Novidades

[Report]El Nido Maio 2019

Ana12

Membro Novo
Olá viajantes,

Venho contar-vos um pouco sobre a nossa aventura a El Nido no passado mês de Maio.
Vivemos em Inglaterra, pelo que em termos de voos serão opções diferentes daquelas que terão em Portugal, o resto será obviamente igual.
Esta viagem começou dia 24 de Maio no Aeroporto de Heathrow com vista aproveitar a semana seguinte que tinha um feriado em terras de Sua Majestade.

Comprámos os voos em Novembro pois vimos voos muito em conta e com escalas não muito grandes para a semana deste feriado (informação quanto a preços no fim do report). Voámos com a Air China com escala em Pequim e posso dizer que fiquei surpreendida. Os aviões não têm o conforto da Qatar, mas a comida não era muito má e andaram o tempo todo com água para quem quisesse e o entretenimento também não era a pior coisa do mundo. Partimos de Londres às 22h40 de dia 24 e aterrámos em Pequim às 15h30 hora local.

Algumas fotos do voo/comida
184851

184852

184853



Chegámos a Pequim e como a nossa escala era de mais de 4h pudemos ir para o lounge da Air China, mas tem que se reservar online e está bastante escondido. Se quiserem is na hora eles não deixam entrar. Não ficámos nada bem impressionados com os chineses. Mal falam inglês, não são comunicativos e achámo-los rudes e antipáticos.
Ás 20h30 tinhamos o voo para Manila e foi semelhante ao voo para Pequim mas mais curto. Chegámos a Manila por volta da 1 da manhã, estafados da nossa vida. Decidimos dormir em Manila perto do terminal 4 pois iriamos apanhar o voo para El Nido na manhã seguinte. Ficamos no Achievers hotel, duas estrelas. Nada de especial, não era muito velho, mas tinha redes/grades nas janelas, ouviam-se galinhas e muito má isolação sonora, mas para o propósito serviu perfeitamente. Tivemos direito a pequeno almoço e foram-nos buscar ao aeroporto na noite anterior. De manhã pagamos uma bagatela para não irmos carregados pela curta distância até ao terminal 4 para o voo doméstico.

Embora tivesse sido bastante caro, tentamos combinar conforto/preço e neste caso, fazer uma viagem de avião + infinitas horas de van não era uma opção, pelo que voámos diretamente para El Nido em vez de Puerto Princesa, viagem esta que durou cerca de 1 hora.
Por volta da hora de almoço estávamos em El Nido, num aeroporto que nos fez lembrar um resort nas Maldivas e pouco tempo depois já estavamos a negociar com um motorista de um triciclo para nos levar ao hotel em El Nido
184854


Hotel
Mais uma vez, prezámos mais o conforto ao invés do dinheiro e escolhemos um hotel que estava bastante bem cotado no tripadvisor (4.5/5), 3 estrelas e que tinha muito bom aspecto para o padrão das Filipinas. Chama-se Sea Cocoon Hotel e fica no centro de El Nido. Não tinha elevador e estávamos no quarto andar mas os empregados eram muito prestáveis e levaram-nos as malas. Recomendamos imenso o hotel. Estavam sempre a limpa-lo, eram muito educados e prestáveis, tinha piscina (embora nunca a tivéssemos usado) e os quartos eram bastante bons. O pequeno almoço era razoável, as não íamos à espera de um buffet enorme como num México ou afins. Aqui ficam umas fotos do hotel:
184855
184856

184857


184858


Tinhamos varanda com vista parcial para o mar, casa de banho privada, toalhas, shampoo, gel de banho, água quente, etc.

Depois de mudar de roupa, descansar uns minutos e largar as malas, era tempo de explorar um pouco El Nido, ir almoçar e dar uma volta a Corong Corong.
Devo dizer qur não ficámos muito impressionados mesta altura. Vimos muitos cães nas ruas, o tempo estava sizudo, choveu e Corong Corong não nos conquistou.Fomos ainda ao mercado local deles e a uma espécie de loja dos chineses enorme que pelos vistos eles têm onde há de tudo um pouco: chinelos, cadernos, tachos, tupperwares, tudo e ais alguma coisa tal como nos chineses.
Ficámos por Corong Corong até por volta das 7 da tarde, comemos alguma coisa e voltamos de triciclo para o hotel para descansarmos para o dia seguinte que iriamos fazer o tour A.

