Novidades

[Report] Espanha - Road Trip pelo Centro

PaulaCoelho

Membro Conhecido
ROAD TRIP PELO CENTRO DE ESPANHA

Em Setembro de 2016 tinha uma semana de férias e nada programado, pelo que decidi pegar no carro e ir até Espanha com o objectivo de conhecer algumas cidades amuralhadas nos arredores de Madrid, nomeadamente Ávila, Segóvia e Toledo. Há muito tempo que não viajava sozinha e até gostei de ir planeando as coisas pelo caminho. A parte chata é jantar sozinha, um quarto single custar quase o mesmo que um duplo e não me arriscar a fazer caminhadas pela Serra de Francia ou pela vizinha Serra dos Gredos por sentir algum receio em fazê-lo sozinha… mas é sem dúvida uma experiência a repetir;)
O trajecto
Dia 1 – Portugal» Ciudad Rodrigo» Serra de Francia» Salamanca
Dia 2 – Salamanca
Dia 3 – Salamanca» Coca» Segóvia
Dia 4 – Segóvia» La Granja de San Ildefonso» Vale dos Caídos» El Escorial» Ávila
Dia 5 – Ávila» Consuegra
Dia 6 – Toledo» Portugal
Custos
* Transporte: cerca de 110€ em gasóleo para perto de 2000km
*Alojamento: 145€ para 5 noites. Antes de sair de Portugal marquei o hotel em Salamanca e os restantes fui marcando à noite quando fazia o planeamento do dia seguinte. Tentei procurar hotéis fora das muralhas, baratos, com WC privada e com estacionamento grátis
*Outros: comida, lembranças e monumentos


DIA 1 - CIUDAD RODRIGO

*Saí de Portugal pela manhã e a primeira paragem foi em Ciudad Rodrigo. A cidade conta com um castelo tornado Parador, catedral e várias igrejas, sendo possível percorrer o topo das suas muralhas. Pareceu-me uma cidade pacata e simpática.

 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
SIERRA DE FRANCIA

* LA ALBERCA: segui viagem a caminho de Salamanca atravessando a Sierra de Francia para visitar um povoado pitoresco chamado La Alberca, que me havia sido recomendado pelo meu pai. É uma aldeia pacata no meio da serra que vive maioritariamente do turismo.

* MOGARRAZ: de seguida parei em outra aldeia com ar medieval chamada Mogarraz, que tem a particularidade de ter pintados nas fachadas das suas casas os rostos de antigos moradores.

* MIRANDA DEL CASTANAR: A última paragem na serra foi neste povoado, mais uma aldeia de ruas estreitas e casas de pedra, com um castelo no centro.

*Segui até Salamanca e aproveitei para passear pela cidade até ao anoitecer pois o hotel ficava a uma curta caminhada da ponte que conduz ao centro histórico.
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
DIA 2 – SALAMANCA

Adorei Salamanca, é uma cidade encantadora, muito bem conservada e cheia de vida, com uma Plaza Mayor lindíssima e a universidade mais antiga de Espanha.

Principais pontos turísticos:

*Plaza Mayor
*Catedral Velha e Catedral Nova e subida às torres pela exposição Ieronimus – 10-20h, 3€75
*Universidade (interior 10€). Grátis: claustros menores e pintura “El Cielo de Salamanca”
*Clerezia e subida à torre - 10-18h, 3€75
*Casa das Conchas – Biblioteca Pública
*Convento de Santo Estevão – espectacular, 10-14h e 16-20h, 3€50
*Casa Lis – Museu de Arte Nova e Arte Deco com belos vitrais – 11-20h, 4€
*Ponte Romana

 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
DIA 3 – COCA & SEGÓVIA

* Pela manhã segui caminho até Segóvia fazendo um desvio para visitar o belo Castelo medieval de Coca e subir ao topo da torre.
O castelo data do séc. XV e está rodeado por um fosso largo: 10h30-13h e 16h30-19h, 2.70€


* Após esta visita segui para a bela cidade de Segóvia, cujo centro histórico é cheio de ruas estreitas, pelo que a solução foi deixar o carro num dos parques públicos que apenas permitem 2 horas de estacionamento… tive de subir e descer três vezes a imensa escadaria até ao Jardim Paseo del Salon Isabel para evitar a multa.

