Novidades

[Report] Equador - Salinas, Costa do Pacífico e Quito

Boa tarde,

Antes demais este é a minha primeira review aqui no portal. Resolvi escrever para partilhar a minha experiência e pelo facto de não existir ainda nenhum a falar sobre o Equador.
Um destino praticamente desconhecido por nós, mas que tem muita beleza e muito por descobrir.
Sou sincero, não é um destino que tivesse no meu topo, mas devido ao facto de ter um primo do Canadá que tem uma casa de férias em Salinas, resolvi ir visitá-lo e conhecer o Equador. E ainda bem que o fiz! :)

Lá fui então de Lisboa via Madrid directamente para Guayaquil onde iria começar a minha estadia de 11 dias por terras do Equador.
Viajei a 28 de Fevereiro num vôo da Air Europa (velhos e algo desconfortáveis) num total de 15h de viagem pois ainda tinha uma paragem em Quito. Foram muitas horas, onde me valeu o tablet com as minhas séries e filmes.

Cheguei então a Guayaquil onde o meu primo me apanhou mais dois amigos dele Equatorianos. Foi-me logo proposto um almoço de marisco no mercado de Guayaquil que prontamente aceitei! Foi o meu maior erro. :)
Comi então um ceviche de vários tipos de marisco entre elas um bivalve semelhante à ameijoa mas muito maior, chamado de conchas(não comam isso em ceviche por favor). Soube-me muito bem, mas veio-me trazer mais tarde muitos problemas intestinais. :(

E depois de bem almoçados (saber bem soube) lá fomos para Salinas numa viagem de 2h de carro perante 28-30 C . Esta zona da costa do pacifico é quente nesta altura.
Chegado ao condominio onde está alojado o meu primo, lá relaxei um pouco com umas cervejitas e um banho na piscina esperando pelo jantar onde se juntou n familias e vizinhos deles, todos eles equatorianos.

Muita bebida, farra, festa e nomeadamente música, este é um dos lemas dos equatorianos na costa, comer, beber e sempre muita música.
Tudo correu muito bem até me deitar e o estômago finalmente a começar a dar sinais muito negativos! Moral da História o dia seguinte nem saí de casa, não comi nada e no outro dia ainda tive de manhã a recuperar.

Por volta das 13h30 finalmente pareceu-me estar a recuperar e lá saímos para visitar um pouco Salinas e finalmente visitar uma praia do pacifico.

Fomos então a uma praia que não me lembro do nome, mas interessante. O caminho para a praia é sempre nos arredores de Salinas onde se nota muita pobreza e onde se vê muitas pessoas a viverem em condições pouco dignas, mas digo-vos que em nenhum momento tive medo ou receio ou fui confrontado com algo de mal. Todas as cidades que fui, incluindo as praias, têm muita polícia e sentes-te seguro. As pessoas não te chateiam e não olham para ti como estrangeiro ou como pessoa de $$$$ (sim a moeda do Equador é o dólar americano). Em nenhum momento da viagem me pediram dinheiro, me chatearam para comprar coisas, nas excursões não pediram nenhuma tip para motoristas, guias ou outros! Achei isso fantástico. Em Quito ainda mais..... Eles querem simplesmente mostrar o seu país, a sua cidade, o seu cantinho!

Senti paixão na passagem de conhecimento!


179247


179248


179249


Esta é uma praia onde tem um hotel abandonado porque um Chinês queria construir um resort mas os locais não deixaram pois pensaram que iam perder a praia!!

Como se vê, a cor da água não é muito cristalina , mas digo-vos a temperatura dela é muito boa 26C. :)

E lá regressamos (estava melhor mas a casa de banho ainda foi utilizada n vezes e continuava sem comer)

Dia 03-03-2019 - Ayangue - Montañita - Olon

Finalmente um dia inteiro para continuar a conhecer a costa do Equador. Ainda não recuperado e sem comer lá partimos para a aventura.

Fomos primeiro a uma das praias mais bonitas desta zona Ayangue. Gostei, faz um baía e tinha muita gente, mas no canto esquerdo tava com muito poucas pessoas e para estar na água foi um mimo.

179250


179251


179252


Sim praias lotadas, mas era o Carnaval e quase todo o mundo estava de férias pela Costa. :)

E finalmente lá tentei comer algo ao almoço, comi muito pouco, mas tinha de ser. Não tinha fome absolutamente nenhuma.
De seguida partimos para Montañita.

