Novidades

[Report] - Escapadinha a Itália (Roma e Florença)

Renato

Membro
Capital: Roma
Língua: Italiano
Fuso Horário: Mais 1 hora relativamente a Portugal
Moeda: Euro.
Clima: Temperado (semelhante a Portugal)
Duração do voo: aprox. 3 horas
Internet: disponível em grande parte dos locais. Grátis em todo o hotel.
Hotel: Fiume (Via Brescia, Roma)
Agência: Travelbird (terminou serviços em PT)
Dicas: comprar o Roma Pass e todos os bilhetes com antecedência. O Roma Pass dá direito à entrada em 2 monumentos praticamente à escolha (só aqui compensa) e para transportes de autocarro para 3 dias. Comprámos o bilhete do Duomo (Florença) e do comboio ainda em Portugal para evitar filas. Apenas não compramos para entrar na Basílica de S. Pedro no Vaticano.

Já tinha alguns destinos visitados mas ainda faltava aquele país especial, Itália. Aliei dois dias de férias extra a um fim de semana e juntando uma promoção no Travelbird antes de fechar em PT e rumei com a ananolas para 4 dias em Roma. Estando ali tão "perto", abdicámos de 1 dia para visitar uma das mais belas, se não a mais bela cidade do mundo - Firenze.

Após um pequeno contratempo com a alteração do hotel a 3 dias da viagem, chegou o tão aguardado dia. A TravelBird foi impecável connosco explicando o motivo da alteração por telefone e oferecendo de imediato alternativas.


Dia 1 (28/11/2015) - Dia da Partida
Chegou o tão aguardado dia. Tínhamos o vôo da Ryanair às 09:40 e com chegada a Ciampino Roma prevista para as 13:35 (hora local). Tudo correu dentro da normalidade.


À chegada ao aeroporto fomos logo tratar do transfer para irmos até ao centro de Roma. O nosso hotel ficava a cerca de 12 minutos a pé da estação do Termini Rodoviário. Estava a formar-se uma pequena fila à frente de um senhor junto a um autocarro, quando percebemos que era àquela pessoa que tinhamos de adquirir o bilhete do transfer e assim conseguimos vaga no primeiro transfer que apanhámos. Viagem de cerca de 1 hora debaixo de um "cheiro a pessoas" proveniente de um senhor sentado ao nosso lado no autocarro. Tirando isto, a viagem fez-se bem e assim chegámos ao hotel. O check-in demorou cerca de 10 a 15 minutos, deixámos as malas no quarto e seguimos para a primeira viagem a pé por Roma.

O primeiro ponto escolhido foram os Jardins e Galeria da Villa Borghese. Assim que entramos na Villa e olhamos para a dimensão do jardim o primeiro pensamento foi "Isto é grande como o caraç*s!!". Optámos por gastar a primeira entrada do Roma Pass nesta galeria enorme e lindíssima como podem ver pelas fotos.







Seguimos para visitar o resto do jardim e como estava perto da nossa hora de almoço (16h32), optámos por uma roulote no meio do jardim. A primeira refeição italiana foi o género de uma pizza em forma de sandes e uma sandes com um panado de frango que foi trocada devido ao monte de molhos que trazia.




Continuamos a pé pela Piazza del Popolo e seguimos até à Piazza di Spagna e Scalinata di Trinità dei Monti (Spanish Steps). As escadas estavam em manutenção pelo que apenas nos foi possível fotografá-las e ter ideia da sua dimensão.



O cansaço começava a apertar e tínhamos comboio cedo no dia seguinte pelo que o último destino do dia escolhido e a caminho do hotel foi a Fontana di Trevi.



Deu para perceber que estava uma lotação média pois foi por volta da hora de jantar. Quando abandonámos a fonte já era quase impossível movimentar dentro da praça.

O jantar foi uma péssima experiência no McDonalds italiano. Chegados ao quarto, foi ultimar o programa do dia seguinte e dormir. (Ignorar a desarrumação do quarto!!)


 
Última edição por um moderador:

Renato

Membro
Dia 2 - Florença (Parte 1)

Comboio (ida 24€/pax, volta 34€/pax, 2a Classe)

Arrancamos de manhã cedo até à estação do comboio marcado para as 08:35. Após 01:30 horas de caminho a 250 km/h e uma paragem intermédia de 5 a 10 min., chegamos à estação Santa Maria Novella em Florença às 10:00 como programado.




Circuito (sempre a pé): Basilica di Santa Maria Novella / Piazza della Republica / Mercato del Porcellino / Piazza della Signoria e Palazzo Vecchio / Piazzale degli Uffizi / Ponte Vecchio / Il Duomo / Piazzale Michelangelo / Piazza di Santa Croce / Mercato Centrale


Aproveitamos o posto de turismo em frente à estação onde recolhemos um mapa gratuito da cidade. No posto estava bastante gente, porém as senhas estavam a ser "despachadas" bastante rápido e não perdemos mais que 20 min.



