Novidades

[Report] Experiencia Maya 2011 - Guia de sobrevivencia

Indy

Membro
Viva,

Voltamos no passado domingo da Riviera Maya, estivemos 2 semanas no GBP Coba (recomendo, mas com algumas reservas, talvez pela dimensão, fica áquem de outros resorts 5 estrelas que conheço). Relativamente ao destino, como é sabido vale sempre a pena, tem tudo para convencer (clima, com ou sem chuva é sempre "agradavel", cultura e Mar cáribe, claro...).

Normalmente neste tipo de destinos optamos por alugar carro, porem desta vez, devido aos preços encontrados nas agencias locais (não comprem nunca ao operador a não ser que estejam mesmo no 4º mundo) optamos por excursão organizada (fazendo as contas ao guia, almoço, entradas e estacionamento achamos que não ficava mais caro e sem qualquer tipo de preocupação).

1ª Visita (Chichen-Itza):
Visita obrigatoria à maravilha do mundo Chichen-Itza, onde o guia (sublime conhecimento e capacidade de transmissão) nos fez viajar no tempo até ao mundo Maya de forma a entendermos a cultura e o significado/simbolismo de todos os monumentos existentes no parque arqueologico.
Aproveitem para comprar "recuerdos", conseguem-se preços muito bons, com a negociação obrigatoria claro :)...
Após Chichen-Itza visitamos o cenote Iki-il, beleza de cortar a respiração, porem é um local bastante comercial e carregado de turistas (visitamos outros cenotes, muito mais exclusivos :)). refrescados os animos fomos almoçar a um restaurante tipico, com muita animação mexicana (qualidade qb). Terminado o almoço fomos para Valladolid (vale a visita para ficar a conhecer melhor uma "cidade tipica" mexicana, porem nada de surpreendente).

2ª Visita (Tulum - Coba)
Iniciamos o dia com visita a Tulum, onde mais uma vez o guia foi essencial na explicação do significado e historia dos varios monumentos existentes, muitas fotos do enquadramento ruina/mar caribe e seguimos em direção a uma aldeia Maya. A minha espectativa era baixa, pois apesar de o guia garantir-me que não, achava que iria visitar uma encenação para turistas... Porem se era estava muito, muito bem disfarçada... Na aldeia podemos confraternizar com os habitantes (atraves do guia pois apenas falavam mesmo Maya), conhecer os seus habitos e toda a fauna e flora que utilizam no seu dia-a-dia (cozinha, medicamentos, etc...). Em resumo valeu bem a pena.
Seguimos em direção a Coba onde almoçamos junto ao lago (não conseguimos ver os crocodilos devido à chuva).
Em Coba optamos por caminhar (podem alugar bicicletas/triciclos, mas pela distância e "bom tempo" (pouco sol) achamos que não compensava), alem do mais, assim conseguem melhor observar os pormenores da selva (fauna/flora). Mais uma vez o guia foi explicando, com excelente detalhe o simbolismo e historia dos varios monumentos, chegando à piramide principal foi tempo de subir ao topo e observar a vista (de cortar a respiração) sobre a selva.
Se foram a pé até à piramide o meu conselho é regressarem pelo mesmo modo, no regresso existem atalhos (apenas para pedestres, sim as bicicletas não passam por lá, que tornam o caminho bem mais curto)... Não é uma caminhada curta, mas com as pausas nos varios monumentos e os atalhos no regresso (se não quiserem visitar novamente os monumentos) faz-se sem problemas.
Após Cobá e como tinha andado a "massacrar" o guia sobre cenotes, ele perguntou se queriamos ir visitar um cenote que conhecia perto (Actum Ha) e lá fomos. Fica bem no meio da selva, descemos por uma pequena abertura na rocha/chão onde fizeram umas escadas de caracol e após alguns metros chegamos a mais uma piscina natural (desta vez fechado/sem sol) com uma beleza de cortar a respiração... profundidade maxima 15m, mas devido à transparencia da agua (a 25ºC mesmo sem sol :)) parecem 2m... tempo de banho...

