Novidades

[Report] - Envolvente Vietname, Camboja Encantador e Paradisíaca Indonésia

Patrícia02

Membro Conhecido
Acabamos de voltar de uma viagem maravilhosa pelo Vietname, Cambodja e Indonésia.

Sou apaixonada pela Asia, continente que reúne uma riqueza cultural incrível, caos e serenidade (ambas as coisas ao mesmo tempo), comida boa, preços em conta e praias paradisíacas daquelas que procuro em todas as viagens que faço.

O meu roteiro teve uma duração de 24 dias, dos quais dividimos 13 dias para explorar o Vietname, 04 dias para ficamos por Siem Reap no Cambodja, e 07 dias para a Indonésia.

No Vietname dividimos entre Norte, Centro e Sul.

Norte: Hanoi (capita), Hoa Lu & Halong Bay
Centro: Hoi An
Sul: Ho Chi Minh City & Delta de Mekong

Também gostava de ter conhecido Sapa e Hue mas não havia dias para tudo, então tivemos de fazer algumas opções dificeis!

Acerca do Vietname:

Na minha opinião 6 palavras definem o Vietname: arroz, mercados, chapéus, bambu, Motas e superação! O meu sentimento em relação a este pais, deslumbramento! É impossível ir e ficar indiferente. Acho que é porque ali as pessoas vivem a vida real, são educados e receptivos, preparados e acostumados com o turismo, mas a vida deles simplesmente segue, ou seja, não deixam de fazer o que estão a fazer por nossa causa. É um país que nos envolve no sentido literal da palavra.

O arroz, não é só a base da culinária vietnamita, mas sim a culinária praticamente inteira :) !! Noodles de arroz, arroz no vapor, arroz frito, papel de arroz, vinho de arroz, arroz, arroz, arroz 🤣.
Mercados, o vietnamita não compra comida em dose industrial para ter em casa. Os ingredientes dos pratos que vão ser cozinhados naquele dia são comprados frescos nos mercados locais. E mercados não faltam pelo Vietname. Ás 05.00 da manhã conseguimos ver que a vida naquele país já mexe, os mercados já estão com os primeiros clientes.
Chapéu, Nón Là, quem não sabe do que estou a falar ?! Por acaso tinha comprado um chapéu desses quando estive na Tailândia, e aí sim, era uma coisa de turista mas ali, praticamente todos os vietnamitas o usam.
Bambu, tudo no Vietname é feito de bambu! Utensílios de cozinha, paredes, tetos, embarcações, chapéus ...
Motas, vamos esquecer os Tuc Tuc da Tailândia, são praticamente inexistentes aqui. O transporte oficial é as Motas, são aproximadamente 40 milhões de motas para uma população de 90 milhões de habitantes! E preparem-se pois vimos de tudo em cima delas 😁
Superação, ao longo da viagem e para quem conhece a historia do pais, eu questionei me um milhão de vezes, porque o Vietname? Invasões Chinesas, Dominação Francesa, Ocupação Americana, GUERRAS, GUERRAS e MAIS GUERRAS que obviamente resultaram em demasiado sofrimento para a população local. Mas apesar de tudo isto, o país transmite alegria, encontra-se em pleno desenvolvimento e as pessoas são extremamente fortes e batalhadoras. A população é humilde sim, mas não é pobre como eu pensava que ia encontrar por lá. Para eles eu desejo só coisas boas.

Quando falamos em Vietname, a maioria das pessoas pensa na guerra (uma curiosidade, lá não é chamada de guerra do Vietname, mas sim Guerra Americana contra o Vietname, que até faz bastante sentido!) Mas o país é bem mais que isso. A história do país começou a quase 3000 anos, o país passou por dominações chinesas e quando se tornou independente foi sol de pouca duração, pois passou a ser uma colonia francesa (fazia parte da Indochina juntamento com Laos e o Cambodja). Durante a segunda guerra mundial quando ainda pertencia a França foi ocupado pelo Japão. Houve revoltas do exercito comunista liderado por Ho Chi Minh e em 1954 no acordo de Genebra o país tornou-se finalmente independente e aqui foi dividido em Vietname Norte e Vietname Sul. Esta divisão acabou por originar mais uma guerra, a Guerra do Vietname que durou 20 anos. Nesta altura a União Soviética apoiava o Norte e os Estados Unidos o Sul. O Norte, um estado Socialista queria reunificar o país e os Estados Unidos entraram em conflito. Enviaram tropas, lançaram 14.3000.000 toneladas de bombas (só para termos uma ideia do número absurdo, "apenas" 5.000.000 toneladas de bombas foram usadas na segunda guerra mundial), estas bombas espalharam o tal químico AGENTE LARANJA e destruíram plantações e florestas e 4,8 milhões e pessoas foram expostas a substância. Ainda nos dias de hoje existem gerações que ainda sofrem com várias deformações causadas por este químico. Acho importantíssimo visitarem o Museu da Reminiscência da Guerra em Ho Chi Minh. Eu chorei durante esta visita.

