Novidades

[Report] Dublin: Páscoa de 2018

Dsanto

Membro Conhecido
Este ano o fim de semana prolongado da Páscoa foi passado em Dublin.
Era uma cidade que há muito tempo ansiávamos conhecer, muito especialmente pelas suas origens celtas e pelas marcas da passagem dos vikings... Tudo povos sobre os quais temos especial curiosidade.
Sabiamos que esta altura do ano seria mais fria (mais que o usual) e portanto fomos precavidos com kispos da neve. Inicialmente achamos que poderia ser um bocado exagerado, mas companheiros, não foi. Não foi de todo! O frio em Dublin foi o mais duro que sentimos até hoje... Não temos memória de experimentar tanto frio na vida. Foi sem dúvida um critério que condicionou parte da viagem... Gostamos muito de passear calmamente e apreciar a paisagem, ali tivemos sempre que andar em passo apressado porque a vontade era sempre enfiarmo-nos em local quente... Mas adiante.

O voo de ida foi pela Ryanair no horário de almoço. Correu tudo bem e felizmente não apanhamos a greve. Chegamos a Dublin a meio da tarde e apanhamos um Uber para o hotel Dublin Central Inn.

O hotel está muitíssimo bem localizado. Não foi o mais económico, e embora confortável o quarto era um bocadinho pequeno. Mas tirando isso não temos mesmo nada a apontar. Staff muito prestável e simpático e pequeno almoço completo. Depois de nos instalarmos fomos explorar as redondezas. Descemos a O’Connel street em direção à Ha’penny bridge e percorremos a zona de Temple Bar. Acabamos por jantar cedo no The Counter... E se aqueles são os melhores hamburgueres da cidade, como se diz por cá: eu vou e venho... Só podem ter-se esquecido do tempero naquele dia então!
Demos mais umas voltas mas o frio e o cansaço levaram-nos cedo ao hotel.

No sábado de manhã o dia começou cedo e lá fomos apetrechado de gorros, cachecois, luvas, e qualquer outra coisa que impedisse o frio de atrapalhar tanto.

Iniciamos o nosso pass de 48h do Do Dublin Bus. Fizemos um grande percurso até à Old Jameson Destillery, onde tinhamos comprado o tour de degustação.
Adoramos o espaço, um pub muito acolhedor. O tour começou com uma explicação em mesa redonda digital da história da destilaria familiar. Passamos depois para uns balcões individuais ao estilo masterchef onde pudemos experimentar parte do processo de destilaria. Por fim passamos para uma bancada de degustação de diversos whiskeys. No final ainda tivemos voucher para bebida grátis no agradável pub. Recomendo sem dúvida.



Regressamos no autocarro ao centro da cidade, almoçamos no restaurante italiano Pinocchio, pizzas enormes e maravilhosas, e dedicamos a tarde ao museu Dublinia... Confesso que pela fama do local iamos com alguma expectativa, que saíu defraudada claro. Achamos tudo muito tosco... Parecia uma exposição de trabalho escolar. Serviu para percebermos alguma influencia viking na cidade e nada mais. Não se recomenda…



Acabamos a tarde a deambular por alguns pontos icónicos da cidade.

Jantamos no pub Madigan’s Earl Street, algo rápido porque tínhamos o tour noturno Ghost Bus às 21:30 pelo dark side da cidade de Dublin. E companheiros, foi interessantíssimo! O bus em si era já uma espécie de casa de horrores, o anfitrião era fantástico e saimos em paragens com direito a visitas macabras a antigos cemitérios, locais onde eram torturadas, enforcadas e decapitadas pessoas. Foram duas horas de muita tensão, mas sempre pautadas por muito humor. Para os amantes das histórias sinistras do passado, recomenda-se!
O dia acabou bem tarde e era hora de recolher.

No domingo de manhã voltamos a apanhar o Do dublin Bus para sair na prisão de Kilmaiham. Tinhamos tour com guia marcado para as 10:45. E foi sem dúvida o ponto mais alto da nossa visita. É absolutamente local de visita obrigatória. Vamos visitando diversas alas e o guia vai explicando como funcionava. Quem lá esteve, como e porquê. Ficamos por dentro da história política de um país que lutou muitas vezes e perdeu muitas vezes pela independência em relação aos britânicos. E sem dúvida que há que dar valor a quem está disposto a morrer pela causa, e olhem que por ali foi mesmo muita gente…

De tarde deambulamos novamente pela cidade. Ficaram por conseguir visitar dois pontos cruciais de Dublin (motivos mais que válidos para voltar) a Old Library e a St. Patrick’s Cathedral... As filas eram enormes! E isso não costuma ser impedimento para nós, mas ali debaixo de tanto frio e chuva, desta vez foi... Com muita pena claro.

Tinhamos jantar reservado no FX Buckley de Temple Bar e gostamos muito. Carne realmente saborosa e local muito agradável.

Depois foi hora de irmos ao famoso The Temple Bar e dar espaço a umas Guiness! Soube muito bem e esteve-se muito bem a ouvir uma banda tocar ao vivo.
E pronto estava a chegar ao fim.


Na segunda feira (dia de regresso) de manhã ainda houve tempo para a última visita ao EPIC Museum. Um museu muito bem conseguido, com imensos paineis interativos que explicam muito bem toda a história da emigração da cidade. O país passou por sérios problemas, a fome foi realmente pior que muita epidemia e “expulsou” do país milhões (sim milhões) de pessoas numa altura especialmente negra de um país cujo governo era o primeiro interessado em ver-se livre dos seus próprios nativos. Não há como não olhar para tanta calamidade e ver que realmente evoluiram muito... Imagino que na altura não se imaginasse que um dia a Irlanda seria o que é hoje. Não fosse a cor deles o verde (esperança)...

Regressamos a meio da tarde, novamente pela Ryanair, desta vez com um atraso de 1 hora...
Resumindo: gostamos muito da cidade e da sua gente, sempre simpática e descontraída. Ficou muito por vêr e portanto aposto num regresso no futuro.
Obrigada e BOAS VIAGENS!
 
Última edição por um moderador:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Obrigado pela partilha.
Uma escapadinha, bem interessante de uma cidade que está na minha lista de viagens.
Boas viagens ;)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @Dsanto
Obrigada pela partilha, recordei Dublin ;)
Tenho uma foto quase igual do Temple Bar :D
Boas viagens;)
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Ora cá está um report de uma cidade que já veio uma ou outra vez, será sem dúvida uma opção se o preço dos voos ajudar.

Obrigado pelo report e continuação de boas viagens ;)
 

Dsanto

Membro Conhecido
Ora cá está um report de uma cidade que já veio uma ou outra vez, será sem dúvida uma opção se o preço dos voos ajudar.

Obrigado pelo report e continuação de boas viagens ;)
Os preços dos voos pela Ryanair costumam ser jeitosinhos. Às vezes as datas é que não são as mais propícias…
Obrigada ;)
 
Top