3ª Visita (Sian Kan ups... Xcaret)
Tinha programado a visita a esta reserva da Bioesfera, porem, devido às condições de mar fui aconselhado, na vespera, a não fazer... ainda me dizeram que poderia ir (muitos operadores estavam a efectuar a visita, mas os barcos são pequenos (instabilidade e desconforto) e o mais provavel seria não ver os "animais")... Assim decidimos ir passar o dia a Xcaret.
O que posso dizer sobre este parque?! sim é bonito, está bem conseguido o enquadramento mar/floresta (não é selva como em Cobá, etc...), e tem diversos pontos culturais (não percam o espectaculo na aldeia Maya às 15:00... acho eu...) de interesse com diversão à mistura. Porem trata-se de um parque contruido para turistas (ponto final). Existe na Riviera Maya como poderia existir em muitos outros pontos do planeta... O espectaculo nocturno vale essencialmente pela 1ª parte onde se conta um pouco da historia e cultura do povo Maya (jogo de bola, chegada dos Espanhois, etc...), após a vertente cultural/hitorica deparei-me com um espectaculo foclorico/musica popular mexicana do tipo "sempre mais do mesmo". Vale a pena o dia em Xcaret?! Boa pergunta? Para quem gosta de algo "empacotado" para turista (Floresta, fauna, flora, cultura, rios, mar) penso que sim...

4ª Visita (Akumal)
Ponto obrigatorio para todos os amantes do mar (como eu :)), tem um recife lindo (parte da 2ª maior barreira de coral do mundo), acessivel da praia (seguro para levar as crianças) onde se encontra de tudo em termos de flora e fauna subaquatica e claro, em especial as simpaticas tartarugas marinhas, onde se passam momentos/horas a nadar/mergulhar/observar as mesmas. Toda a familia adorou ao ponto de termos de repetir... Muito superior (confirmado pelas crinaças) a qualquer parque para turistas :)... Há não deixem tambem de visitar a lagoa Yal-Ku... Perguntem, toda a gente em Akumal indica o caminho.

Conselhos: Para quem está no GBP o taxi até à praia fica por 10/12 usd, chegando à praia podem "contratar" um guia que vos leva diretamente às tartarugas (sem andarem à procura) ou podem ir dando à barbatana pelo recife... mais cedo ou mais tarde, uma acaba por vos encontrar :).

Pedido: Por favor, não toquem/agarrem as tartarugas ou algo no recife (ainda tive que me chatear com um espanhol que estava "aterrado" em cima dos corais), trata-se de um ecosistema fragil, delicado e unico que devemos preservar a todo o custo.

5ª Visita (Playa del Carmen)
Visita essencialmente comercial, como não poderia deixar de ser, pelas inumeras lojas na 5ª avenida... Tambem é interessante observar a mistura cultural existente na cidade.

Conselho: Vão de coletivo! É barato, confortavel e seguro. Este conselho tambem é valido para quem pretende ir para cozumel (visita ou mergulho), fica bem mais barato que as excursões contratadas e para o mergulho, em Playa ou mesmo chegando a Cozumel têm toda a oferta disponivel (claro que convem ligar primeiro de forma a assegurar lugar). Para visitar a ilha alugem carro ou scooter se forem apenas 2.

Outras visitas a efectuar para quem gosta de agua/natureza:
Cenote "Dos Hojos", bastante perto do GBP (8/10USD de taxi). Excelente cenote para mergulho e/ou snorkel e para nadar. Se preferirem têm tambem o parque "Hidden world" (o qual inclui o cenote), não muito comercial e que tem bastantes pontos de interesse. Cenote Azul, cenote cristalino, etc... perto de Puerto Aventuras, podem ir de taxi (negociar sempre 1º o preço) ou coletivo e andar um pouco a pé...

O que dicidimos não fazer, apesar de estar nos planos iniciais:
Devido à qualidade do snorkel/mergulho que tinhamos em Akumal e mesmo na praia do Hotel, optamos por não fazer Xel-há... Tambem optamos, por não fazer Ek-Balam (no mesmo dia de Chichen-Itza), porque achamos que seria "pedra" a mais para a criança, sendo que a motivação para Tulum e Cobá ficaria reduzida.

