Novidades

[Report] Epic One Week Costa Rica Road Trip

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
Quem nos conhece sabe que Vai e Vive é o nosso lema de vida.

Na Páscoa de 2019 surgiu uma possibilidade no calendário e uma viagem barata (600€ pessoa) para um destino há muito cobiçado.
Com praias de águas quentes de areias de diferentes tons, vulcões sonolentos, cascatas deslumbrantes, densas florestas tropicais com uma vida selvagem riquíssima , óptima comida, atmosfera relaxada e muita Pura Vida, não faltaram razões para carregar instantaneamente no enter para ir à Costa Rica, o país mais feliz da América Central.

A passagem estava comprada, mas sem qualquer plano ou ideia de lugares a visitar. Só uma coisa estava decidida: volvidos 14 anos de uma alucinante road trip por Marrocos, era altura de voltar a viajar por um País com as mãos no volante.

Desta feita voltámos a ser 3 pessoas, unidas por uma enorme Amizade e vontade de construir memórias e viver muitas peripécias num dos lugares mais bonitos do nosso planeta.




Quase todas as viagens à Costa Rica começam em San José, a capital, que para nós é aquele tipo de cidade que serve apenas para entrar e sair.
Comprámos um voo que chegasse inícios da tarde, visto aconselharem a chegar cedo quando a viagem envolvesse rodar ainda muitos quilómetros no asfalto após a aterragem. O nosso caso :)

Chegou o dia 19 de Abril. O tão esperado dia, aconchegado por voo quase directo com paragem em Madrid apenas para troca de avião, que se revelou no pesadelo de qualquer viajante. Passámos pela Guatemala, San Salvador, etc.
A hora de chegada estava completamente arruinada. O plano da viagem parecia estar a ir pelo esgoto abaixo. Tínhamos uma Amiga (Elisa) que "deu a volta ao mundo" para conseguir chegar um dia antes à Costa Rica, para partilharmos esta aventura, o carro alugado à espera no aeroporto e o hotel marcado e não tínhamos como avisar da situação em que a Ibéria nos pôs. A estrelinha da sorte brilhou na Guatemala e 5 minutos de wi-fi deram para comunicar com a Elisa, que nada sabia do que se estava a passar connosco e com a rent-a-car que foi absolutamente 5***** (Adobe rent-a-car)

Em vez de chegar pelas 15 pm e fazer uma prazerosa viagem até La Fortuna, chegámos às 22 pm e tivemos de fazer uma inesperada viagem nocturna até ao destino. Aqui começamos a perceber o quão acertado e necessário é fazer reserva de carro com GPS. Nunca nos teríamos safo, ao longo de toda a viagem, sem ele.



Posto isso foi respirar fundo e libertar o stress acumulado por estas peripécias de viajante, esquecer tudo e começar então a sentir a Costa Rica. O seu cheiro a humidade tropical, a café e cacau. Procurar e sentir a Pura Vida. Após quase 10 anos a viajar para a Ásia, ansiávamos submergir numa nova cultura.

A viagem nocturna de 4 horas foi calma. Ás vezes quase sem iluminação, mas em contrapartida a ausência de tráfego ajudou bastante.
Chegámos ao destino eram cerca das 2 da manhã e a recepção pelo dono do hotel não foi nada calorosa. Nada ao estilo Pura Vida, sobre o qual tanto se fala e que é uma das imagens de marca da Costa Rica.
No dia seguinte percebemos que o dito senhor não havia lido o e-mail que explanava a nossa situação e pensou que havíamos andado a gastar pneus e tempo e chegado àquela hora por pura irresponsabilidade.
Para nós este episódio gerou bastante riso. Apesar de não termos sido recebidos com Pura Vida, a Pura Vida já se tinha apoderado de nós e no dia seguinte acordou em todo o seu esplendor, com o dono do hotel simpatiquíssimo e o Vulcão Arenal a olhar para nós enquanto nos deleitávamos com um pequeno almoço farto e apetitoso, saboreado ao ritmo dos sons da floresta e animado pelas belas cores do jardim envolvente.