Mas a Guerra com o Vietname não foi nada fácil para os Estados Unidos, o exercito local estava muito bem treinado, com grandes técnicas de guerra (podemos entender melhor se visitarmos os Cu Chi Tunnels). O clima, a geografia e a vegetação não ajudaram os Americanos o que acabou por fazer com que os Estados Unidos recuassem e em 1975 a guerra terminou. Em 1976 o país foi reunificado, passou a ter um regime socialista e Ho Chi Minh foi o grande herói da historia. Hoje o país vive um bom crescimento econômico. Ainda hoje a Republica Socialista do Vietname é um país socialista mas bem aberto economicamente, com políticos bem capitalistas a meu ver.

A moeda do Vietname é o DONG, 01 dólar americano corresponde a 24.000 Dongs mais ou menos. Como todas as outras cidades na Asia, tudo no Vietname é bem em conta, desde hotéis, comida, os souvenirs, entradas nos pontos turísticos, voos low cost, transportes públicos... seja como for continua a ser obrigatório Negociar o_O . Sinceramente tenho bastante preguiça nesta parte das viagens, é demasiado cansativo e seja como for acho sempre que fiquei a perder 😁

Agora uma das minhas partes preferidas, a comida !!! Sim, come-se muito bem no Vietname!! A cozinha Vietnamita é considerada uma das mais saudáveis e frescas do mundo inteiro. Concordo. A base como já referi é o arroz, praticamente tudo é feito com arroz, vegetais, alguma carne e sempre acompanhada com molhos. A maioria dos pratos é preparado com limão, gengibre, mentol e chili. Aqui a comida não é nada picante (e ainda bem). Tivemos uma aula de culinária onde o chef nos disse "se a comida é picante significa que o chef não soube colocar sabor nos ingredientes e mascarou a comida com pimenta" ... Talvez ate faça sentido o que o Senhor disse!

O que eu acho que é importantíssimo provar no Vietname:

- Spring Roll (Nem Cuon): São rolinhos de salada e camarão no papel de arroz. Podem ser fritos, ou crus e frios.
- PHO: Sopa, come-se a toda a hora, pequeno almoço, almoço e jantar.
- Dumplings: empada feita com farinha de tapioca, recheada com alguma carne ou camarão.
- Panquecas (Banh Bao): muito parecido com uma omelete, mas leva vegetais e enrolam em papel de arroz.
- Salada: de manga, papaia, pepino, folhas verdes e alguma proteína (camarão, frango ou porco).
- Baguette (Banh M): os recheios aqui variam, fica ao gosto de cada um .
- Fish sauce: molho de peixe (sempre presente)
- Café Vietnamita: basicamente trocam o leite e o açúcar por leite condensado... e podem beber quente ou frio.

Alguns sítios onde comer:
- Cha Ca La Vong - um dos restaurantes mais antigos do Vietname, onde servem apenas um prato o Cha Ca, peixe grelhado, servido numa panela com vegetais.
CHA CA LA VONG, Hanói - Comentários de restaurantes - TripAdvisor

- Viet Deli Restaurant - variedade de pratos, comida vietnamita e internacional.
VIET DELI RESTAURANT, Hanói - Comentários de restaurantes - TripAdvisor

Visto: Foi feito online, super fácil, e tem um custo de 25 dólares, para 30 dias e 01 entrada. No meu caso demorou 02 dias úteis a ser aprovado.
https://evisa.xuatnhapcanh.gov.vn/tra-cuu-thi-thuc

Transferes, comprei online os do aeroporto para o hotel e localmente os do hotel para o aeroporto, isto porque os nossos voos eram sempre super cedo e tive medo de não saber calcular bem as horas a que tínhamos de estar a deixar o hotel, chegar ao aeroporto, despachar bagagem e apanhar o voo!

HANOI

Hanoi é a capital e a segunda maior cidade do Vietname. Encontra se no Norte do país e tem uma população de aproximadamente 6.5 milhões de habitantes. Ha significa "Lago" e "Noi" significa entre, "entre dois lagos".
A melhor zona para ficarmos em Hanói é no OLD QUARTER nas proximidades do lago Hoàn Kiêm. Aqui é onde tudo acontece e é a área mais agradável da cidade para andar a pé, comer e curtir a capital vietnamita.
Nos escolhemos o Hanói Pearl Hotel para ficar 03 noites / 04 dias.
★★★★ Hanoi Pearl Hotel, Hanoi, Vietnam

A nossa programação em Hanói:
Ficamos em Hanói 2 dias e meio, sendo que um dos dias fomos até Hoa Lu Tam Coc, portanto andamos pela capital um dia e meio. Achei suficiente, embora claro se tivermos mais tempo, não faz mal explorarmos mais um pouco. Visitamos os bairros que considerarmos mais importantes, nomeadamente, Old Quarter, Dong Da e Hoan Kiem.

