Novidades

[Report] Djerba - Hotel Seabel Rym Beach - Junho 2017

Como já existe alguns reports sobre Djerba, neste tentarei focar-me mais em algumas coisas que não vejo nos outros reports, especificamente em algumas dicas essenciais, no hotel Seabel Rym Beach (onde fiquei hospedada) e em excursões.
Reservei a viagem na Rota Mítica com o operador Egotravel; depois de muito investigar sobre a necessidade de ir ou não com passaporte, decidi perguntar directamente à operadora, foi-me dito que sim, teria que levar passaporte válido por 6 meses. Eu sei que existem algumas pessoas neste fórum que dizem não ser preciso, a verdade é que foi preciso. No aeroporto de Lisboa voltei a perguntar tanto no check-in como na porta de embarque e foi-me dito que é sempre necessário o passaporte para fora da união europeia.
Voo da Tunisair adiado durante a semana anterior à partida e atrasado no dia do embarque. A refeição a bordo é uma "coisa" a acompanhar frango
Durante o voo é dado um impresso para se preencher com os dados do passageiro e da estadia. Atenção: metade é dado à entrada a outra metade tem que se conservar até a partida.
image.jpeg

À chegada ao aeroporto Zarzis, e depois de ter passado pela emigração, há um novo controlo de RX mesmo à saída do aeroporto. Dirigimo-nos ao autocarro que nos iria levar até ao hotel. Atenção/dica: existe uns senhores com uns coletes vermelhos a dizer nas costas "bagageiro", que se encontram junto aos autocarros, em que a sua função nada mais é do que colocar a mala na bagageira do autocarro e pedir 1€ por cada mala. Eu disse-lhe que não tinha dinheiro e que colocava a minha mala eu própria, começou a dizer que não, que aquela era a função dele (treta, qualquer um pode por a mala na bagageira, se consegue levá-la até ao autocarro também consegue colocá-la lá) e o meu companheiro puxou da carteira e disse que só tinha uma nota de 10€, prontamente o senhor disse que não havia problema pois tinha troco. Bela maneira de juntar uns trocos valentes
Chegados ao hotel Seabel Rym Beach, cada um retirou a sua mala do autocarro pois o senhor bagageiro ficou no aeroporto, fomos levados até uma sala onde iam chamando pelo nome e era dada uma chave de quarto em troca do passaporte que podíamos levantar no dia a seguir na recepção, assustou-me um bocado esta parte de ficar sem o passaporte, mas correu bem.
A sala de jantar abriu para nós pois já eram 23:30 e a essa hora normalmente já não serviam jantares.
Descrição do Hotel Seabel Rym Beach.
image.jpeg

A cerca de 30 min do aeroporto (de carro).
É um tudo incluído com algumas excepções, não existe um restaurante aberto 24h, para se fumar chicha paga-se 7 dinares, para o levantamento das toalhas de praia tem que se deixar uma caução de 10 dinares por cada uma, devolvidos no final da estadia e caso se queira trocar de toalha durante a estadia é pago 1 dinar não devolvido. As bebidas estrangeiras são pagas.
Existe alguns períodos de tempo a meio da manhã e a meio da tarde em que não há nenhum local aberto para comer.
Existe um restaurante principal junto à recepção onde se faz todas as refeições principais.
Horário: Peq. alm. 6:30-10h Alm. 12:30-14h Jan. 19:30-21h
Bar junto à recepção: pelo que me apercebi está sempre aberto só com bebidas.
Bar da piscina: sempre aberto para bebidas. Numa bancada ao lado é aberto um mini bufete das 15h às 16h com panquecas, sandes e mini pizzas.
image.jpeg

(Bar da piscina à direita)
Bar da praia: das 9:30 até às 18h só para bebidas.
Restaurante de praia: só almoços 12:30-14h (como é mais pequeno que o principal a comida esgota rapidamente, e as pessoas fazem fila a partir das 12h).
Horário da piscina: 8h-18h antes disso já existem pessoas na piscina pois o calor começa cedo, mas as 18h são recolhidos os colchões das espreguiçadeiras. Existe uma piscina para os mais pequenos um pouco abaixo da maior.
Não consegui perceber o horário da casa de chá e chicha, porque só a vi aberta à noite. A chicha é paga 7 dinares e o chá é grátis.
image.jpeg

