Novidades

[Report] Estâncias das Montanhas Rochosas do Canadá

Pedro Maia

Membro Conhecido
Estâncias das Montanhas Rochosas do Canadá

Visitámos 4 estâncias, as 3 que há no Parque Nacional de Banff, Lake Louise, Sunshine Village y Mt. Norquay, e outra no Kananaskis Country, Nakiska, que foi construída para os Jogos Olímpicos de Calgary 1988, foi a sede de todas as provas de esqui alpino.

Procurando as diferenças para o esqui na Europa, a primeira que me ocorre de forma mais evidente é SERVIÇO

Tudo está dirigido ao cliente e à sua satisfação, logo quando alugámos os esquis para os miúdos numa loja em Banff na tarde anterior ao nosso primeiro dia de esqui perguntaram-nos onde estavamos alojados, porque eles tratavam de levar os esquis no fim dessa tarde e no dia seguinte de manhã só tínhamos que os recolher na recepção do hotel.

Nos teleféricos de Lake Louise e de Sunshine Village há trabalhadores da estância que para além de ordenar as entradas para optimizar a ocupação das cabines, são eles que põem os nossos esquis nos apoios da parte de fora da cabine.

Fotos de Mt. Norquay













Nas filas (e para além duma grande para subir no teleférico de Sunshine Village estamos a falar de duas ou três filas de não mais de 2 minutos, mesmo na sexta feira santa, que era feriado, não havia filas em Lake Louise e nos dias em que fomos a Mt. Norquay e a Nakiska estas duas estavam virtualmente vazias) também costuma haver trabalhadores da estãncia que parecem sinaleiros (mas sempre com um sorriso) que vão chamando os esquiadores de cada lado da fila para oprtimizar a ocupação das cadeiras.

Em Nakiska decidimos que a nossa filha ia ter uma hora e meia de aula particular, a rapariga da escola disse-me que custava 139 dolares (as aulas são caríssimas) mas que à mesma hora podia escolher uma aula de grupo com a mesma duração por 49 dolares, porque como a estância estava practicamente vazia não havia mais nenhum inscrito e a minha filha seria a única da aula. E assim a minha filha teve uma “aula de grupo-privada” e eu poupei 90 dólares sem pedir nada…

De registrar que tudo está perfeitamente indicado nas estâncias, sobretudo as direcções nas pistas.

O único senão é que tudo isto tem um preço, e esse preço, no que diz respeito aos forfaits, é caríssimo (e foi pior ainda porque desde que comprei os bilhetes de avião o euro perdeu à volta de 20% para o dólar canadiano), um forfait diário de adulto para Lake Louise custa quase 60 euros…

Talvez porque as pessoas são bem tratadas, nota-se muito respeito entre os esquiadores, é impensável pisar os esquis ou as pranchas nas filas (quando as há), e mais do que uma vez quando alguém nos ia a ultrapassar nalgum troço mais estreito dizia “à tua esquerda”, ou “à tua direita”.

Fotos de Lake Louise















As estâncias são boas, com paisagens incríveis, é o único lugar que conheço que para mim está um pouco acima dos Dolomitas, Lake Louisee Sunshine Village têm uma boa dimensão comparando com estâncias da Europa, mas já não há comparação possível com os domínios de várias estâncias que há nos Alpes, o que para mim é indiferente porque não sou grande adepto de macro-estâncias.
 
Última edição por um moderador:

Pedro Maia

Membro Conhecido
Os meios mecânicos são eficientes, mas não têm nada que ver com os dos Alpes, não há muitas cadeiras rápidas e nenhuma com capota e muito menos com assentos aquecidos, isso para mim não é muito importante mas com os preços que cobram podia-se esperar um pouco mais.

Fotos de Sunshine Village






O que é que farão estas peças de lingerie penduradas nesta árvore







Sobre a neve, que é uma das coisas mais importantes, não é uma zona com as quantidades brutais de Whistler, onde se realizaram este anos os Jogos Olímpicos de inverno, ou das estâncias do UTAH, nos EUA, mas todas estavam com boa quantidade e a qualidade estava desde boa em Mt. Norquay, muito boa em Nakiska, muito boa a óptima em Lake Louise consoante a orientação das pistas (a “front face” de Lake Louise está virada para sul) e espectacular em Sunshine Village, a estância mais fria e aquela onde neva mais nesta zona.

