Novidades

[Report] EAU - Dubai - StopOver

ananolas

Membro Ativo
Bem, andamos há muito para começar este report. Mas sempre ouvi dizer que mais vale tarde que nunca

Tentaremos dar informação importante e esclarecer duvidas que possam ter, uma vez que também as tivemos, colocaremos os valores de tudo o que pagámos. Tentámos fazer umas ferias em que gastávamos o essencial para usufruir do que considerámos importante e esperamos que ajude a planear as vossas férias ou simplesmente a desfrutar do nosso diário de viagem. Caso haja alguma informação que pretendam, perguntem que responderemos e se for pertinente acrescentamos no report.

Este report estará dividido em três partes, os outros reports estão em execução e assim que sejam terminados, publico :)
Emirados Arabes Unidos (Dubai) 1 dia - (este post)
Tailandia (Bangkok,Chiang Mai, Ao Nang e Phuket) 16 dias – Futuro link aqui
Cambodja (Siem Reap) 2 dias –Futuro link aqui

Em primeiro lugar, e antes de começar o reporte,agradecemos a todos os que nos ajudaram a planear esta viagem que foi sem duvida, maravilhosa :)

Comecemos... EAU – DUBAI
DATA 26 E 27 OUTUBRO DE 2017


A ideia de fazer um stopover no dubai surgiu a partir do @Renato , que lembrou (e bem) "já que vamos ter que lá parar, porque não ficar um bocadinho?"

Stopover - A Emirates permite-nos um stopover (ate 24h) sem custo.
Como fazer? Ao comprar no site, basta escolher o segundo voo para mais tarde. As malas vão diretas para o destino final, por isso fiquem com uma mala de mão / mochila com o básico para uma noite e dia seguinte.
Visto - Há muitas duvidas quanto a este ponto, e devo esclarecer que não é preciso fazer nada. O nosso passaporte português é muito valioso e por isso podemos fazer o stopover sem nos preocuparmos com o visto, uma vez que nos é logo entregue à chegada sem ser necessário qualquer pedido especial de autorização. Caso pretendam mais informações podem consultar aqui: Emiratos Árabes Unidos
Dinheiro - Quando chegámos trocámos dinheiro no aeroporto. Uma vez que contámos pagar quase tudo com cartão de credito (Revolut), só trocámos 20€ - 80,38 AED

A chegada
Para apanhar o taxi no aeroporto, como em todos os aeroportos, filas enormes, aqui não foi excepção de facto. Mas está tudo muito organizado.
O problema foi o taxista estar a levar-nos para outro hotel com o nome semelhante, acabámos por ser nós a mostrar no GPS onde ficava o hotel. Tudo se resolve!
Valor do táxi: 55,00 AED (aprox 12,76 €)

Como chegávamos de madrugada , queríamos conseguir dormir um pouco, por isso a escolha do hotel foi com base em 4 factores: localização do aeroporto (para irmos dormir ASAP), localização de alguns pontos a visitar na manha seguinte, e bom preço com pequeno almoço. Para o check-in de madrugada como já tínhamos informado a hora, correu tudo bem. O quarto era confortável, o pequeno almoço não era nada de especial. Como estivemos pouco tempo nem tirámos fotos.
★★ Mark Inn Hotel Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos
Custo 1 noite: 59€ (reserva feita pelo booking)


Acordámos cedo, fomos ao pequeno almoço, fizemos checkout e saímos.
Percebemos logo de manhã que o calor era sufocante de tão quente e seco, e que era para ir andando calmamente para não esgotar a pouca energia que tínhamos reposto nas 4horas de cama.

O percurso que já tínhamos definido para aproveitar o dia foi:
  • Gold Souk
  • Dubai Spice Souk
  • Grand Mosque
  • Dubai Mall
  • Burj Khalifa ( The Dubai Fountain’s performance) + dubai aquarium
  • palm jebel ali
Para optimizar o percurso, "falámos" com o amigo Google Maps ( ver percurso aqui Google Maps )

Começamos a caminhada, e não estávamos a encontrar o primeiro ponto de paragem, Gold Souk (mercado do Ouro), mas começámos a seguir uns turistas e lá encontrámos. No dia que fomos estava muita loja fechada, mas deu para ver sem grandes confusões e perceber o fascínio que têm pelo ouro.
Os lojistas estavam sempre a interpelar-nos para comprarmos, mas nós só estávamos mesmo de visita.