Principais pontos turísticos:

*Alcázar que parece saído de um conto de fadas: 10-19h, 8€ ou 9€ com guia e subida à torre
*Catedral: 9h30-18h30, interior, claustro e museu 2€, torre com hora e visita guiada 5€
*Aqueduto Romano com 167 arcos e mais de 2000 anos
*Casa dos Picos, Plaza Mayor, Casa Museu António Machado, ruelas do Bairro Judeu, portas da cidade
*Igreja Vera Cruz e Mirador de la Pradera de San Marcos
*Museu Gastronómico – 3€ ou 5€ visita com prova

 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
DIA 4 - A CAMINHO DE ÁVILA

*REAL SÍTIO DE LA GRANJA DE SAN ILDEFONSO foi a primeira paragem do dia para visitar o Palácio Real, antiga residência real de verão e os seus imensos jardins, que contam vários pequenos bosques, um labirinto, 21 fontes monumentais e um lago no topo. O Palácio é um autêntico museu e não é possível fotografar no seu interior. O jardim é grátis, algumas fontes estava em limpeza e a maioria continha pouca água pois só são abertas algumas vezes por ano, mas é possível apreciar a sua beleza. Do Palácio até ao lago El Mar são cerca de 3 km de jardins: 10-18h» 9€

*ABADIA DE SANTA CRUZ DEL VALLE DE LOS CAÍDOS: A paragem seguinte foi no Valle de Cuelgamuros para visitar a controversa basílica escavada na rocha e mandada construir por Franco em 1940-58, sendo vista por uns como monumento ao fascismo e por outros como tributo aos mortos da Guerra Civil Espanhola, estando mais de 30 mil combatentes lá sepultados. Não se pode fotografar o interior mas a nave principal é grandiosa e a cúpula tem um tecto deslumbrante. É possível subir à cruz de teleférico mas estava encerrado: 10-19h de 3ª a Domingo» 9€

*REAL SÍTIO DE SAN LORENZO DE EL ESCORIAL: A última paragem antes de Ávila foi em San Lorenzo de El Escorial para visitar o Real Sítio, construído em 1563-84, albergando um mosteiro, basílica, biblioteca, escola, palácio real e mausoléu dos reis espanhóis. É enorme e espectacular, não se podendo fotografar no seu interior: 10-18h de 3ª a Domingo» 10€

*Atravessando mais uma serra segui até Ávila, onde felizmente cheguei de dia pois por engano marquei hotel dentro das muralhas sem me aperceber e levei uns 40 minutos para o encontrar. Tive ainda tempo para um passeio pelo centro.
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
DIA 5 - ÁVILA & CONSUEGRA

A cidade medieval de Ávila, património da UNESCO, fazia parte dos locais a visitar desde que vi fotos da sua grande e bem conservada muralha… e não desapontou nadinha.

Principais pontos turísticos:

*Miradouro Los 4 Postes para um vista panorâmica da cidade e da Ponte Romana
*Muralhas do séc. XII com 2500 metros de extensão, 87 torreões e 9 portas de entrada na cidade. Tem dois troços abertos a visita, um deles ao lado do Arco e Porta del Carmen» 10-20h de 3ª a Domingo» 5€
*Catedral: 10h30-18/20h» 5€
*Museu de Ávila/Casa de Los Deanes
*Praças do Mercado Chico, Ayumtamiento, Italia, Mercado Grande
*Basílica de São Vicente: muito bonita, 10-18h30 (Domingo só à tarde)» 2,30€
*Convento de Santa Teresa, Mosteiro de Santo Tomás, várias igrejas, mosteiros e palácios que não visitei


*EL BURGUILLO: Da parte da tarde tinha planeado visitar Consuegra e pelo caminho parei na zona da Reserva de El Burguillo.
Foi uma paragem curta mas pareceu-me um bom local para umas caminhadas.

*CONSUEGRA: Foi com bastante curiosidade que fui até Consuegra para admirar os Moinhos de Vento que povoam as histórias de Dom Quixote e Sancho Pança. Existem vários moinhos espalhados pela região de La Mancha, mas é no topo desta cidade que existe o maior número deles. No Monte Calderico existe um Castelo em restauração e 12 moinhos restaurados, cada um com o seu nome: no Moinho Bolero funciona o posto de turismo e no Moinho Rucio uma loja de produtos locais, sendo possível visitar ambos. Moinho: 9-18h Castelo: 10-13h30 e 15h30-17h30» o bilhete conjunto custa 4,5€
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
DIA 6 - TOLEDO

Cheguei a Toledo de manhã cedo, estacionei na margem sul num parque grátis perto do rio, atravessei a ponte e subi uma imensa e cansativa escadaria até à Praça Zocodover. Existe uma escada rolante até ao topo (a cerca de 150 metros para a frente da escadaria) mas só a descobri no regresso. A primeira coisa que fiz foi comprar um mapa da cidade no quiosque mas mesmo assim ainda me perdi no emaranhado de ruelas pois Toledo quase parece uma medina marroquina! Adorei a cidade.

