Novidades

[Report] Dubai - A cidade prometida

Nuno Breia

Membro Conhecido
Olá viajantes,

Para terminar a viagem à Ásia, nada como um stopover de 4 dias no Dubai para terminar em grande!


Alojamento
Fiquei no Hotel Comfort Inn Deira em Deira a pouco mais de 100 metros da estão de metro Union, que tem ligação às 2 linhas de metro do Dubai, a verde e vermelha.
O hotel é bastante confortável, tem um pequeno almoço bastante aceitável e foi um dos mais acessíveis que encontrei, cerca de 55 € / noite.
Cheguei de madrugada e só iria fazer check-inn ao meio dia, mas ofereceram-me o pequeno almoço e disponibilizaram o transporte gratuito para a praia, que funciona todas as manhãs com ida às 8h e regresso às 12h ou ida às 9h e regresso às 13h.


Transportes
O Metro é o meio de transporte mais fácil de utilizar no Dubai, mas alguns pontos podem ficar bastante distantes da estação de metro, é necessário conjugar com autocarro ou taxi, ou caminhar uma série de quilómetros.
O bilhete diário que permite andar o dia inteiro em todas as zonas e permite também andar nos autocarros urbanos, o preço é 14 AED, e é necessário o cartão Nol Red Ticket tem um custo de 2 AED que pode ser recarregado.
Em relação aos autocarros urbanos não é muito fácil perceber as linhas.
Atenção aos horários do metro, às sextas-ferias só circulam a partir das 13h

Os autocarros até Abu Dhabi é necessário o cartão Nol Silver Card, sendo necessário o primeiro carregamento ser igual ou superior a 20 AED e o cartão tem um custo de 6 AED
A viagem ida e volta a Abu Dhabi custa 50 AED e demora cerca de 1h45, alguns dos autocarros que fazem este trajecto são autocarros urbanos o que torna a viagem bastante desconfortável.


O Táxi é o melhor meio de transporte e não é tão caro quanto isso, mas em relação a distâncias pequenas tenham atenção se vos deixam no local correcto, eu queria ir para uma praia aberta a seguir ao Burj Al Arab e ele disse que a única praia que havia estava em obras, então levou-me para o Jumeirah Beach Park que é uns 5 km à frente, de facto estava uma em obras, mas logo a seguir havia dezenas de praias abertas.

A Abra para quem se desloca nas margens do Creek é também uma boa opção, além de que é barato.


Custo de Vida/ Preços
Em relação ao custo de vida, nos locais não turísticos é inferior ao de Portugal, nos locais turísticos e modernos pode ser equiparado ao Português, em relação às atracções turísticas os preços são elevadíssimos.

Em relação à alimentação, uma opção económica é comer nos centros comerciais, que tem imensa diversidade e oferta,em que as refeições variam entre 18 e 50 AED, por exemplo um Mc Menu Big Mac -custa18 AED e um Menu Double Whooper - 22 AED.

Dubai Museum - 3 AED
Ski Dubai - 220 AED
Burj Khalifa - 125 AED (Se reservado na internet, e aconselho a que levem o cartão de crédito da compra, acabaram por não me pedir, mas começaram por falar nele)
Aquaventure Waterpark - 250 AED
Lost Chambers - 100 AED
Lost Chambers + Aquaventure Waterpark- 300 AED


Clima
Em relação ao clima talvez por já ser fim de Setembro, apesar de se sentir calor suporta-se bem, estavam cerca de 37º C durante o dia e 26 ºC à noite. Durante a minha estadia esteve sempre um pouco de vento, na praia era quando se sentia mais quando saia da água, uma sensação ligeira de frio. A água do mar é quentinha e tem elevado teor de sal.


Dia 1
Após o pequeno almoço no hotel, dado que era sexta.feria e como é feriado de manhã está praticamente tudo fechado, então apanhei o transporte gratuito para Al Mamzar Beach Park onde passei a manhã, a entrada para o parque/ praia é 5 AED. No regresso tomei um banho que pensaria ser refrescante, mas mesmo a água fria é quente, comecei por ir ao Dubai Museum, que apesar de eu não gostar muito de museus adorei e vale muito a pena.

O Textile Souk fica logo ali ao lado do museu, mas como era sexta-feira a maioria das lojas estavam fechadas, à parte disso os vendedores são muito insistentes e chegam a ser chatos, se quiserem comprar alguma coisa regateiem até à última, todas as lembranças que comprei custaram cerca de 6 vezes menos em relação ao preço pedido.

O Gold Souk e Spice Souk ficam do outro lado do Creek, mas a todos os momentos as Abras circulam entre os diferentes cais e por 1 AED atravessa-se o rio, além de que é uma experiência fantástica.

Como ainda não era muito tarde aproveitei o final de tarde para ir ao Dubai Mall e jantar por lá. Um centro comercial enorme, sempre cheio. Como tinha passado a noite anterior em voo estava super cansado, a cama de 2x2 que tinha só para mim por volta das 21h começou a chamar-me... :)


Dia 2
O dia começou na Jumeirah Beach com vistas para o Burj al Arab onde aproveitei para dar um mergulho, a seguir fui ao Mall of Emirates onde almocei e fui esquiar no Ski Dubai, andar constantemente a sentir 35 ºC e de repente estamos num local com temperaturas negativas.

Depois de 2 horas de desporto era chegada a hora de um dos momentos muito esperados, a visita ao Burj Khalifa, um edifício que se deslumbra dos variados pontos da cidade e que se destaca pela seu tamanho. As vistas são magnificas, algumas vezes semi ocultas pela neblina típica do deserto. Subi por volta das 17h30 e por ali fiquei até ao anoitecer para ver as vistas durante o dia, o pôr-do-sol e à noite. O elevador sobe 124 andares, 424 metros em 1 minuto.

