Novidades

[Report] Excursão pelo Sul da Tunísia

Excursão pelo Sul da Tunísia

Para que quem for a Tunísia futuramente não perca a oportunidade de fazer a excursão pelo sul, pois sem dúvida que vale muito a pena, deixo aqui um pequeno report dos principais locais que se visitam…

Adorei Hammamet, achei a temperatura da água da praia fantástica, mas sem dúvida que o ponto alto foi a excursão pelo sul. Penso que teria sido um desperdício ir para Hammamet apenas fazer praia sem conhecer as verdadeiras essências do país, sem ter feito esta excursão de 2 dias/1300km que nos deixou de rastos mas de alma cheia.

No primeiro dia a primeira paragem é EL JEM. Aqui encontramos vivendas lindas, no meio de uma cidade caótica como quase todas na Tunísia, que pertencem a emigrantes que residem na Europa. Fomos visitar o Anfiteatro, o segundo maior do mundo a seguir ao de Roma, construído no século III. Considerado Património da Humanidade pela UNESCO desde 1979.

ai589.photobucket.com_albums_ss339_SusanaFonseca_bucket_DSCF4095.jpg


ai589.photobucket.com_albums_ss339_SusanaFonseca_bucket_DSCF4097.jpg


ai589.photobucket.com_albums_ss339_SusanaFonseca_bucket_DSC03933.jpg


ai589.photobucket.com_albums_ss339_SusanaFonseca_bucket_DSCF4110.jpg


A vista do Coliseu para a cidade:
ai589.photobucket.com_albums_ss339_SusanaFonseca_bucket_DSCF4109.jpg


Daqui seguimos até uma casa troglodita em Matmata. O calor no exterior era insuportável, mas o interior do autocarro era fresquinho. Os donos da casa eram de uma simpatia extrema, tiraram fotos connosco serviram-nos um chá delicioso. Vivem praticamente do turismo e das “propinas” oferecidas pelos turistas. A simplicidade da casa depois de ver o sorriso dos moradores faz-nos pensar que nem sempre damos valor ao que temos. Adorei

A tenda à entrada da casa
ai589.photobucket.com_albums_ss339_SusanaFonseca_bucket_DSCF4113.jpg


O pátio
ai589.photobucket.com_albums_ss339_SusanaFonseca_bucket_DSCF4117.jpg


A sala/cozinha
ai589.photobucket.com_albums_ss339_SusanaFonseca_bucket_DSC04000.jpg


O quarto
ai589.photobucket.com_albums_ss339_SusanaFonseca_bucket_DSC04001.jpg


A vista é espectacular
ai589.photobucket.com_albums_ss339_SusanaFonseca_bucket_DSC04004.jpg


ai589.photobucket.com_albums_ss339_SusanaFonseca_bucket_DSC04012.jpg


Partimos em direcção ao deserto já mais reconfortados no fresquinho do ar condicionado do autocarro. A paisagem começa a mudar, já se vêm alguns camelos a “passear”. Chegamos ao local, onde encontramos centenas de pessoas, todos vestidos de igual modo, só muda a cor do lenço na cabeça e muitos camelos à espera da pessoa que o vai acompanhar em mais uma hora de passeio pelas dunas. Embora a confusão seja grande, o entusiasmo é mais que muito e acabamos por ignorar que estamos rodeados de tanta gente e gozamos o mais possível esta viagem, que para mim embora não fosse a primeira, era tão ou mais especial… Fazia-se sentir mesmo muito calor ;)


ai589.photobucket.com_albums_ss339_SusanaFonseca_bucket_DSCF4143.jpg


ai589.photobucket.com_albums_ss339_SusanaFonseca_bucket_DSC04071.jpg


ai589.photobucket.com_albums_ss339_SusanaFonseca_bucket_DSC04095.jpg


A próxima paragem foi no Lago Chott el Djerid. Este é o maior lago de sal de África com cerca de 5000km de área. É lindo, no Verão, devido às elevadas temperaturas a água evapora e cria as crostas de sal. Há aventureiros que o atravessam de carro, embora seja bastante perigoso uma vez que há zonas em que a crosta de sal não está suficientemente firme. Foram filmadas aqui várias cenas do filme Star Wars.

ai589.photobucket.com_albums_ss339_SusanaFonseca_bucket_DSC04134.jpg


ai589.photobucket.com_albums_ss339_SusanaFonseca_bucket_DSC04141.jpg


ai589.photobucket.com_albums_ss339_SusanaFonseca_bucket_DSCF4182.jpg


E terminou o 1º dia no Hotel Iberostar Palmyre em Tozeur 4*. Hotel muito agradável, onde já chegámos à hora de jantar, mas ainda deu tempo para mergulhar na fantástica piscina onde a água estava mesmo quentinha.

