Novidades

[Report] Escócia - Edimburgo e Inverness FEV22

rmonteiro

Membro Conhecido
Ora estou de volta para deixar mais um contributo ao nosso Portal. Desta feita da viagem que fizemos até à Escócia entre o dia 23 e 28 de Fevereiro.
Já era um desejo antigo e tivemos voos marcados para Novembro de 2020, que foi cancelado devido à pandemia. Na altura esse voo para duas pessoas pela Easyjet era de 126€ (valor devolvido de imediato, devido ao cancelamento do mesmo) agora conseguimos voo pela Ryanair pelo valor de 52€, acrescentamos uma mala para um dos passageiros e o total dos voos foi 76€. Foi marcado com cerca de um mês de antecedência.

Pandemia: temos as 3 doses e apenas era exigido o certificado de vacinação (nunca foi pedido) e tínhamos de preencher o formulário tanto para a Escócia como no regresso para Portugal.
Dinheiro: levantámos com os nossos cartões Revolut algumas libras sem pagar taxa, o valor descontado correspondia à cotação do dia. Também fizemos alguns pagamentos com o próprio cartão Revolut.

A viagem foi dividida em duas noites por Edimburgo seguido de duas noites em Inverness regressando novamente a Edimburgo mais uma noite.

Fomos na quarta-feira de manhã, voo por volta das 9h. A ligação ao centro da cidade foi feita no autocarro 100 , tem paragem na Prince Street que é uma das principais avenidas, divide a cidade nova com a cidade velha. Adquirimos o bilhete ida e volta no autocarro, pagando com revolut.

Fomos deixar as malas no alojamento e partir para um dia em que pelo que diria o telemóvel foram mais de 25 mil passos. O vento era uma coisa impressionante, por vezes tínhamos períodos de chuva forte, o Castelo de Edimburgo estava fechado devido ao temporal que se fazia sentir nesse dia. Uma das vezes que fomos apanhados pela chuva, estávamos próximos do Museu Nacional da Escócia e aproveitamos para ter refugio. O museu é gratuito e interessante. Caminhamos imenso pela cidade velha, fizemos um pouco da Royal Mile (liga o Castelo ao Palácio de Holyrood). A cidade é um belo encanto e já estava a surpreender. Com o tempo a não ajudar muito, tratamos de 1 take away e fomos descansar. O Castelo seria uma das prioridades do dia seguinte.

IMG_20220223_142433.jpg

IMG_20220223_145829.jpg
IMG_20220223_151410.jpg

IMG-20220308-WA0020.jpg
IMG-20220308-WA0025.jpg
IMG-20220308-WA0028.jpg


Ao acordar vimos que tínhamos alguma neve. Depois do pequeno almoço o objectivo era o Castelo, antes fomos ao chamado The Vennel, onde ao subir as escadas temos uma boa perspectiva para o mesmo.

IMG_20220224_091641.jpg


No dia anterior vimos que na portaria tinha a informação que era aconselhável a comprar online e dispõe de umas maquinas para imprimir o bilhete. Como estava fechado no dia anterior preferimos chegar lá e comprar, caso estivesse aberto.
Pois bem, aberto estava mas a venda era exclusiva online. O site não aceitou o Revolut, tendo sido o único sitio onde não foi aceite. Ao comprar é preciso seleccionar um período de entrada e os da manhã já estavam cheios. Optámos por comprar para o período das 13h às 13h30. Os dois bilhetes foram 31 libras.

Decidimos ir até Calton Hill, onde temos um belo jardim e alguns monumentos, além de uma vista privilegiada para a cidade. Aqui já deu para atirar umas bolas de neve. Tem lá um canhão Português.


IMG_20220224_102205.jpg
IMG_20220224_103048.jpg
IMG_20220224_104023.jpg
IMG_20220224_104732.jpg


Fomos até ao Palácio Holyrood. Não tínhamos grande intenção de visitar por dentro e devido à marcação para o Castelo, nem sequer tínhamos tempo. Em frente ao Palácio, que é a residência da Rainha quando está na Escócia, está o Parlamento Escocês. Fizemos toda a Royal Mile até ao Castelo.
IMG_20220224_112551.jpg


Na portaria temos de imprimir os bilhetes através do código barras. Entrámos uma hora mais cedo do que tínhamos reservado. Já achava que a visita ia ser agradável mas não achei que fosse gostar tanto. Realmente tem muito para ver. O vento e a neve ainda se fizeram sentir lá em cima. Mas no final da visita houve tréguas. Ficou só o vento.

