inesaldeia

Membro Conhecido
Seguimos para o Museu do Vinho nesta mesma localidade. O Museu é privado e pertence à família Brum, de origem flamenga, mas radicada na Terceira há múltiplas gerações. A visita é gratuita (o que eu acho mal) e é acompanhada de modo informal por uma senhora (não sei se funcionária ou se co-proprietária) que vai partilhando connosco a imensa história da tradição do vinho verdelho (este nome deve-se à casta) dos Biscoitos e diversos aspetos da cultura da Terceira em geral, como as beneces trazidas pela estadia dos militares americanos instalados na ilha, as festas do espírito Santo, etc. Atualmente a produção é já muito pouca e já mal chega para o consumo da ilha. Parece que estes solos não são bons para a produção de vinho tinto. Assim sendo, o branco e o licoroso são boas opções de produção nesta terra. Os terrenos mais férteis são os que estão junto ao mar e existem muitos terrenos que foram abandonados neste âmbito e seria necessário muito trabalho para os recuperar e reiniciar a produção. O solo é a chave para a especificidade das produções desta região. Damos um passeio pelo meio das videiras, separadas por muros de pedra como todos os terrenos na Terceira, e observamos as pedras da terra a assemelharem-se aos "biscoitos". Durante a visita é possível aceder a uma adega bastante antiga e a outra onde é feita uma prova de vinho licoroso. Eu trouxe uma garrafa de branco, mas está guardada na minha coleção para uma ocasião especial. Também podemos ver antigos lagares e visitar uma sala que é uma espécie de mini museu etnográfico que tem peças muito interessantes e bastante raras.

Museu do Vinho
https://www.portaldasviagens.com/gallery/image/20494-img-7741/


Quando acabámos a deliciosa visita ao Museu do Vinho, seguimos em direção à Lagoa das Patas, que poderá dizer-se a única Lagoa assinalável na Terceira. As restantes são pequenos charcos de água apelidadas de lagoas. É um local que revela uma calma imensa e um ótimo sítio para um piquenique. Existe uma pequena capela no topo das escadas junto à lagoa.


Muito ainda para visitar nesta tarde, então seguimos para subir a Serra de Santa Bárbara, ponto mais alto da ilha. Aqui terá sido o único sítio onde se percebeu claramente o efeito do vento em alerta vermelho. Folhas, folhas e mais folhas na estrada. Antes disso parámos em mais um miradouro com vista para o sul da ilha e de onde se conseguia ver o Monte Brasil, em Angra do Heroísmo.


Serra de Santa Bárbara, a 1021m de altitude (estávamos a congelarrrrrrr...)

Descemos a serra e fomos até à localidade de Serreta, à procura do farol. Antes disso, parámos no centro da localidade para tirar fotos a outro bonito Império e à Igreja.

Serreta

Miradouro da Ponta da Serreta

Ainda houve tempo de ir até à loja do Queijo Vaquinha, em Cinco Ribeiras. À chegada, as 3 especialidades estão disponíveis para prova numa mesa picante, tradicional e Ilha Terceira. Eu optei por Comprar o tradicional, que só tem sal na cobertura.

Regressámos ao hotel, passando ainda de carro por São Mateus da Calheta, que mesmo sendo de noite nos pareceu uma localidade à beira mar muito bonita.
Chegados à Praia da Vitória, não foi fácil encontrar um sítio com bom preço para jantar, querendo evitar repetição do Tropical Point da noite anterior. Andámos e andámos e acabámos por jantar num restaurante chamado Zodíaco, que é uma espécie de churrasqueira.
Uma dose de frango para duas pessoas, com batatas fritas congeladas mergulhadas em gordura, custou 10€. Não repetiria.
[URL="http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g644296-d4557872-Reviews-Zodiaco-Praia_da_Vitoria_Terceira_Azores.html"]http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g644296-d4557872-Reviews-Zodiaco-Praia_da_Vitoria_Terceira_Azores.html

Praça Francisco Ornelas da Câmara - Praia da Vitória

 
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inesaldeia

Membro Conhecido
Último dia de passeio, salpicado com chuva e neblusidade. Fizemos check out no hotel e deixámos lá as malas para ir buscar ao fim da tarde.