De mapa na mão, começámos a caminhar em direção ao centro de Florença onde deparámos com uma multidão de gente. Havia uma maratona e as estradas estavam cortadas. Felizmente conseguimos caminhar à vontade.

Optámos por ir diretamente para o local mais emblemático de Florença, a Piazza del Duomo. Ainda sem a intenção de subir (deixaríamos para a tarde) aproveitámos para tirar as primeiras fotos.




De seguida, passámos pela Piazza della Republica onde estava um mapa 3D de Florença, seguida pela Chiesa di Orsanmichele até chegarmos ao Mercato del Porcellino. Um mercado pequeno de cheiro característico (tipo peles) mas muito bonito cheio de souvenirs à venda não só de Florença mas como do resto da Itália. Não faltou a moeda na boca da estátua e esfregar o focinho com o desejo de um dia poder voltar.






Prosseguimos para a Piazza della Signoria onde nos preparávamos para a primeira subida do dia, o Palazzo Vecchio. Aqui é possível admirar também a Fontana del Nettuno e a Loggia dei Lanzi.
Após cerca de 416 degraus, somos recebidos por uma das mais belas panorâmicas de Florença.









Recuperadas as forças, descemos e seguimos através da Piazzale degli Uffizi (não entrámos nas galerias) onde estavam 3 ou 4 artistas de rua a fazer pinturas no chão. Continuámos pelo Corridoio Vasariano até à Ponte Vecchio.



Na ponte só se podia circular pelos passeios devido à maratona o que gerou uma enorme multidão, que acabou por acrescentar mais alguma graça à ponte cheia de lojas e, essencialmente, ourivesarias no interior.




No final da ponte iríamos aproveitar para almoçar. Procurámos por um local de venda de Lampredotto mas sem sucesso. :( pelo que optamos por uma trattoria típica e o almoço (meu) foi uma sandes com Porchetta. Muito bom! Uma grande sandes com uma carne de fazer lembrar o leitão. Estômago cheio e seguimos para a 2a grande subida do dia.


 
Última edição por um moderador:

Renato

Membro
Dia 2 - Florença (Parte 2)

Voltamos a atravessar a Ponte Vecchio em direção à Piazza del Duomo. Aqui tínhamos a possibilidade de subir ao Duomo ou à Giotto's Campanile (indecisão). No entanto os nossos argumentos foram fáceis de encontrar, o Duomo teria muito mais para oferecer no interior e, além de parecer mais alto, apenas teríamos a Giotto's Campanile à nossa frente ao invés de uma enormíssima catedral. Poderíamos assim gozar de uma vista de 360 graus sobre Florença e Tuscânia.
Lá subimos uma quantidade absurda de degraus que foram compensados com uma brisa fresca no final da subida e com uma imagem que irá permanecer para sempre na nossa memória. Apenas é feita uma "pausa" a meio do percurso em que circulamos à volta da cúpula (base) para contemplar as pinturas e o interior da catedral.









Novamente ao nível do solo decidimos começar a rumar para a Praça de Miguel Ângelo. Numa das ruas somos completamente interpelados por um figurido que me "rapou" as moedas todas do porta-moedas em troca de umas fotos, não consegui fugir. :O


Continuamos o caminho quando deparo mesmo ao nosso lado com uma roulote tipo as das bifanas. Tinha passado pouco tempo depois de almoço e nem a fome era assim tanta mas antes que não encontrasse mais nenhuma, aproveitei para devorar um Panino Lampredotto e um Bicchiere di Vino. Divinal! O sabor do vinho Toscano é qualquer coisa de... delicioso.


O fim do dia estava a aproximar-se e estava na hora de viver o momento mágico do dia. O pôr do sol na Piazzale Michelangelo. Subímos mais umas escadas e somos brindados por uma imagem igual às que nos fazem lembrar os postais de Florença. Fotos, fotos e mais fotos. Aqui aguardámos não só para descansar mas para tirar fotos de Florença à noite. A @ananolas devorou um crepe.







Com a chegada da noite e do frio, estava na hora de fazer o caminho inverso em direção ao nosso transporte para Roma. Descidas as escadas e comprado um gelado (a vontade não era muita mas não podia escapar um gelatto artisanale di stracciatela - divinal), parámos uns minutos para umas fotos na Piazza e Catedral di Santa Croce.





O cansaço era enorme e para a @ananolas a fome já apertava. Tínhamos tempo até à hora de partida do comboio pelo que parámos no Mercato Centrale a caminho da estação. Este mercado era uma espécie de Mercado de Campo de Ourique. Comida e bebida e um ambiente noturno de fazer esquecer o frio lá fora. O jantar foi uma sopa de cenoura que mais parecia uma pasta ou papa mas bastante saborosa, acompanhada de uma garrafa de água.


