Novidades

[REPORT] El Caminito del Rey com visita a Mérida, Ronda e Sevilha

PaulaCoelho

Membro Conhecido
El CAMINITO DEL REY com visita a MÉRIDA, RONDA e SEVILHA


O Caminito Del Rey estava na lista de desejos desde que em Junho passado descobri que iria reabrir ao público. Pelas fotos e vídeos que vi a paisagem era simplesmente incrível. Quando vi o programa da agência Borealis on Trekking para Fevereiro 2016 não resisti e inscrevi-me juntamente com outra amiga.
* Programa: Mérida – Caminito del Rey – Ronda – Sevilha em autocarro com partida de Braga/Porto/Coimbra, com 2 noites de hotel» 189€ por pessoa
* Outros gastos: entrada em alguns monumentos e alimentação

O trajecto
Saímos de carro cedo para estar em Coimbra às 9h e deixámos o carro num local não pago e aparentemente seguro.
Esperámos que o autocarro Borealis chegasse e iniciámos a viagem para o sul de Espanha, com paragem após almoço na cidade de Mérida.

Dia 1 - MÉRIDA
Esta antiga cidade romana património da Unesco situa-se nas margens do Rio Guadiana e tem uma zona histórica pequena e linda.
Após o pequeno city tour para nos localizarmos, cada um teve tempo livre para deambular à vontade.

Principais pontos turísticos:
* Teatro e Anfiteatro Romano – espectacular, 12€ das 9h30 às 18h30
* Templo de Diana e ao lado Palácio de los Corbos
* Alcazaba (recinto militar islâmico séc. IX) – bilhete conjunto com Anfiteatro Romano 15€
* Passear pelas ruelas e ao longo das muralhas até à antiga e lindíssima ponte romana
* Arco de Trajano, praça central, Circo, fonte, museu, aquedutos, Basílica St Eulália…

À hora combinada partimos para o Hotel Anfiteatro Romano onde ficámos as 2 noites. Este hotel simples e agradável situa-se em Santiponce na periferia de Sevilha. Aqui encontram-se as ruínas da antiga cidade Italica, que não conseguimos visitar pois estávamos fora no horário de visita.

 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 2 – EL CAMINITO DEL REY e RONDA

O grande dia chegou :D
El Caminito del Rey foi aberto pelo Rei Afonso XIII de Espanha e fica situado nas paredes dos desfiladeiros de Chorro e Gaitanejo em Ardales, Málaga, ao longo do Rio Guadalhorce. O trajecto tem cerca de 8km num só sentido, parte por trilho de montanha e parte por passadiço de madeira a 60 e 100 metros acima das margens do rio, com algumas escadas e pontes e uma pequena plataforma em vidro. A paisagem é lindíssima e relaxante, a caminhada fácil sem subidas muito íngremes e está muito seguro após as obras feitas recentemente. A montanha é atravessada pela via-férrea que segue até Málaga
.

* Desde Março começou a ser gerido por consórcio próprio e é pago. É necessário reservar no site pois existe um limite diário de entradas.
O bilhete simples custa 10€ ou 11,55€ com bus e o bilhete com visita guiada custa 18€ ou 19,55€ com bus. A idade mínima para entrar é 8 anos.
Caminito del Rey - Diputación de Málaga

* A entrada faz-se pelo lado de Ardales e existem 2 túneis de entrada bem identificados, um ao lado do restaurante El Kiosko e do parque de estacionamento e outro um pouco antes. A diferença é 2,7 km até chegar ao controlo na estação hidroeléctrica onde mostramos o bilhete. Aí dão-nos uma touca e um capacete e iniciamos o percurso que dura cerca de 3-4h.

* O trajecto termina no posto de controlo de Álora - El Chorro, onde devolvemos o capacete. Depois sobe-se a estrada até à paragem de autocarros. Nós tínhamos transporte próprio mas a Câmara de Málaga disponibilizou o autocarro MA-444 entre Ardales (perto do restaurante) e El Chorro por 1.55€ de terça-feira a domingo, entre as 10-17h (de Novembro a Março até 14h), com saídas de 30-30 minutos.


* Convém levar água, comida e protector solar caso esteja calor. Só existe casa de banho no início e final do trajecto.
Não há praticamente rede de telemóvel mas existe um ponto wifi quase no final da caminhada, após passarmos a ponte de ferro.



* O novo passadiço foi construído acima do anterior e em muitas partes do trajecto é possível observar a construção antiga.

