Novidades

[Report] Escapadinha Serra da Estrela – Fevereiro 2017

FiDani

Membro Ativo
Olá! Há muito tempo que utilizo este fórum para organizar as minhas viagens e acho que está mais do que na hora de começar a contribuir com alguns reports por isso cá vai um!:)

Não estava planeado fazer esta escapadinha à Serra da Estrela, mas como estava a precisar de férias e queria muito ir à neve então fui pesquisar o que havia. No booking a disponibilidade para a zona das Penhas da Saúde e Covilhã era de 0%!!! Falta-me dizer que eu queria ir no fim de semana de Carnaval e só comecei as pesquisas uma semana antes! :cool:

Comecei a achar que ia ser impossível ficar na Serra da Estrela naquele fim de semana, pois o mais próximo que eu encontrava era Seia e Fundão, mas eu queria ficar o mais próximo possível da neve. A vontade de ir era tanta, que mesmo não tendo alojamento já andava a ver restaurantes e ainda bem que o fiz! Por obra do destino encontrei um estúdio para duas pessoas nas penhas da Saúde! Este estúdio faz parte do restaurante Varandas da Estrela e tem estadia mínima de duas noites, reservei de sexta para domingo e ficou um total de 150€. Não estava a contar ficar duas noites por causa do orçamento, mas como tinha kitchenette conseguimos poupar nas refeições. ;)

Gostei muito do estúdio, era pequeno, mas funcional e muito acolhedor. Tinha alguns pontos negativos, fraco sinal da televisão, não tinha wifi (só tinha na zona do restaurante) e a água do chuveiro era um pouco inconstante, não tinha sempre a mesma pressão e temperatura, mas o balanço final é sem dúvida alguma positivo! Recomendo ;)

Saímos de manhã cedo do Porto em direcção à Serra da Estrela, pelo caminho fizemos duas paragens, uma no Lidl de Nelas para comprar uns petiscos e outra em Seia para comprar um disco (custou 5€, na torre vi a 7,50€ e a 6€).

Durante a semana fui espreitando as fotografias que a estância de ski publicava no facebook para ver como estava o tempo e se tinha muita neve. Como naquela semana as temperaturas subiram estavam com receio de chegar lá e só ter neve na zona da estância, mas não, tivemos MUITA sorte o São Pedro foi MUITO nosso amigo!!! Não faltava neve e esteve um tempo espectacular! Muito sol, muita neve e nada de vento! Apenas no domingo à tarde é que o tempo começou a ficar mais nublado e com mais vento, mas já estávamos a caminho para Manteigas.

A primeira paragem foi na lagoa comprida, das últimas vezes que fui à Serra da Estrela apanhei sempre nevoeiro, muito vento e nunca consegui ver a barragem, mas desta vez foi diferente! A paisagem é lindíssima! :D:D




Depois continuamos a subir até à Torre, a paisagem ficava cada vez mais branca!



Chegamos à Torre, estacionamos o carro e fomos logo estrear o disco! Estava pouquíssima gente, tínhamos uma encosta da serra quase só para nós (o mesmo não posso dizer de sábado e domingo :eek:).




Quando regressamos ao carro para almoçar, este marcava 22◦C! É claro que não estavam mesmo 22◦C, mas a sensação térmica não estava muito longe disso. Baterias recarregadas fomos deslizar mais um bocado e tirar mais umas fotografias, mas tarde já com o check in feito voltamos a subir à Torre e só regressamos quando já estava a escurecer. Mais uma vez digo, esteve um tempo espectacular!

 

FiDani

Membro Ativo
No segundo dia acordamos cedo e fomos em direcção à Lagoa Comprida para fazer o trilho até ao Covão dos Conchos. São mais ou menos 9km (ida e volta), o trilho é relativamente fácil contudo não está sinalizado, por isso recomendo que levem um GPS. Nós seguimos um caminho que tem à esquerda da Lagoa Comprida e depois foi só seguir as pegadas na neve :D

A paisagem é de cortar a respiração! Não tenho palavras para descrever! Simplesmente FANTÁSTICO! :D:D:D










Foi sem dúvida alguma a paisagem mais espectacular que eu já vi! Sem palavras!

Resta dizer que para lá demoramos 2:20h e no regresso 1:20h, a diferença deve-se ao facto de termos parado imensas vezes para tirar fotos e apreciar a paisagem.

Regressamos a casa para almoçar e à tarde subimos novamente à Torre para fazer uns bonecos de neve e deslizar mais um bocado. Como era sábado, havia muita gente e muito transito, e até chegaram a cortar o acesso à Torre por carro durante algum tempo. Mais uma vez só regressamos quando já estava a escurecer.