One Pillar Pagoda: Templo budista construído em 1049 pelo imperador Ly Thai Tong em agradecimento a uma sacerdotisa, por lhe ter dado um filho quando supostamente não o poderia ter. O templo tem um pilar apenas que representa a flor de lótus. No mesmo local onde esta esta este pagode também esta o Museu Ho Chi Minh e o Mausoléu.
Templo da Literatura: Um lugar muito tranquilo no meio da cidade caótica. A primeira universidade do Vietname funcionava aqui.
Hoa Lo Prison: construída na época do domínio francês, usada para vender vietnamitas e usada para castigar severamente os revolucionários que lutavam pela independência do país. Mais tarde o mesmo edifício foi usado pelos vietnamitas para prender os soldados americanos.
Lago Hoàn Kiêm & Templo Ngoc Son: O lado é o coração da cidade e fica localizado no OLD QUARTER, uma zona tranquila e que transmite paz. No meio do lago está a torre da tartaruga. De acordo com a lenda o Imperador Le Loy recebeu uma espada mágica através do lago e com a espada conseguiu expulsar os chineses. Um dia depois enquanto ele passeava pelo lago com a espada apareceu a tartaruga e ficou lhe com a espada ... Neste mesmo lado também está o templo mais importante e visitado de Hanói, o Ngoc Son (também tem uma tartaruga lá embalsamada com 250 kg ... a mesma tartaruga da lenda voltou passados muitos anos e deu a vitoria também da guerra americana).
A noite toda esta zona fica bastante iluminada, e fica realmente muito bonito.
Museu de Etnologia do Vietname: tem lá dentro 54 grupos étnicos representados pelas roupas tipicas, objetos domésticos e peças de arte tribal.
Opera de Hanói: inspirada na operá de Paris, não entramos, apenas vimos por fora e à noite também ela fica toda iluminada.
Portão da cidade velha: é um arco que simboliza a ultima porta de entrada para a antiga cidadela de Thang Long.
Passear pelo Old Quarter: imensas lojas, restaurantes, mercados ... portanto o caos Asiático que eu tanto gosto. E as ruas estão divididas por categorias, tipo, sapatos. roupa, bonecos...
Hanói Night Market: este mercado acontece às sextas, sábados e domingos a partir das 19:00. Preparem-se para encontrar TUDO aqui! E não esquecer de negociar sempre.
Water Puppet Show: Bonecos e música ao vivo contam a história do país.

Hoa Lu Tam Coc, na província de Ninh Binh.
Compramos o passeio privado a empresa Exo Travel.

Hoa Lu foi a a capital do Vietname feudal no seculo X durante o reinado das dinastias Dinh e Le. Aqui podemos encontrar vários palácios e templos, uns foram preservados outros foram reconstruídos, de qualquer forma é uma zona muito bonita com belas vistas e encontra-se localizada as margens do rio vermelho o que ainda a torna mais bonita.
De Hoa Lu para Tam Coc fomos de bicicleta, cerca de 12 km através de estradas rurais, áreas agricultas e centenas de Campos de arroz. O passeio vale um milhão de sensações. Tam Coc é chamado de baia de halong na Terra e percebe-se bem o porque. Fizemos um passeio de num Sampan que é um barco tradicional da China e do Sudoeste Asiático pelo rio para podermos apreciar todas aquelas paisagens que não deixam ninguém indiferente. Há vários percursos que podem escolher, nós optamos pelo que incluía o cenário do filme "Kong".
Percorremos campos de arroz de cores verdes e amarelos cercados por montanhas enormes de calcário sólido. Aqui encontramos ainda três cavernas que permitem que possamos entrar no interior delas.

Halong Bay
Nem pensar em vir embora do Vietname sem conhecer este lugar. Halong Bay deixa qualquer pessoa chocada. Nós ficamos 1 noite hospedados num barco o que significa que tivemos +/- 2 dias para explorar o local.
Halong Bay, Patrimônio Mundial pela Unesco e uma das 07 Maravilhas da Natureza, é uma baia formada por um mar verde esmeralda e milhares de ilhas e ilhotas calcárias. Na verdade elas não têm cara de "ilhas", mas sim de rochas que saem do mar, enormes como se fossem prédios. Surreal !!!
O nome do local significa "baia onde o dragão desceu" e é considerado um lugar abençoado. A maioria das Ilhas fica em Cat Ba, um parque nacional que também possui alguns hotéis, contudo a maioria das ilhas não têm nada, por causa do formato pontiagudo. Há vários vilarejos flutuantes, a maioria de pescadores.
Fica localizada no norte do Vietname, mais ou menos a 160 km de Hanói, cerca de 04 horas de viagem e já muito próxima da fronteira com a China. Para explorar esta zona, é possível de ir e vir no mesmo dia ou passar 1 noites, 02, o que preferirem, a bordo de um tradicional navio vietnamita/chinês chamado junk. Nós ficamos 2 dias, 1 noite e é suficiente. Claro que dá vontade de ficar mais tempo, pelo menos mais 1 dia, mas não deu :(