Portanto, linhas gerais, ao dia 1 ficou rotulado pelos "3 mosqueteiros" como a chegada mais louca do mundo a um mundo completamente novo para nós.

A Costa Rica é um país cheio de paisagens incríveis e propício a aventuras épicas. Uma das melhores maneiras de absorver e conhecer uma pequena amostra de tudo é, sem dúvida, alugar um carro e partir para rumos certos ou incertos. E foi exactamente isso que fizemos. Algumas coisas já iam previamente marcadas, mas deixámos muita agenda livre para o improviso, para sermos levados pelo País.

Vamos lá falar um pouquinho acerca do País, como forma de contextualizar a viagem.

Situada na América Central e fazendo fronteira com o Panamá e a Nicarágua, a Costa Rica é um país privilegiado, devido à sua grande variedade de paisagens naturais. É banhado tanto pelo Oceano Pacífico como pelo mar das Caraíbas, oferecendo praias paradisíacas e óptimas condições para a prática do surf.
Com 5% da biodiversidade do planeta contida em apenas 0,3% da área mundial, a Costa Rica é líder mundial em eco-turismo, com o foco no turismo sustentável.
Este Pais, plantado no meio de uma América Central tão pobre e violenta, é conhecido por ser um dos países mais pacíficos do mundo, não dispondo sequer de exército

O Hotel escolhido para explorar esta vertente do Pais foi o Hotel Cerro Chato, em La Fortuna, no qual pernoitámos 3 noites.

Começamos a nossa aventura a norte do país, serpenteando pela selva e pelas florestas pintadas do enigma que lhe confere a penumbra envolvente.
O Vulcão Arenal domina a paisagem de La Fortuna e arredores e, aquele que é o vulcão mais famoso da Costa Rica, ia sempre espreitando ora daqui, ora d'acolá.
O Clima estava na onda Pura Vida e o Arenal apresentou-se inúmeras vezes na sua totalidade, em todo o seu esplendor, mostrando-se até ao seu perfeito do cone.



O Vulcão Arenal, sem, erupções desde 2010, expele brasas e fumo, o que dá uma certa adrenalina

No segundo dia rumámos para o Arenal Observatory Lodge, o único alojamento situado no Parque Nacional do Vulcão Arenal. Daqui o cone maciço do vulcão parece tão perto que dá a sensação de que conseguimos tocar-lhe.
Nós decidimos adquirir um day pass, que rondou os 30 USD por pessoa, mas tinha almoço incluído e usufruto total como se hóspedes fossemos: acesso a piscina, jacuzzi, museu, observatórios com vistas arrebatadoras para o Vulcão e para o Arenal Lake, e o que mais nos interessou, os lindíssimos trilhos com o Arenal a olhar para nós!!!!!!



Àvidos de nos intrusar na cultura local, como é habitual em nós, saímos para jantar num restaurante no centro de La Fortuna onde comem os Costa-riquenhos. Nada de turistas que não nós os 3. A experiência não foi das melhores, pois a expectativa com as empanadas era alta, mas de facto este não é o melhor País para comer empanadas ;)

Sabem aquele imaginário de “floresta de nuvens”, com pontes suspensas que rasgam a neblina? Foi esse o nosso móbil para passar o terceiro dia nesta zona. E esta é de facto uma experiência única, que nos transporta para o imaginário dos contos fantástico. A caminho e à chegada a penumbra pairava, mas quando chegámos à zona das pontes suspensas já o sol era rei.

O Mistico Park foi o escolhido. Optámos por contratar um guia e bendita a hora, visto que no meio daquela densa floresta, estonteantemente verdejante, os nossos olhos nada conseguem ver. A guia, com olhos de águia e lince, mostrou-nos um mundo que jamais teríamos visto e vivido sem ela. Ir com um guia permite a descoberta dos maravilhosos segredos escondidos neste santuário de vida selvagem chamado floresta tropical.


