Novidades

[Report] - Escócia - Roadtrip pelas Terras Altas

PaulaCoelho

Membro Conhecido
ESCÓCIA - ROAD TRIP PELAS TERRAS ALTAS
Uma semana a conduzir à esquerda! :eek:
O sonho de visitar a Escócia foi concretizado em 2011 numa road trip de uma semana que fiz com três amigas.
A viagem foi realizada em Junho e o tempo foi o típico britânico: pouco sol e alguns chuviscos.
Montamos o roteiro com ajuda do guia American Express/internet e de forma a encaixar alguns castelos que queríamos visitar.
Mapa simplificado do trajecto programado
Dia 1 e 2
– Edimburgo
Dia 3 – Edimburgo» Rosslyn Abbey» Stirling» Loch Lomond» Inveraray» Glencoe» Fort Williams
Dia 4 – Fort Williams» Mallaig» Skye» Eileen Donan Castle» Loch Ness e Urquhart» Inverness
Dia 5 – Inverness» Cawdor» Vale de Speyside ou John O’Groats» Inverness
Dia 6 – Inverness» Pitlochry» Perth» St. Andrews» Glasgow
Dia 7 – Glasgow» Culzean Castle» Portpatrick» Glasgow
Dia 8 – Glasgow – Edimburgo – Lisboa
Custos por pessoa
*
Voos Easyjet Lisboa-Edimburgo cerca de 70€
* Alojamento: cerca de 160€ para 5 noites em hostels reservados no Hostelworld (2xEdimburgo, 1xFort Williams, 2xInverness) e 2 noites no Hotel Etap em Glasgow. Levámos as estadias já marcadas mas apercebemo-nos que em toda a Escócia existem dezenas de Bed & Breakfast ao longo do caminho, mesmo nas estradas mais remotas, pelo que o alojamento em cima da hora não será uma dificuldade.
* Carro 6 dias: menos de 50€ com seguro extra na ealuguerdecarros (actual Rentalcars) – Vauxhall/Opel Astra com mudanças manuais e sem GPS. Conduzir à direita foi uma aventura mas os locais devem estar habituados aos turistas pois aparentaram ser calmos e pacientes a conduzir. Parámos várias vezes para tirar fotografias e não ouvimos um único apito! Dá jeito ter um co-piloto para ajudar com as mudanças!
* Entradas nos Castelos: cerca de 10-15£ cada
* Alimentação: comemos refeições acessíveis em pubs, restaurantes de estrada/lago e supermercado

Alguns sites úteis
* Parque Nacional Trossaschs: Home |
* Ferrys para as ilhas: Ferries to Scotland & Scottish Isles, Caledonian MacBrayne, CalMac
* Glencoe: Discover Glencoe
* Comboio Jacobite: Error Occurred While Processing Request
* Parque Nacional Cairngorms: Cairngorms National Park Authority
* Tartan dos vários clãs: Scottish Tartan Finder | ScotlandShop - Tailored Tartan Clothing & Interiors


DIA 1 & 2 – EDIMBURGO

Chegámos à cidade de Edimburgo ao final do dia pelo que apenas deu tempo para petiscar e relaxar num dos pubs na praça onde se situava o hostel, que ficava perto da escadaria que nos leva ao Castelo. O dia seguinte foi dedicado a palmilhar a cidade, cujo centro se faz bem a pé.

Principais pontos turísticos:
* Castelo de Edimburgo: muito bonito e bem conservado, de 2ª a sábado o canhão O´clock Gun é accionado às 13h. Das 9h30-17h, 16.5£
* Percorrer a Royal Mile: rua mais famosa da cidade, com início no Castelo, passando por vários edifícios famosos e museus: Scotch Wisky Experience, Mary King Close (um beco antigo por baixo dos edifícios), The Hub, Câmara Obscura, Parlamento, Monumento Scott, John Knox House e a meio da rua existe uma estátua para esfregar o pé e pedir um desejo
* Catedral St. Gile: quando visitámos estava a actuar uma filarmónica, grátis das 9-17h (domingos a tarde). A subida aos telhados custa 6£ com marcação por mail.
* Calton Hill e Arthur´s Seat: principais Colinas da cidade, com uma excelente vista. Fizemos a Royal Mile até Holyrood Palace e depois optamos por subir a Calton Hill, que tem vários monumentos.
* Holyrrod Palace: à entrada do parque Arthur’s Seat
* Museu Nacional da Escócia (onde está a ovelha Dolly) e Galeria Nacional
* Princes Street (cafés e lojas) e jardins
* The Royal Edinburgh Military Tattoo – importante festival que se realiza em Agosto