O barco que escolhemos foi o Indochina Sails Cruise e optamos por escolher uma Suite com varanda, afinal de contas é uma vez na vida ! Os transferes foram feitos pela própria empresa de cruzeiros e ficamos em regime de Pensão Completa.
★★★★★ Indochina Sails Cruise, Ha Long, Vietnam

Os barcos até podem parecer caros para o estilo de vida que se leva no país, mas acho muito importante escolher um bom barco, porque acho que 100% da experiência em Halong Bay vai depender muito da embarcação que escolhemos, além disso, está praticamente tudo incluído, transferes, refeiçoes, passeios, guias. Nós escolhemos o Indochina porque da pesquisa que fizemos era um dos mais famosos entre os "barcos melhores" e a rota que eles fazem é diferente da maioria dos outros barcos, e eu gosto de neste tipo de locais onde há sempre muita gente, conseguir ter um bocadinho de privacidades nos passeios.

Halong Bay é uma zona ainda grande e nem todos os barcos fazem a mesma rota por isso eu vou escrever sobre a nossa e o que o nosso programa tinha incluído. Além disso, passamos bastante tempo na varanda do quarto ou no deck do barco só mesmo a absorver toda aquela paisagem.

O embarque foi feito por volta das 12:15, dão umas bebidas de boas vindas e uma explicação sobre o que vai ser o cruzeiro e o que vamos fazer. Dão também algumas informações de segurança. Entre as 13:00 e as 14:00 é servido o almoço (comida Vietnamita). Estamos em navegação durante umas horas, passamos por locais lindíssimos como "Incense Burner", "Dog Stone Islet", "Fighting Cock", "Finger Islet"... A meio da tarde fazemos o primeiro desembarque a um lugar chamado "caverna das surpresas" , que consiste numa caverna enorme e muito bonita, tem uns degraus que nos permite subir e ter uma vista lindíssima de toda a área circundante. Antes de jantar tivemos uma aula de como esculpir frutas e legumes 😁 ganha-se até diplomas !!! O jantar é servido por volta das 19:30 / 20:00, jantar à la carte, pratos que nunca mais acabam ... um atentado a dieta que se faz constantemente!!! Servem sopa, pratos de carne, peixe e marisco, sobremesas, fruta ...Adorei. No final do jantar são feitas algumas atividades, pesca de lulas (para mim não, obrigada), jogos de tabuleiro, sessão de cinema ao ar livre...nós ficamo-nos por uma garrafa de vinho no deck do navio debaixo daquele céu cheio de estrelas. Das 21:00 às 23:00 compramos uma bebida e eles oferecem outra!!! Depois das 23:00 a festa acaba! Não há mais álcool para ser vendido!! 🤣

Segundo dia, começa bem cedo para os madrugadores ... às 06:30 servem um primeiro pequeno almoço que é para se ganhar forças para a aula de Tai Chi ! Durante a manhã visitamos a Ilha Ti Tôp onde basta subir os 424 degraus para termos a vista mais UAU de todas! Também se pode fazer praia, mas achei a água gelada!!! Depois é retornar ao navio, tomar o pequeno almoço, agora sim completo, e desfrutar de mais e mais paisagens até chegarmos ao Porto de desembarque.

Transfere de regresso a Hanói e táxi até ao aeroporto.

Pura, Charmosa e Apaixonante HOI AN

Esta é sem sombra de dúvidas a cidade mais fofa do Vietname. Acho fundamental que seja colocada no itinerário de todos os viajantes. Aqui vivenciamos um Vietname sereno, sossegado, bem diferente de cidades como Hanoi ou Ho CHi Minh City.

Hoi An é considerado patrimônio da Humanidade pela Unesco, assim como Halong Bay. No passado a cidade foi um porto comercial importante no Sudoeste Asiático e por isso hoje em dia conseguimos ver misturas de traços vietnamitas, chineses, indianos, japoneses, franceses, tudo junto e misturado formando algo surpreendente.
Imaginem-se a caminhar por ruas estreitas cheias de lanternas coloridas ...passear por casas amarelas super antiquíssimas e charmosas, acender uma vela, fazer um pedido e deixá-la ir pelo rio. Comer em restaurantes fofos, passear pelo centro histórico sem medo de sermos atropelados 🤣 visitar mercados, ter aulas de culinária. Hoi An é mágica, um lugar que nos rouba o coração.