IMG_20220224_123954.jpg
IMG_20220224_123837.jpg
IMG_20220224_141024.jpg
IMG-20220308-WA0037.jpg


Seguiu-se uma caminhada até à Dean Village onde temos um leito do Rio Leith e fizemos uma agradável caminhada e subimos à “nova Edimburgo” onde temos a Queen’s Street e os seus jardins. Fizemos o reconhecimento onde era a estação rodoviária e passamos por algumas das lojas mais chiques até ao centro comercial St James Quarter.
IMG_20220224_150443.jpg
IMG_20220224_151816.jpg
IMG-20220308-WA0021.jpg


IMG_20220224_152906.jpg


Fomos também à Catedral de Edimburgo .Na porta refere que começaram a cobrar 5 libras por pessoa para ajuda da manutenção. Mas depois ao entrar verificámos que essas 5 libras são “opcionais” uma espécie de doação. Na caixa onde colocam a doação tem terminal contactless para quem quiser, mas nessa situação o valor é automático de 5 libras. Não achei nada de especial.
No dia seguinte o destino seriam as Highlands !
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Tínhamos marcado antecipadamente os bilhetes do expresso entre Edimburgo e Inverness.

A city link é como a nossa Rede Expressos. Uma plataforma em que várias empresas operam. O autocarro era confortável e partimos a horas. Existem outras opções como a flixbus. Sensivelmente 3h30 de viagem. A paisagem era agradável com muitas montanhas cobertas de neve. Para trás deixávamos Edimburgo e nesse sábado era o jogo entre Escócia e França para a Six Nations, uma das provas mais conhecidas do Rugby. Os preços na cidade estavam bastante elevados para a noite de sexta-feira e sábado e nós em Inverness.
IMG_20220225_102458.jpg


Ah Inverness !! Cidade pequena mas acolhedora. Superou as expectativas. Sendo utilizada por muitos viajantes para deslumbrar o famoso Loch Ness. Fomos dar voltinha pelo centro. O castelo está temporariamente fechado. Existem algumas igrejas e os seus cemitérios, como habitual. Fomos até à Leakey’s Bookshop, uma livraria muito interessante que era uma antiga igreja.
Fizemos a caminhada ao redor do lago e das suas “ilhas”. Uma caminhada muito agradável !

Tem o seu mercado mais típico, victorian market, um pouco virado para turistas à semelhança de outros espaços similares pela Europa. Sendo 6ª à noite, a vida nocturna começou e os pubs estavam animados.

IMG-20220308-WA0032.jpg
IMG-20220308-WA0039.jpg
IMG-20220308-WA0040.jpg

IMG_20220225_122351.jpg
IMG_20220225_135326.jpg
IMG-20220227-WA0039.jpg

A Ponte Ness estava com as cores da Ucrania.

Manhã de sábado, a nossa ideia seria ir até Dores, uma pequena praia junto ao lago, apanhando um autocarro. Mas de véspera decidimos ir ao Castelo Urquhart, compramos o bilhete online com o custo de 20 libras os 2 bilhetes.

Fomos até à estação de autocarro e tínhamos duas opções de autocarros, 917 e 919. Compramos o bilhete directamente no autocarro, ida e volta sensivelmente 20 libras. Pagamento com o Revolut.

A viagem é cerca de meia hora e estava uma chuva miudinha. Chegámos cedo, ainda estivemos 15 minutos à espera pela abertura. A visita começa com um filme com 9 minutos a explicar a historia do Castelo, ficamos a perceber porque está em ruínas. Não tinha qualquer expectativa para a visita ao Castelo, talvez por estar me ruínas. A verdade é que foi uma surpresa muito boa. Decisões à ultima da hora por norma nunca desiludem. :cool:
IMG-20220308-WA0038.jpg
IMG-20220308-WA0029.jpg
IMG-20220308-WA0027.jpg


Fizemos uma caminhada até à vila de Drumadrochit. Cerca de 3 minutos a caminhar. A chuva miudinha estava de volta e começou a piorar quando lá chegamos. Tem lá o Loch Ness Center & exhibition. Não chegámos a ir. O mesmo autocarro de regresso faz paragem nesta vila e seguimos para Inverness. Tínhamos o jogo de rubgy para ir ver a um pub.
O jogo não correu como a Escócia pretendia, mas foi um tempinho agradável a ver o jogo, embora não tenhamos ficado até ao final. Fomos dar mais uma voltas. Inverness é uma vila bastante acolhedora.