* Um dos pratos típicos da Escócia é o Haggis, que consiste num bucho de carneiro recheado com vísceras e farinha de aveia.
Num dos pubs de Edimburgo aproveitei para o provar como acompanhamento do prato e não é tão mau como pensei!
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
DIA 3 – DE STIRLING A FORT WILLIAMS

De manhã levantámos o carro na agência no centro de Edimburgo para ir até à Abadia Rosslyn (a do Código Da Vinci) mas virámos a norte e não a sul e decidimos seguir caminho.

STIRLING
É uma das cidades mais antigas da Escócia e foi palco de várias batalhas importantes em que os escoceses saíram vencedores.
Principais pontos turísticos:
*Castelo de Stirling: 9h30-17h
*Igreja Santa Rude: 11-16h
*Antiga Prisão de Stirling: 10-17h
*Monumento William Wallace e Centro de Exposição sobre a batalha de Bannockburn (afastados do centro): 10-17h

LOCH LOMOND
O Lago Lomond é o maior lago de água doce da Grã-Bretanha, com cerca de 39km de comprimento por 8km de largura e situa-se na Falha das Highlands, no Parque Nacional Trossachs. É possível fazer passeios de barco até algumas aldeias e existem diversas trilhas de caminhada e outras actividades no parque. Vimos vários veados na mata por onde passeámos, caminhamos à beira-lago e almoçamos num restaurante muito catita em Balmaha.

INVERARAY
A ideia era visitar o Castelo de Inveraray, casa do clã Campbell, mas estava fechado, pelo que demos uma volta pela cidade.
Aqui perto existe uma trilha que conduz ao Loch Fyne.

* Por já ser meio da tarde decidimos ir directamente para Glencoe para fazer uma caminhada e apreciar a paisagem, mas virámos no outro sentido e fomos parar a Oban.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
OBAN
Desta cidade portuária conhecida como “Gateway to the Isle” partem os ferries para as ilhas de Mull, Coll, Tiree, Barra, Islay, Colonsay.
No topo da vila podemos observar a Torre MacCraig, um edifício de 1800 parecido a um coliseu.
Outras atracções na região são: Catedral, Castelo Dunollie, Castelo Duntasffnage e a famosa Destilaria de Oban.
Nós demos apenas uma volta sem subir à torre e aproveitámos para umas compras.


GLENCOE
Já estava a anoitecer pelo que apenas deu tempo para algumas fotografias neste vale rodeado por montanhas, que foi palco do Massacre de Glencoe.
Existe um Centro de Visitantes em Ballachulish onde podemos obter informação sobre as trilhas pedestres.
No inverno é possível esquiar no Glencoe Ski Centre. Na foto vê-se o Castelo Stalker que é particular com visitas marcadas.

** Quem estiver interessado em tornar-se Laird, Lord ou Lady de Glencoe pode fazê-lo por 30£ “comprando” um pedaço de terra à Highland Titles Nature Reserve!!
O dinheiro é utilizado na conservação do parque natural The Laird, Lord & Lady Experience - Highland Titles


FORT WILLIAMS
Chegámos à noite, parqueamos no hostel e demos um passeio após o jantar.
Esta cidade serve de ponto de partida para quem queira visitar o castelo de Inverlochy, escalar a Ben Nevis, a montanha mais alta da Grã-Bretanha e também para fazer a viagem no famoso comboio Jacobite Steam Train (o do Harry Potter) até Mallaig.