(Casa de chicha e chá)
Local para levantar as toalhas é junto ao bar da piscina das 9:30-12h 15:30-18h
Existe um restaurante temático junto à casa de chá/chicha só abre para jantares às 19h e tem que se marcar na recepção o dia. Cada dia tem um menu diferente.
image.jpeg

(Restaurante temático)
Animação: de manhã na praia, à tarde na piscina e a noite no bar da recepção e no anfiteatro.
Wi-Fi só nas áreas junto à recepção. Como existe muita gente fica lenta, o melhor horário é logo cedo antes das 8h ou durante o espectáculo da noite às 21h.
Este hotel tem muitos quartos e faltam algumas placas de sinalização dos números dos mesmos, chega a ser um labirinto. Eu fiquei literalmente no cu do hotel mas até foi bom, tinha vista (de lado) para o mar e não ficava na zona de passagem de todos os hóspedes logo não havia barulho.
Os quartos estão equipados com ar condicionado que é baixada a intensidade em todo o hotel inclusive nos quartos das 20h até as 4h. Chega a ser impossível estar dentro do quarto nesse horário. Tem casa de banho com chuveiro, secador de cabelo, varanda, tv com canais franceses, alemães e austríacos, cofre e armários de roupa, não tem frigobar. O sistema eléctrico funciona com o porta chave que se coloca na ranhura, eu retirei a chave do mesmo e deixei sempre ligado para ir carregando as baterias e para estar com o ar condicionado ligado para a noite estar melhor.
image.jpeg

(Quartos)
image.jpeg

image.jpeg

Pode-se trocar dinheiro na recepção do hotel (ficar com o talão, pois se quiserem devolver o dinheiro no câmbio terão que apresentar esse papel) e tem um multibanco.
Todos os empregados, desde os recepcionistas, barman, animadores, camareiras, empregados de mesa são todos simpáticos. Poucos são os que falam inglês, português ou espanhol nem pensar, ali reina o francês, mas conseguimos entendermos-nos todos nem que seja com gestos.
O quarto é limpo todos os dias no período da manhã.
A piscina tem espreguiçadeiras, chapéus de sol e um grande toldo onde se concentram a maior parte das espreguiçadeiras.
Existe uma piscina interior pequena que não utilizei, tem o mesmo horário da exterior. Existe um espaço para crianças, um posto de enfermeiro, um spa e 2 lojas de souvenirs e produtos básicos (protectores solares, pensos higiénicos, essas coisas...)
No mesmo local onde se alugam as toalhas de praia também há raquetes de praia, cartas e bóias para alugar.
No caminho para a praia existe locais para fazer mini golf, arco e flecha, e aquele jogo com bolas tipo malha (não sei o nome).
Na praia há caiaques e pranchas de windsurf grátis que pertence ao hotel. Existe também parasailing, mota de água, banana ride, cavalos e camelos, que podem "fazer" mas tudo isso é pago e deve-se regatear.
Existem bastantes espreguiçadeiras na praia, tem chapéus de palha e seguranças. O espaço da zona de descanso até a água é curto, logo a concentração de vendedores de atrações aquáticas, páreos, rosas do deserto, palmeiras, cavalos e camelos é grande. Chegam a estar na zona livre a falar e tentar vender os produtos as pessoas que estão deitadas, mas nunca passam para a zona do hotel, aí os seguranças intervém. Nos hotéis ao lado a distância das espreguiçadeiras até a água é bem maior por isso ficam ali mais vezes é mais tempo.
A praia é limpa todas as manhãs com uns tractores que retiram as poucas algas que ali ficam acumuladas. O cocó dos cavalos e dos camelos é enterrado pelos donos dos mesmos por isso cuidado é bom olhar sempre para onde se põe os pés até chegar a água. Eu não vi, nem pisei nada, correu bem.
image.jpeg