Pedido a todos:
Mais uma vez, por favor, não entrem nas zonas de recife assinaladas (existe uma em frente à Playa de Coba no GBP) nem se agarrem/apoiem nas tartarugas e corais (Akumal), se virem uma Barracuda, Tubarão ou Moreia podem agarrar :), mais uma vez trata-se de algo unico que devemos preservar para os nossos filhos, netos, etc...


... E pronto os restantes dias foram dedicados ao Sol, Praia, descanso e Cocktails (Não deixem de falar e rir muito com o Jose do bar "Los Cocos", sem duvida o melhor barman do GBP, sempre bem disposto).


Conselhos:
Como já disse não efectuem excursões no operador, ficam bem mais caras, em vez de um guia para 8/10 pessoas tem um para 70 e tem sempre alguma flexibilidade no programa ;-).
Levem USD para pagarem as excursões e depois levantem Pesos (apenas nas caixas dos bancos, devido ao risco de clonagem) para as restantes compras (tentem efectuar poucos levamentos pois pagam uma comissão de ~ 2,5 € por cada). Tambem podem efectuar o pagamento com cartão Electron (as comissões são muito baixas), mas apenas em locais seguros (clonagem).
Para o jet lag, como sempre, na chegada tentem não dormir cedo (nunca antes das 23H locais de forma a acelerar a habituação).
No hotel, desliguem os laptop... estão de ferias no Cáribe! Entendem o significado?!
No regresso não leiam as noticias de Portugal no avião, têm tempo para ouvir as desgraças por cá :)...

Divirtam-se muito...
 

Caracol

Membro
Olá!

Muito útil o teu report!

Mas faltam 2 coisas: qual foi a operadora com quem fizeste as excursões e os preços de adulto para cada uma delas?

A 2ª coisa que falta no teu report são as indispensáveis fotos...lol



P.S. Arranco 5ª-feira de Madrid pra quase duas semanas nesse paraíso...



Viva,

Voltamos no passado domingo da Riviera Maya, estivemos 2 semanas no GBP Coba (recomendo, mas com algumas reservas, talvez pela dimensão, fica áquem de outros resorts 5 estrelas que conheço). Relativamente ao destino, como é sabido vale sempre a pena, tem tudo para convencer (clima, com ou sem chuva é sempre "agradavel", cultura e Mar cáribe, claro...).

Normalmente neste tipo de destinos optamos por alugar carro, porem desta vez, devido aos preços encontrados nas agencias locais (não comprem nunca ao operador a não ser que estejam mesmo no 4º mundo) optamos por excursão organizada (fazendo as contas ao guia, almoço, entradas e estacionamento achamos que não ficava mais caro e sem qualquer tipo de preocupação).

1ª Visita (Chichen-Itza):
Visita obrigatoria à maravilha do mundo Chichen-Itza, onde o guia (sublime conhecimento e capacidade de transmissão) nos fez viajar no tempo até ao mundo Maya de forma a entendermos a cultura e o significado/simbolismo de todos os monumentos existentes no parque arqueologico.
Aproveitem para comprar "recuerdos", conseguem-se preços muito bons, com a negociação obrigatoria claro :)...
Após Chichen-Itza visitamos o cenote Iki-il, beleza de cortar a respiração, porem é um local bastante comercial e carregado de turistas (visitamos outros cenotes, muito mais exclusivos :)). refrescados os animos fomos almoçar a um restaurante tipico, com muita animação mexicana (qualidade qb). Terminado o almoço fomos para Valladolid (vale a visita para ficar a conhecer melhor uma "cidade tipica" mexicana, porem nada de surpreendente).