Demos um passeio pelo centro da Praia da Vitória e procurámos, perto da Câmara Municipal, a casa de Vitorino Nemésio que é um ex líbris da cidade. Aproveitámos para ver a fachada da Sé.

Casa de Vitorino Nemésio

Passeio dos Poetas



Câmara Municipal da Praia da Vitória

Império dos Marítimos

Saímos em direção a Porto Judeu, mais precisamente para tentar ir a Serretinha (conselho do Zé Pinho aqui do fórum). Não chegámos a perceber se estávamos lá ou não, mas de acordo com o mapa e com as fotos que vi pareceu-me que sim. Bom bom era o Zé vir confirmar pelas fotos :D

Antes de chegar a Serretinha fomos parando pelo caminho para fotografar os vários impérios que fomos vendo pelo caminho e outras coisas que nos pareceram interessantes.

Serretinha

Desta zona, rodeada de moradias lindíssimas quase em cima do mar e numa parte bem baixa, observa-se o Ilhéu das Cabras que é dividido em duas partes. Acredita-se que a divisão do ilhéu terá ocorrido por motivo de uma violenta movimentação das placas tectónicas, que terá dado origem a um terramoto há milhares de anos atrás.

Fomos até Angra de Heroísmo novamente e deixámos o carro juntamente ao mesmo parque onde deixámos no primeiro dia. Subimos a pé o caminho até ao Forte de São João Batista.
Esta fortaleza é do tempo do império filipino, século XVI. Em resumo, é uma fortaleza do tempo da ocupação espanhola.
Atualmente está em funcionamento, albergando um quartel militar. A corporação em questão é responsável pela guarda do Monte Brasil, que tem horário de abertura e encerramento.

Forte de São João Batista

Aproveitando que estávamos ali ao lado, fomos buscar o carro e subimos o Monte Brasil. Este monte é mais um vulcão extinto que forma duas baías: Baía de Angra e Baía do Fanal. Atualmente é uma Reserva Natural de Recreio e é um espaço extraordinário, com vistas estupendas e impecavelmente cuidado.

Monte Brasil

Arranjar um restaurante em Angra do Heroísmo para almoçar não é fácil. Tudo fechado. Lembrámo-nos que no passeio de sexta tínhamos visto um restaurante num edifício novo perto da marina. Fomos até lá e era dia de brunch. E que brunch... O brunch era composto não apenas pelos normais elementos de brunch (quiches, panquecas, saladas, brioche, sumo natural, compotas, etc), mas também por um buffet de pratos quentes de carne, peixe e acompanhamentos e , ainda, de sobremesas. Foi-nos perguntado se queríamos essa opção ou escolher a la carte (isto às 14h e nós cheios de fome). Nós nem pensámos duas vezes com aquele buffet a encher-nos o olho. Servimo-nos de tudo o que quisemos, as vezes que quisemo-nos e tudo estava confecionado com imensa qualidade, sem exceção.
Pensámos, pelos preços que tínhamos visto no exterior da ementa à la carta (perto de 20€ as doses para 2 pessoas mais baratas), que iríamos pagar bem por aquele buffet. Chegado o momento da conta o valor do buffet tinha sido de 12€/pessoa. Ficámos mais que felizes com o preço. Foi a cereja no topo do bolo. Não temos fotos, porque a necessidade de nos alimentarmos foi mais forte e saltámos esse passo.
Deixo os contatos:
http://www.lifecooler.com/artigo/comer/restaurante-casa-do-peixe/387685/
http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g189137-d3473833-Reviews-Casa_do_Peixe-Angra_do_Heroismo_Terceira_Azores.html

Já de barriguinha cheia fomos até ao Forte de São Sebastião, localizado no Porto de Pipas e onde está instalada a Pousada de Angra do Heroísmo.
Esta fortaleza quinhentista foi a primeira da cidade de Angra e cruzava fogos com a fortaleza do Monte Brasil na época áurea das rotas marítimas e em que se tornava absolutamente necessário proteger as embarcações vindas da Índia e do Brasil, em escala para Portugal.
Deste espaço fabuloso, avista-se o Ilhéu das Cabras.