No século 19 o rio Thu Bon (Cai River) que ligava Hoi An ao mar sofreu uma descida muito grande no nível das águas do mar e tornou-se muito raso para a navegação, então a vizinha Da Nang ficou com o lugar de Hoi An no que dizia respeito à chegada de navios de outras partes do mundo.
Em 1916 a linha ferroviária que unia as duas cidades também ela foi destruída por uma tempestade e nunca mais foi novamente reconstruída. Estes dois acontecimentos acabaram por ditar o fim de Hoi An, quem vivia lá foi embora e as casas ficaram abandonadas, a cidade permaneceu intacta por dezenas e dezenas de anos. Hoi An passou então a ser um lugar perdido no tempo, que acabou mais tarde por vir a ser descoberto pelo turistas que acabaram por voltar a promover a cidade. Em 1999 a Unesco reconhece a cidade como Patrimônio da Humanidade e a cidade vive agora longos anos de glória graças ao turismo.
O que nos atrai na cidade é muito mais que os seus edifícios históricos, pessoalmente acho que o local é o auge da gastronomia vietnamita, do artesanato e dos tecidos.

Acho importante escolher um alojamento bem no centro, nós ficamos no River Suites Hoi An.
★★★★ River Suites Hoi An, Hoi An, Vietname

Ficamos 03 noites, 04 dias em Hoi An, embora tenhamos apenas ficado 02 dias completos, no primeiro dia já chegamos à noite e pno quarto dia o nosso voo foi bem cedo. Mesmo assim conseguimos curtir a cidade com calma e fazer tudo com bastante tranquilidade. Passeamos pelo centro histórico (Hoi An Ancient Town), o truque é faze-lo bem cedo, logo por volta das 08:00 da manhã, as ruas estão vazias de turistas e podemos tirar ótimas fotos. Aqui não são permitidos circular carros nem motas, pelo que é sem duvida a zona mais tranquila do Vietname !! Visitamos a Ponte Japonesa que é um dos principais marcos da cidade. algumas assembly Halls ( a mais famosa é a do povo Cantonês, mas a mais bonita é sem duvida a do povo Fujian). Fomos a uma Ancient House, visitamos o mercado central, vimos espetáculos de dança folclórica, andamos pelos mercados noturnos que aqui são uma delicia, colocamos velinhas no rio, passeamos de barco à noite pelo rio todo iluminado com as velas que são lá colocadas, bem uma delicia enorme.
Aproveitamos e no segundo dia fomos conhecer o Santuário My Son, muito comparado aos templos de Siem Reap, embora bem mais pequeno e considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Para entrar na cidade velha paga-se uma taxa de visitação que dá direito a entrar sempre que quisermos durante o nosso período de estadia e ainda dá acesso a algumas entradas em alguns dos monumentos.

Ho Chi Minh City, Antiga Saigon.

A primeira coisa que pensei, foi algo como UAU!! QUE LUGAR LOUCO!!! E sinceramente é isso mesmo! Não é capital mas é bem mais agitada que Hanói e muito mais ocidentalizada, por momentos até esquecemos que estamos na Asia em algumas partes daquela cidade. Prédios extremamente altos, avenidas enormes, lojas de marca e por aí ... Basicamante em 2020 Ho Chi Min será igualda a Tóquio.
Existem 8 milhões de habitantes em Ho Chi Min e imaginem... 7.6 milhões de motos! É ou não uma loucura?
Antigamente o nome da cidade era Saigon, alterado depois em 1976 em homenagem a Ho Chi Min. Na altura em que o Vietname era colonia Francesa, Saigon era a capital da Cochinchina (uma das regiões da Indochina).

Ficamos alojados no SIlverland Jolie Hotel & Spa, localizado no distrito 1 e mais uma vez fizemos todas as visitas a pé.
Silverland Jolie Hotel & Spa

Basicamente ficamos apenas um dia inteiro na cidade e um final de tarde, é mais que suficiente, na minha perspetiva. para explorar a cidade. Visitamos o Museu da Reminiscencia da Guerra que é sem duvida o principal lugar para visitar na cidade. É uma vista FORTE e muito emotiva. O museu foi inaugurado em 1975 e mostra em detalhe toda a brutalidade do conflito entre os Estados Unidos e o Vietname. Ali estão expostos veículos, armas, bombas americanas, fotos, materiais de jornais e revistas da época. Foram reconstruídas as jaulas e as prisões que mostram como é que os vietnamitas eram castigados e torturados. A parte mais chocante é a sala dedicada ao agente laranja! 4.8 milhões de pessoas foram expostas ao químico, e outros milhões foram infetados de forma indireta, causando mutações nos genes que levaram a grandes deformações em várias gerações. Ainda hoje há milhares de crianças que sofrem e que morrem precocemente! Relatos de pessoas e crianças estão nessa sala expostos, é impossível não chorar de tão trsite que é!
Visitamos o Palácio da Reunificação, que representa o final da Guerra, Catedral de Notre Dame mas apenas por fora pois estava fechada e a ser restaurada. Saigon Post Office, Bitexco Financial Tower (foi o sitio onde pagamos mais para poder entrar, cerca de 9 dólares), mas vale a pena a vista. Saigon Opera House, também apenas por fora, Praça Nguyen Hue e ainda fomos a noite a Bui Vien Street onde já apanhamos todas as decorações de Halloween e muitas festas.

