Novidades

[Report] Férias no Peru 2017

Férias no Peru Novembro de 2017

Este é o meu primeiro report, mas foi este fórum que me deu muita ajuda na preparação da viagem e especialmente o Jorge Gonçalves e PaulaCoelho a quem fiz algumas perguntas aqui pelo chat. Vou tentar não ser muito chato.
No final de Março na minha pesquisa no Skyscanner reparo que as viagens para Lima estavam a 515€ pela AirFrance, apenas de 16 a 26 de Novembro. No dia seguinte já estavam a 565€ e eu pensei: é agora ou nunca. Tenho ainda o problema de viver nos Açores, tenho de comprar mais voos para Lisboa.
Tentei ver no fórum o melhor para visitar e optei por ficar um dia em Lima para descansar, 4 dias em Cusco (um deles em Machu Picchu Pueblo), um dia em Puno, um em Arequipa e um em Chivay. Muitas viagens para poucos dias mas consegue-se. Resta frisar que tentamos fazer uma viagem LOW-COST.

As contas são sempre para 2 pessoas, comprei o seguro na Intermundial por 63.76€.
Os voos dos Açores-Lisboa custaram 170,3€ e Lisboa - Lima 1131,52€.

No dia 16 de Novembro seguimos rumo a Lima. Foram várias horas de viagem, chegamos perto da meia-noite. Tínhamos transfer combinado com o hotel, foi 20€. O hotel foi o B&B Miraflores Wasi Independencia (com pequeno almoço) e foram 70€ para 2 noites, era razoável pelo preço que foi.

Lima
Na manhã do dia 17 passeamos na zona de Miraflores.

Após o passeio em Miraflores fomos almoçar ao Restaurante Panchita que ficava perto do hotel, e posso vos dizer que foi dos melhores restaurantes que comi até hoje. Foram perto de 48€ mas acreditem que vale a pena.

Na parte da tarde fomos de Uber para visitar a Plaza Mayor e arredores.
Consegui ver nossa senhora de Fátima no Peru.
Após a zona da Plaza Mayor fomos em ritmo de passeio até ao Circuito Mágico das Águas. Talvez tivesse mais piada durante a noite mas como tínhamos voo para Cusco no outro dia, decidimos seguir para o hotel novamente de Uber. Cada viagem que fizemos de Uber foi por volta de 5€.

No dia 18 iniciava-se a parte mais importante da viagem, a ida para Cusco.
Nas companhias aéreas que utilizei no Peru, por incrível que pareça, a qualidade das chamas low-cost foi muito melhor do que as supostas companhias "melhores" tipo Avianca. O voo foi na StarPeru, de Lima para Cusco, custou 196.23€ (2 pessoas) e foi um voo muito tranquilo e pontual.

Cusco
Chegamos a Cusco por volta das 10 da manhã e o transfer do Hotel tinha sido esquecido. Esperamos um pouco e depois apanhamos um Táxi oficial que custou 40soles, cerca de 10€. O Hotel era o Arcopata Guest House, ficamos em quarto privado com casa de banho e pequeno-almoço e para 3 noite foram 76€.
Tínhamos marcado tours para os 3 dias que tínhamos em Cusco, no primeiro dia era o City Tour. A cidade ao início, nos arredores, antes de entrar na "zona turística", pareceu-me pobre mas a zona central é linda, mas avistam-se muitos lances de escadas para subir.
Após a chegada almoçamos o famoso "Cuy" Porquinho da Índia, para dizer a verdade gostei, pareceu-me um mini leitão à Bairrada.
Após o almoço seguimos a caminho da tour, o ponto de encontro era na Praça de Armas.
Os efeitos de altitude começavam a sentir-se, subíamos 3 degraus ficávamos logo cansados, andávamos um pouco e começávamos a ficar cansados.
E começou a City Tour de Cusco. Pelo meio choveu granizo, mas muito granizo. Segundo o guia, não é um fenómeno muito normal. Até aí parecia um dia de verão, mas ficou frio. Neste primeiro dia nota-se muito a altitude porque vamos a pontos altos, sendo que a própria cidade já fica a 3300m de altitude. Muitas dores de cabeça quando se caminha.

Os problemas de altitude no dia seguinte foram passando, quase nem notava. Tivemos a tour de Chinchero, Maras e Moray (os tours para os 3 dias custaram 160 soles para 2 pessoas com um almoço incluído. É pouco mais de 40€). Não esquecer que a paisagem é sempre fantástica, mesmo que algum monumento ou algo não fosse do agrado, a paisagem deixava-nos sempre sem palavras.
Após a tour almoçamos em Cusco o Ceviche, não achei nada de especial, mas deu para experimentar.

Praça de armas de Cusco
 
Última edição por um moderador:
Cont.

No dia seguinte fizemos a Tour do Vale Sagrado e apanhamos o comboio em Ollantaytambo para Machu Picchu Pueblo.
O comboio de ida a partir de Ollantaytambo para Machu Picchu Pueblo e regresso para Poroy (fica perto de Cusco) para duas pessoas custou 252€.