Forte de São Sebastião
 
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inesaldeia

Membro Conhecido
É comumente sabido que a gente da Terceira gosta da festa brava e faz touradas à corda em que o pobre do touro corre atrás dos homens com uma corda no pescoço. Existem DVD's à venda nas lojas de Souvenirs em Angra e na Praia da Vitória, as duas únicas sedes de concelho da ilha, e há elementos elusivos como a Praça de Touros de Angra do Heroísmo e um monumento numa rotunda junto a esta.

Praça de Touros de Angra do Heroísmo


Demos ainda um passeio de carro à descoberta para conhecer localidades mais pequenas e menos conhecidas e fomos fotografando os impérios que fomos encontrando. Ainda assim, ficámos bem longe dos 70 existentes.



Regressámos à Praia da Vitória para um passeio pela Marina e pela praia e para comprar os souvenir pois a loja só abria à tarde no domingo.

Praia da Vitória - Marina e praia

Em Angra do Heroísmo tinha tentado ir até uma pastelaria que me pareceu interessante na 6ª feira, mas estava fechada por ser domingo. Assim sendo, restou-me o Continente para comprar a doçaria típica antes de regressar ao "continente" , onde tenho residência:

Queijada Dona Amélia - Para mim, esta especialidade é o ex - líbris dos doces da Terceira. É uma mistura de canela, sultanas, ovos, farinha de milho, farinha de trigo, açucar e sabe Deus mais o quê. Recomendo a 200%.

Malassadas - Os terceirenses têm por muito típicos os doces fritos e eu devo confessar que sou uma fã. É chegar o natal e ver o colesterol a disparar com este tipo de gulosice. AS malassadas e os coscorões são talvez os fritos mais típicos da Terceira.

Bolo Lêvedo - Não é uma especialidade da Terceira em específico, mas é típico em todo o arquipélafo, em especial em São Miguel. Esta marca em particular não recomendo. Estavam muito secos e tinham muito fermento. Nada a ver com o que comprei numa padaria nas Furnas em S. Miguel ou na BTL no ano passado.

Recolhidas as malas no hotel, fomos atestar o carro e entregá-lo para fazermos check in na base das lajes. Já a passar a segurança vejo uma data de PSP's (na Base das Lajes são eles que fazem o controlo de Segurança e não a Prosegur como estamos habituados nos restantes aeroportos portugueses) e no meu ar de graça sai-me a piada "que movimento" que não foi vista com agrado por um dos senhores polícias, que me mostrou uma cara de poucos amigos e se remeteu ao silêncio enquanto eu me "desartilhava" sem receber qualquer indicação da parte dele.
Free Shop é coisa que não existe neste aeroporto. Para compensar há uma loja a vender de tudo um pouco, com preços escritos à antiga e muitos produtos da Tommy Hilfiger. Lá está a presença americana bem presente. Wifi por tempo ilimitado à borla.

Base das Lajes

O regresso foi feito pela TAP, a horas (o que é de estranhar vindo da Tap). Para mim, o que a Tap tem de melhor, especialmente em horas de almoço ou jantar, são sempre as refeições. Neste aspeto ganha a pontos à Sata, que em voos na rota dos Açores serve sempre uma sandes, seja a que horas for.

