Novidades

[Report] Dubrovnik/Lapad, Montenegro e Lokrum + Vídeo

Tinker Bell

Membro Conhecido
Vídeo-report:


Fica aqui o resumo em vídeo das nossas férias de Setembro de 2016.


Para ver em HD e com som! Agradecida :)


Report escrito + fotografias:

Em Setembro de 2016 fomos passar uma semana a Lapad/Dubrovnik, na Croácia. Queríamos combinar sol&mar com cultura, e aproveitar para conhecer também Montenegro, em particular a baía de Kotor.
É um destino a que vamos sem dúvida voltar, porque há muito mais que queremos conhecer naquela zona, e ADORÁMOS esta viagem! :)


Preparação da viagem

Vôo com a Norwegian, Oslo-Dubrovnik directo: +/- 450€ (2 pessoas ida e volta + 1 mala no porão) - ficou caro porque foi comprado tarde demais.......
Alojamento: Inicialmente tínhamos feito reserva no Booking para ficar num hotel em Lapad, regime APA. Uma semana antes da partida eu resolvi fazer um esforço para me familiarizar com o AirBnB e acabei por arriscar, cancelámos o hotel e marcámos a Guesthouse Mary por +/- 300€ (7 noites). O preço do hotel, comparativamente a isso, era absurdo (mais do dobro, num 3*) - Dubrovnik é um destino muito caro.

Depois de levantar vôo, vista sobre a zona de Oslo:

Primeira vista sobre as paisagens da Croácia:

Aterragem em Dubrovnik:


Alojamento

Guesthouse Mary (Dubrovnik, Croatia) - UPDATED 2016 Hostel Reviews - TripAdvisor
Como combinado com os anfitriões, fomos recebidos no aeroporto e fizemos o transfer com eles para a Guesthouse. No caminho a Tania (anfitriã) foi dando informações sobre os locais que vamos passando, e perguntou-nos o que pretendíamos fazer/ver durante a viagem, oferecendo excelentes dicas. De certeza que se tivéssemos optado pelo hotel não teríamos tido esta recepção, inclusive deram-nos mapas e panfletos, tudo o que o viajante pode desejar para começar logo a explorar o local. 5*! Recomendo e voltava a ficar lá. Seguem as fotos do nosso quarto, e da respectiva vista. :)




:oops:A vista da janela do nosso quarto, na última manhã:
 
Última edição:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá Lapad

Check-in feito, malas no quarto, cinco minutos de descanso e siga em busca de um restaurante, que a fome aperta! Descemos para a rua principal de Lapad e as ofertas são muitas, mas os preços também podem ser puxados. Recomendo a dar-se umas boas voltas e procurar restaurantes mais escondidos. Gostei muito dos italianos e das pizzas! Mas comemos de tudo, durante as férias. :) Há oferta para todas as carteiras e gostos!

Depois da barriga cheia e de uns bons pivos (cerveja) era hora de ir ver o que Lapad tem para oferecer, percorremos a rua pedonal e fomos ver a zona da praia, e perdermo-nos por ali. Perdemo-nos até demais, porque para encontrar o caminho de volta para a Guesthouse ainda demorou - não é um bom sítio para quem tem mau sentido de orientação…! Cheio de ruas estreitas e sempre a subir… :)

A baía de Lapad é muito bonita, mesmo com turistas transmite calma e conforto, é daqueles sítios em que uma pessoa se sente mesmo de FÉRIAS! :D Ideal para passeios de fim de tarde e apreciar o pôr do sol. A praia é de calhaus, e as espreguiçadeiras são pagas. Existem pequenos recantos nas rochas para mergulhar e apanhar um solinho, mas são bem concorridos e é preciso ir cedo para ficar confortável. Amei nadar naquelas águas… indescritível… :)

Destaque para o Cave Bar, onde passámos muito tempo das férias a beber excelentes cocktails e a ler, dar uns mergulhos… petiscar… Enfim, relax! :)

A primeira refeição, não perdemos tempo a escolher e fica a memória: :D

O primeiro passeio:

O primeiro pôr-do-sol mágico (é nestas alturas que quase me arrependo de não ter uma máquina fotográfica!):

Pormenores... :)

Um cheirinho das tardes no Cave Bar (Cave Bar More - Picture of Cave Bar More, Dubrovnik - TripAdvisor)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá Dubrovnik

No dia seguinte fomos logo de manhã para Dubrovnik (apanhámos o autocarro numa paragem bem perto de casa), onde nos esperava uma surpresa… É que, mesmo depois de tantas fotos e vídeos, pesquisas intermináveis… Ficamos boquiabertos (literalmente)!! Ao que parece uma pessoa não pode estar preparada para sítios assim. Nenhuma imagem faz justiça às verdadeiras cores, ao ambiente, à sensação de estar mesmo lá! :) Que visão lindíssima que tivemos, e isto só à entrada - já dava para perceber que Dubrovnik estava prestes a reclamar um cantinho dos nossos corações para sempre!

Passámos muito tempo naquela cidade (muito mais que o previsto), ao longo da semana, e parece que havia sempre mais para ver. Mesmo o que já tinha sido visto incontáveis vezes, continuava a merecer os nossos olhares e comentários de aprovação. O que mais me marcou foram as cores! E o chão… E as ruas escondidas… As esplanadas, a música. A animação e os outros turistas, caras felizes a apreciar tanta beleza histórica. Apanhámos muita chuva, mas nunca desanimados. O passeio nas muralhas foi o ponto alto, e juro que o meu coração se partiu um bocadinho quando acabou! Subimos ao monte Srd de teleférico, jantámos lá em cima e vimos a cidade iluminar-se depois do pôr-do-sol. Que cidade tão linda!!! Na hora de partir custou imenso dizer adeus. Quero lá voltar :)

PS: provavelmente vou meter fotografias a mais neste report, mas nem sabia por onde escolher... aquele lugar era uma perdição <3

As primeiras impressões, e as multidões :)

As ruas, os pormenores (e os tristes vestígios da guerra):
 

Tinker Bell

Membro Conhecido

Da subida ao monte Srd:

Olá Montenegro

Antes desta viagem tínhamos tido uma má experiência com excursões, e por isso demorámos a decidir a quem comprávamos a de Montenegro, e fomos cheios de medo de levar uma banhada… UFF! Correu tudo bem, e foi um dos dias mais espectaculares que tive até hoje. Estava ansiosa por visitar Kotor, com as expectativas lá no alto, e mesmo assim adorei. Só um defeito: pouco tempo para apreciar tanta coisa inesquecível! Não pudemos subir as muralhas, por exemplo, e sei que no futuro terei obrigatoriamente que o fazer. Amei Perast e contemplar a baía de Kotor, a enigmática Lady of The Rocks, … Não dá para meter isto por palavras, nem posso descrever tudo o que senti e aprendi, por isso ficam as fotografias (que nem são nada de especial, porque só uso o telemóvel :p).

Sobre a excursão: Perast-Kotor-Budva -Comprámos em Lapad, numa das bancadinhas na rua principal. Fomos com a agência Perla Adriatica numa minivan bastante confortável, e o nosso motorista era o Goran. Não contratámos guia mas o Goran fez um trabalho espectacular, e fartamo-nos de aprender sobre a história da Croácia e de Montenegro! Quando eles falam da guerra arrepia… custa a crer… O nosso grupo era excelente, para além de nós iam mais três casais (australianos, alemães e ingleses), tudo pessoas com diferentes backgrounds e nacionalidades, com quem fizemos amizade. Um dia memorável! :)

Não posso deixar de referir Budva, que foi uma agradável surpresa. Pensávamos que não havia nada para ver ali, mas o pequeníssimo centro histórico é um mimo! Valeu a pena, até pelo belo almoço que lá comemos. :) Destaque mais uma vez para o Goran, e o seu fantástico sentido de humor, enquanto nos apresentava à cidade e explicava a presença de tantos russos em Montenegro… Excelente!