Estava na hora de regressar para Edimburgo e na manha seguinte lá apanhamos o expresso de regresso. Tratamos de ir ao hotel e almoçar para depois iniciarmos a nossa caminhada até Arthur’s Seat.
É o pico de uma colina que está mesmo ali na cidade. As vistas são espectaculares. É um local óptimo para caminhar e correr. Claro que é preciso subir um pouco, mas quem corre por gosto não cansa. Acho que as fotos vão relatar melhor o Arthur Seat do que as minhas palavras.
IMG_20220227_152500.jpg
IMG_20220227_154242.jpg
IMG-20220308-WA0023.jpg
IMG-20220308-WA0024.jpg
IMG-20220308-WA0026.jpg


Não ficámos lá em cima para o por do sol e fomos a um pub ver a 2ª parte da final da taça da liga inglesa. Aqueles pubs com 8 ou 9 televisões e ainda musica ao vivo. Como eles gostam daquilo.

Voltinhas finais e depois regresso ao hotel. Fizemos o formulário para entrada em Portugal (ninguém pediu nada). O voo era às 08h da manhã. Tinhamos que estar cedo na St David Street que fica junto à Prince Street, a tal avenida que divide a cidade. Os autocarros para o aeroporto eram de 12 em 12 minutos. Seguiram-se as formalidades para o embarque e o voo decorreu tudo normal sem atrasos.

IMG-20220308-WA0019.jpg


Fazendo uma comparação desta viagem com a de Novembro a Itália relativamente à pandemia, posso dizer que nesta apenas existia mascara para locais fechados e transportes públicos. Mas já se notava algum desleixo na utilização da máscara. Em nenhuma ocasião me foi pedido certificado. Mas foram viagens feitas em duas alturas distintas da pandemia.

IMG-20220309-WA0054.jpg


Alguma coisa disponham, bem haja !
IMG_20220223_151749.jpg
 

Anexos

tangerina79

Membro Conhecido
Muito obrigada pelo report! Não estava na minha lista…passou a estar!! Está complicado manter a lista curta 😅
E o sotaque escocês? Percebe-se bem? Eu quando ouço na televisão tendo a perceber “bola”, que é como quem diz “quase nada”…e até tenho um bom nível de inglês
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @rmonteiro
Parabéns pelo report, lindas fotos bateu saudade da Escócia onde fui tão feliz. Com neve também é muito bonito.
Obrigada pela partilha, continuação de boas viagens.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Ao ler o report deu mesmo vontade de voltar à Escócia para explorar o que falta 😄
Que fixe terem apanhado neve em Edimburgo!
 

Sara GF

Membro
@rmonteiro obrigada pelo report. Poderia indicar quais os alojamentos que ficou Edimburgo? Tenho visto alguns mas estão muito caros e nao sei ao certo qual a melhor zona para ficar em custo/beneficio.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Sara GF , em 2011 fiquei no Kick Ass Grassmarket perto da Cowgate St e em 2019 fiquei no CoDE Pod The Court na Royal Mile/High Street, ambos muito bem localizados para visitar a cidade a pé e a curta distância da estação. Este último era uma antiga prisão e pagamos 241€ por 3N para duas pessoas em "cela privada" com WC partilhado.
Nessa área tens o Ibis Centre South e o Ibis Royal Mile que geralmente têm preços razoáveis.
;)
 

Nuno Rodrigues

Membro Ativo
Olá rmonteiro, que belo report, que boas memórias que revivi. Edimburgo é das cidades mais bonitas que já tive oportunidade de conhecer. Deixo aqui uma das fotos mais bonitas que tenho das minhas aventuras. Do castelo de Dunnottar.
Abraço.


88.jpg
 

Nuno Rodrigues

Membro Ativo
Boa tarde, estou a ponderar ir à escocia em circuito, mas não inclui refeiçoes, pode pf dizer-me se as refeiçoes por lá são muito caras
Olá Paula, a minha experiência diz-me que podemos comer caro ou barato, em qualquer parte do mundo, depende do que se procura. Para quem é de Lisboa já está habituado a preços "europeus", claro que a diferença para a Libra não nos favorece.
Pode contar com 15 a 20 libras por refeição, em média.

Boa viagem
 
Top