2ª Visita (Tulum - Coba)
Iniciamos o dia com visita a Tulum, onde mais uma vez o guia foi essencial na explicação do significado e historia dos varios monumentos existentes, muitas fotos do enquadramento ruina/mar caribe e seguimos em direção a uma aldeia Maya. A minha espectativa era baixa, pois apesar de o guia garantir-me que não, achava que iria visitar uma encenação para turistas... Porem se era estava muito, muito bem disfarçada... Na aldeia podemos confraternizar com os habitantes (atraves do guia pois apenas falavam mesmo Maya), conhecer os seus habitos e toda a fauna e flora que utilizam no seu dia-a-dia (cozinha, medicamentos, etc...). Em resumo valeu bem a pena.
Seguimos em direção a Coba onde almoçamos junto ao lago (não conseguimos ver os crocodilos devido à chuva).
Em Coba optamos por caminhar (podem alugar bicicletas/triciclos, mas pela distância e "bom tempo" (pouco sol) achamos que não compensava), alem do mais, assim conseguem melhor observar os pormenores da selva (fauna/flora). Mais uma vez o guia foi explicando, com excelente detalhe o simbolismo e historia dos varios monumentos, chegando à piramide principal foi tempo de subir ao topo e observar a vista (de cortar a respiração) sobre a selva.
Se foram a pé até à piramide o meu conselho é regressarem pelo mesmo modo, no regresso existem atalhos (apenas para pedestres, sim as bicicletas não passam por lá, que tornam o caminho bem mais curto)... Não é uma caminhada curta, mas com as pausas nos varios monumentos e os atalhos no regresso (se não quiserem visitar novamente os monumentos) faz-se sem problemas.
Após Cobá e como tinha andado a "massacrar" o guia sobre cenotes, ele perguntou se queriamos ir visitar um cenote que conhecia perto (Actum Ha) e lá fomos. Fica bem no meio da selva, descemos por uma pequena abertura na rocha/chão onde fizeram umas escadas de caracol e após alguns metros chegamos a mais uma piscina natural (desta vez fechado/sem sol) com uma beleza de cortar a respiração... profundidade maxima 15m, mas devido à transparencia da agua (a 25ºC mesmo sem sol :)) parecem 2m... tempo de banho...

3ª Visita (Sian Kan ups... Xcaret)
Tinha programado a visita a esta reserva da Bioesfera, porem, devido às condições de mar fui aconselhado, na vespera, a não fazer... ainda me dizeram que poderia ir (muitos operadores estavam a efectuar a visita, mas os barcos são pequenos (instabilidade e desconforto) e o mais provavel seria não ver os "animais"... Assim decidimos ir passar o dia a Xcaret.
O que posso dizer sobre este parque?! sim é bonito, está bem conseguido o enquadramento mar/floresta (não é selva como em Cobá, etc...), e tem diversos pontos culturais (não percam o espectaculo na aldeia Maya às 15:00... acho eu...) de interesse com diversão à mistura. Porem trata-se de um parque contruido para turistas (ponto final). Existe na Riviera Maya como poderia existir em muitos outros pontos do planeta... O espectaculo nocturno vale essencialmente pela 1ª parte onde se conta um pouco da historia e cultura do povo Maya (jogo de bola, chegada dos Espanhois, etc...), após a vertente cultural/hitorica deparei-me com um espectaculo foclorico/musica popular mexicana do tipo "sempre mais do mesmo". Vale a pena o dia em Xcaret?! Boa pergunta? Para quem gosta de algo "empacotado" para turista (Floresta, fauna, flora, cultura, rios, mar) diria que sim...

4ª Visita (Akumal)
Ponto obrigatorio para todos os amantes do mar (eu :)), tem um recife lindo (parte da 2ª maior barreira de coral do mundo ), acessivel da praia (seguro para levar as crianças) onde se encontra de tudo em termos de flora e fauna subaquatica e claro, em especial as simpaticas tartarugas marinhas, onde se passam momentos/horas a nadar/mergulhar/observar as mesmas. Toda a familia adorou ao ponto de termos de repetir... Muito superior (confirmado pelas crinaças) a qualquer parque para turistas :)... Há não deixem de visitar a lagoa Yal-Ku... Perguntem, toda a gente em Akumal indica o caminho.

Conselhos: Para quem está no GBP o taxi até à praia fica por 10/12 usd, chegando à praia podem "contratar" um guia que vos leva diretamente às tartarugas (sem andarem à procura) ou podem ir dando à barbatana pelo recife... mais cedo ou mais tarde, uma acaba por vos encontrar :).

Pedido: Por favor, não toquem/agarrem as tartarugas ou algo no recife (ainda tive que me chatear com um espanhol que estava "aterrado" em cima dos corais), trata-se de um ecosistema fragil, delicado e unico que devemos preservar a todo o custo.