Ficámos mais um pouco a ouvir a música ambiente até que seguimos para a estação e depois de 1 hora de espera seguimos para Roma, hotel e dormir.
 
Última edição por um moderador:

Renato

Membro
Dia 3 - Roma e Vaticano

O 3º dia foi dedicado à grande capital. Roma é uma cidade enorme e com locais para ver a cada esquina. Passo a expressão: "um autêntico museu a céu aberto".
O primeiro destino foi o Coliseu. Como fomos bastante cedo ainda não havia aquela onda de turistas pelo que deu para visitar o grande monumento tranquilamente.





À saída passamos pelo Palatino e atravessamos o Foro Romano.





Decidimos caminhar em direção a um monumento gigante.


Era o Palazzo Vittoriano, Altare Della Patria, localizado na Piazza Venezia. Depois de algumas fotos à praça, apanhamos o autocarro em direção ao centro de novo e mais concretamente para perto do Castelo di Sant'Angello.


Antes de ir para o Castelo decidimos almoçar num pequeno restaurante perto do rio. Parecia o sítio certo para experimentar uma bella pizza. No fim, a escolha não tinha sido assim tão acertada :s.
Barriga cheia, seguimos então para o Castelo di Sant'Angello que estava fechado, à segunda-feira... Como não lemos isto anteriormente?!


Seguimos então para uns metros mais ao lado. A cerca de 5/10 minutos a pé e estávamos no Vaticano. É uma praça, lá está, grande e muito bonita. E aquela árvore de natal acrescentava um toque especial.




A subida à Basilica de S. Pedro não era uma prioridade mas uma vez que as filas estavam pequenas e a andar bastante rápido lá optámos por comprar o bilhete de elevador até meio da basílica, subindo apenas metade do percurso em degraus até ao topo. Que ótima escolha que fizémos. Roma ainda é mais bonita vista de cima tal como a grande praça de S. Pedro.








Para a descida, a @ananolas fez o favor de perder os bilhetes do elevador mas lá conseguimos entrar em modo infiltrados.




Já em baixo, entrámos em 2 ou 3 lojas para comprar as lembranças.
Estava a anoitecer quando saimos do Vaticano em direção ao Panteão. Pessoalmente, gostei de o ver mas não diria que é um dos monumentos essenciais a visitar, mas vê-se bastante rápido. O mais engraçado foi ver o monumento iluminado por dentro e cheio de gente.




Arrancámos para a última visita da noite, a Piazza Navona. Espero que todos tenham a oportunidade de a visitar, sobretudo à noite. As fotos falam por si.




Terminadas as fotos seguimos até ao hotel para tomar um banho e voltamos a sair para jantar num restaurante 100m mais à frente. Para o jantar foi servida uma lasanha deliciosa. Depois de um jantar relaxante fomos retomar energias até ao dia seguinte.
 
Última edição por um moderador:

Renato

Membro
Dia 4 (01/12/2016) - Roma e Despedida

Para o último dia planeámos a manhã livre para visitar o que não tinhamos conseguido até então. Como sempre que andámos de autocarro não víamos ninguém a passar cartões na máquina e o nosso Roma Pass tinha expirado, decidimos arriscar andar "clandestinos" de autocarro. O que acabou por correr bem ;).
Depois do check-out (pedimos ao senhor que nos guardasse as malas), fomos bem cedo pedir o nosso desejo à Fontana di Trevi e Piazza di Trevi, e daí seguimos para o Castelo di Sant'Angello na esperança que estivesse aberto ao público... e estava :).
Mais um local que aconselho a não falhar em Roma.












Terminadas as visitas fomos buscar as malas e seguimos exaustos para o Termini onde, como já sabíamos, começámos a formar uma fila e conseguimos ser dos primeiros a arranjar transfer para o aeroporto. Houve gente que não teve a mesma sorte, tal era a quantidade de pessoas à espera de transfer. Para a próxima, compraremos online com antecedência.


O fim-de-semana prolongado terminou então com o voo da Ryanair Roma Ciampino 17:05 - 19:00 Lisboa.
Aumentou não só a vontade de conhecer o resto de Itália, como de regressar àquelas cidades um dia... que irá acontecer de certeza!
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá que bela escapadinha!

Florença merecia pelo menos mais um dia, mas ainda assim conseguiram ver muita coisa e se atiraram a moedinha na fontana do trevi o regresso está garantido :D

Obrigado pela partilha e continuação de boas viagens.
 

BrunoB

Membro Ativo
Excelente report!!
Revi-me ai pois foi uma viagem que gostei muito ! Sem duvida que roma 'e uma cidade muito especial...