Esta foi mais uma boa experiência no arquipélago dos Açores, certamente a nível paisagístico menos impressionante que São Miguel pela quase inexistência de lagoas significativas, mas com traços que a tornam suis generis e muito especial.
Ficámos com a ideia de que esta ilha usufrui de uma qualidade de vida bastante boa, com tudo o que é necessário a poucos passos. É o destino ideal para um fim de semana de descoberta, sem grandes correrias e com nível de stress a 0%.
A maioria das estradas está em bom estado e na generalidade os acessos são bons. O povo é simpático e em Angra ainda encontrámos daquelas pessoas que dizem bom dia e boa tarde a toda a gente, por uma questão de educação, mesmo que não conheçam.
Fica esperança de visitar as 7 ilhas do arquipélago que faltam, com a noção de que teremos de recorrer sempre a um dos aeroportos já conhecidos nos Açores para alcançar novos destinos, pela falta de ligações diretas.

Votos de boas escapinhas e ótimas escapadelas!

Inês
 
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Nika

Membro Conhecido
Olá Inês! :)

Obrigada pela partilha. Como ainda não conheço os Açores, vou apreciando um bocadinho através dos reports que partilham. :)
Cumprimentos
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Olá Inês

Um autêntico guia de viagem para bem conhecer a fantástica ilha Terceira.
È uma ilha que conheço bastante bem pois vou lá muitas vezes em negócios.
Existem muitos lugares que aqui nos mostras e que eu desconhecia na totalidade.
Afinal a Terceira tem muito mais para ver do que eu imaginava.
Fica na calha para uma próxima visita com o teu guia.

Obrigado pela partilha

João Paulo
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Nika,

Obrigada! O meu conselho é que assim que tenhas uma oportunidade boa de valor de voo (seja para São Miguel ou para a Terceira) , marques a viagem. Cheira-me que estes valores baixos estão para acabar... O arquipélago dos Açores tem uma qualidade de vida extraordinária e no Inverno poucos turistas se encontram. Não tem nada a ver com o turismo massificado da Madeira, embora eu tenha a confessar que sou uma fã da Madeira também.

João Paulo,

Obrigada! Nem imaginas o quão difícil é encontrar informação sobre esta ilha. Eu recorri essencialmente ao Tripadvisor, a 2 guias que arranjei (um trouxe da BTL do ano passado e outro que nos foi oferecido num restaurante em São Miguel) e a ainda a uma edição da Revista Volta ao Mundo de 1995. Para finalizar, aqui no Portal consegui uma dica para fazer o aluguer de viatura on-line (não havia nada disponível na autoeurope, nem nos sites da Ilha Verde ou da Micauto) e mais umas dicas úteis.
Espero que vá ao encontro da minoria que procura este tipo de turismo, pois parece-me que a Terceira está pouco divulgada, o que é uma pena pelos atrativos que possui.
Fiquei com pena de não termos podido aceder à Gruta do Natal e à Gruta do Algar do Carvão, mas tenho esperança de ainda conseguir organizar um grupo meu, à semelhança do que fiz para a Madeira em janeiro, e nessa oportunidade então conhecer as ditas grutas.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
CarpeDiemMan,

Obrigada! O arquipélago dos Açores é um daqueles a estar na lista para visitar antes de morrer :D
 

Bee

Membro Conhecido
Excelente report.
Depois de um alerta vermelho tiveram muita sorte com o tempo que encontraram.

Das 9 ilhas só conheço São Miguel e este ano estamos muito tentados a voltar aos Açores. Temos falado muito na Terceira e este report parece um sinal :p

Muito obrigado pela partilha
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Bee,

Obrigada!
Devo mesmo confessar que foi por um triz: Basicamente foi o alerta vermelho a terminar e nós a partirmos. Imagina que assim que acordei (às 4h e meia da manhã), tratei logo de ligar o portátil para ver as previsões no site do IPMA e previa-se uma melhoria significativa. O piloto tranquilizou-nos bastante dizendo que o pior já tinha passado e assim que senti que o voo era mesmo para partir não tive mais receio nenhum.
Se este report é um sinal, toca a marcar a viagem :D A Terceira ainda goza de uma qualidade de vida extraordinária como é raro encontrar.
 