5ª Visita (Playa del Carmen)
Visita essencialmente comercial, como não poderia deixar de ser, pelas inumeras lojas na 5ª avenida... Tambem é interessante observar a mistura cultural de existente na cidade.

Conselho: Vão de coletivo! É barato, confortavel e seguro. Este conselho tambem é valido para quem pretende ir para cozumel (visita ou mergulho), fica bem mais barato que as excursões contratadas e para o mergulho, em Playa ou mesmo chegando a Cozumel têm toda a oferta disponivel (claro que convem ligar primeiro de forma a assegurar lugar). Para visitar a ilha alugem carro ou scooter se forem apenas 2.

Outras visitas a efectuar para quem gosta de agua/natureza:
Cenote "Dos Hojos", bastante perto do GBP (8/10USD de taxi). Excelente cenote para mergulho e/ou snorkel e para nadar. Se preferirem têm tambem o parque "Hidden world" (o qual inclui o cenote), não muito comercial e que tem bastantes pontos de interesse. Cenote Azul, cenote cristalino, etc... perto de Puerto Aventuras, podem ir de taxi (negociar sempre 1º o preço) ou coletivo e andar um pouco a pé...

O que dicidimos não fazer, apesar de estar nos planos iniciais:
Devido à qualidade do snorkel/mergulho que tinhamos em Akumal e mesmo na praia do Hotel, optamos por não fazer Xel-há... Tambem optamos, por não fazer Ek-Balam (no mesmo dia de Chichen-Itza), porque achamos que seria "pedra" a mais para a criança, sendo que a motivação para Tulum e Cobá ficaria reduzida.

Pedido a todos:
Mais uma vez, por favor, não entrem nas zonas de recife assinaladas (existe uma em frente à Playa de Coba no GBP) nem se agarrem/apoiem nas tartarugas e corais (Akumal), se virem uma Barracuda, Tubarão ou Moreia podem agarrar :), mais uma vez trata-se de algo unico que devemos preservar para os nossos filhos, netos, etc...


... E pronto os restantes dias foram dedicados ao Sol, Praia, descanso e Cocktails (Não deixem de falar e rir muito com o Jose do bar "Los Cocos", sem duvida o melhor barman do GBP, sempre bem disposto).


Conselhos:
Como já disse não efectuem excursões no operador, ficam bem mais caras, em vez de um guia para 8/10 pessoas tem um para 70 e tem sempre alguma flexibilidade no programa ;-).
Levem USD para pagarem as excursões e depois levantem Pesos (apenas nas caixas dos bancos, devido ao risco de clonagem) para as restantes compras (tentem efectuar poucos levamentos pois pagam uma comissão de ~ 2,5 € por cada). Tambem podem efectuar o pagamento com cartão Electron (as comissões são muito baixas), mas apenas em locais seguros (clonagem).
Para o jet lag, como sempre, na chegada tentem não dormir cedo (nunca antes das 23H locais de forma a acelerar a habituação).
No hotel, desliguem os laptop... estão de ferias no Cáribe! Entendem o significado?!
No regresso não leiam as noticias de Portugal no avião, têm tempo para ouvir as desgraças por cá :)...

Divirtam-se muito...
 

Indy

Membro
Boas,

O operador para Chichen-Itza, Tulum - Coba e Xcaret foi a Odisey, com os seguintes preços:

Chichen-Itza: Adulto -> 49Usd, criança 35Usd
Tulum - Coba: Adulto -> 55Usd, criança 38Usd + 100 Pesos (cada) pela entrada no cenote Actum-Ha.
Xcaret Plus: Adulto -> 110Usd, Criança 60Usd. Em resumo são 11 dolares de transfer ida e volta (não achei caro).

As restantes visitas, conforme referido, foram efectuadas por conta propria (coletivo/taxi).

As fotos, coloco assim que tiver tempo.

Boas viagens.
 

dindó

Membro Novo
Olá Indy

Os preços que colocaste são do operador, mas compraste as viagens numa agencia local, foi isso?
 