Segunda-feira
Tomámos o pequeno almoço e às 8h30 vieram apanhar-nos para irmos para a tour A. Comprámos no hotel no dia antes, pois eles trabalham diretamente com as agências,no nosso caso foi sempre a Spider Tours. O barco só partiu por volta das 9h20, eramos um grupo de cerca de 15. Fizeram um almoço com grelhados no barco enquanto íamos na viagem e o nosso guia desse dia foi muito fixe, sempre a tirar-nos fotos e tal.
Assim que partimos (haver sol ajuda muito, na minha opinião) começámos então a perceber porque vem tanta gente a este recanto do mundo. Tantos tons diferentes de azul, as minusculas e rochosas ilhas não habitadas ao longo de todo o percurso, é simplesmente LIN-DO!
A tour A incluiu o já tão falado por outros viajantes o circuito é sempre o mesmo, pelo que deixo algumas fotos apenas. Snoreling incrivel, praias fantásticas, 50 tons de azul, praias secretas, lagoas escondidas e uma água quentinha é aquilo que vos esperará nas tours de El Nido. Desculpem, mas a maioria das fotos/videos estão na GoPro e não as tenho por aqui, pelo que só posto algumas das poucas fotos que tenho no telemóvel.
184859

184860

184861

A tour A foi talvez a nossa preferida, embora esteja muito equilibrada com a tour C. Foi simplesmente fantástico!

Depois da tour acabada, decidimos ir fazer uma massagem e provar a tão aclamada pizzaria Altrove. Gostámos bastante e não tivemos uma fila muito grande.

Terça-feira
Decidimos ir a Napcan beach. Negociámos com um triciclo para nos levar lá e ir buscar à tarde já que nenhum de nós tinha conduzido uma mota na vida. Esta praia, é qualquer coisa de extraordiário, MESMO! Mesmo a praia irmã é muito bonita, sem turistas só barcos de pescadores.Ficámos mesmo mesmo deslumbrados com estas praias (tanto que voltámos!), tipicamente paradisíacas, cheias de palmeiras, água azulinha e uns 2km de areal. Penso que foi votada com oitava mais bonita do mundo no TripAdvisor, valem totamente a viagem até lá. O caminho até lá é demorado, uns 40 minutos, sendo que metade é terra batida. Tem que se pagar a taxa para entrar (não me lembro o nome), mas como já tinhamos pago para a tour A e tinhamos o papel connosco não tivemos que pagar nada desta vez.
Deixo algumas fotos:
184862

184863


184864

184865


Twin Beach
184866


Ficámos muito tristes de ter que ir embora ao fim do dia, mas lá teve que ser. Tomámos banho, jantámos estávamos prontos para o descanso pois no dia seguinte havia mais uma tour.

Quarta-feira
Tour C
Neste dia voltámos às tours, desta vez a C, também comprada via hotel. Mesma rotina do tour A.
Adorámos muito esta tour, o snorkeling foi qualquer coisa de incrível. Sítios mesmo muito bonitos. Esta tour o que tem de pior em relação à A, é que tem que se nadar muito, passar por muitas rochas apertadas e é preciso muito cuidado, é um bocado mais cansativa. O nosso guia também não era tão simpático como o da tour A. Aqui ficam umas fotos:
184867

184868

184869

Neste dia, alguma coisa que comi e bebi não estava muito boa pois o meu sistema digestivo começou a ficar afectado e passei a comer muito pouco a ver se conseguia controlar o problema. Não foi nada extremamente grave e recomendo mesmo que levem medicação para tudo e mais alguma coisa em caso de algo correr menos bem. À noite fomos jantar, mas encontrar alguma coisa meia de dieta ou sem água que possa ser da torneira pode ser um desafio. Nesta noite fomos a um restaurante que não tinha nem água engarrafa nem coca-cola de lata.

Quinta-feira
Decidimos voltar à nossa adorada Napcan becah, mas desta vez tentámos a nossa sorte a alugar uma mota e posso dizer que foi a melhor coisa que fizémos! Foi muito muito engraçado e ainda fomos a Las Cabanas na mota, andar no Zipline e ver o pôr do sol. Foi um dia em cheio e muito divertido ;)

Sexta-feira
Fomos fazer a tour B. Sinceramente não achámos grande piada, estava a chover e a tour não é nada de especial a nossa opinião.


(neste momento não consigo anexar mais coisas, vou tentar mais tarde)

Sábado
Fomos tomar o pequeno-almoço, arrumar as malas e porvolta das 11 fizémos o check-out. O hotel ficou com as malas.
Fomos fazer a Canopy Walk e suámos que nem uns abutres para lá chegar que aquilo é no meio da floresta e portanto muito húmido. Mas como são só 15 minutos até se faz bem. Vamos acompanhados por uma pessoa e com um arnês e isso tudo para não acontecer nada de mal. Tem-se uma vista muito boa sobre El Nido!
Depois fomos comprar os recuerdos, almoçar e por volta das 14h30 saimos do hotel em direcção ao aeroporto pois iamos voltar para Manila e passar a noite num hotel perto do aeroporto pois tinham os o voo de volta domingo às 6 da manhã.