euzinha

Membro Ativo
Muito obrigado pelo excelente report sobre a Terceira @inesaldeia
Já tenho a minha viagem marcada para o próximo mês e todas estas indicações serão preciosas. Eu já conheço São Miguel e Faial e tenho a certeza que vou adorar também está ilha .
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Muito obrigado pelo excelente report sobre a Terceira @inesaldeia
Já tenho a minha viagem marcada para o próximo mês e todas estas indicações serão preciosas. Eu já conheço São Miguel e Faial e tenho a certeza que vou adorar também está ilha .
euzinha:
A Terceira é um encanto, num modo completamente diferente do resto do arquipélago. Tem o seu charme próprio sem grandes cenários de lagoas e miradouros como encontramos em S. Miguel, por exemplo, mas com muita qualidade de vida. Recomendo vivamente a visita.
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Muito bom, gostei do report . Pena foi o tempo, mas se era inverno...
Apenas umas questões: parece que Angra tem poucos habitantes é muito pacato. E os petiscos, já estive em São Miguel e temos as lapas, cracas, a morcela, o ananás, ai não vi nada do género ou foi só por escolha pessoal?
É que agora com a ryanair vai ser barato dar um salto a Terceira
 
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inesaldeia

Membro Conhecido
Muito bom, gostei do report . Pena foi o tempo, mas se era inverno...
Apenas umas questões: parece que Angra tem poucos habitantes é muito pacato. E os petiscos, já estive em São Miguel e temos as lapas, cracas, a morcela, o ananás, ai não vi nada do género ou foi só por escolha pessoal?
É que agora com a ryanair vai ser barato dar um salto a Terceira
Boa noite Rui.
Em relação ao tempo, no clima o conceito de inverno, verão, outono ou primavera é mesmo para não relevar pois podem existir surpresas a qualquer momento. Basta analisar pelas cheias que surgiram no início de Setembro no ano passado ou pela destruição marítima causada mesmo agora em S. Miguel. Nós considerámos que no geral o tempo não prejudicou as visitas. Tivemos aquele susto do aviso vermelho nos dias anteriores, mas a partir do momento em que partimos tudo tranquilo...
Angra é uma cidade com algum (relativo) movimento durante a semana, mas ao fim de semana é um cidade fantasma, onde até almoçar se torna uma tarefa árdua pois está praticamente tudo fechado. No domingo só encontrámos mesmo a Casa do Peixe aberta e como estava a funcionar em sistema de buffet nem considerámos outra opção tal era a fome.
Em relação a gastronomia há outros petiscos para os interessados como a alcatra de peixe, a alcatra de carne, as lapas e afins, mas isso não condicionou as nossas escolhas na hora da refeição. Se provássemos provávamos, se não também não era primordial. Em relação a outros petiscos, para mim mais convidativos como a doçaria regional, isso já era outra conversa. Tive de trazer tudo, mas teve de ser do supermercado, porque ao domingo as pastelarias de Angra estão encerradas.
 

Carlos S

Membro Novo
Muito obrigado pelo fantástico post. Já tenho viagem marcada para a Terceira e surgiu-me uma dúvida relativamente ao rent-a-car. Marcando pelo Kräftig sparen. Billige Mietwagen bei EconomyCarRentals como sugerido, os preços são bastante razoáveis (cerca de 25 euros/dia) tem ideia de quanto foi a caução que teve de deixar? É importante por causa do plafond do cartão de crédito. Muito obrigado pelo post que será muito útil para planear a viagem.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Muito obrigado pelo fantástico post. Já tenho viagem marcada para a Terceira e surgiu-me uma dúvida relativamente ao rent-a-car. Marcando pelo Kräftig sparen. Billige Mietwagen bei EconomyCarRentals como sugerido, os preços são bastante razoáveis (cerca de 25 euros/dia) tem ideia de quanto foi a caução que teve de deixar? É importante por causa do plafond do cartão de crédito. Muito obrigado pelo post que será muito útil para planear a viagem.
Carlos,
Relativamente ao rent a car eu lembro-me que optei por contratar um seguro extra ao balcão da Ilha Verde em vez de optar pela caução. De qualquer forma já não estou recordada de valores de nenhuma das duas situações.
 
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