Novidades

[Report] Eslovénia -LAGO BLED – A magia da Natureza- by JJPPMM

JJPPMM

Membro Conhecido
LAGO BLED


ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled_Panormica1resize.jpg

O LAGO BLED situa-se na Eslovénia , nos Alpes Julianos . Muito perto da capital Liubliana tornou-se numa atracção para milhares de turistas que anualmente o visitam.
A natureza juntou-se a Deus e os dois ofereceram-nos este lugar ÚNICO , FASCINANTE e MÀGICO .


CARACTERIZAÇÃO

Comprimento máximo : 2.120 m
Largura máxima : 1.380 m
Profundidade máxima : 30,6 m
Área : 1,45 Km2
Altitude : 475 m do nível do mar

COMO CHEGAR

É com muita facilidade que se chega ao Lago Bled pois este encontra-se a cerca de 50 km da capital Liubliana.
Talvez a forma mais rápida e fácil será através de carro pois assim permite também visitar outros lugares que estão cerca do Lago.
De qualquer forma existe também a possibilidade de se deslocarem por comboio ou autocarro.
O site do Lago Bled possui informações precisas sobre como chegar
http://www.bled.si/

HOTEIS

Por quantidade a escolha não será complicada. Existem muitas unidades instaladas na região. Algumas estão junto ao Lago donde certamente se terá uma vista única e fascinante. De salientar que existe também um parque de campismo situado a norte do Lago e que tem na minha opinião uma das mais fantásticas praias fluviais do Mundo ( mais tarde terão uma ideia do que falo )

ESTACIONAMENTO

Para quem optar por se deslocar de carro deverá ter atenção de que não se pode estacionar junto ao Lago pelo que existem numerosos parques pagos e que se encontram devidamente assinalados . Atenção que deverão possuir moedas suficientes para o tempo que pretendem ficar já que o pagamento é feito antecipadamente.

COMO VISITAR O LAGO

Embora exista uma estrada que circunda o Lago , parte da mesma não está disponível para carros particulares.
Assim existem várias formas de visitar o perímetro total do Lago .

. Caminhando ( aprox. 1,30 Hrs )
. Bicicleta ( existem vários locais de aluguer )
. Comboio turístico que passa em cada paragem cada meia hora e custa 3 Euros


A expectativa sobre o Lago Bled era enorme pois as imagens e as informações que tínhamos recolhido na Net mostravam a potencialidade deste lugar. Assim partimos cedo de Liubliana de forma a aproveitar o que muitos chamam uma das “ COROAS DA ESLOVÈNIA “.



LAGO BLED - A magia da Natureza


ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled_Panormica8resize.jpg


Muitas são as vezes em que uma imagem vale mais que muitas palavras. Antes de escrever este texto pensei que assim iria ser este report , afinal este lugar é tão único e especial que só as imagens falariam por ele.
Mas pensei em todos aqueles que tal como nós não conheciam o Lago e pensei que afinal este lugar merecia bem mais que umas simples imagens que além do mais não reflectem a BELEZA ÚNICA que ali existe .
Assim tentei começar este texto de muitas formas , mas após iniciar sempre me deparei com o mesmo dilema ou seja como narrar algo que é inarrável ?

Então encontrei a forma que penso eu seja a melhor para vos descrever este lugar e para isso necessito da vossa ajuda pelo que vos peço :

IMAGINEM ………

Imaginem um lago glaciar de águas calmas onde alguns cisnes e patos vagueiam tranquilamente ao sabor de uma ligeira brisa . Rodeado de bosques verdejantes de árvores milenares um interminável penhasco que no seu topo alberga majestosamente um Castelo Milenar destaca-se da restante paisagem.

ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled_Panormica10.jpg

Uma melodia constante do verde dos bosques obriga a que o olhar percorra a silhueta das suas margens sendo que algumas parecem suportar o peso dos Alpes Julianos que circundam este Lago.
Flores selvagens multicolores escondidas nas encostas agrestes de forma a protegerem-se dos predadores , libertam um perfume primaveril que inunda o ar e alertam os nossos sentidos .

ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled_Panormica2resize.jpg

Imaginem uma estreita via pedonal que nos pede para a seguirmos como que a querer mostrar as belezas únicas deste Lago. Uma via que não contempla a passagem daqueles veículos que a civilização nos entregou mas que para aqui não servem de nada.
Imaginem um caminhar lento e tranquilo por esta via onde em cada curva e contra curva o Lago se vai desvendando aos nossos olhos. A paisagem muda com muita frequência pois as cores e a profundidade do lago vai também mudando

ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled__MG_6851.jpg

Imaginem um Paraíso onde, por muito estranho que possa parecer ,existe um parque de campismo (http://www.camping-bled.com/ ) preparado para todos aqueles que não podendo pagar os “ luxos “ dos hotéis de 5 estrelas que se erguem nas margens do Lago , têm aqui a possibilidade de ter para si um pouco deste lugar único.
Imaginem uma “ praia fluvial “onde na tranquilidade de um solo relvado e duma água quente e cristalina se pode apreciar a beleza única de um lago que desponta e brilha mesmo no meio de uma cordilheira implacável.



ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled__MG_6828.jpg

Imaginem que no topo de um penhasco se ergue um Castelo típico de um conto de fadas onde o Príncipe oferece á sua amada Princesa uma paisagem deslumbrante sobre o seu reino.
Uma paisagem marcada pelas altas montanhas que rodeiam o seu reino , pelos bosques sem fim e pela tranquilidade que se vive naquele pequeno reino.

Por entre a vegetação cerrada , encontramos uma entrada discreta que nos conduz ao interior de um Castelo simples , intimista mas muito acolhedor.
Um dos pátios é diariamente transformado num espectáculo medieval onde alguns malfeitores tentam raptar uma lindíssima Princesa a qual é salva pelo seu Príncipe acabado de chegar das Cruzadas.

ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled__MG_6867.jpg

O outro pátio que possui um poço de água fresca e cristalina foi transformado numa esplanada onde a troco de alguns Euros se pode desfrutar de uma paisagem única , fascinante e acreditem surrealista.

ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled__MG_6878.jpg


A vontade é ficar por ali olhando o horizonte ,aproveitando o silêncio e tentando captar cada pixel daquela paisagem , tentando guardar na memória , na retina e na pele estes momentos únicos de beleza singular e inexplicável.

ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled_Panormica12.jpg

Ainda hoje na tranquilidade da minha casa , cada vez que vejo estas imagens continuo a ter um misto de saudade e nostalgia de quem teve a sorte e o privilégio de ver ao vivo esta paisagem magnifica.

Imaginem então que além de todas estas belezas raras , uma outra “ beleza “ está disponível em BLED.
Como que a título de recompensa de um guerreiro cansado por uma volta completa ao Lago , podem encontrar no “ CAFÈ PARK HOTEL “ esta maravilha gastronómica e um dos marcos para quem visita o Lago Bled.
Apreciem :

ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled__MG_6855.jpg

O seu nome original é "kremsnita" e é um folhado com uma base de pão de ló mas com um creme interior delicioso e pelo que dizem secreto ……. Vão até lá e provem , não se arrependerão.
Em Julho de 2006 foi vendido o bolo 9 milhões !!!!!!!

Mas não parem de imaginar porque mesmo nos sonhos deixamos sempre para o fim o melhor. E neste jogo de imaginação que vos propôs desde o inicio , guardei o melhor para o final.

Imaginem que quando Deus e a Natureza estavam quase a terminar a construção deste fabuloso Lago e depois do esforço fabuloso decidiram usar as poucas forças que ainda tinham e decidiram construir a ÚNICA ILHA que tem a actual Eslovénia.
Trabalharam e planearam tão bem que o resultado final foi este.

ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled__MG_6788.jpg

A única forma de chegar á ilha é através de barco.
Existem duas formas de o fazer :

Alugando um barco e remando forte e corajosamente até á ilha , sendo que neste caso o preço será de 10 Euros / hora

ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled__MG_6725.jpg

Ou utilizando um dos barcos típicos do Lago e que se chama “ PLETNA”.
Neste caso um remador fará o trabalho por si mas claro custará cerca de 12 Euros / pessoa.

ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled__MG_6723.jpg

Simplesmente entre no barco , aguarde a chegada do remador e prepare-se para uma viagem tranquila até á ilha.
Sinta o deslizar calmo e tranquilo do barco sobre as calmas águas do Lago. Observe a paisagem fabulosa à sua volta . Contemple o penhasco onde se encontra o Castelo , observe os pequenos patos selvagens que por ali vagueiam , divirta-se olhando os remadores de ocasião a tentarem controlar o barco e vagarosamente vá observando a ilha que aos poucos irá ficando cada vez mais visível no seu horizonte.
Quando chegar á ilha observe em redor e verá toda a beleza deste lugar fascinante.

No meio da ilha ergue-se actualmente a Igreja da Assunção de estilo barroco no mesmo lugar onde no passado existia um templo de adoração da DEUSA ZIVA.
No topo da actual torre de 54 m de altura está um sino a que chamam “ Sino da Sorte “ e que pode ser tocado por todos aqueles que visitam o templo.
Atenção que para lá chegar à que subir os 99 degraus que separam o ancoradouro do topo da igreja.

ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled__MG_6771.jpg


ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled__MG_6810.jpg

Agora imaginem que ao passear ao redor do Lago a imagem desta fabulosa ilha muda constantemente obrigando a uma paragem demorada para uma vez mais guardar na nossa memória estes locais fascinantes .

Mesmo quando tenta esconder-se por detrás de uns ramos a ilha ganha outro fascínio.

ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled__MG_6781.jpg

ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled__MG_6821.jpg


ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled__MG_6778.jpg


ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled__MG_6754.jpg


ai1086.photobucket.com_albums_j456_jpmbled__MG_6720.jpg



Agora imaginem que é impossível escrever o que quer que seja sobre esta parte do lago pois acreditem que nem sequer estas imagens conseguem demonstrar a beleza real deste enquadramento.
Como não quero “ pecar “ nas palavras e porque quero partilhar com todos vós a beleza única , fantástica e sublime deixo-vos com algumas fotos que desde já com as devidas desculpas não mostram a realidade pois acreditem que nenhuma foto pode mostrar “ A MAGIA DA NATUREZA “

E agora deixem de imaginar e numa próxima oportunidade tentem incluir este destino na vossa lista.
È seguramente um dos locais mais bonitos da Europa.
É seguramente um local de comunhão única com uma natureza vibrante , singular e fascinante.
É seguramente um lugar para namorar e para fortalecer relações .
É tão simplesmente ……………………………….. UM LUGAR MÀGICO

VISITEM BLED

Abraço a todos
J.Paulo
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá João

Se a Eslovenia já estava na minha lista, com os teus reports, passou para as viagens com mais "prioridade" :).

Cumprimentos
 

Sunset

Inativo
Este escapou-me ... porquê?... Porque estava nos fiordes :) outro lugar mágico ...
Obrigado por conseguires pôr a minha imaginação a trabalhar :blush: .... não foi dificil... Tens o dom da escrita, mas por muito que se diga ou que a foto tente mostrar, nada se compara com o real ...

"A vontade é ficar por ali olhando o horizonte ,aproveitando o silêncio e tentando captar cada pixel daquela paisagem , tentando guardar na memória , na retina e na pele estes momentos únicos de beleza singular e inexplicável."


E é isto que faço, sempre que deparo com a magia das paisagens, tento absorvê-las e guardá-las na minha memória, e são estes momentos mágicos que me ajudam a suportar as partidas ruins que a vida dá ... e dá-me forças para enfrentâ-la com novo alento...

Obrigado mais uma vez pela partilha
 

MariaF

Membro Novo
Excelente report Já tinha ouvido falar desta cidade encantadora e pelo que vi nos teus outros reports da Eslovénia este é definitivamente um país a visitar.
 

JJPPMM

Membro Conhecido
cgmc disse:
Este escapou-me ... porquê?... Porque estava nos fiordes :) outro lugar mágico ...
Obrigado por conseguires pôr a minha imaginação a trabalhar :blush: .... não foi dificil... Tens o dom da escrita, mas por muito que se diga ou que a foto tente mostrar, nada se compara com o real ...

"A vontade é ficar por ali olhando o horizonte ,aproveitando o silêncio e tentando captar cada pixel daquela paisagem , tentando guardar na memória , na retina e na pele estes momentos únicos de beleza singular e inexplicável."


E é isto que faço, sempre que deparo com a magia das paisagens, tento absorvê-las e guardá-las na minha memória, e são estes momentos mágicos que me ajudam a suportar as partidas ruins que a vida dá ... e dá-me forças para enfrentâ-la com novo alento...

Obrigado mais uma vez pela partilha
Olá Cid
Na revisão de alguns reports dei com este que além de não te ter respondido , pareceu-me também que terá passado despercebido a muitos.
Como dizes a magia de quem viaja é mesmo essa que comentas , é a capacidade infinita do ser humano de guardar no seu baú não as imagens , mas sim os momentos mágicos esses sim convertidos em imagens, que guardaremos para sempre e que habitualmente chamamos de MEMÓRIA.

Ainda hoje ao ler este report fico com um frio no estômago pois acredita que é um lugar fascinante. Felizmente já viajei muito , conheci lugares muito distintos de outros , mas a beleza deste lugar continua a atormentar as minhas MEMÓRIAS.

Beijos e obrigado pelo comentário.

João Paulo
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Excelente!
Deve ser mesmo um lgar mágico e inesquecível!
A força da natureza permite-nos desfrutar paisagens fascinantes, inspiradoras e respirar a beleza de lugares únicos.
Vai ficar na lista com toda a certeza.
Obrigado pela partilha João.

Boas viagens
 

FiDani

Membro Ativo
Excelente report! Belas fotografias e a discrição é realmente mágica!

Devo confessar que a Eslovénia não estava na minha lista de preferências, mas depois de ter lido a revista volta ao mundo deste mês e os teus reports, passou a estar!

O "kremsnita" parece o nosso "mil folhas" !

Cumprimentos
 

calu

Membro Conhecido
Muito obrigado pela forma como nos trouxeste este report de um local que eu não conhecia, mas que me ficou na memória a partir de agora. Como pude constatar na minha roadtrip pela Croácia e pelo teu report, de facto, os Balcãs e "arredores" têm zonas incríveis que têm que ser descobertas :)
Viagens especiais como esta constituem uma das maiores riquezas que uma pessoa pode ter e são, na minha opinião, dos melhores investimentos pessoais que se podem fazer.
 

Faz-te à Estrada

Membro Novo
Para quem vá a Bled sugiro que passem também por Vintgar Gorge é simplesmente lindo aquele parque natural.
 
Última edição por um moderador:
Top