Novidades

[Report] Escapadinha em Ferreira do Zêzere

susy4

Membro Conhecido
Outubro quente e ainda com alguns dias de férias decidi ir até um sitio que ainda não conhecia... o objectivo era ir visitar Dornes.
Saída de Coimbra numa manhã de segunda feira em direcção a Ferreira do Zêzere.
Hotel reservado pelo Booking - Casa do Adro ( sobre o qual falo em seguida) - 117€ duas noites
Viagem calma pela A13, mas com uma paisagem assustadora em grande parte do caminho...tudo queimado :( Confesso que a tristeza andou a par com a alegria de estar de férias. Quer parte do percurso até Ferreira do Zêzere quer depois os passeios realizados pela zona tiveram a acompanhar o cinza e o horror do queimado devido aos fogos que assolaram o país este ano. Mas, isto não poderia tirar o prazer de relaxar e descansar.
Chegada a Ferreira foi procurar o parque de estacionamento perto do hotel ( o hotel tem parque pago) e ir fazer check in.

Hotel extremamente agradável, muitooooo calmo, funcionárias atentas e muito prestáveis.
Segundo a responsável o hotel tem muito movimento, principalmente pelas atividades desportivas que são promovidas na zona - principalmente desportos aquáticos- mas estes dias em que estive estavam apenas 3 quartos ocupados :p

O hotel "A Casa do Adro" era um palacete de 1776, que pertenceu aos irmãos Ribeiro da Mota, inquisidores em Goa. Devoluto e em degradação foi adquirido em 2013 para ser transformado em propriedade hoteleira.
Lobby muito bonito, com decoração muito interessante, mantém detalhes arquitectónicos característicos à origem do edifício.

Quartos grandes, modernos e luminosos. WC visualmente agradável e com o necessário para uma boa estadia.

Piano bar com ambiente muito agradável onde se pode beber um "copo" e dar "dois dedos de conversa"

Piscina razoável com muitas espreguiçadeiras e, dado que estava calor, deu para aproveitar o que poderiam ser os últimos dias de calor do ano. Tem um bar junto da piscina.
 
Última edição:

susy4

Membro Conhecido
Varanda onde se pode estar a relaxar - com vista para a piscina

Restaurante Dom Cardeal, que faz parte do hotel, estava fechado para o serviço de refeições, mas foi mantido o serviço de pequeno almoço (o pequeno almoço costuma ser mais abundante do que foi nestes dias, pelo facto de se encontrarem apenas 5 hóspedes - que ainda assim não deixou de ser farto).
Pelo que percebi é um restaurante de referência na zona, pena que não pude usufruir do serviço do mesmo.

Restauração em Ferreira - a Grelha do Zezêre - recomendo. Fui a outros dois mas não cativaram pelo serviço e/ou pela comida.

Ferreira do Zezêre é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes. Muito pacata. Ao que parece no fim de semana seguinte ia estar ao rubro por haver um ultra trail e prova de wake board.

Ora ... o objectivo era conhecer Dornes.

Dornes é uma localidade portuguesa do concelho de Ferreira do Zêzere, com 21,91 km² de área e 594 habitantes (2011).
A Vila de Dornes situa-se numa pequena península à beira-Zêzere, no concelho de Ferreira do Zêzere.
Foi sede de concelho entre 1513 e 1836. Era constituído pelas freguesias de Beco, Dornes e Paio Mendes. Em 1801 tinha 2 287 habitantes e 43 km².
Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Paio Mendes, formar uma nova freguesia denominada Nossa Senhora do Pranto com a sede em Frazoeira.
Dornes situa-se no extremo norte do distrito de Santarém, concelho de Ferreira do Zêzere. Eclesiásticamente pertence ao Bispado de Coimbra e turisticamente está integrada na Região de Turismo dos Templários.
Dornes faz fronteira, através do rio Zêzere (Albufeira de Castelo do Bode), com a freguesia de Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã e distrito de Castelo Branco. No concelho de Ferreira do Zêzere faz fronteira com Águas Belas, Beco e Paio Mendes.
Terra muito antiga, será mesmo anterior à fundação da nacionalidade, como o atestam os monumentos e os vestígios arqueológicos que por aqui se têm encontrado. Já na primeira dinastia alguns documentos que lhe fazem referência, sendo documentada a presença de um religioso de Dornes no Foral de Arega em inícios do século XIII..
Ainda no século XIII há referências à Comenda Templária de Dornes.
Mais tarde, no século XV, Dornes, enquanto Comenda Mor da Ordem de Cristo teve por Comendador D. Gonçalo de Sousa, homem muito influente, da Casa do Infante D. Henrique, e que aqui mandou construir, em 1453, a Igreja de Nossa Senhora do Pranto. Este local de culto deu à povoação, parte da importância que esteve na origem, em 1513, da atribuição do Foral Manuelino.
Aqui nasceram, um século mais tarde, muitos dos heróicos combatentes que por volta de 1650, durante a Guerra da Restauração, se bateram nas fronteiras para assegurar a independência nacional.
Do "modus vivendus" das gentes de Dornes, destacaremos a produção e comercialização da madeira de castanho, tradição que já encontramos descrita desde o século XIV e que se manteve até finais do século XIX. Também no Século XIX, a reforma de Rodrigo da Fonseca, veio extinguir o concelho de Dornes, integrando-o desde 1835, no concelho de Ferreira do Zêzere.

