Novidades

[Report] Eslovénia -VINTGAR GORGE - O Desfiladeiro Encantado - by JJPPMM

JJPPMM

Membro Conhecido
VINTGAR GORGE – Desfiladeiro Encantado


Local : Podhom 80 - Gorje (a 4 km do Lago Bled )
Entrada : 4 Euros
Horário : 8.00 Hrs ás 19.00 Hrs ( meses de Verão )
Internet: http://www.slovenia...._jame=110&lng=2

“Cativante e envolvente , natural e agreste , imponente e desafiante …. é assim que o descrevo , arrisque e venha comigo é descoberta deste Desfiladeiro Encantado. “





ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6702.jpg

Existem na Eslovénia vários locais de eleição a que os eslovenos muito orgulhosamente chamam “ As coroas Eslovacas “. Um desses locais , talvez o mais famoso de todos é o Lago Bled, mas existem alguns mais de que a seu tempo falarei.

Neste report vou tentar transportar-vos a um local único e cativante onde o verde das arvores e da vegetação se funde harmoniosamente com um rio em fúria que viaja rápido por entre vertiginosos penhascos .

ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__IMG_6707.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6586.jpg

Para quem visitar o Lago Bled será muito fácil encontrar o VINTGAR GORGE pois além de estar bastante bem sinalizado , encontra-se a cerca de 4 km do Lago e é facilmente acessível por estrada. Se decidir ir até lá não se admire de entrar em estradas secundárias pois o acesso é mesmo por aí .

A história deste desfiladeiro encantado começa em Fevereiro de 1891 quando o cartógrafo e fotógrafo Benedikt Lergetporer e pelo Presidente da Câmara de Bled Sr. Jakob Žumere acidentalmente o descobriram .

O rio que corre por este desfiladeiro chama-se RADOVNA , e foi quando as suas águas estavam baixas que começaram a expedição . O que encontraram , caminhando dificilmente por entre as rochas e as paredes deste desfiladeiro , foi de tal beleza que decidiram de imediato iniciar a construção de um passeio encastrado nas paredes rochosas feito de aço e da abundante madeira que existia no local.
Este passeio ainda hoje se mantêm tendo uma manutenção constante de forma a que continue a ser um local seguro .

Assim foi aberto oficialmente ao público em Agosto de 1893 e até hoje mantêm-se inalterável.

È um lugar fascinante . È um lugar onde grande parte da natureza se encontra num estado selvagem. É um lugar onde o Rio Radovna é por vezes selvagem e poderoso e noutros pontos torna-se um pequeno cordeiro e cria pequenas piscinas de águas transparentes .

ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6630.jpg

Mas fascinante é o percurso de cerca de 1600 m de extensão onde o som de fundo de um rio forte e poderoso que corre através do desfiladeiro e que embate constantemente nas muitas rochas que ali existem só é ultrapassado pelos chilrear de milhares de pássaros que habitam as suas árvores milenares.

ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6606.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6599.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6601.jpg

Antes de iniciar a sua visita e ao comprar o seu bilhete aproveite e visite a pequena loja de souvenirs onde um casal “ menos jovem “ lhe mostrará todos os produtos locais mas onde também poderá disfrutar de um incrivel e fascinante chocolate quente. Aproveite e troquem algumas palavras com eles . São simpáticos , de sorriso fácil e claro conhecem quase todos os países , não por terem viajado muito mas sim porque cada turista lhes trouxe um pouco de conhecimento da sua terra .

ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6712.jpg

O inicio do desfiladeiro é suave e ameno. O caminho é percorrido através de um bosque verdejante tendo sempre como companheiro inseparável o Rio Radovna que corre calmo e vagaroso á nossa direita.
O percurso é feito algo rápido pois o caminho é de terra batida e sem grandes declives ou subidas. È o tempo perfeito para se ir adaptando aos tons verdes fortes da floresta , aos cheiros incríveis de uma manhã húmida e a um lugar que a cada passo nos vai cativando .

ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6584.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6583.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6585.jpg

A cada curva do percurso uma nova paisagem desenrola-se na frente dos nossos olhos. Das muitas vezes que parei para tirar algumas fotografias ( muitas ) senti uma vontade enorme de me sentar numa das muitas passagens aéreas que existem sobre o desfiladeiro e por ali ficar a observar a rapidez com que o próprio rio muda de cor, a observar os pequenos troncos de madeira que vão criando represas nas zonas mais estreitas ou mesmo simplesmente ficar por ali a sentir os pequenos salpicos de água de que quando em vez o rio nos brinda.

ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6588.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6698.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6605.jpg

Não tivemos muita sorte com o dia , mas também foram muitas as vezes que o Sol apareceu no interior do Gorge transformando a paisagem envolvente. As folhas das árvores ficavam mais verdes , o rio mais transparente e os pássaros voavam mais rápido por entre as paredes rochosas.

ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6604.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6616.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6622.jpg

Nas zonas em que o percurso é feito em cima de uma “ ponte “ de madeira encostada ás paredes do desfiladeiro e onde por debaixo dos nossos pés corre um rio a alta velocidade , muitas são as vezes em que uma pequena sensação de desconforto nos corre pelo corpo, não pela insegurança mas sim por observarmos em pormenor a força de uma natureza incontrolável ultrapassada neste caso por um passeio encastrado na rocha que por vezes com a passagem de muita gente treme um pouco e deixa-nos sentir a fragilidade do ser humano perante uma força desconhecida e poderosa.

ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6610.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6611.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6613.jpg

Os penhascos que muitas vezes atingem os 100 m de altura são cobertos por uma densa vegetação. È fácil de observar a forma como alguma espécies desenvolveram métodos e defesas contra as fortes tempestades que por ali se fazem sentir durante o rigoroso Inverno .
As árvores que podemos ver “ penduradas “desde o topo do penhasco dão a sensação de uma estabilidade única mesmo quando o vento sopra forte e impiedoso sobre as paredes de rocha.
O próprio nome do desfiladeiro assim o indica . VINTGAR é um nome que deriva de uma palavra alemã “ Windegg “ e que quer dizer “ lugar exposto ao vento “ , daí que quase toda a fauna e flora deste lugar se tenha adaptado a este tipo agreste de condições ambientais.

Durante o percurso ainda se pode observar uma pequena represa hidroeléctrica construída de forma a aproveitar a força das águas especialmente durante a Primavera , altura do degelo nos Alpes Julianos.

ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6639.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6656.jpg

Durante todo o percurso de 1600 m em cada direcção , pois a volta é feita pelo mesmo caminho em sentido contrário , muitas são as ocasiões em que se observam redes de protecção contra a frequente queda de pedras , sendo que estas mesmas redes foram colocadas de forma a não atingirem nem alterarem o frágil eco sistema ali existente.

Existem alguns pontos do percurso onde facilmente podemos descer até ao rio. È especialmente gratificante ficar sentado por ali , com os pés de molho numa água ligeiramente fria mas apetecível. Aproveitámos aqueles momentos de silêncio para ouvir os sons do rio a passar sobre as rochas cheias de limos. Aproveitámos aqueles momentos para guardar na memória e no coração um lugar ENCANTADO.

ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6678.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6700.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6685.jpg

No VINTGAR GORGE é muito difícil afirmar o que é mais ou menos bonito pois todo o conjunto é muito homogéneo em paisagens , mas cumprindo uma regra e como habitualmente dizemos “ O melhor está sempre guardado para o fim “ neste caso é na minha opinião mesmo verídico.

Depois de um caminho ás vezes sinuoso e difícil , ás vezes calmo e exuberante , o desfiladeiro oferece-nos o “ PRÉMIO FINAL “.
Uma ponte com vista para uma fantástica cascata de 16 m de altura e que se chama Šum.

ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6651.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6661.jpg

È um lugar fascinante . O barulho é ensurdecedor pois a quantidade de água que o rio aqui debita é enorme. Através de umas escadas é possível descer ao lago da cascata e desde aí ficar com a foto de recordação de um passeio fascinante por entre uma Natureza selvagem , vibrante e até agora incólume à mão humana.

Aproveitem a fabulosa paisagem , sentem-se nas pedras da cascata e se puderem e enquanto descansam namorem um pouco e ofereçam a vós próprios momentos únicos de comunhão com a Natureza.

A partida para o caminho de volta é difícil , cada passo que damos , cada metro que deixamos para trás custa e deixa-nos melancólicos mas ao mesmo tempo apaixonados.

ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6632.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6670.jpg

ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6672.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6674.jpg

Desculpem a qualidade de algumas fotos mas por vezes é impossível fotografar em cima de uma plataforma que se movimenta constantemente com a passagem dos visitantes. Ficará sempre uma ligeira tremideira ( se calhar também da emoção )

E no final do percurso quando chegados outra vez á cabana de madeira , todo o nosso corpo vem a fervilhar de entusiasmo e paixão por ter sentido , cheirado , tocado e observado um lugar de eleição , possivelmente um dos lugares mais fascinantes do planeta

ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6704.jpg


ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6710.jpg

Eu foi assim que o senti . Só espero ter tido a capacidade e ao mesmo tempo a honra de o ter descrito de forma a que todos aqueles que leiam possam entender e sentir o maravilhoso, fascinante e encantado VINTGAR GORGE

ai1196.photobucket.com_albums_aa417_jpmvint__MG_6653.jpg

Abraço a todos

J.Paulo

P.S : Este report quero dedicá-lo a uma pessoa muito especial que certamente teria ficado maravilhado ao ver estas fotos ... ao meu PAI. ( IMYOU)
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Ola JJPPMM

Com a tua descrição quase que conseguia ouvir os sons e sentir o cheiro lugar :).
Realmente é um passeio excelente, se nas fotos é bonito, imagino ao vivo!
Parabéns pelo Report.

Cumprimentos
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Ola JJPPMM

Com a tua descrição quase que conseguia ouvir os sons e sentir o cheiro lugar :).
Realmente é um passeio excelente, se nas fotos é bonito, imagino ao vivo!
Parabéns pelo Report.

Cumprimentos
Olá
Muito obrigado pelos teus comentários.
Como não quero que fiques pelo " quase , quase " e porque não consegui passar totalmente essa sensação , aqui vai ao vivo os tais " sons " que quase ouviste. Do cheiro é que é mais dificil , mas acredita ... era único.
Espero que gostes do " som "

http://www.youtube.com/watch?v=-_T9f90VZxY&feature=related

Abraço
João Paulo
 

NCP

Membro Novo
Gostava de um dia poder desfrutar deste lugar, adorei!!!
Obrigada por mais um excelente report:)
 

Sunset

Inativo
Que delicia João :)
Mais um lugar mágico, com a qualidade de fotos que já nos habituas-te , divino...
Obrigado
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Adoro turismo de natureza!
O realismo presente nas fotos convida-nos mesmo ao passeio.
Deve ter sido uma fantástica viagem.. conciliar a paisagem com a fotografia.
Estão excelentes as fotos João.
Muitos parabéns.
 
Top