Bem perto do final da caminhada, quando já saímos do desfiladeiro, é que nos apercebemos por onde andámos empoleirados!
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 2 - RONDA
Cidade situada no Parque Natural Sierra de las Nieves, assente sobre uma meseta rochosa dividida por um precipício por onde passa o rio Guadalevin.
A ideia era explorar a cidade e depois descer até ao vale para observar a ponte de baixo mas… desabou um dilúvio!
Não fizemos o trekking mas demos uma pequena volta pela zona central da cidade (após comprar uma capa de chuva na loja chinoca).

Principais pontos turísticos:
* Ponte Nova e miradouro
* Praça de touros
* Convento de Santo Domingo
* Centro histórico, La Casa del Rey Moro, igrejas e palácios, banhos árabes...


E esta seria a paisagem se a chuva não nos tivesse traído!!


Dia 3 – SEVILHA
A manhã até cerca das 15h foi dedicada a Sevilha. Fizemos um city tour pelo centro passando pelos edifícios da Torre del Oro, Praça de Touros, Arquivo das Índias, Basílica de La Macarena, ruelas estreitas e pequenas praças.
Após o tour visitei o Real Alcázar, a Catedral e a Praça de Espanha. Foi pouco tempo e fiquei com vontade de regressar para explorar melhor esta cidade.

* Real Alcázar - Património da Unesco e palco de cenários de Game of Thrones (Dorne, Lançasolar e Arena de Meereen), 8.5€ das 9h30-17h.
Tudo é espectacular: exterior, interior e jardins
* Catedral de Sevilha – Património da Unesco, 9€ das 11-17h (2ª até 15h30, Dom 14h30-18h) e subida à Torre da Giralda por uma rampa circular que não acaba nunca… a vista da cidade é divinal!
* Praça de Espanha – tem fontes, um lago, centenas de azulejos, edifícios governamentais e situa-se no extremo do bonito Parque Maria Luísa
* Passear nas ruas repletas de artistas, Bairro Santa Cruz, Mercado de Triana, Museu Marítimo na Torre del Oro, Praça de Toros La Maestranza Real, Ponte Triana…
* A Isla Mágica fica na outra margem do rio Guadalquivir


Adorei e gostaria de voltar! De preferência mais uns dias para visitar o complexo de Alhambra em Granada, que dista apenas 160km de El Chorro e outras terreolas ali perto.
Até à próxima aventura ;)
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Que belos dias passados em Espanha! :)
Este Caminito Del Rey está sem dúvida na minha lista, tem paisagens deslumbrantes! E este report só veio aguçar ainda mais o meu apetite....
Assim surja a oportunidade e irei lá. ;)
Obrigada por mais esta partilha e por continuares a mostrar-nos o que há de belo por aqui tão perto! :)
 

carla08

Membro Conhecido
O sul de espanha é simplesmente maravilhoso, e estas são 3 cidades de excelência, que conheço e gosto muito! O caminito é que ainda não conheço, mas espero ser para breve
Obrigado por esta partilha:)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Excelente !
Muito obrigado pela partilha. Já tinha alguma curiosidade em ir até Mérida e seguir viagem até Sevilha.
Um dia tenho de me aventurar para esses lados.
Muito obrigado pela partilha ! ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada a todos pelos comentários ;)
Espero que possam visitar o Caminito em breve pois é um belo passeio e é bem mais fácil que o nosso Passadiço do Paiva, hehe!
 

EFontes

Membro Ativo
Muitos parabéns report :):)
O El Caminito está na minha lista de viagens a curto prazo. É espectacular! Fiquei com o bichinho depois de fazer os passadiços do Paiva.

Uma dúvida: vi que foi em excursão, mas acha exequível ir em 3 dias a Mérida, Ronda e ao Caminito com carro particular?! Pergunto porque há sempre um cansaço da viagem de alguns km por parte do condutor :)

Muito obrigada pela partilha
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada @EFontes ;)

Caso fosse por minha conta, se possível, optaria por acrescentar mais um dia e dividir o trajecto do 1º dia em 2 dias: o 1º para Mérida ou Cáceres/Mérida e o 2º para Sevilha, o 3º para o Caminito e Ronda e o 4º para o regresso. Conduzir 500km num dia deve cansar mas no regresso acho que é sempre mais fácil!
No 1º dia fizemos cerca de 500km com visita a Mérida e pernoita perto de Sevilha e no 2º dia 165km até Ardales para fazer o Caminito, mais 50km até Ronda e 130km até Sevilha.
O Caminito Del Rey não cansa nem metade do que cansa fazer o Passadiço do Paiva ida e volta: foram 17km e cerca de 3000 degraus... na volta vim a contá-los :rolleyes:

Já agora, o grupo com quem fui tem agendado 2 tours para Novembro (Borealis on Trekking).
;)
 

Paula Sá

Membro
Obrigada pela partilha, vou fazer agora o mesmo em fevereiro ;)
 
Última edição por um moderador:
Top