Boas viagens.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Renato ;)
Adorei o report, adorei Roma e espero adorar Florença ainda este ano!
Andaram muito num só dia! Vou levar umas dicas e aproveitar para deixar 2 perguntas:
Tenho o hábito de subir ao topo dos monumentos mas essa fila no Palazzo Vecchio é grandinha... era para a torre ou museu?
Foste para a Piazzale Michelangelo a pé? Faz-se bem?
Gracias ;)
 

Renato

Membro
Olá Renato ;)
Adorei o report, adorei Roma e espero adorar Florença ainda este ano!
Andaram muito num só dia! Vou levar umas dicas e aproveitar para deixar 2 perguntas:
Tenho o hábito de subir ao topo dos monumentos mas essa fila no Palazzo Vecchio é grandinha... era para a torre ou museu?
Foste para a Piazzale Michelangelo a pé? Faz-se bem?
Gracias ;)
Oi Paula,
Aquele amontoado de pessoas que vê na foto do Palazzo Vecchio não é fila para o mesmo mas sim espectadores da maratona que estava a acontecer naquele dia.
Para o Palazzo Vecchio consegue entrar sem problemas (relembro que fui de manhã cedo e durante o mês de Dezembro), apenas apanhei uma fila de cerca de 20 minutos para comprar o bilhete para subir à torre. Durante esta fila passamos pelo museu.

Em Florença andei todo o dia a pé e para a Piazzale Michelangelo não foi exceção. Faz-se bastante bem, é próximo da Ponte Vecchio. Tem alguns degraus mas nada de mais, o que me custou mais neste percurso para a praça foi a questão de ter deixado este local para o fim do dia (já tinha subido ao Palazzo Vecchio e ao Duomo no mesmo dia).

Espero ter respondido ao que esperava e qualquer questão disponha ;)
Vai adorar Florença de certeza.
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada pela resposta Renato :)
Também gosto de andar a pé mas tinha a sensação que o trajecto para a Piazzale Michelangelo era cansativo... assim fico mais descansada!
Li algures que o final do dia era mesmo a melhor altura para lá ir para observar o pôr-do-sol e no início de Outubro ainda deve ser agradável;)
 

Renato

Membro
Obrigada pela resposta Renato :)
Também gosto de andar a pé mas tinha a sensação que o trajecto para a Piazzale Michelangelo era cansativo... assim fico mais descansada!
Li algures que o final do dia era mesmo a melhor altura para lá ir para observar o pôr-do-sol e no início de Outubro ainda deve ser agradável;)
Eu tive sorte com o dia. Estava um pouco frio mas aquele sol de inverno bastante agradável. Eu cheguei à praça mesmo antes do sol se por ate ficar completamente noite. Recomendo bastante, principalmente para fotos com vários tipos de "luz".
 
Última edição por um moderador:

ananolas

Membro Ativo
Obrigada pela resposta Renato :)
Também gosto de andar a pé mas tinha a sensação que o trajecto para a Piazzale Michelangelo era cansativo... assim fico mais descansada!
Li algures que o final do dia era mesmo a melhor altura para lá ir para observar o pôr-do-sol e no início de Outubro ainda deve ser agradável;)
Paula, sinceramente custou-me as escadas para ir para a praça. Mas também sei que foi porque ja havia alguns quilómetros nos pés. Mas valeu mesmo muito a pena! Aconselho a chegar um pouco antes do por do sol para poder contemplar a vista de dia e de noite, é maravilhosa!
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Grande report. Com excelentes fotos, parabéns !! ;)
Roma, para mim um belo destino, que já tive a felicidade de poder visitar.
Florença, é um destino que tenho assim perto do topo no que refere à Europa.
Este report só adoça mais o apetite. :cool:
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@ananolas, eu não resisto a uma boa escadaria!
Ainda não fiz o um roteiro mas a minha ideia é aproveitar a tarde para ver na zona o Palácio Pitti, Jardins Boboli, Igreja San Miniato e pôr-do-sol na Piazzale MIchelangelo... assim é com mais calma, talvez não canse tanto ;)
 

ananolas

Membro Ativo
@ananolas, eu não resisto a uma boa escadaria!
Ainda não fiz o um roteiro mas a minha ideia é aproveitar a tarde para ver na zona o Palácio Pitti, Jardins Boboli, Igreja San Miniato e pôr-do-sol na Piazzale MIchelangelo... assim é com mais calma, talvez não canse tanto ;)
O que tive mais pena foi de não termos tempo para visitar os jardins maravilhosos que por lá há.. Mas é da maneira que há motivo para lá voltar :)
 

OGAIT

Membro
Itália é recheada de cidades muito bonitas. Era um sonho passar 2 meses a conhecer Itália de lés a lés!
Obrigado pelo o report
 
Top