Assim, ida até Dornes durante a manhã. Não vão as terças ou quartas porque está tudo fechado o_O Nem um café! Bolas !!!
Passeio pela vila, visita ao posto de turismo onde a senhora entristecida explicou que não era recomendável fazer os percursos pedestres por a zona ter sido devastada pelos incêndios - há 3 percursos possíveis e que me parecem ser incríveis pois são feitos juntos à margem do rio .... mas infelizmente ficará para outra altura.


Um ponto de destaque em Dornes é a torre pentagonal.
"A torre templária de Dornes surpreende pela invulgaridade da forma, as suas cinco faces tornam-na um exemplar raríssimo da arquitectura militar dos tempos da Reconquista. Edificada por Gualdim Pais para defesa da linha do Tejo, foi construída sobre a base de antiga torre romana, garante da segurança para a exploração do ouro que aquele povo fazia no Zêzere.
Do xisto rude destacam-se os cunhais calcários, onde ainda se podem descobrir as marcas dos canteiros medievais. Também de calcário é a verga da porta, aproveitamento de uma estela funerária, provavelmente visigótica, decorada com símbolos guerreiros (lanças, espadas e escudos). No interior da torre encontram-se, intactas, várias estelas funerárias templárias, lembrando eras em que estes cavaleiros defendiam o território das investidas muçulmanas e procuravam sepulcro junto das casas de Deus.
Com tempos mais pacíficos e perdida a função guerreira, a torre ficou sineira no século XVI, função que ainda hoje conserva.À sua sombra nasceu a igreja, fundada ainda no século XII e que desde o tempo da rainha Santa Isabel se encontra associada à lenda e culto da Senhora do Pranto. Apesar da sua antiquíssima fundação é D. Gonçalo de Sousa, homem de confiança do Infante D. Henrique e comendador da Ordem nestas terras, que dá a feição à actual igreja. Disso nos dá conta a lápide gótica à entrada do templo. No interior somos surpreendidos por um órgão de tubos em excelente estado de conservação e utilizado frequentemente nos concertos que aproveitam a estupenda acústica. A igreja está revestida de bons azulejos do século XVI (altar-mor) e XVII (nave), cenário ideal para apreciar um excelente conjunto de arte sacra quinhentista, de que se destaca uma notável imagem de Santa Catarina. ... "

E aqui fica um pouco de história ...
Uma escapadinha em modo relax... sem muito para fazer ou ver... aproveitei para apanhar um solzinho, dar uns passeios pelas vilas mais pacatas que encontrei na minha vida de viajante (até o jornal li na biblioteca de Ferreira :) - @Maria B. lembrei-me de ti - muito catita a biblioteca, com montes de livros novos em destaque)
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Parabéns @susy4 pelo report. :)
Um local giro e um hotel com muito bom aspecto.
Pena toda a envolvente ardida! :(
Certamente um local a visitar.
Obrigada por esta partilha, mais um cantinho do belo Portugal dado a conhecer. ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Um hotel interessante e uma zona que merece uma visita.
Boas viagens ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha :D
Sem dúvida uma zona que gostava de conhecer e o hotel pareceu-me mesmo bem :D

Boas viagens :)
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
@susy4 mais um belo passeio por lugares pouco falados mas que bem merecem ser “descobertos”e visitados.:);):rolleyes:

Também gostei muito de Dornes. Gostei do enquadramento paisagístico ( que na altura era mais verde...:(),e de deambular pela aldeia quase deserta.:eek:

Percebo bem o sentimento em relação à paisagem. É desolador:(:(. Senti um pouco isso agora no final de setembro quando fomos ao Minho. Digo um pouco porque a caminho tentámos evitar as áreas mais problemáticas, mas ainda vimos área ardida e decorria um fogo grande perto da Trofa no regresso:(.
Mas há que tentar que isso não nos estrague uns dias de lazer e descanso.

Perto de Ferreira do Zêzere há um outro local, o Lago Azul de que também gostei muito ( estará por aí no meu report sobre as aldeias de Xisto).
O hotel parece muito agradável, ter todas as condições para uma boa estadia. Uma referência a reter.
Obrigada pela informação sobre os lugares, sempre bem vinda, e pela partilha!:D
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Que vontade que estes reports me dão de fazer as malas e ir conhecer o nosso país! Sítios pacatos mas acolhedores... Gostei da pinta, e da lição de história.
Obrigada por mais esta partilha, estás no bom caminho! :D:D Gostei de te teres lembrado de mim, bibliotecas 4eveeerrr :rolleyes:
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Estive por esses lados em Setembro, onde fiz o passeio de barco durante 4 horas. Uma zona lindíssima mas que de momento esta um bocado mal tratada devido aos incêndios.:(
O hotel parece muito bom.
Óptima partilha ! ;)
 

RDSC

Membro Ativo
Obrigado pela partilha. É zona que não conheço muito bem. Fiquei com vontade de ir já a esse hotel.
Pena a paisagem que os incêndios provocaram. :(
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!!
Vou tomar nota deste pequeno recanto :D:D:D
Mais um belo destino para umas mini-férias!;)
 

susy4

Membro Conhecido
Obrigada @Maria B. ,@rmonteiro , @RDSC e @d3ci0 pelos comentários...
Vale a pena relaxar num cantinho assim :), bem agradável. A zona tem pontos de interesse que podem servir de mote para uma viagem cultural, mas em termos paisagísticos está muito triste... espero que numa próxima visita possa acrescentar um trilho.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Gostei muito do report :)
Ando há que tempos a dizer que tenho de ir a Dornes... vou tentar que não me escape no próximo ano!
 
Top