Sobre as pistas, devo dizer que tinha algumas dúvidas sobre aquilo que ia encontrar porque na América do Norte não pisam todas as pistas e isso parecia-me um ponto negativo para esquiadores medianos, turistas como é o nosso caso, mas a verdade é que mudei completamente a minha opinião e agora acho que isso é uma vantagem das estâncias do novo continente, uma vez que há possibilidade de descer do mesmo ponto por pistas pisadas ou por pistas por pisar (para além de haver normalmente indicação à entrada ou à saída dos meios mecânicos sobre as pistas que estão pisadas ou não). As pistas não pisadas estão quase sempre cheias de bossas e eu e o meu filho divertimo-nos imenso nesses “batatais”, nos quais não costumo esquiar uma vez que na Europa quase sempre são zonas fora de pistas ou com inclinações muito pronunciadas.

Fotos de Nakiska











Outra dúvida que tinha diz respeito à classificação das pistas, os níveis que utilizam são verde, azul, preta de um diamante e preta de dois diamantes, não sabia bem o que esperar por comparação com as classificações da Europa.

A minha conclusão é que se pode dizer que as verdes são como as verdes da Europa, (algumas poderiam ser azuis), as azuis são desde as azuis às vermelhas mais fáceis e as pretas de um diamante são as vermelhas “escuras” e as pretas da Europa, ainda que, como acontece em todos os lados, as classificações não são totalmente uniformes entre cada estância, por exemplo as de Sunshine Village pareceram-me sobre-classificadas.

É curioso que às vezes mudam a classificação de determinadas pistas em função das condições, mais do que uma azul tinha uma indicação à entrada a avisar que devido às condições essa pista estava temporariamente classificada como preta de um diamante (nesse caso já sabíamos que íamos entrar num “batatal”), como se pode ver na foto da pista Rock Garden, em Lake Louise.

Sobram as pistas pretas de dois diamantes, sobre essas só posso dizer que não me meti em nenhuma, não são para nós, quase todas são autênticos precipícios que na Europa nem sequer estariam marcados como pistas, olhei para umas quantas e às vezes nem sequer pareciam pistas, eram autênticos “buracos negros”, já para não falar de zonas especiais como o famoso Delirium Dive, em Sunshine Village, que não é mais do que isso, um autêntico delírio para viciados em adrenalina…

E é tudo, espero que gostem da reportagem.
 
Última edição por um moderador:

Maria Pereira

Membro Conhecido
Adorei a reportagem!!:blush:

Devem ter sido fantásticas essas férias na neve. :)
As fotos são maginfícas e uma boa ilustração do sentimento de diversão aliado à contemplação da natureza... sem dúvida que a neve dá outra graciosidade à paisagem!

Boas viagens.

Maria Pereira
 

Nuno

Administrador
Staff
Pedro ... já estou cheio de inveja dessa neve que apanhas-te :blush:
Fantástico destino!
 

jfreitas

Membro Conhecido
Parabéns Pedro, pelas (excelentes) fotos e por teres tido oportunidade de visitar um destino fascinante (deve ser).
 

jcc

Membro
Pedro Maia disse:
Visitámos 4 estâncias, as 3 que há no Parque Nacional de Banff, Lake Louise, Sunshine Village y Mt. Norquay, e outra no Kananaskis Country, Nakiska, que foi construída para os Jogos Olímpicos de Calgary 1988, foi a sede de todas as provas de esqui alpino.

Procurando as diferenças para o esqui na Europa, a primeira que me ocorre de forma mais evidente é SERVIÇO

Tudo está dirigido ao cliente e à sua satisfação, logo quando alugámos os esquis para os miúdos numa loja em Banff na tarde anterior ao nosso primeiro dia de esqui perguntaram-nos onde estavamos alojados, porque eles tratavam de levar os esquis no fim dessa tarde e no dia seguinte de manhã só tínhamos que os recolher na recepção do hotel.

Nos teleféricos de Lake Louise e de Sunshine Village há trabalhadores da estância que para além de ordenar as entradas para optimizar a ocupação das cabines, são eles que põem os nossos esquis nos apoios da parte de fora da cabine.
Que inveja!!!

Só de pensar na trapalhada que normalmente é a saida das lojas de aluguer e carregar todo o material de 2 adultos e 3 crianças .....
 
Realmente com umas paisagens deste calibre numas estâncias de ski desta qualidade só poderam ter sido realmente umas óptimas férias.

Um dia também gostaria de poder experimentar fazer esqui em outro continente, mas até isso ser possivel vou ter que me cingir por razões logisticas aqui à Europa.

Até ao momento apenas conheço a Sierra Nevada, onde já estive por 3 vezes, Andorra (Valnord) outras 3 vezes, e Baqueira-Beret (uma vez). Espero a médio prazo poder ir experimentar os Alpes onde parece que têm umas condições ainda superiores à aquelas a que estou habituado.

Muitos parabéns pelas fotos. Estão muito boas.
 
Top