Indy

Membro
Olá Indy

Os preços que colocaste são do operador, mas compraste as viagens numa agencia local, foi isso?
Olá Dindó,

Os preços dos operadores internacionais (soltour) são para esquecer, pelo que me lembro, por exemplo Chichen-Itza ficava por 100 ou 110Usd por pessoa... Eu contratei o operador local Odissey (coloca no google odissey mexico). Podes tratar tudo por e-mail (antecipadamente) ou quando chegares (mesmo por telefone).
Achei os preços bastante competitivos, mesmo em relação ao aluger de carro e com as vantagens referidas anteriormente. Os guias foram sempre excelente e no maximo tinhamos um grupo de 10 pessoas.

Boas viagens
 

UMarques

Membro Novo
Olá Dindó,

Os preços dos operadores internacionais (soltour) são para esquecer, pelo que me lembro, por exemplo Chichen-Itza ficava por 100 ou 110Usd por pessoa... Eu contratei o operador local Odissey (coloca no google odissey mexico). Podes tratar tudo por e-mail (antecipadamente) ou quando chegares (mesmo por telefone).
Achei os preços bastante competitivos, mesmo em relação ao aluger de carro e com as vantagens referidas anteriormente. Os guias foram sempre excelente e no maximo tinhamos um grupo de 10 pessoas.

Boas viagens

Ola a todos....


chegamos recentemente do méxico e nós compramos as nossas excursoes na ExploraTours... conseguimos preços muito mais baixos do que o que vimos quer nos operadores do hotel, quer noutros operadores. Para além disso, a pessoa que nos acompanha em algumas excursoes é o Miguel, conhecido aqui no forum... um portugues que vive no méxico e faz de cada excursão algo unico e sem comparação possivel, à mesma excursão feita por outros operadores!!!

Recomendamos!
 

Nadine

Membro Novo
Olá!!Vamos para o Mexico já esta 2ªfeira!!;) comprei a viagem pela Abreu! e vamos para o GBP mas ainda nao sei em que hotel do complexo vamos ficar...certamente vamos adorar tudo!! alguem vai tb na 2ª??
 

mrmac

Membro Novo
As informações são muito boas, especialmente no que se refere à biodiversidade e à sua protecção, mas deixo aqui uns pequenos pormenores para turistas:
- Não deixem de ir a Xcaret, embora seja um parque para turistas, vale a pena. É muito bom, e um dia quase que sabe a pouco, só quem não consegue aaproveitar tudo o que o parque oferece porque anda entretido a fazer snorkling num rio "seco" (isto sim para turismo de massas...) é que não consegue ver as preciosidades deste parque. Não deixem de observar os pumas, as aldeias reconstruidas, os golfinhos e tartarugas, tubarões etc etc etc (quando dizem que este parque não vale o preço só me lembro dos turistas com óculos e barbatanas a nadar no rio "seco" e a desaproveitar o resto do parque (flamingos, cavalos, espectáculo nocturno....)

- Sian Kan... vale tudo o que custa (sem mais comentários).

- Viagens: Odissey

- Praias: Xpu-ha. Akumal, Sian Kan... Tulum...

Enjoy

Viva,

Voltamos no passado domingo da Riviera Maya, estivemos 2 semanas no GBP Coba (recomendo, mas com algumas reservas, talvez pela dimensão, fica áquem de outros resorts 5 estrelas que conheço). Relativamente ao destino, como é sabido vale sempre a pena, tem tudo para convencer (clima, com ou sem chuva é sempre "agradavel", cultura e Mar cáribe, claro...).

Normalmente neste tipo de destinos optamos por alugar carro, porem desta vez, devido aos preços encontrados nas agencias locais (não comprem nunca ao operador a não ser que estejam mesmo no 4º mundo) optamos por excursão organizada (fazendo as contas ao guia, almoço, entradas e estacionamento achamos que não ficava mais caro e sem qualquer tipo de preocupação).

1ª Visita (Chichen-Itza):
Visita obrigatoria à maravilha do mundo Chichen-Itza, onde o guia (sublime conhecimento e capacidade de transmissão) nos fez viajar no tempo até ao mundo Maya de forma a entendermos a cultura e o significado/simbolismo de todos os monumentos existentes no parque arqueologico.
Aproveitem para comprar "recuerdos", conseguem-se preços muito bons, com a negociação obrigatoria claro :)...
Após Chichen-Itza visitamos o cenote Iki-il, beleza de cortar a respiração, porem é um local bastante comercial e carregado de turistas (visitamos outros cenotes, muito mais exclusivos :)). refrescados os animos fomos almoçar a um restaurante tipico, com muita animação mexicana (qualidade qb). Terminado o almoço fomos para Valladolid (vale a visita para ficar a conhecer melhor uma "cidade tipica" mexicana, porem nada de surpreendente).