Lady of the Rocks e Perast (todos os locais em Montenegro são impossíveis de capturar sem uma boa máquina, mas fica aqui o melhor do que trouxe comigo):
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Já em Kotor, demasiado pequenina e linda para ser fotografada... pelo menos pelo meu Motorola, e com o pouco tempo que tinhamos queria era aproveitar! :p

No caminho de regresso para a Croácia, travessia da baía de Kotor:
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá Lokrum

Antes das férias acabarem resolvemos visitar a ilha Lokrum, que se vê nas fotografias tiradas das muralhas de Dubrovnik. Esta ilha é uma reserva natural, com muitos coelhos e pavões, e proporcionou mais um dia perfeito! A não perder, para amantes de animais e natureza. Piqueniques, mergulhos e paisagens lindas! Foi também aqui que nos sentamos no famoso Iron Throne, um must para quem gosta de Game of Thrones. :D É importante levar bom calçado, porque para ver aquilo como deve ser ainda se fazem umas boas caminhadas, muitas vezes em solo bastante irregular. É para explorar e passear à vontade, até não encontrar mais ninguém e ficar apenas rodeado por natureza e ruínas. Em suma, felicidade pura!! heheh



E pronto, fica assim resumida a nossa vigem a Dubrovnik, e o primeiro contacto com a Croácia. :) Primeiro de muitos, espero eu! Foram dias muito felizes, devo ter ganho umas quantas rugas de tanto que sorri :)

(Não referi preços porque já foi há algum tempo e não guardei as informações, desculpem, mas caso queiram mesmo saber digam e eu posso procurar!)

Obrigada a quem passou por aqui. Visitem! ;)

:) Sobre o regresso a Oslo, e achei apropriado já que falamos de viagens e sentimentos associados:
 
Última edição:

Hugo Morais

Membro Conhecido
Olá @Maria B.
Apesar de ser um destino que não me "puxa" para uma férias, tem zonas pelo que se vê bastante chamativas.
Excelentes fotografias :)
Obrigado pela partilha ;)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola @Maria B.
Parabéns pelo report.
Belas fotos e bastantes como é bom ver, gosto muito de ver fotos:) gostei bastante do que vi, e a Croácia esta na minha extensa lista :D
Obrigada pela partilha da tua viagem
Continuação de boas viagens para grandes reportes ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Belas fotos e report... estive em Dubrovnik e Montenegro o ano passado e também vim encantada.
Tal como tu, também quero voltar qualquer dia para explorar melhor esse cantinho do mundo ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela partilha, que aventura! Fiquei curioso :D
Imagens que cativam :)

boas viagens :)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Belas fotos de locais bastante atractivos, um dia quem sabe me perca por essa zona.
Boas viagens ;)
 

Florinha

Membro Ativo
Excelente partilha @Maria B. , tal como tu, adorei a Croácia, e Dubrovnik é simplesmente maravilhoso, aqui também assisti ao mais bonito pôr-do-sol que já visto.
Obrigada por me fazeres recuar até 2012 (quando lá estive), e relembrar essa grande aventura.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Olá, gostei bastante e até tenho curiosidade de visitar essa zona da Europa. Comida parece bem apetitosa, boas paisagens e locais com historia.
Obrigado pela partilha.:)
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Maria!
Parabéns pelo report e obrigada pela partilha. :)
Que saudades da Croácia ao ver estas imagens. Por acaso subi à muralha de Dubrovnik na hora de mais calor ... foi um problema. :p
Ando com vontade de conhecer o Montenegro, a ver se na próxima visita à Croácia consigo incluir pelo menos Kotor. :)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá Maria,

Que belo report, as fotos estão muito boas, gostei principalmente das fotos do por do sol.

Como sabes há pouco mais de um ano atrás também viajei até à Croacia, consegui rever completamente essas férias através do teu Report, acho que conseguiste transmitir perfeitamente todo o encanto deste destino.

Falhei a ilha de Lokrum que parece ser muito interessante e na altura ainda não via o Game of Thrones, numa proxima visita não escapará!

Continua a partilhar connosco as tuas fantasticas viagens ;)
 
Top