image.jpeg
 
Última edição por um moderador:
image.jpeg

(Os vários animais que se encontram na praia)
Quanto a excursões:
Preciso dizer que a operadora enviou-me um e-mail com as excursões que existiam e os seus valores. Mas quando houve a reunião no hotel com o representante este falou que só haviam 3 excursões; a cidade 20€, ilha dos flamingos 25€ e deserto 120€, este foram os valores praticado pelo representante que alegou que já tinham entretanto sido alterados, estranho.... em tão pouco tempo mas só vai quem quer.
Fiz a excursão da cidade que se concretiza a terça-feira. A hora de encontro no hall do hotel foi as 7:30, iria ser meio dia. Começamos por nos dirigirmos até ao museu de Guellala, lá encontramos retratados em manequins a vida e os costumes dos nativos (é grátis, apenas se deixa 2dinares à entrada para se poder tirar fotos, não há controlo para quem tirar fotos por isso se quiserem não deixam esse valor na entrada), seguimos para uma loja de venda de produtos de cerâmica, e logo depois para a sinagoga Ghriba a mais antiga (grátis, aí também pedem 1dinar para fotos e mais uma vez não há controlo), terminamos a visita no centro, no mercado/lojas de rua da capital Houmt Souk. A chegada ao hotel foi as 13:30.
Resumindo: notou-se perfeitamente que os vendedores das lojas estão à espera dos turistas que chegam em magotes as terças-feiras para poderem fazer as melhores vendas. De táxi consegue-se ir até a capital por 9€ ida e volta e por um pouco mais o taxista leva até onde se quer. Assim sem a pressão de horas e muito menos pessoas consegue-se regatear melhor e andar mais à vontade.
image.jpeg

(Entrada do museu)
image.jpeg

(Um dos muitos temas retratados no museu)
image.jpeg

(Loja de loiças)
image.jpeg

(Entrada da sinagoga)
image.jpeg

(Dentro da sinagogaos homens a ler a toga)
image.jpeg

(Mercado de rua)
image.jpeg

image.jpeg

A segunda excursão foi ao deserto, 2 dias, com saída as quintas-feira.
O encontro no hall foi as 6:30. Seguimos no autocarro em direcção ao ferry e depois de algum tempo paramos por 15min no meio da estrada num café. Já eram 8:30 quando continuamos por mais 2h até ao maior lago salgado do Norte de África que fica a 40m abaixo do nível do mar. A paisagem ao longo da viagem é árida com pequenos oásis e montanhas. Fizemos uma paragem no lago seco cerca de 15min e seguimos por mais 30min até ao hotel El Mouradi Touzeur que fica num oásis tropical (tem plantações de bananas, tâmaras e romãs). Aí com alguma confusão no check-in foi-nos atribuído um quarto que se encontrava sujo, com as colchas da cama rasgadas, o autoclismo avariado e com o ar condicionado a deitar pó, pedimos a troca de quarto e fomos para um que estava um pouco melhor. Este hotel está qualificado com 4 estrelas mas não deveria, pois tinha baratas na zona de refeições, os empregados atrasavam-se no serviço de bebidas (as refeições estavam incluídas excepto as bebidas), o hotel estava muito quente (o ar condicionado do quarto funcionava mas com muito barulho), a piscina só tinha 4 guarda-sóis, a água nas torneiras não é potável e a simpatia do pessoal do hotel deixou muito a desejar. Após o almoço e algum descanso reunimos-nos as 15:50 para seguirmos com a excursão. Fizemos um passeio de charret pelo oásis de seguida fomos para os jipes que nos levaram para o deserto do Sahara onde percorremos um pouco do percurso do Paris Dakar Rali. Nada de emocionante a viagem de jipe, poucas foram as "acrobacias" que o motorista fez, e entre várias paragens, para fotos, para subir a uma concentração de pedras, a parar num bar no meio do deserto seguimos para o cenário onde foi filmado o filme Star Wars, este encontra-se degradado/abandonado, apenas estão uns vendedores de bugigangas e pouco mais. Já de regresso ao hotel paramos num miradouro onde avistamos um oásis com uma piscina pública.
Depois de jantar foi tempo de ir descansar pois teríamos que nos reunir às 5h para iniciar a restante excursão.
Seguimos de autocarro para Douz para um passeio de cerca de 45min em dromedários. Vestimos-nos a rigor com as vestes típica dos berberes e às 8:40 voltamos para o autocarro para mais 1:30 de viagem até uma casa troglodita de em Matmata. As 10:30 chegamos ao restaurante, também ele numa casa troglodita, que tinha sido de um chefe berbere e hoje em dia transformou-se num hotel e restaurante. O almoço foi brick (um frito com ovo, batata e salsa) seguido de cuscuz com frango, cenoura e nabo e para sobremesa pêssego.
As 11:30 voltamos para o autocarro que nos levou para o ferry para passarmos para Djerba. Desde o ferry até ao hotel não houve nenhuma paragem e a chegada foi as 15h.
Resumindo: uma viagem muito cansativa pois são muitas horas de autocarro, especialmente quando este tem o ar condicionado avariado, o hotel onde se passa a noite não tem condições de estadia e de alimentação, o passeio de deserto deixa muito a desejar pois não existe qualquer emoção, e na realidade são 2 dias que se perde podendo estar a usufruir de outra maneira.
 