Um mundo novo! A "Playa del Carmen" daquela zona. Bares, hostels, hotéis, discotecas, praias e muita maluquice. Super lotado, mas adorei. Muitos jovens, estrangeiros e diversão.

179254


179255


179256


179257


179258


Paramos para beber uma cerveja (não consegui) e depois partimos para Olon

179259


179260


179261


E lá regressamos para Salinas felizes e contentes. Finalmente estava a desfrutar das férias. Apesar de não comer nada, nem beber! Voltei a não jantar. Detox pleno :).

Dia 04-03-2019 - Salinas - Chocolateira - Mar Bravo

Passeio pela cidade de Salinas e visita à Chocolateira que é a zona mais ocidente do Equador e a segunda mais ocidente da América do Sul.

179262


179263


179264


179265


Uma zona onde se consegue ver Salinas e onde temos os leões Marinhos a descansar! E regressamos para finalmente almoçar, sim finalmente comi algo :)
Estava faminto.....

Acalmamos e depois fomos à Praia Mar Bravo dar um mergulho, ver o pôr do sol e beber um belo vinho Tuga com um queijinho ao final da tarde. Estivemos até as 20h30 na praia e sempre tranquilos, ninguém nos chateou.

179266




179269
 
Última edição:
Continuando...
179270



E lá fomos jantar.... com fome, muita fome. :)

Dia 06-03-2019 - Despeço-me de Salinas e do meu primo e parto para Quito. Foi pena os dois primeiros dias que me fez não visitar Puerto Lopez, Los Frailes (dizem que é a praia mais bonita da costa) e Manta. Mas a vida é mesmo assim!

Apanho o autocarro de Salinas para Guayaquil. Autocarro seguro, tudo muito organizado e em 2h chego ao terminal de autocarros de Gauyaquil. (4$ custou a viagem). Gostei da organização deles, entregas a mala e dão-te um número e só te entregam a mala no final se tiveres o número. Para país do terceiro mundo temos muito a aprender....

Ah, já que falo em país do terceiro mundo toda, mas toda a educação no Equador (universidade incluída) é GRATUITA!!! Apesar de que na universidade tens de ter um mínimo nas notas para continuar a ser grátis! Justo diria....

Depois apanhei um táxi para o aeroporto (4$) e lá fui de Guayaquil a Quito pela LATAM (boa companhia Equatoriana que pertence à One World) . Viagem curta de 35 minutos. Cheguei ao aeroporto e como o aeroporto de Quito é muito longe da cidade resolvi usar o AEROBUS que te leva ao antigo aeroporto de Quito (50 minutos) e que depois tens um táxi que te leva ao destino final. Paguei 12$ por tudo.

Fiquei alojado na Plaza Foch, zona super turística com muitos bares, restaurantes, muita segurança e muita polícia! :)
Andei sempre tranquilo e sem stresses. Nunca me abordaram para nada, só para entrar nos bares. :)
Não entrei em muitos pois tavam sempre lotados.

O senão desta zona é o facto de ser mais cara. Nomeadamente para o padrão Equatoriano.
Jantei por uma média de 15$. Sendo que no geral o Equador é super barato. No centro de Quito e perto da zona história almocei por 3$52! Os preços podem variar entre 3 a 7$..... mesmo em Salinas era assim.

Dia 07-03-2019 - Viagem à Cratera Quilotoa

Um dia fantástico. Levantei-me cedo 06h00 pois o autocarro partia às 07h00. O meu hotel estava a 1 minuto a pé da zona de partida. :)

Começamos por visitar um mercado local, com n frutas e todas elas baratas! O saco de frutas era tudo a 1$!!!! Sim tudo! Um saco com 6 granadinas , 1$! Com 2 kg de morangos 1$...... E tudo super fresco.

179271


179272

179273


Super interessante e lá comprei n quilos de fruta. :)

Continuamos e a viagem é fantástica pela PANAmericana . Equador tem 81 vulcões e a cidade de Quito e arredores é rodeada de Vulcões! SO que nos proporciona cenários fantásticos e diferentes.. Quito é a capital mais alta do mundo a 2800 metros de altitude e durante estes dias foi sempre nas alturas. :)
Ao inicio sente-se algo na respiração nas caminhadas, mas depois do segundo dia tudo fica mais tranquilo.

Fomos então a uma casa de nativos que usam como sobrevivência a agricultura..

179274

179275


179276


E lá partimos para atracção principal! O vulcão extinto Quilotoa em que a cratera se transformou numa lagoa! Vulcão a 3950 metros de altitude. As imagens falam por si.