2ª Visita (Tulum - Coba)
Iniciamos o dia com visita a Tulum, onde mais uma vez o guia foi essencial na explicação do significado e historia dos varios monumentos existentes, muitas fotos do enquadramento ruina/mar caribe e seguimos em direção a uma aldeia Maya. A minha espectativa era baixa, pois apesar de o guia garantir-me que não, achava que iria visitar uma encenação para turistas... Porem se era estava muito, muito bem disfarçada... Na aldeia podemos confraternizar com os habitantes (atraves do guia pois apenas falavam mesmo Maya), conhecer os seus habitos e toda a fauna e flora que utilizam no seu dia-a-dia (cozinha, medicamentos, etc...). Em resumo valeu bem a pena.
Seguimos em direção a Coba onde almoçamos junto ao lago (não conseguimos ver os crocodilos devido à chuva).
Em Coba optamos por caminhar (podem alugar bicicletas/triciclos, mas pela distância e "bom tempo" (pouco sol) achamos que não compensava), alem do mais, assim conseguem melhor observar os pormenores da selva (fauna/flora). Mais uma vez o guia foi explicando, com excelente detalhe o simbolismo e historia dos varios monumentos, chegando à piramide principal foi tempo de subir ao topo e observar a vista (de cortar a respiração) sobre a selva.
Se foram a pé até à piramide o meu conselho é regressarem pelo mesmo modo, no regresso existem atalhos (apenas para pedestres, sim as bicicletas não passam por lá, que tornam o caminho bem mais curto)... Não é uma caminhada curta, mas com as pausas nos varios monumentos e os atalhos no regresso (se não quiserem visitar novamente os monumentos) faz-se sem problemas.
Após Cobá e como tinha andado a "massacrar" o guia sobre cenotes, ele perguntou se queriamos ir visitar um cenote que conhecia perto (Actum Ha) e lá fomos. Fica bem no meio da selva, descemos por uma pequena abertura na rocha/chão onde fizeram umas escadas de caracol e após alguns metros chegamos a mais uma piscina natural (desta vez fechado/sem sol) com uma beleza de cortar a respiração... profundidade maxima 15m, mas devido à transparencia da agua (a 25ºC mesmo sem sol :)) parecem 2m... tempo de banho...

3ª Visita (Sian Kan ups... Xcaret)
Tinha programado a visita a esta reserva da Bioesfera, porem, devido às condições de mar fui aconselhado, na vespera, a não fazer... ainda me dizeram que poderia ir (muitos operadores estavam a efectuar a visita, mas os barcos são pequenos (instabilidade e desconforto) e o mais provavel seria não ver os "animais")... Assim decidimos ir passar o dia a Xcaret.
O que posso dizer sobre este parque?! sim é bonito, está bem conseguido o enquadramento mar/floresta (não é selva como em Cobá, etc...), e tem diversos pontos culturais (não percam o espectaculo na aldeia Maya às 15:00... acho eu...) de interesse com diversão à mistura. Porem trata-se de um parque contruido para turistas (ponto final). Existe na Riviera Maya como poderia existir em muitos outros pontos do planeta... O espectaculo nocturno vale essencialmente pela 1ª parte onde se conta um pouco da historia e cultura do povo Maya (jogo de bola, chegada dos Espanhois, etc...), após a vertente cultural/hitorica deparei-me com um espectaculo foclorico/musica popular mexicana do tipo "sempre mais do mesmo". Vale a pena o dia em Xcaret?! Boa pergunta? Para quem gosta de algo "empacotado" para turista (Floresta, fauna, flora, cultura, rios, mar) penso que sim...