A noite foi dedicada a um passeio pelo centro da pitoresca cidade de La Fortuna, que por esta hora se enche de pessoas a relaxar nos belos jardins centrais. As crianças brincam livremente. As bancas de comida de rua abrem o apetite. As lojinhas tão convidativas a entrar porta sim porta sim.
Após este passeio delicioso, fomos jantar no restaurante La Caribeña, muito conhecido por ter um cardápio recheado de comida típica do caribe da Costa Rica, que não iríamos encontrar em Brasilito. Pelo que não poderíamos deixar passar esta degustação naquela que era a última noite no coração verde da Costa Rica.

O dia 4 despertou, como sempre, com a penumbra a pairar sobre a floresta e sobre o Arenal. Ao longo do trajecto esta penumbra dissipa-se e o adeus ao vulcão ainda deu umas fotos bem giras, num lugar pelo qual havíamos passado várias vezes e víamos imensos locais sentados e nós sem perceber o porquê. Mas neste dia parámos e percebemos o enigmático porquê. Ao descer um pouco, até metade da ribanceira, este lugar tem uma vista absolutamente perfeita para o vulcão, desde a base até ao cone. Como sempre...seguir e ver o que os locais fazem e sair das rotas turísticas presenteia-nos com experiências únicas. Eles vivem lá. Eles sabem das coisas ;)



Claro está que este desvio acabou por gerar um pouco de confusão no GPS e após várias voltas, em que volvíamos sempre ao mesmo lugar, era oficial que estávamos perdidos. 🤣😂 Parámos numa loja de artesanato para perguntar como sair de La Fortuna rumo ao Tenorio Volcano National Park, mais conhecido pelo seu Rio Celeste. Esta paragem mostra bem a simpatia e interesse que este povo tem pela vida e pelas outras pessoas. Por isso o relatamos aqui.

Saí do carro e pós um perdon, Buenos Dias, questionei o senhor sobre como sair de La Fortuna rumo ao nosso destino. Este que rasgou um sorriso e respondeu: de onde é que a menina vem. De la Fortuna, respondo. Não, diz ele, de onde é que a menina vem? Caiu-me a ficha... estou na Costa Rica, aqui as pessoas conversam. Aqui as pessoas são pessoas, não números. Respondi, de Portugal.... e após alguns minutos de mais uma das muitas conversas tão mas tão agradáveis que se tem com as gentes deste País, lá passámos à parte da explicação e a um adeus caloroso, como se amigos de longa fossemos.
Mas isto não é um episódio singular. Acontece em qualquer lugar que pares. A comprar umas cervejas num bar. A por combustível. Nos diversos cafés onde parávamos para um cafezito ou lanche. Nesta fase já não havia qualquer dúvida que este era o povo mais simpático e simultaneamente culto que conhecemos.
A estrada que liga estes dois parques naturais é por si só um espectáculo que a natureza nos brinda.

O Rio Celeste é um daqueles lugares para visitar pelo menos uma vez na vida. A coloração da cascata e os Teñideros são simplesmente espectaculares. O intenso tom de azul das suas águas torna-o num dos rios mais belos do continente.


O rio é cristalino até determinado ponto e adquire o tom azul celeste num ponto específico denominado de Teñideros, isto na confluência dos rios Buena Vista e Roble.

A cor deriva de reacções químicas causadas pela mistura de gases sulfúricos com carbonato de cálcio, substâncias liberadas pelo vulcão Tenorio.
Lamento informar :) que para pleno usufruto deste Parque Natural uma boa preparação física é bastante importante, especialmente se o grande objectivo for a cascata.



Para chegar até à parte em que a água se torna azul celeste, é preciso percorrer um trilho pelo Tenorio Volcano National Park, onde fica este rio. De dificuldade moderada, esse trilho passa por uma densa floresta tropical, onde é possível ver macacos, pássaros e preguiças.... nós até vimos cobras. Aliás, foi o lugar onde mais vimos cobras...e sem guia :D
A imagem da cascata, cercada por vegetação, vista de um certo ponto da descida (miradouro intermédio), é uma daquelas imagens que fica para sempre plasmada na retina.