DIA 4 – ESTRADA DAS ILHAS ATÉ SKYE E INVERNESS

CANAL CALEDONIAN
Iniciámos o dia com uma visita ao canal que liga Fort Williams a Inverness.
O canal foi feito no séc. XIX aproveitando os lagos da região – Dochfour, Ness, Oich e Lochy, para criar um canal.


ESTRADA DAS ILHAS
Seguimos até Mallaig pela “estrada das ilhas”, um percurso de 70km com vários locais de paragem: escadas de Neptuno (8 comportas em efeito de escada), Corpach, Glenfinnan Monument (Centro de Visitação, caminhadas e viaduto do comboio Jacobite), Prince Cairn (dólmen), Morar (praias de areia branca e veados a passear) …


MALLAIG
Em Mallaig compramos bilhetes para o ferry com carro incluído até à Ilha de Skye e demos uma volta para beber um café enquanto esperámos.
A viagem até ao porto de Armadale demora cerca de 30 minutos (2,8£ pessoa + 9,4£ carro).
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
ILHA DE SKYE – PORTREE
Aportamos em Armandale e fomos até à capital Portree, conhecida pelo seu colorido porto.
Almoçamos por lá, fizemos uma caminhada e seguimos até Kyleakin para apanhar a ponte para Kyle de Lochalsh, no continente.
A ilha merece uma visita mais prolongada pois tem vários pontos de interesse: Igreja Kilchrist, zona montanhosa de Cuillins, piscinas em Glen Brittle, destilaria Talisker em Carbost, Castelo Dunvegan, capela medieval em Skeabost, monólito Old Man of Storr e muito mais…


EILEAN DONAN CASTLE
Em Dornie, a cerca de 15km de Kyle of Lochalsh situa-se um dos castelos mais famosos e fotografados da Escócia – o fabuloso Castelo Eilean Donan.
O castelo foi construído numa pequena ilha em Loch Duish e foi palco de vários filmes, incluindo Highlander.

URQUHART CASTLE e LAGO NESS
Seguimos caminho até Drumnadrochit para visitar o Castelo Urquhart, situado na margem do famoso Lago Ness, tendo feito parte do percurso ao longo do lago.
Na zona é possível fazer passeios de barco à procura do mítico monstro e visitar o centro de interpretação.
O castelo e o Centro de Visitantes não estava aberto ao público mas deu para fazer uma caminhada pela zona e fotografar as ruínas e o lago.


*Chegámos a Inverness ao fim do dia, a tempo de uma volta pelo centro até ao castelo. Deixámos o carro num parque pago perto do hostel (barato, pelo que me lembro).
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
DIA 5 – INVERNESS E ARREDORES

Neste dia tínhamos duas opções em vista: ir até John O’Groats, a aldeia mais a norte da Grã-Bretanha ou passear por Speyside, o vale ao longo do Rio Spey e onde se situam muitas das destilarias das Terras Altas. Ir até ao norte implicava 2h40 de condução para cada lado, pelo que optámos por um dia mais calmo pela região.

CAWDOR CASTLE
Este castelo é considerado um dos mais românticos da Escócia, tem um fosso e uma ponte levadiça e encontra-se rodeado por belos jardins, um lago e um campo de golfe.



DESTILARIA GLENLIVET
Após a visita ao castelo de Cawdor tentámos visitar a Destilaria Cardhu em Knockando, mas estava fechada, pelo que continuamos o passeio até à Destilaria Glenlivet em Ballindaloch, tendo feito a visita com prova e almoçado por lá.

* Pelo caminho fizemos várias paragens para apreciar e fotografar a paisagem e a bicharada.

INVERNESS
À tarde regressámos a Inverness, passeamos pelo centro, castelo e ao longo do rio.
Fiquei espantada com a vida nocturna de Inverness, mesmo tendo em conta que era fim-de-semana… restaurantes e bares cheios e dezenas de jovens por todos os lados.
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido

DIA 6 – INVERNESS A GLASGOW
O plano para hoje era atravessar o Parque Nacional Cairngorms e chegar a Glasgow ao final do dia, com paragens no parque, Pitlochry, Perth e St. Andrews.
A travessia do parque foi feita sob chuva pelo que a caminhada por lá foi posta de lado.