O autocarro que nos levava a Machu Picchu não me lembro quanto custou, mas não era muito barato, comprei de véspera.
O Hotel em Machu Picchu era o Tambo Inn Machupicchu Hostal com quarto privado e pequeno almoço (água bem quentinha o que não era muito normal), foram 34€.
Chegou o grande dia Machu Picchu (Bilhete comprado na internet por 112.12€ para 2), em Cusco a pessoa que nos levava às tours disse que arranjava um guia por 20 soles por pessoa e ainda arranjava táxi de Poroy para Cusco, também por 20 soles. Achei barato e comprei (60 soles = 16€). As filas para o autocarro eram grandes mas estavam sempre a passar autocarros, o tempo de espera não era grande.
Fizemos o trilho de Wayna Picchu que tem muitos degraus, alguns muito estreitos, tinha de andar de lado, a verdade é que o esforço vale a pena. Só posso disser que é lindo! Tem a parte histórica do povoamento, mas como disse anteriormente só a paisagem já vale a pena.
Após Machu Pichu regressamos a Cusco para pernoitar e ter viagem de autocarro no dia seguinte às 8:00 para Puno, viagem de 6/7 horas. Foi na Cruz del Sur que comprei, através da internet. 51.29€ (viagem Cusco - Puno e Puno - Arequipa para 2 pessoas).
A viagem foi longa mas a paisagem acho que vale a pena. Chegamos a Puno que à chegada parecia uma cidade muito pobre e com muitos caminhos de terra ainda. Pela primeira vez senti-me enganado por um taxista que pediu 25 soles (cerca de 8€) por uma viagem de 800m. Fiquei irritado e fui a pé! Ao menos deu para conhecer a cidade. Os passeios para quem anda com mala de rodas não são os ideais. O Hotel era a Posada Kusillos, Foram 30€ e era razoável. A internet é que não era muito boa.
Em Puno (fica a 3800m de altura) a zona central era muito gira e toda bem arranjada.

No dia seguinte combinamos com o hotel a tour ao Lago Titicaca, que era o objectivo da ida a Puno. Como o tempo era limitado apenas estivemos nas ilhas flutuantes de Uros. Como tínhamos de sair de Puno às 3 da tarde tínhamos de fazer a Tour de meio dia. Digo-vos que vale muito a pena! Eu estava a passear num lago a 3800m de altura e o lago era 20 vezes maior que a minha ilha.
Na viagem de Puno para Arequipa, embora o autocarro fosse super confortável, senti-me um pouco mal mas percebo, são muitas curvas, mesmo muitas curvas.
 
Última edição por um moderador:
cont.

Arequipa
O hotel em Arequipa foi o Hostal El Remanso. Foram 60€ duas noites.
Arequipa é uma cidade linda, pena o pouco tempo para lá estar. Como íamos apanhar o autocarro público às 14:00 para Chivay passeamos de manhã.
Monasterio de Santa Catalina, vale a pena a visita

O Autocarro público da companhia Milagros era um autocarro onde a população viajava, cheirava um pouco mal e o condutor andava praticamente a fazer rally naqueles troços bem perigosos, mas consegui chegar a Chivay.
Em Chivay e em outras partes do Peru parecia que tinha regressado 20 anos atrás no tempo, crianças a brincar na rua, noutras cidades cyber cafés cheias de pessoas a mexer nos computadores, lojas para arranjar televisões daquelas grandes e roupa mais estilo anos 90, agricultura em terrenos enormes com animais e arado.

O hotel em Chivay era o Kollawas Home Inn e foram 27€. As tours no Colca Canyon foram 190 soles o que dá +/- 50€.
Na visita ao Colca Canyon a paisagem também é algo de fantástico. Consegui ver os condores, que acho que em Novembro é dos meses que menos de vê.
Consegui ver o fumo de um vulcão activo. Também pela primeira vez vi alpacas e lhamas e vicunão no seu ambiente, e não em ambiente turístico.

Pelas minhas contas, a viagem custou no total 3200€ para 2 pessoas, refeições incluídas.
Este é um pequeno resumo de uma viagem fantástica que todos devíamos fazer. Este é o meu primeiro report, no futuro vou tentar melhorar.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Parabéns @Helder Lourenço pelo report e pela partilha.
Estreia com um grande destino! :)
Esta é uma viagem que está na minha lista e este relato e estas fotos só vêm confirmar o que penso deste país - muito para ver e descobrir!
Obrigada por este contributo, adorei! ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Realmente uma bela estreia nos report's.
É uma viagem que desejo fazer e quanto mais vejo fotos, mais a vontade cresce.
Boas viagens ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá.
Muito obrigado pela partilha :) É sempre bom ver reports de locais não tão falados no geral, mas que no fundo, despertam e muito a minha curiosidade :)

Boas viagens :)
 
Última edição por um moderador:

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!!
É um excelente destino, um país com uma cultura/história muito rica, paisagens muito lindas e uma gastronomia que, pelo que vi nas tuas fotos, parece muito apelativa!! :D:D
Obrigado por ajudares a enriquecer o Portal das Viagens!;)
 
Última edição por um moderador:

rmonteiro

Membro Conhecido
Bem, excelente primeiro report !!
Está nas minhas viagens de sonho e de uma maneira ou de outra terei que lá ir um dia !! :)
Muito obrigado por esta bela partilha ! ;)
 

Loulou

Membro Ativo
Parabéns pelo report e pelas informações detalhadas.
Ir conhecer o Machu Picchu é um dos meus sonhos de viagens :)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Este report tinha-me escapado! Foi sem dúvida uma bela estreia ;)
Ler e ver as fotos trouxe-me recordações muito, muito boas :D
Descer até Chivay em ritmo de rally deve ter sido mesmo loucura!! Os tipos conduzem mal!
Obrigada pela citação e ainda bem que consegui ajudar de alguma forma... o Portal é para isso mesmo ;)
 
Top