 
Última edição:

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
De alma preenchida de montanhas, vulcões e florestas tropicais, continuamos a nossa aventura sobre rodas rumo à praia.
Quando muitas pessoas pensam nas praias da Costa Rica, pensam nas cidades da costa do Pacífico. Não fomos diferentes :D . Já havíamos visitado muito das caraíbas e as míticas praias da Costa Rica estão de facto no Pacífico, desde surf até areais a perder de vista de areia vulcânica que contrasta com um ofuscante verde dos palmeirais que as orlam.


A paisagem verdejante vai-se tornando cada vez mais rarefeita e começa a mesclar-se com tons de castanho, que rapidamente começam a dominar a paisagem, dando um ar desértico ao País. Estamos a entrar em Guanacaste e a acercar-nos cada vez mais da costa.
A costa do Pacífico, nesta zona, é bastante seca. Este ano (e é comum assim o ser) já não chovia há 7 meses...7 meses de um calor escaldante. Nós apanhámos a última semana da época seca. Quando chegámos a Portugal e espreitámos o Accuweather, já chovia nas praias do Pacífico. Lucky bastards!!!!!!!! :D



Ficámos em Brasilito, no Hotel Nany, que pelas nossas pesquisas ficava perto de várias praias que queríamos visitar. Mas particularmente duas: Playa Conchal e Playa Tamarindo.

Brasilito é uma pequeníssima cidade, encantadora por ainda ser muito pura, pouco inundada por turistas.
Sem massivos hotéis de all inclusive, Brasilito tem uma atmosfera descontraída com acomodações de gama média. E o melhor de tudo, a deslumbrante Praia Conchal, composta de pequenas conchas e águas azuis cristalinas, fica a uma curta caminhada da cidade de Brasilito.

A icónica praia de Tamarindo fica a uma curta distância de carro. Tamarindo Beach é o destino de praia mais procurado na província de Guanacaste. Esta praia tem uma "vibe" e um "feeling" bastante especiais. Muito surf. Muito descontraída. Muita gente gira. Um enorme areal. Palmeiras altas e esguias.
Não é o estereotipo de praia paradisíaca de águas calmas e transparentes, mas é uma praia viciante. E o pôr-do-sol está na lista de um dos mais belos e mágicos da Costa Rica. E não desilude. É de facto belíssimo e a atmosfera que gera esse instante, com uma praia gigante com uma plateia de pessoas sentadas lado a a lado de olhos postos no infinito, é Pura Vida materializada num momento esplendoroso, com notas e tons românticos.

Voltando ao roteiro, o dia 5 foi passado em Playa Conchal.



O jantar foi no Pizza Hut truck, que por esses dias estava em Brasilito. Sim, como não existe Pizza Hut, há um camião Pizza Hut que percorre o Pais. Very funny 😂🤣😂


No dia 6, fomos explorar um pouco da costa por ali. Recordamos particularmente a Playa Flamingo, pela sua beleza bastante cénica. E entre sai e entra do carro fomos andando e espreitando avidamente as praias indicadas pelas placas existentes na estrada (Langosta, Avellanas) até chegarmos a Tamarindo, onde passámos a tarde até ao sol desmaiar.



A caminho de Tarmarindo, no meio do nada, estava uma frutaria, super catita, na qual parámos para nos abastecermos de fruta e provar as delicias locais. Claro está que não saímos de lá sem mais um intercâmbio cultural e humano fantástico, com a preparação gratuita pelos donos, de uma fruta que é consumida de forma especial na Costa Rica. Divinal, dizemos-vos com toda a honestidade. 🥥🍍🍉

Chegámos então ao dia 7 e tínhamos um plano engenhoso que envolvia muitas horas de asfalto para chegar a um lugar que queríamos bastante conhecer.

Os caminhos que cruzam o Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Curú, no Golfo de Nicoya, têm um ingrediente especial que agradará certamente os intrépidos aventureiros: A Praia Quesera, escolhida como a “Melhor praia” da Costa Rica, de acordo com o ranking feito pelo GOPlaya.