179277


179278


179279


179280


179281


Com muita pena não vimos o sol! Pois a lagoa com sol fica azul... mas ainda assim foi fantástico. Desci lá a baixo e depois subi, custou, faltou o ar, mas foi muito refrescante.

A excursão incluía o almoço, almoçamos e regressamos a Quito +- 3h30. O trânsito em Quito é horrível.

A excursão custou 51$ (Ecuatraveling)

Dia 08-03-2019 - Visita a MIndo RainForest.

Um dia marcado pela aventura na floresta. Mindo uma vilazita a norte de Quito cercada por árvores, árvores e árvores. Natureza no seu estado puro, refrescante, sendo que fiz slide pela primeira vez na vida.

A excursão custou 51$ (Ecuatraveling)
Este lugar tem um senão, tudo se paga adicionalmente, mas 20$ por 10 slides, acho que está muito em conta|

Ficam aqui as imagens deste lugar:

179282


179283


179284


179285


179286


179287


179288


179289
 
Última edição:
179290


179291


179292


Sou pouco mochileiro, e não sou nada de caminhadas, mas estes dois dias foram muito bons e andar lá em cima é super refrescante e fantástico. Já estou em Portugal e andar ao nível do mar é outra coisa agora. Até parece qeu ando a correr..... :)

A excursão tem almoço incluído e após o almoço fomos à fábrica de cacau do Mindo para comer um brownie e beber um belo café. Nota: Não paguem os 8$ para visitar a fábrica, pois têm em Quito a visita à mesma empresa do Chocolate em todos os Free Walking Tours e não pagam nada, podendo provar o chocolate e perceber um pouco a história do Cacau e seu processo.

E podem ver também isso na Mitad del Mundo.

Regresso a Quito +- 02h30. Again trânsito diabólico.

Dia 09-03-2019 - Quito no TelefériQo e Metade do Mundo

Comecei o dia ao deslocar-me de táxi ao Telefériqo de Quito. Leva-nos a 4100 metros de altitude em 18 minutos. Uma experiência única e estar lá em cima a respirar, com sol e ver o quão grande que é Quito vale a pena.
Fui de táxi 4$ e o teleférico custa 8$50

179294


179295


179296


179297


Para os caminhantes, podem continuar a subir até ao Vulcão Pichincha a 4560 metros de altura, mas eu não fui pois já tinha a viagem ao centro do mundo comprada.

Comprei pelo Quito City Tour por 20$.
Talvez seja o único sitio que não gostei de ir, mas valeu pelo simbolismo de estar na linha do Equador, a linha 0 0 0!

Aconselho a irem, mas se forem um grupo grande de táxi pois são 15$ cada volta. Pagam a entrada da zona(56$), estão lá dentro 1h no máximo e bazam. Com o Quito Tour são 3h!! Tudo bem que vemos um vulcão, mas pronto, como estava sozinho 20$ não foi mau.

179298


179299


179300


179301


179302


E a famosa foto no meio do mundo!! :)
A camisola até parece que combinava com a linha.... ahahah

179303
<

Regressamos e mais uma noitada na Plaza Foch.

Dia 10-03-2019 - Quito Zona Histórica e Regresso a Guayaquil de avião :(

Último dia no equador com o Free Walking Tour por Quito no centro histórico. Reservei pelo Strawberry Tours. É free e no final podes dar algo se quiseres. Dei 4$.

Bela cidade, gostei muito de Quito. Cidade limpa, organizada, muito calma e com muita segurança e polícia. Super fácil de andar, apesar dos altos e baixos e com uma alimentação super barata. Aconselho a ficarem perto da zona histórica pois dizem que à noite é muito bonita.... mas talvez também um pouco mais perigosa pelo que diziam. Daí ter escolhido a Plaza Foch.

Mas o centro é mais autêntico. E n pessoas que fui conhecendo e que estavam no centro falaram bem do local à noite.....
E é muito mais barata..... Almocei uma empanada gigante com uma cerveja de 0.5l por 3$20!!!

Super interessante esta cidade.

179306


179307


179308


179309


179310


179311


179312
 
Última edição:
E foi tempo de dizer adeus a Quito, ir para aeroporto.. .táxi até o Aerobus e bus até ao aeroporto.
Dormi uma noite em Guayaquil perto do aeroporto e dia 11-03-2019 regressei ao nosso Portugal.

Positivo:
Visitem o Equador.... um país com tanto para ver e mostrar, muito seguro, muito calmo e organizado.
Sim tive azar de ter perdido dois dias de cama, mas a vida é assim ... nada a fazer....