Assim que possível, continuo o report do 2º dia da excursão ;)
 

emar

Membro Ativo
Fantástico report, obrigada! Eu também vou para a tunísia dia 07 de Setembro e conto fazer esta excursão. Mal posso esperar.;) Aguardo ansiosamente o 2º report. Já agora, poder-me-ias dizer por quanto ficou a excursão?
 
A excursão custou 97€, incluiu as refeições (excepto bebidas), alojamento 4*, e quase todas as visitas. O passeio de camelo e o passeio de charrete pelo oásis foram pagos à parte 25 dinares os 2.
 

Paula Sá

Membro
Como estava á espera de noticias destas... vou hoje fazer isso... parto hoje e vou 3 dias de circuito + 3 dias no averrões....ainda bem que gostaram... eu depois tb conto como correu
 

Célia Reis

Membro Novo
Olá Susana!
Fiquei cheia de saudades daquele calor com o teu report.
Penso exactamente como tu, a viagem á Tunísia sem conhecer o Sul não faz sentido nenhum.
 

carla08

Membro Conhecido
belas imagens..

Eu estive na Tunísia, e apenas estive no sul.. as paisagens são realmente fantásticas,
mas fiquei com pena de não conhecer o norte..
 

Asae

Membro Conhecido
Eu voltava lá. Matei saudades.
Também conheci o Sul e também aconselho, o museu do Bardo é fantástico mas não vão com guia porque não conseguem ver quase nada e estamos a falar do maior museu romano do mundo, tem painéis espectaculares, as estátuas romanas estão ao nosso alcance (não toquem mas estão a um palmo de nós).

A Tunísia é sem dúvida um bom e barato destino de férias, tem de se ter alguns cuidados e eles estão sempre a pedir dinares para tudo - até se torna chato - mas fale realmente a pena principalmente fora de Julho e Agosto porque tem demasiados turistas e pode-se tornar sufocante.
 

sapm

Membro Ativo
Nunca fui à Tunísia, mas gostava de ir....andar de camelo...ver o deserto...aiiiiiiiii
Tenho amigos que já foram e vieram bastante satisfeitos.
Obg pelo report!

Bjs
Sílvia
 

jafonso

Membro Ativo
Excelente report da Susana

Parabens pelo report que fizes-te susana.

Eu estive do dia 1 de setembro a 14 de setembro e também fiz a viagem de 2 dias ao deserto.

Ao invés da tua visita, a minha começou por Kerouan-Tamarza(quedas de água).Chebika(povo fantástico e uns meninos ......que só procuram 1 dinar e caramelos e chicletes(quem puder klá ir que leve gomas,rebuçados,caramelos e ofereçam aos meninos que por lá irão aparecer).oásis de Palmeirais e Hotel para descansar e dar uns bons mergulhos na Piscina.

2ª Dia: Lago Chott el Djerid(Fantástico e com o amanhecer ao fundo).Kilometros de Sal e sal e cores -Deserto Areia e viagem com os Dormedários-MatMata(sem palavras-Aquilo existe???)-El Jem e Termino de 2 dias desgastantes mas do melhor que a Tunisia tem

Quem for á Tunisia e não fizer estes 2 dias no Deserto ou á descoberta do Deserto não sabe o que está a perder!

PS:Lamento não ter trazido areia fina do deserto numa garrafa.
 

sol so

Membro Novo
que saudades do deserto ... da Tunísia e do calorzinho do deserto e da malta fixe ...
quero voltar .... buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
ate parece as minhas fotos ...
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá SusanaFonseca

É bom recordar esses sitios por onde passei :).
Eu não fui dois dias, mas sim quatro, de um lado para o outro e é mesmo cansativo como dizes. É uma aventura...

Cumprimentos
 
Top