Um curiosidade que achei bem interessante, os prédios em Ho CHi Min são extremamente finos, tipo linguiças !! E perguntei o porque. Então na época da guerra, o povo estava pobre e precisava de vender metade dos terrenos e das casas, então como só vendiam metade dos terrenos os prédios não podiam ser largos mas sim subidos!!! Então são construções finas e espremidas entre outras construções !!

Delta de Mekong

O Mekong é um dos rios mais longos do mundo ( 4880 km), passa pela China, Myamnmar, Tailândia, Laos, Camboja, e Vietname. Queria muito passar mais tempo pelo Mekong do que apenas aqueles passeios de um dia que se fazem a partir de Ho Chi Minh, assim encontrei um pacote que permitia fazer 02 noites / 03 dias pelo Mekong a bordo do Basac (Bassac cruises on the Mekong Delta - TransMékong).
Foi um dos pontos altos desta viagem, sem duvida, como não é algo que seja muito turístico e ao contrário de Halong Bay, durante estes dois dias era só o nosso navio a fazer este percurso. Os barcos são pequenos, 06 cabines apenas, super confortáveis e com tudo o que é necessário, todas as refeições estão incluídas no itinerário. Fizemos várias paragens ao longo desses 03 dias, para conhecermos os vilarejos locais, completamento isolados do resto do mundo, escondidos pelas águas do Mekong e posso garantir que é uma das experiências mais enriquecedoras que vivemos no país. Os passeios eram feitos de bicicleta, sempre com o proposito de ver as paisagens que nos rodeavam, muitos campos de arroz, muitos pomares de frutas, tudo muito rural, sem veículos motorizados, apenas bicicletas (usadas pelos próprios moradores) ou transporte puxado pelos animais.
Embarcamos em Ho Chi Min e desembarcamos em Can Tho, aqui tivemos ainda a possibilidade de visitar um mercado flutuante (completamente diferente dos que já tínhamos visto na Tailândia). Neste mercado as embarcações grandes, vendiam as mais pequenas que posteriormente iriam vender nas ruas e nos mercados da cidade. Ao contrário da Tailândia, este sim pareceu me realmente verdadeiro.

FIM!!! E assim acabou a nossa linda e inesquecível jornada pelo Vietname. Que país!!! Um daqueles lugares que nos tocam realmente a alma, achei que foi uma das viagens mais interessantes que já fiz. Acabei por aprender guerras, religiões, sistemas políticos, comida, cidades gigantes outras tão pequenas, prais, lagos, montanhas, plantações de arroz ... um país super completo. Quem tiver vontade de conhecer, simplesmente vá.

Daqui apanhamos um avião em direção ao Camboja, afinal ainda só estávamos a meio da nossa viagem !
 
Última edição:

Patrícia02

Membro Conhecido
Encantos do Camboja

Achava que depois de ter conhecido a Índia, nenhum outro país me diria tanto ... Mas enganei-me ! O Camboja surpreendeu me. Pessoas sorridentes, simpáticas, mesmo no meio de tantas dificuldades e mesmo depois de tantas guerras. Ótima comida, templos fabulosos ... tudo bastante intenso. Gosto de conhecer lugares assim, que acabam por roubar um pedaço de mim! Ah mas com toda a certeza que um dia volto para buscar o que deixei ou para deixar o resto do meu coração.

Visitamos apenas Siem Reap, que acaba por ser a cidade mais turística do país ( e com razão) mas conheço quem entre no país pela capital Phnon Penh e que fique por aí uns dias. Siem Reap é a cidade base para visitar o complexo de Angkor, que foi a capital do Império Khmer entre os séculos 9 e 13. Uma cidade divertida, com um certo charme, cheia de restaurantes, bares e hotéis bonitos, ficando situada a cerca de 7 km dos templos. Angkor é um parque arqueológico com 400 km2 e centenas de templos e ruínas absurdamente incríveis.