PITLOCHRY
É uma terreola simpática e pitoresca com casas de pedra, restaurantes e lojas.
Na zona é possível visitar o Castelo de Blair e a Destilaria Edradour.

PERTH
A nossa paragem aqui foi apenas para almoçar e pouco mais.

ST. ANDREWS
Nesta cidade muito agradável foi criada a primeira universidade da Escócia em 1413, local onde estudaram William e Kate.
É também famosa pelas ruínas da outrora bela Catedral de St. Andrews (só se paga para subir à Torre St. Rules), as ruínas do castelo, os campos de golfe e pelas suas praias.

* Depois desta visita seguimos para Glasgow, onde ficamos duas noites.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
DIA 7 – CULZEAN CASTLE E GLASGOW

O programa para hoje era visitar o Castelo Culzean e depois ir até Portpatrick, ponto do qual se consegue ver a Irlanda, mas após esta visita decidimos regressar e passear por Glasgow.

CULZEAN CASTLE
Este castelo espectacular localizado em Maybole foi construído na orla de um penhasco e possui um enorme e bonito parque público, com jardins ornamentais, praia, lago de cisnes, parque de veados, restaurantes e muitos espaços para descanso.

GLASGOW
Durante a tarde demos um passeio pelas ruas do centro de Glasgow, com visita à Catedral e Necrópole, George Square e passeio à beira-rio.
Não visitámos nenhum museu, mas a oferta cultural é variada: Centro de Ciência, Galeria Kelvingrove, Pollock House, Burrel Collection...

* A manhã do dia seguinte foi passada em Glasgow e à tarde deixámos o carro no aeroporto e regressámos a Portugal.
* A Escócia é muito bonita, adorei tudo o que conheci e espero um dia voltar para conhecer melhor a região norte até John O'Groats e às ilhas Orkney e talvez fazer o famoso Jacobite Steam Train… mas isso terá de ficar para uma próxima aventura ;)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @PaulaCoelho

Já aguardava por este report ansiosamente :)
Parabéns pelo excelente report, detalhado e com bastantes belas fotos, gostei bastante do que vi, e este report mais as suas dicas vão-me ajudar muito na minha viagem á Escócia que ainda andamos a planear o roteiro :) e com certeza vou ler este report várias vezes. :rolleyes:
Muito obrigada pela partilha.

Continuação de boas viagens para grandes reportes ;)
 

d3ci0

Membro Conhecido
Excelente report!!!!
Adorei mesmo! É lindo de morrer e como sou um grande fã de Road Trips fiquei deliciado com este report!!!
Acho que se um dia for a Escócia, vou copiar o teu trajecto hihihi:D:D:D
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá! A Escócia é dos países que mais me deslumbraram. Também tenho por aqui um relatório. Ainda com tanto por conhecer pelo mundo, este é um destino que repetia sem hesitar. As paisagens de postal, as caminhadas...saudades.
Obrigada por partilhar! As fotos estão lindas!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @PaulaCoelho :)
A Escócia deve ser lindíssima pois retratas bem os locais por onde passaste. Tens aí umas belas fotografias. Até as vacas com cabelo à Trump ficaram bem....:rolleyes:
Está na minha lista e subiu uns lugares no ranking :D :D
Só uma questão, não foste às piscinas das fadas na ilha de Skye? Falta de tempo?
Obrigada pela fantástica partilha. ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Escócia é um pais que quero conhecer desde sempre, belas fotos e espectacular report.
Boas viagens ;)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
@PaulaCoelho (finalmente venho cá comentar!:D)
... ... WOA! Obrigada! Esta é sem dúvida a minha viagem de sonho. A Escócia desde sempre me fascinou, e finalmente vou lá espreitar, ver se a ideia que tenho é fiel à realidade.
Esperava ansiosamente pelo teu report (já tinha notado que eras expert na matéria!) e não desiludiu. Para além de lindas fotos, tens também imensa informação útil, e até uma foto com gingers! :D Muito bom...
Fiquei impressionada por teres comido haggis, por muito que adore a Escócia sou muito esquisita na comida e seria incapaz dessa proeza. :eek: É caso para dizer parabéns! :p E folgo em saber que não foi tão mau quando esperavas.
Vi que não fizeste uma visita extensiva a Skye, posso saber porquê? Quanto tempo achas que seria necessário para experienciar a ilha? É que é dos locais que mais quero conhecer...
Ainda hei-de voltar aqui por muitas vezes, e também acabarei eventualmente por te chatear nas mensagens. Fica o aviso :p
Cumprimentos!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Antonia.M.S. , concordo a 100%... também voltaria sem hesitar, até porque ficou muito por ver :D Estive a cuscar o teu "relatório" e enquanto eu andei a caçar castelos tu andaste a caçar trilhas!! Gostaria de ter feito uma dessas caminhadas... fica para a próxima!!