4ª Visita (Akumal)
Ponto obrigatorio para todos os amantes do mar (como eu :)), tem um recife lindo (parte da 2ª maior barreira de coral do mundo), acessivel da praia (seguro para levar as crianças) onde se encontra de tudo em termos de flora e fauna subaquatica e claro, em especial as simpaticas tartarugas marinhas, onde se passam momentos/horas a nadar/mergulhar/observar as mesmas. Toda a familia adorou ao ponto de termos de repetir... Muito superior (confirmado pelas crinaças) a qualquer parque para turistas :)... Há não deixem tambem de visitar a lagoa Yal-Ku... Perguntem, toda a gente em Akumal indica o caminho.

Conselhos: Para quem está no GBP o taxi até à praia fica por 10/12 usd, chegando à praia podem "contratar" um guia que vos leva diretamente às tartarugas (sem andarem à procura) ou podem ir dando à barbatana pelo recife... mais cedo ou mais tarde, uma acaba por vos encontrar :).

Pedido: Por favor, não toquem/agarrem as tartarugas ou algo no recife (ainda tive que me chatear com um espanhol que estava "aterrado" em cima dos corais), trata-se de um ecosistema fragil, delicado e unico que devemos preservar a todo o custo.

5ª Visita (Playa del Carmen)
Visita essencialmente comercial, como não poderia deixar de ser, pelas inumeras lojas na 5ª avenida... Tambem é interessante observar a mistura cultural existente na cidade.

Conselho: Vão de coletivo! É barato, confortavel e seguro. Este conselho tambem é valido para quem pretende ir para cozumel (visita ou mergulho), fica bem mais barato que as excursões contratadas e para o mergulho, em Playa ou mesmo chegando a Cozumel têm toda a oferta disponivel (claro que convem ligar primeiro de forma a assegurar lugar). Para visitar a ilha alugem carro ou scooter se forem apenas 2.

Outras visitas a efectuar para quem gosta de agua/natureza:
Cenote "Dos Hojos", bastante perto do GBP (8/10USD de taxi). Excelente cenote para mergulho e/ou snorkel e para nadar. Se preferirem têm tambem o parque "Hidden world" (o qual inclui o cenote), não muito comercial e que tem bastantes pontos de interesse. Cenote Azul, cenote cristalino, etc... perto de Puerto Aventuras, podem ir de taxi (negociar sempre 1º o preço) ou coletivo e andar um pouco a pé...

O que dicidimos não fazer, apesar de estar nos planos iniciais:
Devido à qualidade do snorkel/mergulho que tinhamos em Akumal e mesmo na praia do Hotel, optamos por não fazer Xel-há... Tambem optamos, por não fazer Ek-Balam (no mesmo dia de Chichen-Itza), porque achamos que seria "pedra" a mais para a criança, sendo que a motivação para Tulum e Cobá ficaria reduzida.

Pedido a todos:
Mais uma vez, por favor, não entrem nas zonas de recife assinaladas (existe uma em frente à Playa de Coba no GBP) nem se agarrem/apoiem nas tartarugas e corais (Akumal), se virem uma Barracuda, Tubarão ou Moreia podem agarrar :), mais uma vez trata-se de algo unico que devemos preservar para os nossos filhos, netos, etc...


... E pronto os restantes dias foram dedicados ao Sol, Praia, descanso e Cocktails (Não deixem de falar e rir muito com o Jose do bar "Los Cocos", sem duvida o melhor barman do GBP, sempre bem disposto).


Conselhos:
Como já disse não efectuem excursões no operador, ficam bem mais caras, em vez de um guia para 8/10 pessoas tem um para 70 e tem sempre alguma flexibilidade no programa ;-).
Levem USD para pagarem as excursões e depois levantem Pesos (apenas nas caixas dos bancos, devido ao risco de clonagem) para as restantes compras (tentem efectuar poucos levamentos pois pagam uma comissão de ~ 2,5 € por cada). Tambem podem efectuar o pagamento com cartão Electron (as comissões são muito baixas), mas apenas em locais seguros (clonagem).
Para o jet lag, como sempre, na chegada tentem não dormir cedo (nunca antes das 23H locais de forma a acelerar a habituação).
No hotel, desliguem os laptop... estão de ferias no Cáribe! Entendem o significado?!
No regresso não leiam as noticias de Portugal no avião, têm tempo para ouvir as desgraças por cá :)...

Divirtam-se muito...
 
Top