A maior parte das pessoas viaja ao Camboja e não tem ideia da história sofrida do país! Há centenas de anos atrás o país teve o seu período de glória quando fazia parte do Império Khmer, no qual Angkor era a capital. A monarquia sobreviver até 1431, quando os tailandeses dominaram Angkor Thom e o rei cambojano fugiu para o sul do país. Aos poucos o Camboja ficou espremido entre o Reino do Sião (parte da Tailândia) e o Vietname, acabando por se tornar completamente dependente dos vietnamitas.
Não querendo o Rei esta dependência acabou por pedir ajuda a França e tornou se colonia Francesa de 1863 a 1953. Na segunda metade do século XX passaram alguns governos comunistas pelo país mas o mais marcante foi quando em 1975 as forças do Khmer Vermelho assumiram o controlo do Camboja sob a liderança de Plot Pot. Este governo pretendia criar um pais do zero, eliminado tudo o que existia antes. E assim surgiu um programa de execuções que matava tudo e todos que tinham qualquer ligação e simpatia aos anteriores governos. Mais tarde as pessoas eram mortas por motivos ainda mais banais, por não trabalharem com garra, por reclamarem, por guardarem comida, por usarem joias, por fazerem sexo sem autorização, por terem uma religião ou até por chorarem a morte de alguém! O nosso guia contou que matavam até quem usasse óculos, pois partiam do principio que essas pessoas seriam inteligentes / intelectuais!!!
Mais tarde obrigaram a que toda a população deixasse as cidades e fossem trabalhar para os campos, os hospitais foram evacuados e os doentes mortos, pois não serviam para nada. Basicamente a ideia era se queriam comer, então cada um tinha de plantar o que seria mais tarde o alimento deles.
Ao mesmo tempo o pais era bombardeado pelos Estados Unidos (mais de 539 toneladas de bombas foram largadas no solo cambojano). Esta chacina durou até 1979, nesta altura o Vietname invadia o país, inconformado com a governação que ocorria no país.
O número exato de vitimas não é certo, fala se em 3 milhões de mortos, seja qual for o número, trata-se do maior massacre que já existiu proporcional à população de um país!!!!

O país tenta aos poucos reconstruir-se, mas é visível a dor pela qual as pessoas passaram, principalmente na população mais velha. Ainda se vê adultos e crianças mutilados, vitimas das mais de 4 milhões de minas terrestres que foram instaladas no país.

Ir ao Camboja é forte sim, é intenso, sim. Tanta beleza, tantos templos fascinantes, tanta fé e uma história tão triste, e tanta pobreza nas ruas!

Ficamos três dias completos no Camboja, 02 desses dias usamos para visitar templos.

Dia 1:
Angkor Wat - dia de pular da cama as 05:00! objetivo ver o nascer do Sol, resultado magnifico.
Este templo é a maior construção religiosa do mundo! Os meus olhos nunca viram nada assim, perdemos cerca de 04 horas para visitar este templo e mesmo assim podíamos ter ficado mais outras tantas.

Angkor Thom - última capital do Império Khmer, aqui dentro vários templos e ruínas lindíssimos. Dedicamo nos a visitar Bayon (54 torres em estilo gótico com 216 rostos gigantes sorridente, todos diferentes entre si), Baphuon (muitas escadas para subir) To Prohm ( o meu favorito!!! este templo foi literalmente engolido pela natureza)

Depois de um longo dia lá vai uma massagem Khmer!

Dia 2:
Banteay Srei - quase ninguém vista pois fica longe de Angkor, mas é um dos templos mais bonitos do camboja, pelo menos para mim. Considerado uma joia da arte Khmer, com detalhes lindíssimos, com uma cor diferente de todos os outros, arenito vermelho o que lhe confere uma tonalidade rosa. Todas as paredes tem desenhos milimetricamente esculpidos e dizem ter sido construído por mulheres devido a delicadeza dos desenhos.

Cambodia Landmine Museu and Relief Centre - O museu conta história do fundador, Aki Ra, que foi obrigado a ser uma criança-soldado do regime que governou e assolou o país por tantos anos. Depois de muito tempo lutando, ele retornou às vilas nas quais instalou milhares de minas, para removê-las, uma a uma, evitando ainda mais acidentes.
O museu conta como as minas terrestres impactaram e impactam o país, mutilando e matando, ainda hoje, milhares de pessoas. O museu também é um centro de recuperação que ajuda as vítimas.

Dia 3:
Passeio de moto 4 pelas zonas rurais do Camboja.
Pub Street e arredores
Night Markets

Ao quero dia bem cedo apanhamos um avião com destino a Bali na Indonésia, ainda fizemos uma escala em Singapura que deu para dar uma vista de olhos muito curta pela cidade.
Chegamos a noite a Bali e ficamos num hotel dentro do aeroporto pois no dia a seguir tínhamos um voo para Lombok, destino Gilo Meno!

