Novidades

[Report] Fim de semana na Alsácia

Pedro Maia

Membro Conhecido
Fim de semana na Alsácia

Aproveitando o feriado de Lisboa, fizémos um fim de semana alargado numa zona que desde há bastante tempo que queria conhecer, a Alsácia, que ao longo da história foi partilhada e disputada entre franceses e alemães, por exemplo entre 1870 e 1918 pertenceu à Alemanha e isso nota-se na arquitectura e na toponimia, os nomes das terras são praticamente todos alemães. Mesmo na 2ª guerra mundial a Alsácia foi integrada na Alemanha, enquanto as restantes zonas de França ocupada foram "apenas" anexadas à Alemanha.

Começámos por ir a Colmar, uma cidade não muito grande, com um centro muito bem conservado, onde se encontra a parte mais conhecida, "Little Venice" assim conhecida, claro está, pelos canais que tem, são pequenos mas a zona é bem engraçada.

1_DSC00779.JPG


1_DSC00787.JPG


1_DSC00798.JPG


1_DSC00804.JPG


1_DSC00818.JPG
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
A partir de Colmar em direcção de Estrasburgo está a rota dos vinhos, a não perder, as paisagens com as vinhas e as terras valem mesmo a pena e os vinhos também, quase todas as castas da zona são brancas, a única tinta é a Pinot Noir e esse não vale muito a pena, parece mais refresco de vinho...

Os brancos, esses sim são bem bons, aqueles de que gostámos mais foram dos mais doces o Gewurztraminer e o Pinot Blanc e dos secos o Sylvaner.

Voltando à rota dos vinhos, a terra mais emblemática (e mais turística) é Riquewhir, apesar de ter algum turismo a mais é uma maravilha:

1_DSC00853.JPG


1_DSC00857.JPG


1_DSC00861.JPG


1_DSC00872.JPG


1_DSC00873.JPG


1_DSC00877.JPG


1_DSC00887.JPG


Riquewhir desde as vinhas:

1_DSC00899.JPG


Paisagem típica da rota dos vinhos:

1_DSC00900.JPG
 

Nuno

Administrador
Staff
Olá Pedro,

Mais uma delicia que aqui deixas
Estas fotos estão deliciosas ... devem ter sido umas férias muito giras :(
 

Nuno

Administrador
Staff
Olá Pedro,

Já alterei as definições da Galeria para ter o link para as imagens originais e alterei também as imagens em cima para ficarem maiores.
Inclui uma nova funcionalidade que podes ver em baixo, onde se pode utilizar a conta do Photobucket a partir daqui.
 

Célia Reis

Membro Novo
Olá Pedro! Magnífica reportagem com fotos lindíssimas, aliaz como já nos habituaste...
Obrigada pela partilha, adoro os teus relatos de viagem!
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Uma visita muito interessante é a do Castelo Haut-Koenigsbourg, as primeiras referências a este castelo datam do século XII, depois disso o castelo foi várias vezes acrescentado e reconstruído e, finalmente, no fim da guerra dos 30 anos foi destruído e ficou em ruínas até que em 1899 foi oferecido ao imperador alemão Guilherme II, que decidiu reconstrui-lo para o transformar em museu da idade média.

A reconstrução durou 8 anos e ficou pronta em 1908, este ano comemora-se o centenário e é interessantíssimo ver as fotos de antes e durante a reconstrução, é um espectáculo ver o que se fez e as técnicas que se utilizavam em 1900, isto para além da pesquisa que fizeram para saber como era o castelo 250 anos antes:

1_DSC00916.JPG


1_DSC00923.JPG


1_DSC00925.JPG


1_DSC00946.JPG


1_DSC00955.JPG


1_DSC00959.JPG
 

Célia Reis

Membro Novo
Então coloca lá essa ultima parte se faz favor!
Hum, cheira-me a mais uma medalhinha...
Ups..o voto é secreto... ... ...
 

_Cats_

Membro Novo
Pedro

Que imagens fabulosas....

Parece que estamos num filme....é indiscritivel

Meus sinceros parabéns
 

Mariana Marques

Membro Conhecido
Boas estou a pensar aproveitar um feriado e ir 3 diitas até colmar, tenho lá uma familiar e então penso que vou aproveitar, parece lindissimo! o aeroporto que ela me falou que ficava mais perto é o de basel mulhouse mas os horários pela easyjet não são nada apelativos.
 
Top