Saímos e fomos em busca do próximo mercado, agora o famoso das especiarias (Dubai Spice Souk). O cheiro era super intenso como se esperava, e com o calor todos os cheiros se intensificavam. É um mercado curioso e que vale a pena visitar. Não tirámos fotos lá dentro por um único facto: Estavam sempre a querer que comprássemos algo e por isso não parámos muito em frente às lojas.
Como não somos muito de compras, não comprámos mesmo nada, o objectivo era de facto ver, mas para quem gosta de compras, aconselhamos a irem preparados com dinheiro ou cartões, porque vão certamente perder a cabeça. :)


À saída do mercado tínhamos logo um pier para atravessar o rio, subimos para o barquinho, e já dentro do barco, antes de arrancar, pagámos o bilhete, que foi a única "coisa" barata que pagámos neste país :p Preço Barco para 2 pessoas 2,00 AED (aprox 0,46€). Atravessámos o rio e fomos tirando umas fotos e apreciando a viagem.

Foi este o barco:


Começámos a procurar o Grand Mosque, até foi fácil de encontrar mas depois para entrar não conseguimos entrar. Demos voltas e mais voltas e não percebemos como se entrava. Já tínhamos lido que havia entrada para turistas, mas com o calor que estava desistimos e seguimos viagem.


Após esta passagem teríamos que encontrar o Metro. Foi desafiante nos primeiros 10minutos e depois pedimos ajuda a um senhor que foi super simpático e deu-nos as orientações e depois de muito andarmos, lá encontrámos. As entradas de metro estão bem assinaladas.
Quanto ao preço, depois de avaliarmos as várias opções que tínhamos, escolhemos o cartão vermelho com passe diário para podermos estar à vontade o resto do dia.
Preço Metro: 2 AED pelo cartão , mais 20 AED pelo passe diario. Total pelos 2: 44 AED (aprox 10,20€)
Se quiserem mais informações, deixo aqui o site: NOL TICKETS & CARDS - dubaimetro.eu

Assim que saímos na paragem que queríamos,após uma viagem longa até ao Dubai Mall, começamos a caminhar por caminhos infinitos até chegar ao shopping, vemos pelas janelas que estamos num Dubai diferente. O Dubai que vimos no inicio do dia é um Dubai "humilde"/pobre, com lojas modestas e pessoas cuja roupa é tipicamente árabe, aqui é tudo em grande, a esbanjar riqueza e muitas pessoas com roupas menos típicas. Vemos hotéis enormes, piscinas igualmente grandes.

 
Última edição:

ananolas

Membro Ativo
Quando chegamos ao Dubai Mall mais se acentua esta diferença. Shopping gigante, com imensas opções de tudo. Muito limpo, organizado. Mais uma vez, para quem gosta de compras, aproveitem :)


Demos depois de caras com o famoso aquário, gigante. Um oceanário dentro de um shopping, com um mergulhador a passar publicidade:


Tínhamos já alguma fome, e fomos à zona da restauração, nada nos cativava por ser muito à base de fritos e com molhos, queriamos algo leve para equilibrar o calor que tínhamos, a opção foi um iogurte gelado com tudo o que tínhamos direito. Comprámos na YogurteLand 2 iogurtes médios. O valor é ao peso. Pagámos 54,72 AED , aprox 12,50€

(só me lembrei da foto quando quase já não havia nada)

Já tínhamos os bilhetes para Burj Khalifa, uma vez que tínhamos comprado pela internet. A subida é feita por grupos organizados por horarios, se não houver vagas, nao podem comprar, e foi esse o motivo mais forte que nos levou a comprar online.
Atenção, comprar online não invalida que se vá para uma fila, ou seja, é necessário trocar o comprovativo de compra por um bilhete.
Preço 2 bilhetes: 260 AED , aprox 60€

A subida é super tranquila, nem nos apercebemos que estamos a subir tanto andar. Ao longo dos corredores vamos vendo a historia da construção.

 

ananolas

Membro Ativo
Depois de visitarmos a famosa torre, era o momento de voltar ao metro e tentar encontrar as "ilhas artificiais com formas". Neste caso queríamos ir à Palmeira (Palm Jebel Ali):)
Apanhámos o metro e depois o eléctrico ( o passe dá para ambos). O caminho não é muito claro, mas basicamente fomos por um parque de estacionamento até à bilheteira para o comboio (monorail) que nos levava à ponta da "ilha". Quando chegámos la e vimos o preço (7€ por cada 1) e o horário do último transporte começámos a pensar: "não vamos ver nada de especial com o tempo que nos resta, e estando em terra não temos percepção da forma tal da ilha. Talvez seja mais útil irmos dar um passeio a pé e ver a marina"
Mais informação no site oficial: Palm Monorail, Dubai


Passámos pelas ruas movimentadas, cheias de carros topo de gama e hotéis enormes. Quando chegámos à marina, ficámos encantados com as luzes e o espaço agradável.
Já não havia bateria na máquina fotográfica, tentámos registar da melhor maneira com os telemóveis.