Chegar ao parque Curú já é, só por si, um bom treino de rally. Road Trip no seu melhor, bem condimentada..... ao estilo de um prato indiano a explodir de picante. Andámos por caminhos cheios de pedras com inclinações que traziam à memória gigantes montanhas russas. O constante sair do carro para ir dando indicações para não partirmos o carro todo por baixo. Muita aventura e adrenalina. Muitas vezes com o coração nas mãos. Mas com muito mais gargalhadas e boa disposição, não estivessemos no país da Pura Vida.

Após chegar a Curú há ainda que percorrer 6 km a pé até encontrar essa perfeição de praia de areia branca. Uma pérola.

Pois... tudo muito lindo pensam vocês.... não fosse uma panóplia de peripécias que tornaram este dia inesquecível.

Como saímos de casa de madrugada e apanhámos a estrada bem livre, pudemos usufruir da viagem. A dada altura, de tanto usufruto, perdemo-nos.Again!! 🤣😂🤣
Avistámos uma senhora ainda jovem com uma bebé e parámos a pedir indicações. A senhora, sorridente e gentilmente, nos disse que era só seguir em frente e quando a estrada passasse a ser de terra batida, virar no sentido oposto. Com o desenrolar da conversa, percebemos que esta ia exactamente para aí e perguntámos se queria boleia. Aceitou e fomos na amena cavaqueira até à intercessão por ela indicada. Ela insistiu para a deixarmos ali, pois ela vivia já ali à frente na estrada não pavimentada. Pensámos.... estamos com tempo, levamo-la........ o ali afinal não era já ali.....ainda foram uns bons 20 minutos a andar por um caminho cada vez mais estreito até que chegámos à casa desta. Ainda bem que o fizemos. O que esta Mulher, com uma criança ao colo, teria de caminhar.
Felizes pela boa acção, na volta avistámos outra senhora também com uma criança. Parámos a perguntar se ia para a estrada principal e como anuiu positivamente, oferecemos boleia. Esta ficou radiante com o gesto e quando soube que éramos de Portugal ficou completamente extasiada, como se deuses no tratássemos. Ora, era devota da N.ª Sr.ª de Fátima e como o marido havia perecido há pouco tempo e a sua vida ia ser difícil, pediu-nos para acender por ela uma vela em Fátima quando lá fôssemos.



De alma tão cheia, seguimos, desta feita, pelo caminho certo rumo a Quesadas. Que sopapo. De repente a estrada, única estrada, que dava acesso à praia estava cortada até às 13. Ainda eram umas 09.30/10 a.m.
Perante a nossa exasperação, o responsável pela obra permitiu que passássemos até certo ponto, onde iríamos encontrar uma boa praia para esperar até à abertura da estrada. Playa Blanca e já estaríamos assim um pouco mais perto do nosso destino final. De facto um lugar bem bonito, com um jardim natural lindíssimo , com "amacas", mas com uma praia que não nos preenchia.



Chegadas as 13, partimos quais Speedy Gonzáles rumo ao nosso destino. Só que ainda faltavam tantos quilómetros sobre uma estrada completamente empoeirada. E, quando lá chegámos, radiantes pelo nosso feito, foi-nos negada a entrada. É verdade. Já estávamos fora do horário. Este refúgio nacional está aberto entre as 7 da manhã e as 16 pm.
Neste momento, um ria, outro praguejava e um estava tão perplexo que não conseguia proferir uma palavra.

Com um belo carregamento de desaire atrelado a nós, seguimos em busca de um lugar onde beber uma cerveja à beira mar para aliviar um pouco a tensão e reactivar o modo Pura Vida. Ajudados pelos locais, lá encontrámos uma praia de areia quase negra (Playa Oreganos), com um dos palmeirais mais vastos e compridos que já vimos e deserta......só para nós e um cãozinho com cara de enorme satisfação com a vida. Se não fosse esta peripécia não teríamos visitado uma praia de areia negra ;)


Sim, fizemos mais de 3 horas para cada lado num total de cerca de 350 km e perdemos a oportunidade (não única porque contamos voltar à Costa Rica com mais tempo) de conhecer e usufruir de uma das praias mais paradisíacas, virgem e exótica da Costa Rica, decorada por àguas calmas de azul-turquesa, areia branca e palmeiras… mas ganhámos em experiências, memórias, cultura e histórias para contar.