Principais pontos turísticos:

*Mirador del Vale – panorâmica da cidade desde a outra margem do Tejo
*Puente de Alcántara e Puente de San Martín (onde é possível fazer Zip-line por 10€)
*Plaza Zocodover – boas pastelarias
*Museu de Santa Cruz – antigo hospital recheado com obras de arte, 10-19h» 5€
*Alcázar e Museu do Exército – museu grátis, o Alcazár estava fechado para obras» 10-17h
*Catedral Primada – lindíssima. Destaco a Capela de San Blas, El Transparente (uma espécie de janela oval rodeada por arcanjos e por onde entra a luz solar) e a Sacristia. Visita 10-18h, subida à torre com hora e visita marcada, onde se encontra o maior sino de Espanha, com 18 toneladas e conhecido como La Gorda» 11€
*Igreja de Santo Tomé – alberga um dos quadros mais famosos de El Greco, 10-17h45» 2.5€
*Sinagoga del Tránsito e Museu Sefardi – 9h30-18h» 3€
*Sinagoga Santa Maria La Blanca – muito bonita, data do séc. XII, 10-17h30 »2,5€
*Igreja dos Jesuítas – boa vista da cidade, 10-17h45» 2,5€
*Puertas de Bisagra, del Sol, de San Martín
*Outros: Museu del Greco, Mosteiro São João dos Reis, Ermida del Cristo de la Luz, Igreja Santiago, Igreja Salvador, Palácio de Galiana…


*No regresso a Portugal pensei dividir o percurso a meio para pernoitar e conhecer Cáceres, mas provavelmente estava a acontecer alguma actividade pois o hotel mais barato disponível era no Castelo por 98€, por isso, vim directa para o lar doce lar.
Adorei esta roadtrip e já estou a sonhar com a próxima;)
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @PaulaCoelho

Que belo Report, já ando com saudades de fazer uma Road Trip e vendo estes locais bem interessantes aqui tão perto...

Gostei particularmente de de Áviila e Consuegra, tens ai umas fotos muito boas ;)

Obrigado por adicionares mais uns destinos à minha lista :D
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Adorei! Este report faz-me ficar com pena de estar longe desses lados, e não poder fazer uma aventura dessas. Espectáculo! Resumo: a @PaulaCoelho sabe viver a vida ;):)
Muito obrigada pela excelente partilha!
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Excelente report.
Adorei as fotos dos Castelos e muralhas, fazem-me recuar no tempo e imaginar como seria a vida por volta do Séc. XV.
Obrigada pela partilha.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela partilha! Que bela aventura, recheada de fotos :D Um dia a ver se consigo arranjar tempo e companhia para uma aventura assim :)

Boas viagens :)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Muito bom !!
Já pensei fazer uma roadtrip por estes lados.
Gostei muito do report !
Fiz a minha primeira viagem sozinho o ano passado, tive sorte que nunca jantei sozinho pois em cada hostel que estive, havia sempre malta eheh
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@PauloNev, Espanha tem locais muito interessantes e num "pulinho" estamos lá :rolleyes:

@TREPADOR, também adoro castelos e não resisto a percorrer uma muralha :D

@Ricardo_7, com ou sem companhia aventura-te... Espanha é aqui ao lado e se te fartares voltas num instante (foi esse o meu pensamento nesta viagem a solo):cool:

@rmonteiro, das vezes que fiquei em hostel raramente usei a cozinha... é o mau hábito de ir comer fora! Força para a road trip ;)
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado por nos brindares com este excelente report!!!
Ando com uma saudades locas de me fazer a estrada!!!! :rolleyes::rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Esperar que a filhota cresça mais um pouco!!!:D:D:D:D
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Muito obrigada pela partilha deste belo roteiro. Já fiz o percurso mas estão por aí alguns lugares encantadores que me passaram despercebidos...Uma boa desculpa para repetir. O país vizinho é fantástico, tem tantos lugares bonitos para visitar...
Estão excelentes as fotos assim como todo o relatório!!! Obrigada :)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Parabéns! Percurso fantástico. :)
Gostei de todos os locais por onde andaste, mas confesso que tenho um fraquinho por Toledo. :rolleyes:
Espero poder um dia destes conhecer estes belos locais, tão bem retratados nestas fotos.
Obrigada pela partilha. ;)
 

crespo72

Membro
@d3ci0 , também adoro fazer-me à estrada :D

@Antonia.M.S. , Espanha tem realmente locais lindíssimos que de carro podemos ir explorando aos poucos :)

@Cristina Sousa , adorei perder-me nas ruelas de Toledo e vim encantada com Salamanca e Segóvia ;)
Ola.,
Gostei do reports, está muito interessante e com fotos muito bonitas.
È um dos tours que estou a pensar fazer, talvez em Outubro. Podes indicar em que hotéis ficaste em cada cidade?
Obrigada
Elsa
 
Top