Entretanto estava na hora de irmos embora para o aeroporto porque tínhamos o avião para a Tailândia e por isso procurámos o metro e fomos embora.

Custos totais desta paragem (por 2 pessoas 160€):
  • Hotel 59,00 €
  • Táxi 55,00 AED
  • Metro 44,00 AED
  • Yog Gelado Shopping 54,00 AED
  • Water Taxi 2,00 AED
  • Burj Khalifa 260,00 AED
  • Comida no Aeroporto 20,00 AED
Opinião final: A nossa opinião sobre o Dubai é muito simples, não é um destino que faça o nosso género de férias, é muito artificial, no entanto para quem tem curiosidade, um stopover é de facto uma boa opção.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Uma cidade que merece uma visita.
Boas viagens ;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @ananolas,

PArtilho completamente da sua opinião, este ano também fiz um stopover no Dubai (4 dias) não sendo um destino que me cative por si só acho que merece uma visita como as suas fotos bem o demonstram.
 

yara

Membro Conhecido
Parabéns pelo report, @ananolas
Em 2014 também fiz stop-over de 2 dias e meio no Dubai e gostei.
Acho que o stop-over é suficiente.
Arrependi-me de não ir ao deserto mas ficará para uma próxima stop-over...
 

ananolas

Membro Ativo
Vamos ver o que consigo visitar em 6 horas
Depende dos gostos. Mas diria que o Burj tem mesmo que ser subido. A vista lá de cima faz-nos perceber o que é aquela cidade e o que o homem foi capaz de construir.

Depois disso depende um pouco dos gostos. A marina acho que vale a pena. Depois a zona antiga, mais perto do aeroporto é o que eu aconselho, mas se preferes ver as praias e aquelas grandes edificios, podes sempre ir passear para junto das praias e observar aqueles hoteis enormes de 876 estrelas :) atenção conta sempre com algum trânsito
 
Última edição por um moderador:

agnusporfius

Membro Conhecido
Depende dos gostos. Mas diria que o Burj tem mesmo que ser subido. A vista lá de cima faz-nos perceber o que é aquela cidade e o que o homem foi capaz de construir.

Depois disso depende um pouco dos gostos. A marina acho que vale a pena. Depois a zona antiga, mais perto do aeroporto é o que eu aconselho, mas se preferes ver as praias e aquelas grandes edificios, podes sempre ir passear para junto das praias e observar aqueles hoteis enormes de 876 estrelas :) atençao conta sempre com algum transito
Ok, obrigado
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Muito bom, parabéns! :)
É um destino que está na lista (sempre a lista.....:mad:), que espero poder conhecer em breve.
A imagem que se tem a partir do Burj Kalifa é impressionante!
Obrigada pela partilha! ;)
 

Lipe

Membro Conhecido
Gostei muito, não fosse eu "viciado" neste destino! Ao contrário do que muitos dizem, acho que há muito para ver e fazer nos EAU, principalmente no Dubai e Abu Dhabi, mas claro que vai sempre depender dos gostos de cada um! Pelo menos para "Stop Over" é mais do que merecido :)
 

Bruxinha viajante

Membro Ativo
Também fiz um stop-over em 2014 e soube a muito pouco... fiquei com muita vontade de conhecer melhor o Dubai, acho que ainda ficou muito para ver :rolleyes:
Quanto ao facto de ser "artificial", e como as opiniões valem o que valem, eu não achei. É uma cidade que foi planeada e construída para o ser (mas em grande), ao contrário do que estamos habituados historicamente.
Só me resta agradecer a partilha, foi muito bom recordar este destino :)
 

ananolas

Membro Ativo
Férias é sempre muito subjectivo, porque lá está, vai dos gostos de cada um. Acho que vale a pena a passagem porque é grandioso o que o homem consegue fazer, e de um sitio que é deserto construir o que se construir tem valor, mas para férias de facto não é a nossa preferência.
Como costumo dizer, se todos gostassem do amarelo o que era do azul? :) Obrigada a todos pelo feedback.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela partilha :D É um local que quero muito conhecer e acho que merece o seu tempo, não apenas de passagem, o que nem sempre é possível :) Mas lá está, cada um com a sua opinião :)

Boas viagens
 
Top