Paradisíaca Indonésia

Gosto muito de terminar as minhas viagens com uns dias de praia em pequeno paraísos, procuro sempre as águas mais quentes e mais turquesas e desta vez não foi diferente. Pensamos inicialmente ficar pelas praias do Camboja mas queria algo mais exótico e nunca tinha estado no pacifico, então surgiu a ideia de ir até a Indonésia, verifique os tempos de voo e as valores e dentro das nossas possibilidades lá fomos. Ficamos 06 noites aqui, no Avia Villa Resort. ★★★★ AVIA Villa Resort, Gili Meno, Indonesia

Foram 06 dias de Sol, praia de àguas quentes e turquesas, mergulho, e o doce não fazer nada.

Deixo vos algumas fotos e espero que tenham gostado de fazer esta viagem comigo.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Ir ao Camboja é forte sim, é intenso, sim. Tanta beleza, tantos templos fascinantes, tanta fé e uma história tão triste, e tanta pobreza nas ruas!
Olá @Patrícia02 ;)

Antes de mais, parabéns pela fantástica viagem!!

Infelizmente não conheço o Vietname nem a Indonésia, talvez um dia.... Mas revejo-me nas tuas palavras quando descreves o Camboja... Que País...

Obrigado pela partilha e boas viagens...
 
Última edição:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :)

Muito obrigado pela fantástica partilha! Sem dúvida que foi uma aventura inesquecível. A Ásia tem sempre tanto, mas tanto para oferecer. E esses locais por onde passaste, dizem-me muito!

Boas viagens ;)
 

DaisyP

Membro Conhecido
Olá, confesso que andei a cuscar o que andavas a escrever e gostei muito da partilha. ;)
Realmente a Ásia é um verdadeiro mundo encantado.
Obrigada por partilhares connosco.
 

Deni

Membro Conhecido
Olá @Patrícia02
Que report completo! Até fiquei com vontade de mudar os meus planos e ir para o Vietname :p a verdade é que esta zona da Ásia para mim é inigualável...
Como fizeste com os voos? Compraste-os to dos separadamente?
Muito bom... adorei o report e parabéns pelo trabalho todo que tiveste a fazê -lo.
 

Patrícia02

Membro Conhecido
Olá @Patrícia02
Que report completo! Até fiquei com vontade de mudar os meus planos e ir para o Vietname :p a verdade é que esta zona da Ásia para mim é inigualável...
Como fizeste com os voos? Compraste-os to dos separadamente?
Muito bom... adorei o report e parabéns pelo trabalho todo que tiveste a fazê -lo.
Olá 😃 obrigada.
Fiz Lisboa Hanoi e Bali Lisboa com a Emirates.
Hanoi - Da Nang
Da Nang Ho Chi Min
Ho Chi Min - Siem Reap
Com as companhias low coast da Asia (cheguei a comprar voos a 10€ e todas funcionaram muito bem e sempre pontuais)
Siem Reap Bali com a Singapura Aerlines com uma escala em Singapura.
 

albertoguedes

Moderador
Staff
Maravilhosas descrições neste report sobre os locais que visitaste. Desses, só estive no Vietname e é tudo aquilo que descreves:
O meu sentimento em relação a este pais, deslumbramento! É impossível ir e ficar indiferente. Acho que é porque ali as pessoas vivem a vida real, são educados e receptivos, preparados e acostumados com o turismo, mas a vida deles simplesmente segue, ou seja, não deixam de fazer o que estão a fazer por nossa causa. É um país que nos envolve no sentido literal da palavra.
Parabéns pela bela viagem e report.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Pelas fotos dá para perceber que deve ter sido uma viagem espectacular! :D
Gostei muito do report e dos locais visitados.
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá Patrícia,
Muitos parabéns por este report brutal!! A descrição que fazes de cada local estão uma maravilha e revejo-me completamente, concordo em absoluto com tudo o que disseste. Já estive nestes 3 países, adorei cada um deles, mas tenho uma paixão especial pelo Vietname, portanto, "deslumbramento" é também uma palavra que utilizo com frequência quando falo da minha experiência neste país.

Obrigado por partilhares connosco esta tua aventura! 😊
 
Bom dia, sou de Portugal vivo em Lisboa e estou a pensar fazer de 5 a 20 de Agosto deste ano uma viagem pelo Vietnam, Camboja e Laos. Vale a pena ir em Agosto? como será o clima chove o dia todo? Da para ir a Halong Bay nesta altura ou está sempre chuvoso, nublado e frio?
 

Copas

Membro Ativo
Excelente report!!!
Obrigada por me fazeres viajar durante uns minutos por locais por onde já andei e por outros por onde posso vir a andar.
O Vietname é mesmo aquele país maravilhoso!!! sempre que vejo reports sobre o Vietname fico com uma vontade imensa de voltar.
Continuação de boas viagens!
🙂
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Ainda não tinha lido este report.
Vietname foi dos países que mais adorei visitar. Excelentes memórias.
Teu report está fantástico, obrigado :)
 
Top