Novidades

[Report] Faial e Pico - Junho 2021

Olá a todos.

Regressei aos Açores para conhecer mais duas ilhas: Faial e Pico (já conhecia S. Miguel, Terceira e S. Jorge - a última com report aqui no fórum).

Esta viagem foi com um Grupo de amigos. Éramos 8 pessoas, por isso a logistica teve em conta o facto de sermos um grupo grande.

Os voos foram comprados via GotoGate. Foi a primeira vez que usei a plataforma e correu tudo perfeitamente bem. Os voos foram Lisboa- Faial e Pico-Lisboa e custaram cerca de 100 €/ pessoa. A ligação Faial- Pico fizemos de barco. Custou 3,60 €/ pessoa e demorou 30 minutos. O barco não custou nada (mesmo para quem enjoa).

Partimos de Lisboa no dia 9/06 e chegámos à Horta pelas 16h30. Fomos para o Pico no dia 11/06, de manhã e regressámos no dia 14/06 de manhã. Optámos por alugar carrinha de 9 lugares tanto no Faial como Pico. Antes de o fazer questionei alguns locais para saber se não havia problema por causa das estradas e não foi desaconselhado por isso arriscámos. Correu tudo bem e tirando algumas estradas mais ingremes não tivemos qualquer problema.

No Faial optámos pela Ilha Verde (custo total, com o seguro mais elevado: 240€). E no Pico pela Whale Rent a Car (custo total com o seguro mais elevado: 394€). Os carros foram recolhidos e entregues conforme o sitio de onde partimos e chegámos (porto/ aeroporto).

Os alojamentos foram via Airbnb. No Faial ficámos no Rejugio que era, literalmente, o único sitio disponível para um grupo de 8 pessoas (custo total: 330€). Gostámos muito, host muito simpática, local limpo, espaçoso, com tudo o que era necessário. Tinha uma pequena piscina privada que deu para experimentar. No Pico ficámos na Casa das Ondas (custo total: 504€), na zona dos Arcos. A casa acabou por ser um pouco maior do que pretendíamos (era gigante!), um dos quartos era na cave, o que gerou alguma discordia porque ninguém do grupo queria lá ficar e acabámos por sortear. De resto, localização impecável, zona balnear acessível a pé, zona exterior muito bem cuidada e boa, cozinha equipada com tudo o que é necessário e host muito acessível e disponivel.

IMG_20210609_192245.jpg

(alojamento no Faial)

IMG_20210610_200335.jpg

(hortências junto ao alohamento no faial)
Passando ao roteiro propriamente dito, quero realçar que por sermos um grupo grande teve de haver cedências de parte a parte e que as deslocações foram sempre mais demoradas (o tempo para sair de casa era maior porque havia sempre alguém que se esquecia de algo ou que demorava mais tempo na preparação) por isso pode parecer que nao vimos grande coisa. No entanto viajar em grupo tem outras vantagens .... :)

No primeiro dia fomos às compras e ambientamo-nos à zona. Fomos jantar à Tasca Capitólio na Horta, que se revelou uma desilusão, pois nao tinha nada a ver com o Tripadvisor e o vinho da casa era... de Setubal. Depois fomos ao famoso Peter's Cafe Sports experimentar o Gin do Mar (2,60€). Gostámos imenso. O bar é super agravel, com uma boa esplanada e um bom atendimento, não obstante estar muita gente.

No dia seguinte fomos aos Capelinhos. O tempo estava muito bom, sem calor excessivo. Almoçámos no Mini Mar, junto a uma zona balnear. O almoço acabou por ser bastante demorado porque o serviço era muito lento. À tarde fomos à cratera, onde mais uma vez apanhámos muito bom tempo. Depois fomos ao Miradoura da Espalamanca e da Nossa Sra. da Conceição, ao Monte da Guia, ao Miradouro e demos uma volta na Horta.

IMG-20210611-WA0092.jpg

(capelinhos)

IMG_20210610_160437.jpg


(createra do Faial)

IMG_20210610_171042.jpg

(monte da guia)
IMG_20210610_173337.jpg


(peter´s)

No dia 11/06 devolvemos a carrinha no Porto da Horta e apanhámos o barco para a Madalena. O barco partiu a horas e foi impecável. Chegámos à Madalena, fizemos o aluguer da nova carrinha e fomos almoçar à Ancoradeouro, na Areia Larga. Foi o melhor restaurante da viagem, de tal forma que regressámos no último dia para o jantar. Não é um sitio económico, mas vale a pena. Tem uma bela esplanada, funcionários super simpáticos e é tudo de bom.