Chegámos a Londres domingo por volta das 19h hora local e foi uma viagem muito cansativa, uma vez que tentei dormir muito pouco para tentar recuperar as 8h de diferença em relação às Filipinas.

Gastos
Valores totais para duas pessoas:
-Voo internacional: 720£
-Voo doméstico: 320£
-Hotel Sea Cocoon: 430£
-Hoteis aeroportos: ~70£
-Outros gastos (triciclos, comida, recuerdos, etc): 400£
Total para 2 pessoas: 1940£ (cerca de 2100 €)

è importante voltar a referir que damos bastante valor ao conforto (sempre a pensar também nas economias, caro), pelo que esta viagem podia ter ficado substancialmente mais barata caso tivéssemos feito outras escolhas.

Dicas
-Troquem dinheiro no aeroporto, a taxa de câmbio é melhor
-Um cartão SIM pode dar jeito nalgumas situações
-Negoceiem os preços dos triciclos e tudo e mais alguma coisa
-Levem sapatos de água, senão vão-vos dizer para alugar lá. É praticamente obrigatório
-Não bebam água da torneira
-Se tiverem que apanhar taxis em Manila, vão para os que tem metro e tirem foto à tarifa que lá está. Eles tentaram levar-nos uma fortuna, mas tinhamos prova das tarifas por minuto em foto pelo que nos recusámos a pagar o valor pedido (já não me lembro quanto, mas era qualquer coisa exorbitante)

Gostámos muito muito de El Nido, embora seja basicamente uma aldeia que se vê bastante pobreza, as pessoas estão sempre alegres e felizes e é realmente muito muito bonito.
Qualquer dúvida disponham ;)

"Take nothing but pictures. Leave nothing but footprints. Kill nothing but time"
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Belo report, só não gostei de uma coisa. QUEREMOS MAIS FOTOS :D:D:D
Em relação a gastos, comodidades e opções eu sou suspeito a falar nisso porque desde que tivemos a Mafalda, passamos a querer mais conforto nas estadias, porque quer queiramos quer não, passamos mais tempo no quarto do que antigamente, e queremos piscina e (pelo menos) pequeno almoço incluido etc.

No entanto, após análise das contas até não acho que tenham gasto muito dinheiro:
7 noites 500£ dá menos de 75£ por noite e é aqui que até podiam poupar um bocado mas lá está, são opções da carteira de cada um, porque de resto, as viagens não dá para poupar muito mais que isso, o voo doméstico é caro mas é 1 hora de avião em comparação com quase um dia perdido em transporte para ser mais barato e tudo o resto é necessário (comida, transportes).
Se as tours estão incluidas nos outros gastos então até acho que a vida de turista lá é muito acessivel.

O grande gap para nós é que para ir para a Ásia 1 semana é muito pouco :) equase de certeza que pensaram o mesmo porque é dificil sair de lá.

Mais uma vez, parabéns e obrigado por mais um report.
 

Ana12

Membro Novo
@NunoCorreia ahahah, concordo! Mas realmente filmamos mais para tirar frames de videos e então não tenho assim tanta coisa no telémovel! Mas vou ver se trato disso ;)
Sim, esqueci-me de referir isso. O valor das tours inclui nos "outros gastos". Não é muito caro não e dará para poupar muito mais até mesmo em refeições, mas realmente quando estamos de férias não queremos estar a pensar "não vou beber esta bebida porque é mais cara" ou "não vou comer X porque é mais caro que Y" queremos sim aproveitar e fazer o que nos apetecer sem estar a pesar a toda a hora no dinheiro. Mas mais uma vez, irá das prioridades de cada um.
Onde acredito que poupámos mesmo bastante foi nos voos internacionais.

É verdade, a viagem é muito cansativa para cerca de 9 dias pois 2 deles são passados em viagem praticamente. Mas as férias nunca são demais e no nosso caso também temos que combinar com idas a Portugal e assim portando tentemos sempre a fazer isto: sair sexta de madrugada depois do trabalho e voltar no sábado/domingo seguinte.