No último dia, fizemos o check out almoçamos e fomos em direcção à Barragem do Lago Viriato.



Tentamos subir à torre mais uma vez, mas o trânsito estava impossível! Demos a volta e seguimos em direcção ao Covão D’Ametade. Nesta zona já não havia muita neve, mas a paisagem não deixa de ser bela.

Item de media de exibição 64344


Depois seguimos ao longo do Vale Glaciar do Zêzere em direcção ao Poço do Inferno. É muito fácil encontrar o Poço do Inferno, basta seguir uma estrada do lado direito mesmo antes de chegar a Manteigas, são 6km e depois é só estacionar o carro e seguir para o poço que fica logo em frente ;)







Por fim passamos pelo centro de Manteigas, compramos uns queijos e seguimos viagem rumo ao Porto.

E assim terminou a nossa escapadinha à Serra da Estrela, espero que tenham gostado do report ;):)
 
Última edição por um moderador:

susy4

Membro Conhecido
uau!!!!!!!!!! fotos fantásticas
Report que faz ter muita vontade de voltar à serra da estrela para "mergulhar" na neve.
Bem digo que vou a falência à conta do portal :p tantos são os sítios que fazem crescer my wish list.
Bom report :)
 

FiDani

Membro Ativo
uau!!!!!!!!!! fotos fantásticas
Report que faz ter muita vontade de voltar à serra da estrela para "mergulhar" na neve.
Bem digo que vou a falência à conta do portal :p tantos são os sítios que fazem crescer my wish list.
Bom report :)
Com o calor que estava dava mesmo vontade de "mergulhar" na neve, principalmente durante o trilho!
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Muito bom, obrigada pela partilha!
Espero que este seja o primeiro de muitos, porque está um report de qualidade. :) E com fotografias lindissimas! O nosso país é tão lindo...
Cumprimentos!
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela fantástica partilha! É dos locais em Portugal que mais quero conhecer, se ainda conseguir este ano, se não, para o ano, não falha :)

Obrigado pela partilha :D

Boas viagens :)
 

FiDani

Membro Ativo
Muito bom, obrigada pela partilha!
Espero que este seja o primeiro de muitos, porque está um report de qualidade. :) E com fotografias lindissimas! O nosso país é tão lindo...
Cumprimentos!
Obrigado ;) Este mês vou ao Açores e depois começo a trabalhar no novo report ;)

Olá,

Muito obrigado pela fantástica partilha! É dos locais em Portugal que mais quero conhecer, se ainda conseguir este ano, se não, para o ano, não falha :)

Obrigado pela partilha :D

Boas viagens :)
A Serra da Estrela é sem dúvida um sítio fantástico! Se o São Pedro ajudar então, maravilha!
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Parabéns!!!! :)
Que beleza. Eu não sou grande apreciadora de neve (eu é mais calor :D), mas adorei as fotos. Locais belissimos.
Obrigada pela partilha. Espero que venham muitas mais. ;)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola @FiDani
Parabéns pelo report.
Belas fotos, é sempre bom recordar a serra que é lindissima assim com sol e neve, tenho a serra no coração por motivos pessoais, já a vi de todas as maneiras: no verão, no inverno, com nevoeiro, com sol, com neve, a nevar mas assim é lindissima sem duvida ;)
Obrigada por esta partilha, é sempre bom recordar um local onde já fui muito feliz.
Boas viagens ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Que fotos maravilhosas ;)
Não vou à Serra da Estrela há uns dez anos e na altura saí de lá meio congelada, mas este report deu-me vontade de lá regressar!
Esse Trilho do Covão dos Conchos deve ser o máximo :D
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá!! Muito obrigada por partilhar esses belos momentos!! A Serra da Estrela é um dos meus locais preferidos para passear cá dentro e já fui bastantes vezes mas não conheço o Covão dos Conchos. Da próxima não pode escapar! ;)
As fotos estão muito bonitas!!:D Cps,
 

FiDani

Membro Ativo
Olá!! Muito obrigada por partilhar esses belos momentos!! A Serra da Estrela é um dos meus locais preferidos para passear cá dentro e já fui bastantes vezes mas não conheço o Covão dos Conchos. Da próxima não pode escapar! ;)
As fotos estão muito bonitas!!:D Cps,
Vale a pena conhecer o Covão do Conchos, não só pelo covão em si, mas também pelo caminho até lá, a paisagem é maravilhosa :D
 
Top