[Report] Fim de semana na Alsácia

Tópico em 'Reports de França' iniciado por Pedro Maia a 22 Jun 2008.

1. Pedro Maia

Pedro Maia Membro Conhecido

1.224
    1.132
    193
    Fim de semana na Alsácia

Aproveitando o feriado de Lisboa, fizémos um fim de semana alargado numa zona que desde há bastante tempo que queria conhecer, a Alsácia, que ao longo da história foi partilhada e disputada entre franceses e alemães, por exemplo entre 1870 e 1918 pertenceu à Alemanha e isso nota-se na arquitectura e na toponimia, os nomes das terras são praticamente todos alemães. Mesmo na 2ª guerra mundial a Alsácia foi integrada na Alemanha, enquanto as restantes zonas de França ocupada foram "apenas" anexadas à Alemanha.

Começámos por ir a Colmar, uma cidade não muito grande, com um centro muito bem conservado, onde se encontra a parte mais conhecida, "Little Venice" assim conhecida, claro está, pelos canais que tem, são pequenos mas a zona é bem engraçada.

1_DSC00779.JPG

1_DSC00787.JPG

1_DSC00798.JPG

1_DSC00804.JPG

1_DSC00818.JPG

Tinker Bell e Paulo Gomes gostam disto.
  2. Pedro Maia

1.224
    1.132
    193
    A partir de Colmar em direcção de Estrasburgo está a rota dos vinhos, a não perder, as paisagens com as vinhas e as terras valem mesmo a pena e os vinhos também, quase todas as castas da zona são brancas, a única tinta é a Pinot Noir e esse não vale muito a pena, parece mais refresco de vinho...

Os brancos, esses sim são bem bons, aqueles de que gostámos mais foram dos mais doces o Gewurztraminer e o Pinot Blanc e dos secos o Sylvaner.

Voltando à rota dos vinhos, a terra mais emblemática (e mais turística) é Riquewhir, apesar de ter algum turismo a mais é uma maravilha:

1_DSC00853.JPG

1_DSC00857.JPG

1_DSC00861.JPG

1_DSC00872.JPG

1_DSC00873.JPG

1_DSC00877.JPG

1_DSC00887.JPG

Riquewhir desde as vinhas:

1_DSC00899.JPG

Paisagem típica da rota dos vinhos:

1_DSC00900.JPG

3. Nuno

Nuno Administrador Membro do Staff

5.132
    1.960
    323
    Olá Pedro,

Mais uma delicia que aqui deixas
    Estas fotos estão deliciosas ... devem ter sido umas férias muito giras :(

4. Pedro Maia

1.224
    1.132
    193
    Nuno, desta vez usei a galeria em vez do imageschack, não é possível ter as fotos maiores?

5. Nuno

Nuno Administrador Membro do Staff

5.132
    1.960
    323
    Olá Pedro,

Já alterei as definições da Galeria para ter o link para as imagens originais e alterei também as imagens em cima para ficarem maiores.
    Inclui uma nova funcionalidade que podes ver em baixo, onde se pode utilizar a conta do Photobucket a partir daqui.

6. Célia Reis

Célia Reis Membro Novo

719
    1
    0
    Olá Pedro! Magnífica reportagem com fotos lindíssimas, aliaz como já nos habituaste...
    Obrigada pela partilha, adoro os teus relatos de viagem!

7. Pedro Maia

1.224
    1.132
    193
    Ainda não acabou .

8. Célia Reis

Célia Reis Membro Novo

719
    1
    0
    Pedro, estou à espera da continuação!

9. Pedro Maia

1.224
    1.132
    193
    Uma visita muito interessante é a do Castelo Haut-Koenigsbourg, as primeiras referências a este castelo datam do século XII, depois disso o castelo foi várias vezes acrescentado e reconstruído e, finalmente, no fim da guerra dos 30 anos foi destruído e ficou em ruínas até que em 1899 foi oferecido ao imperador alemão Guilherme II, que decidiu reconstrui-lo para o transformar em museu da idade média.

A reconstrução durou 8 anos e ficou pronta em 1908, este ano comemora-se o centenário e é interessantíssimo ver as fotos de antes e durante a reconstrução, é um espectáculo ver o que se fez e as técnicas que se utilizavam em 1900, isto para além da pesquisa que fizeram para saber como era o castelo 250 anos antes:

1_DSC00916.JPG

1_DSC00923.JPG

1_DSC00925.JPG

1_DSC00946.JPG

1_DSC00955.JPG

1_DSC00959.JPG

10. Ribas69

Ribas69 Membro

257
    5
    18
    Estas fotos estao exelentes o Pedro, muitos parabens, pelas fotos e pelo relato...

11. Pedro Maia

1.224
    1.132
    193
    O relato ainda não está completo, tenho-me esquecido de pôr a última parte.

12. Célia Reis

Célia Reis Membro Novo

719
    1
    0
    Então coloca lá essa ultima parte se faz favor!
    Hum, cheira-me a mais uma medalhinha...
    Ups..o voto é secreto... ... ...

13. _Cats_

_Cats_ Membro Novo

623
    0
    0
    Pedro

Que imagens fabulosas....

Parece que estamos num filme....é indiscritivel

Meus sinceros parabéns

14. Mariana Marques

Mariana Marques Membro Conhecido

695
    561
    133
    Boas estou a pensar aproveitar um feriado e ir 3 diitas até colmar, tenho lá uma familiar e então penso que vou aproveitar, parece lindissimo! o aeroporto que ela me falou que ficava mais perto é o de basel mulhouse mas os horários pela easyjet não são nada apelativos.

15. Cristina Sousa

Cristina Sousa Membro Conhecido

5.472
    8.237
    323
    @Pedro Maia , gostava de ver a última parte.... :rolleyes:

Tinker Bell e Oscar Reis gostam disto.
  16. Paulo Gomes

Paulo Gomes Membro Novo

4
    3
    3
    Obrigado! Muito bom!

Editado por um moderador: 18 Mar 2017
  17. Tinker Bell

Tinker Bell Membro Conhecido

1.846
    2.014
    193
    Tenho mesmo mesmo de ir visitar esta zona! Apaixonada! :) E se mete vinho ainda melhor...
    Obrigada @Pedro Maia