Dia 8. O último dia completo para nós os 2 havia chegado. A Elisa, só partiria no dia seguinte. Ela decidiu embarcar nesta aventura já em cima da hora e o nosso voo já não estava comportável economicamente. Após uma busca exaustiva conseguiu uma passagem que a obrigou a dar uma verdadeira volta ao mundo cheia de peripécias, sozinha, para encaixar na viagem que já estava desenhada, com hoteis marcados, não extornáveis.
Daí ela ter chegado um dia antes e daí o nosso stress de não conseguirmos comunicar com ela quando o Ibéria nos causou o enorme transtorno já relatado e daí deixar a Costa Rica um dia depois de nós.


Neste dia ficámos a manhã a usufruir da piscina no hotel. Após o cansaço do dia anterior, soube bem este repouso.
À tarde rumámos a Tamarindo e o dia encerrou com uma Aula de Surf protagonizada pela Elisa, com um desempenho incrível para quem pegava pela primeira vez numa prancha.




O jantar foi num restaurante italiano super giro, à saída de Brasilito e o deitar foi temperano, pois no dia seguinte esperavam-nos 5 horas até San José, em que não podia haver derrapagem de horas, dado que tínhamos voo no inicio da tarde.

Por incrível que pareça, durante toda a viagem com vários parques nacionais visitados, não vimos uma arara. Postal da Costa Rica. No trajecto para a capital, parámos aleatóriamente num café rodeado de árvores, para repor os níveis de cafeína. Viemos a ver que eram árvores de mangos e qual o nosso espanto quando olhamos para estas e elas estavam coloridamente vestidas de Araras
. Yess!!!!!


A Elisa ficou no hotel e nós fomos em contra-relógio encher o depósito do carro, entregá-lo à rent-a-car e rumar ao Aeroporto.

“Pura Vida” é o cumprimento oficial da Costa Rica utilizado em diversas situações e pode significar algo como “olá”, ”tudo bem”, “bem-vindo”, etc.
E, percorrendo o país de lés-a-lés dá para perceber o porquê desta expressão! E com isso nos despedimos.... Pura Vida para todos vocês ❤🇨🇷

Report feito com a colaboração de Marcelo Martin e Elisa Leal ,também eles protagonistas nesta viagem,...obrigada por me reavivarem a memória para dar-mos à luz este relato da nossa experiência. A viagem ficou por cerca de 1500€ por pessoa ;)
 
Última edição:

DaisyP

Membro Conhecido
Já andava a acompanhar a viagem e agora com o descritivo fica ainda melhor.
Obrigada pela partilha :) isso é que é seguir o lema a risca.
Boas viagens.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Muito obrigado pelo report. Mais destes destinos exóticos por favor ;)

Não percebi bem o que se passou no voo de ida. Foi culpa da Ibéria onde e porquÊ?

1 semaninha 1500€ pessoa, posso perguntar qual foi a média gasta nos hoteis?
 

yara

Membro Conhecido
Mais um excelente report, @PatriciAbrantes ! 👏
Em 2018 vi uma promoção fantástica numa agência para a Costa Rica, na altura fiquei cheia de vontade de ir mas já tinha outra viagem para aquelas datas e deixei o plano "na gaveta".
Com este report despertaste novamente a vontade de lá ir...
 

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
Muito obrigado pelo report. Mais destes destinos exóticos por favor ;)

Não percebi bem o que se passou no voo de ida. Foi culpa da Ibéria onde e porquÊ?

1 semaninha 1500€ pessoa, posso perguntar qual foi a média gasta nos hoteis?
Boas Nuno.