O que vi adorei, montanhas, vulcões, florestas, praias (sim não são paradisíacas, mas a sua água quentinha ajuda ).
Pela primeira vez na vida não encontrei um único Português. :):):):)😅😂😅😂

Tem muito pouco turismo, o que é bom. As pessoas são simpáticas e como já vos disse em nenhum momento me chatearam a pedir dinheiro ou a vender coisas quando sais do autocarro! Não te pedem tips nas excursões.... uma mais valia a meu ver.

É um país barato , com hotelaria barata e comida barata.
Tudo bem que em Salinas tive casa de borla e não ter comido fez-me poupar algum nas refeições, mas total gastei 1157€. Sendo que táxis sozinho sai sempre mais caro....

Negativo:
A zona da costa não é assim tão bonita, pois tiveram 3 anos sem chuva o que levou a muita seca. As pessoas são um bocadinho porcas, muito lixo no chão.....

As praias são uma confusão e é tudo ao molho .... n pessoas todas juntas, famílias que levam tachos e arcas para as praias, que sujam e muito o seu espaço, mas de facto não chateiam ninguém!!
A comida, apesar de praticamente não ter comido nada(Perdi 3 kgs) não achei nada de especial.

Sim comi um ceviche muito bom no último dia e um bife a acompanhar com banana, mas a base deles é peixe, carne com arroz, papas e bananas.... E não tive coragem de comer um dos pratos típicos deles em Quito. O cuy.....

Espero que tenham gostado do meu review e volto a dizer visitem o Equador! Alguma dica é só perguntarem.
 
Última edição por um moderador:

Mel C

Membro Conhecido
Chegou hoje o meu Lonely Planet do Equador (tenho as Galápagos na mira) e este report vem mesmo a calhar!:) Muito obrigada pela partilha duma viagem tão interessante!
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!!!
É sempre bom ver reports de lugares novos, fora do comum! Deve ter sido uma excelente aventura.
Belas fotos!
 

rum

Membro Conhecido
Bom report de um destino pouco procurado por nós. Quando vi o um report do Equador, pensei... Foi ao Nariz de diablo mas parece que não, @Mel C e @Nuno Quitério investiguem e ponham na vossa lista. De qualquer forma foi mesmo uma bela aventura só foi pena o temos acamado.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Adorei o report! :)
As visitas aos vulcões e as caminhadas devem ter sido espectaculares!

Foi pena esses dois dias maldisposto. Eu quando fui ao Peru fiquei fã dos ceviches e provei e gostei do cuy... para a próxima experimenta pois sabe bem mas tem pouco que comer.
Só um aparte, Quito é a segunda capital mais alta. Quando estive em Puno lembro de dizerem que do outro lado do lago ficava a capital mais alta, La Paz na Bolívia.

O Equador também está na minha lista, especialmente pelas Galápagos... e esse comboio no Nariz del Diabo que o Rum falou deixou-me de olhos em bico!
Report Top+! ;)
 

rum

Membro Conhecido
Aquele comboio, há muitos anos que o penso fazer.... pode ser qualquer dia se proporcione. Quanto ao cuy, estou provador. Comer aquilo ou um coelho, não deve de haver muitas diferenças.
 
Atenção a capital contitucional da Bolivia é Sucre e não La Paz. ;)
La Paz é a cidade onde está a sede do governo somente sendo sim a cidade mais alta do mundo, mas a capital de um país é mesmo Quito. Os Equatorianos dizem-te logo isso com orgulho... :)

Quanto ao Cuy foi um mix entre comer um porquinho da india e tb o estômago ainda não estar famoso. Não comi e continuo sem comer coisas muito condimentadas ou diferente. :).
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Um pais praticamente desconhecido pela maioria das pessoas, mas que pelas fotos é bem interessante e com muito para conhecer.
Boas viagens ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Nem me tinha apercebido que La Paz era apenas sede de governo e não capital constitucional... parvoíce minha! Quando me disseram que era a capital mais alta nem fui pesquisar... provavelmente é por ser sede de governo que até no Peru a tratam como se fosse capital. Nesse caso nem ganha o titulo de cidade mais alta.
O meu estômago às vezes também é sensível mas não resisto a experimentar as coisas locais... nem sempre corre bem mas é sempre uma experiência. :)

Desculpem se a msg for meio offtopic ;)
Gostei imenso do report e espero um dia também colocar os pés no Equador :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :D

Muito obrigado pela partilha! :)

É sempre bom ver locais não tão falados por aqui, digamos que viajamos por novos destinos ;)
Boas viagens!
 
Top