Ao descer a barriga já estava a dar sinal que era hora de jantar, fui até ao food court do Dubai Mall e por ali jantei. Para terminar o dia fui ver o espectáculo Dubai Fountain, que dura pouco mais de 5 minutos e acontece de 30 em 30 minutos desde as 18h30 até às 23h.

Dia 3
Este dia estava reservado para Abu Dhabi, a viagem durou cerca de 1h45 para cada lado. Por volta das 11h estava no terminal principal de Abu Dhabi, do qual fui de taxi para a Sheikh Zayed Grand Mosque, cerca de 11 km's de distância, 26 AED, outra opção são os autocarros urbanos, que custam 4 AED por trajecto. A Sheikh Zayed Grand Mosque é uma mesquita de enorme dimensão, impressionante mesmo.
No regresso almocei num centro comercail mesmo em frente ao terminal rodoviário antes de regressar ao Dubai.

Cheguei ao Dubai por volta das 16h, fui ao hotel para aproveitar um pouco a piscina e refrescar. No final do tarde fui à marina do Dubai onde jantei e caminhei durante um par de horas, e se eu já estava impressionado com aquele mundo todo, mais impressionado fiquei, realmente fascinante.


Dia 4
Este dia começou com um passeio no monorail na Palm Jumeirah, 25 AED ida e volta, apesar de as vistas serem engraçadas, não se tem muita percepção da palmeira, dá para ter uma ideia em algumas partes. No final da linha é o hotel Atlantis e Aquaventure Waterpark, não há nada para visitar a pé, apenas uma pequena galeria de loja onde é a entrada do Aquaventure e Lost Chambers.Após a visita à palmeira, mais um pulinho à Marina para tirar umas fotos e passear um pouquinho.

Às 14h30 tinha de regressar ao hotel para o Evenning Safari Desert que acabou por não acontecer devido a um mal entendido, como o meu voo era às 7h da manhã, esta última noite já não fiquei no hotel, e quando foram procurar por mim disseram que eu já não estava no hotel, e estive desde as 15h20 às 17h à espera no lobby do hotel. Também não me conseguiram contactar por telefone porque tinha sido roubado na Tailândia e o telémovel Tailandês que tinha comprado não estava a receber chamadas, provavelmente porque o saldo era insuficiente. Tive imensa pena e quero regressar ao Dubai para fazer este Safari... :p

Dado que tinha o resto da tarde livre, fui novamente à marina passear e jantar ao Mall Emirates. Após o passeio fui ao hotel buscar o mochila e fui para o aeroporto do Dubai, um aeroporto sempre com muito movimento e que não dorme. Achei curioso não ter horas para fazer check-inn, eu entreguei as malas quase 7 horas antes do voo e entrei logo para a zona restrita do aeroporto.


Resumindo, o Dubai é uma cidade gigante, enorme, fascinante, surpreendente, apaixonante e mais uma série de coisas... É tudo em grande, a construção continua por todos os lados... Se voltar a fazer escala no Dubai, ficarei mais 1 ou 2 dias sem dúvida alguma.


[Recomendo visualização em HD - 1080p]
https://www.youtube.com/watch?v=3NEchBS3b0g&feature=youtu.be
 

Asae

Membro Conhecido
Adorei :) :)


Estavas a usar uma gopro correcto? (ou outra tanto faz :p)

A minha dúvida é se alguma vez experimentas-te usar a fita de pulso no teu braço? Eu estava com ideias de comprar a fita e experimentar para me deixar as mãos livres e acompanhar melhor os meus movimentos visto que não gosto do suporte de peito e não me dá jeito andar sempre com o suporte de cabeça. Eu penso que se não usar em cenas radicais mas só para caminhar e filmar os ambientes, como fizeste, iria serm mais prático. O que achas?
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Gravei com uma SJ4000, so foi pena ficar tão tremido... A GoPro deve ter a imagem mais estabilizada...

Nunca usei fita no braço mas vi algumas pessoas usarem, e prático deverá ser... eu usei monopod...
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Xoiah disse:
Quando for ''grande'' quero ir ao Dubai!! :)

Está fabuloso o vídeo!! Um sítio de excelencia!!

Adorei! Parabéns!!
Vai mesmo, porque vale muito a pena... Sobretudo a quem gosta de meios citadinos e evoluidos... :)
 

Xoiah

Membro Novo
Nuno Breia disse:
Vai mesmo, porque vale muito a pena... Sobretudo a quem gosta de meios citadinos e evoluidos... :)
Hei-de ir pois Dubai está na minha lista de sítios a visitar

apesar de ser aquele destino que vai ficando para o fim da lista por causa dos €€€ :thumbdown:
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Nuno

Muito bom o teu Report :).
Fiquei ainda mais curioso em conhecer os Emirados do que já estava, graças ao teu vídeo :).

Cumprimentos
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Obrigada pela partilha, ;)
Fizeste com que eu ficasse ainda com mais vontade de conhecer esta cidade fascinante!
Já está na minha lista há algum tempo mas ainda não foi possível.
Adorei o video. :)
 

correia

Membro Conhecido
Nuno Breia disse:
Gravei com uma SJ4000, so foi pena ficar tão tremido... A GoPro deve ter a imagem mais estabilizada...

Nunca usei fita no braço mas vi algumas pessoas usarem, e prático deverá ser... eu usei monopod...
Viva Nuno , mais um video report fantástico.
Em relação a camera , a um acessório muito funcional , a mola , dá para por no cinto das calças ou numa mochila, é muito pratico.

Obrigado pela partilha , bons passeios. :cool:
 
Top