Chegamos a Madrid e com a desculpa de que o vôo vindo de Portugal se tinha atrasado, não puderam as nossas malas no voo para a Costa Rica e não nos deixaram embarcar. Já tinham à nossa espera bilhetes para voo alternativo com 2 escalas ( El Salvador e Guatemala) . Suspeitei imediatamente de overbooking e assim que cheguei à Costa Rica falei com o meu advogado que me aconselhou apresentar a reclamação no Reclamador. es .,uma vez que guardei os bilhetes todos comigos e tinha com isso bom material para fundamentar a minha defesa. Esta semana recebi a notícia que de cada um de nós será indemnizado em 600€. 😉
 

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
Afinal sempre saiu o report da Costa Rica, e ainda bem. Caramba, que maravilha de viagem, que maravilha de report,
😉 Quando publiquei o da Colômbia, Panamá & Reserva Indígena Kuna Yala San Blas, as respostas pediam quase todas o report da Costa Rica. Juntamos os protagonistas e fizemos a vontade da malta 😉. Agora espero que muitos descolam rumo a este País incrível 😁
 

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
Boas Nuno.

Chegamos a Madrid e com a desculpa de que o vôo vindo de Portugal se tinha atrasado, não puderam as nossas malas no voo para a Costa Rica e não nos deixaram embarcar. Já tinham à nossa espera bilhetes para voo alternativo com 2 escalas ( El Salvador e Guatemala) . Suspeitei imediatamente de overbooking e assim que cheguei à Costa Rica falei com o meu advogado que me aconselhou apresentar a reclamação no Reclamador. es .,uma vez que guardei os bilhetes todos comigos e tinha com isso bom material para fundamentar a minha defesa. Esta semana recebi a notícia que de cada um de nós será indemnizado em 600€. 😉
Carro com GP'S e um bom seguro contra todos os riscos: 511.71€ / 3

Hotel Nany: 370.20€ / 3

Hotel Cerro Chato: 320.10€ / 3

Autoestradas: 3€ /3

Combustível: 75€ /3
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Um report carregado de aventuras, historias e belas fotos.
Um pais que merece sem dúvida uma visita.
Boas viagens ;)
 

TREPADOR

Membro Conhecido
As paisagens são simplesmente fantásticas, adorei.
Confesso que o bichinho ficou.
Pelo que descreves o povo é acolhedor, e para mim é fundamental visitar-mos um país, e sentirmos que somos bem acolhidos, são coisas que nos acabam por marcar.
Obrigada pela partilha.
 

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
As paisagens são simplesmente fantásticas, adorei.
Confesso que o bichinho ficou.
Pelo que descreves o povo é acolhedor, e para mim é fundamental visitar-mos um país, e sentirmos que somos bem acolhidos, são coisas que nos acabam por marcar.
Obrigada pela partilha.
Muito acolhedor. Pura Vida não é uma frase clichê. É mesmo um modo de vida que se sente.
 

Deni

Membro Conhecido
Olá Patricia.
Adorei as fotos e a descrição da vossa viagem. Confesso que depois disto tudo fiquei com vontade de conhecer este país... 😊
Continuas a inspirar me com as tuas viagens. Obrigada 🙌
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Ótimo report! Belas fotos e com uma descrição da viagem excelente!
Também me tenho focado muito na Ásia nos últimos anos e apesar de ter ainda alguns países que quero conhecer por lá (Japão, Myanmar,...) ando com vontade de dar um pouco mais de atenção às Américas e a Costa Rica é um dos destinos que me tem chamado mais à atenção. Vou certamente usar este report como inspirarão para quando andar a planear essa viagem. ;)

Obrigado pela partilha.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Parabéns pelo report, adorei 🤩
Deve ter sido uma viagem maravilhosa!

Pura Vida para ti e para os teus companheiros de viagem! :D
 
Última edição:

Patrícia02

Membro Conhecido
Patricia podes por favor indicar o site usado para a reserva do carro? Preciso de comparar preços.
Obrigada.
 
Top