PS: foi o meu primeiro report, obrigada pelo feedback ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :)

Muito obrigado pela partilha :)
Gostei muito do que vi e acabou por não ser um valor tão alto quanto eu pensava mal comecei a ler o report. Que venham mais fotos :D

Boas viagens ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Um report de um local que certamente um dia irei visitar.
Boas viagens ;)
 

Saruka

Membro Conhecido
Adorei! é um destino na minha lista :) e partilho a mesma opinião quanto ao conforto, por isso deu-me uma grande o teu report! :)
 

ALTF4

Membro Conhecido
Olá... Um sonho mesmo...
Sabes se é aconselhável com crianças?? 11 e 12 anos?? ou não será um destino interessante para elas??
 

Ana12

Membro Novo
Olá... Um sonho mesmo...
Sabes se é aconselhável com crianças?? 11 e 12 anos?? ou não será um destino interessante para elas??
Olá @ALTF4
Vimos crianças quer nas tours quer em Napcan, dessa idade e mais novas, portanto diria que não há problema :)
O pior deve ser mesmo a viagem internacional que é muito cansativa
 

ALTF4

Membro Conhecido
Olá @ALTF4
Vimos crianças quer nas tours quer em Napcan, dessa idade e mais novas, portanto diria que não há problema :)
O pior deve ser mesmo a viagem internacional que é muito cansativa
não derverá ser problema... chegamos ontem de Bali, demoramos quase 40 horas a chegar a portugal, 3 voos, 2 escalas, seguidos... e as minhas filhas dizem que estão prontas para ir novamente... :)
 

Ana12

Membro Novo
não derverá ser problema... chegamos ontem de Bali, demoramos quase 40 horas a chegar a portugal, 3 voos, 2 escalas, seguidos... e as minhas filhas dizem que estão prontas para ir novamente... :)
Ah, então com certeza que não será problema! isso é que foi dose o_O
El Nido é muito bonito e se elas gostam de praias, ilhotas, snokeling e essas coisas irão adorar com certeza
 

_cardoso_

Membro Ativo
Bom report, vou fazer exatamente essa viagem no final do ano, apenas com algumas alterações, vamos de Lisboa para Londres e daí tudo igual até ao destino, mas em Manila como chegamos por volta da 1h da manhã e temos novo voo às 6h da manhã, vamos ficar no aeroporto.
Depois de uma semana em el nido vamos aproveitar e vamos outra semana até boracay 😁.
Uma questão, existem casa de câmbio e locais onde comprar cartões de Internet no aeroporto de Manila abertos durante a noite?
 

Ana12

Membro Novo
Bom report, vou fazer exatamente essa viagem no final do ano, apenas com algumas alterações, vamos de Lisboa para Londres e daí tudo igual até ao destino, mas em Manila como chegamos por volta da 1h da manhã e temos novo voo às 6h da manhã, vamos ficar no aeroporto.
Depois de uma semana em el nido vamos aproveitar e vamos outra semana até boracay 😁.
Uma questão, existem casa de câmbio e locais onde comprar cartões de Internet no aeroporto de Manila abertos durante a noite?
Olá 🙂
Também gostávamos de ter ido a Boracay mas o tempo não dá para tudo 😞
Sim, há varios sítios no aeroporto onde comprar cartões SIM. Nos inclusive compramos um assim que chegamos a Manila e estavam muitos sítios abertos.
Mal se sai de ir buscar as malas há logo dois ou tres sítios, é só escolher 😉 no mesmo sítio há onde trocar dinheiro também. Aquilo não é propriamente grande, vão ver claramente.
Boa viagem, espero que gostem 🏝
 

_cardoso_

Membro Ativo
Olá 🙂
Também gostávamos de ter ido a Boracay mas o tempo não dá para tudo 😞
Sim, há varios sítios no aeroporto onde comprar cartões SIM. Nos inclusive compramos um assim que chegamos a Manila e estavam muitos sítios abertos.
Mal se sai de ir buscar as malas há logo dois ou tres sítios, é só escolher 😉 no mesmo sítio há onde trocar dinheiro também. Aquilo não é propriamente grande, vão ver claramente.
Boa viagem, espero que gostem 🏝
Obrigado, o nosso receio era mesmo devido há hora que chegada e a hora de partida para El Nido.
Já agora usaram o longe da Air Swift? Estávamos a pensar repousar por lá durante a espera pelo voo.
 

Ana12

Membro Novo
Obrigado, o nosso receio era mesmo devido há hora que chegada e a hora de partida para El Nido.
Já agora usaram o longe da Air Swift? Estávamos a pensar repousar por lá durante a espera pelo voo.
Ainda está tudo aberto quando chegam e podem logo trocar o dinheiro e comprar o cartão :)
Nop, fomos de manhã diretamente do hotel para o Terminal 4 apanhar o voo
 
Top