@Cristina Sousa , as vaquinhas por lá têm penteados para todos os gostos :p Na nossa passagem pela Ilha de Skye houve um erro de cálculo e na altura acho que as Piscinas de Fadas nem faziam parte do roteiro!! Fiz um mapa para uma volta curta e uma volta longa pela ilha mas até lá chegar paramos muitas vezes para fotografar, caminhar e relaxar... chegamos a Portree perto das 15h e esfomeadas e não queríamos falhar o Castelo Eilean Donan e tínhamos noite marcada em Inverness... simplesmente não havia tempo para mais e a exploração que a ilha merece vai justificar o regresso! ;)

@PauloNev , espero que possas ir em breve! É um país muito bonito e aqui tão perto :)

@Maria B. , aquele ginger foi um dos poucos que vi (acho que a Irlanda tem mais)! Quanto ao haggis... prova como acompanhamento que vais ver que até se come :cool:
Quando fiz os mapas do dia-a-dia acho que não contei com tantas paragens para admirar a paisagem, caminhar e relaxar nem tinha a noção de que a Ilha de Skye tinha tanto para ver. Com os dias que tínhamos não dava para esticar muito mais o roteiro, mas se fosse actualmente teria ficado uma noite em Skye de forma a explorar melhor a ilha.
Acho que merece pelo menos um dia pois para ir a alguns locais, tipo as Piscinas de Fadas, acho que é necessário fazer uma caminhada. :)
No que puder ajudar, podes chatear à vontade!!
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
@PaulaCoelho

Bom saber, porque também não andava a contar com isso e eu vou ter o tempo muito mais limitado. Sim, eu notei que ao longo do teu report que vocês foram alterando os planos, é uma viagem que pode estar cheia de imprevistos e "vai-se andando e vai-se vendo"...

Infelizmente só terei 5 dias, sendo que o primeiro nem conta porque já chegamos de noite a Edimburgo... :oops: Faz-se umas voltitas e visita-se um pub! Depois serão 3 dias inteiros e no último partimos à noite para Oslo, estou a pensar dedicar esse à cidade.
O plano é usufruir o máximo possível da parte da Escócia que mais nos fascina: a paisagem. Passear muito e especialmente conhecer a ilha de Skye. Mas como isso exige alguma deslocação ainda ando um bocado na dúvida de como vou gerir o tempo e as paragens... :eek:o_O No meu roteiro inicial tinha uma manhã para Skye mas já fiquei a saber que é completamente disparatado, para a experiência que tenho em mente. ui ui Muito trabalho de casa para fazer!!

PS: Já tinha tirado St. Andrews da ideia, mas depois de ver as tuas fotos foi dos locais que mais ma cativou. :p

Haggis está mesmo fora de questão, eu não sou assim tão corajosa! :D E quanto à Irlanda, também está na lista. Tudo o que está para aqueles lados é a minha cara! :rolleyes: Sabendo que tem gingers ainda mais... heheh;)
 
Top