Depois fomos deixar as malas ao alojamento e às compras ao Continente. Pelo caminho vimos as vistas das vinhas, na Criaação Velha. De seguida fomos à Lagoa do Capitão, pelo caminho passámos na estrada famosa pelas fotografias. Na Lagoa estava bastante nublado. No final do dia, fomos à zona balnear doa Arcos, mesmo ao pé de casa. Estava bastante agradável e ainda deu para um banho de mar, bem fresquinho. Neste dia jantámos em casa pois no dia seguinte iriamos iniciar a subida da montanha do Pico às 7h00.
IMG-20210611-WA0085.jpg

(lagoa do capitão)

No dia seguinte lá fomos rumo à casa da Montanha. O tempo estava perfeito. Fizemos a subida com Guia, com a Atipíco. (50€/pessoa)

Ainda estou a processar a subida/descida da montanha. Dos 8 do grupo eu fui a única que nao cheguei ao topo, fiquei no marco 24 de 47 (além do Piquinho). A guia que ia connosco percebeu que eu iria ter muitas dificuldades na descida e convidou-me a ficar por ali. Em boa hora, aceitei a sugestão, não obstante os meus amigos terem insistido para eu continuar. Estive 5h a aguardar que o meu grupo subisse e descesse a montanha, sempre no mesmo sítio, sem companhia. Embora pareça bastante solitário, passou super rápido. Falei com vários caminhantes, super simpáticos, olhei a vista, meditei, chorei, ri... Foi bastante bom. Quando os meus amigos regressaram iniciei a descida e, tal como a Guia preveu tive MUITAS dificuldades. A juntar ao medo com que estava as forças desapareceram, cai diversas vezes (sem gravidade) e foi mesmo complicado. Fui de mão dada com a Guia e com o meu namorado grande parte do percurso e a outra parte fui de rabo porque era a única forma de ir com confiança. No total estivemos 12h na montanha. Foi um dia bastante duro, fisica e mentalmente. No final estava (eu e todo o grupo) de rastos. Fomos comprar umas pizzas e uns hamburguers ao BK e comemos em casa.

IMG-20210612-WA0191.jpg

(Piquinho)
IMG-20210612-WA0002.jpg

(vista para o Pico às 6h da manhã)
IMG-20210612-WA0251.jpg
IMG-20210612-WA0142.jpg


(durante a subida)



No dia seguinte, ainda a processar o dia anterior, ficámos em casa de manhã. Almoçámos na Fonte Cuicine (bifes maravilhosos, esplanada muito agradável). Às 14h fomos fazer observação de baleias e golfinhos com a Aqua Açores (custo 35€/pessoa - tivemos desconto por causa de sermos um grupo grande e por termos feito o aluguer do carro com a whale rent a car). Tivemos alguma sorte: vimos tartarugas, golfinhos riscados, cachalotes, e mais alguns.... Foram 3h bem passadas. Depois da atividade lanchámos nas Lajes e comprámos umas recordações tipicas (imans, globos de neve, etc.) e fomos até à Lagoa da Rosada. Pelo caminho passámos por outras lagoas, como a do Peixinho. O caminho foi duro porque tinha estradas inclinadas e a carrinha teve dificuldades, mas conseguimos. Todo o percurso até à Lagoa foi super agradável, com uma linda paisagem verde, cheia de vacas. Queríamos ir jantar ao Cellas Bar mas chegámos lá e disseram-nos que demoravam 30 minutos a arranjar mesa e que nao podiamos ficar todos juntos. Acabámos por ir jantar novamente ao Ancarodeouro.


IMG-20210614-WA0038.jpg
IMG-20210614-WA0029.jpg
IMG-20210614-WA0026.jpg

IMG-20210614-WA0052.jpg

(avistamentos na observação)

Depois, regressámos a casa e no dia seguinte regressámos a Lisboa logo pela manhã. Correu tudo bem na viagem de regresso.

Quanto ao Covid-19: Fizemos o teste antes da viagem e submetemos o inquérito disponível online. Recebemos um voucher de 35€/pessoa pela submissão do voucher (descontámos no valor da subida à montanha).

Estou disponível para esclarecer qualquer ponto. Boas viagens! *
 

Anexos

Última edição:
Top