Anexos

Última edição por um moderador:
image.jpeg

(Autocarro que nos transportou é que insistia em ter o ar condicionado avariado)
image.jpeg

(Ferry)
image.jpeg

(Casa de banho no Lago Salgado)
image.jpeg

(Lago Salgado)
image.jpeg

(Hotel que ficamos durante a excursão ao deserto)
image.jpeg

(Piscina do hotel)
image.jpeg

(A charrete que nos levou no passeio pelo oásis)
image.jpeg
image.jpeg

(Numa das muitas paragens no deserto. Concentração de jipes e motoristas)
image.jpeg
 
Última edição:
image.jpeg

(Uma outra paragem no deserto para subir ao "monte")
image.jpeg

(Cenário do filme Star Wars)
image.jpeg

(Vista de um miradouro para um oásis)
image.jpeg

(Caravana de dromedários montados por portugueses)
image.jpeg
image.jpeg

(Casa típica troglodita)
image.jpeg

(Hotel e restaurante troglodita de um antigo chefe berbere)
image.jpeg

(Um dos quartos do hotel)
image.jpeg

(Comida típica - brick)
Souvenirs: a poucos metros do hotel junto ao farol e ao pé da casa de chá existe uma loja grande (tipo loja de chinês) com preços fixos e com muita variedade. Foi aí que encontrei os melhores preços mesmo regateando em todos os outros locais ali estão com valores muito bons.
Nas duas lojas que estão no hotel também se consegue bons preços.
A ida para o aeroporto foi feita às 11h com voo as 16:35. Após alguns imprevistos no check-in (tapete das malas avariado e poucos operadores de terra) passamos na migração e no rx, onde nos perguntam se temos dinheiro tunisino. Não se pode sair do país com dinheiro e a troca do mesmo é feito numa casa de câmbio em que se tem que apresentar o recibo de compra da moeda, sem isso nada feito.
image.jpeg

Espero que com este report ajude em algumas dúvidas que possam ser existir.
Desculpem pela extensa descrição e obrigada.
 
Última edição:

Bee

Membro Conhecido
Obrigado pelo report @Helena Braz
Na minha pesquisa para as férias deste ano, este hotel esteve várias vezes em cima da mesa. Ou este, ou o "primo" o Aladin.
Garantiram-nos que por ser uma cadeia francesa que era muito bom. Parece que realmente cumpre com as exigências. A questão é que a Tunísia com a sua atual situação não me é muito atrativa... e os relatos de cocós de animais enterrados na areia, que acabam de ser novamente confirmados, também me fizeram desistir!
Mas gostei muito do relato que nos deixaste! Obrigado
 

SEDA

Membro Conhecido
Obrigada pelo report @Helena Braz :)

Estivemos na Tunísia entre 10 e 17 de junho, mas em Madhia e adorámos.

Também fizemos a excursão ao deserto, mas ficamos no Hotel Mouradi Douz e fizemos o passeio de dromedário logo no primeiro dia, quando o sol se estava a por...pelo que percebi a vossa excursão fez o percurso ao contrário da nossa (o passeio de jipe foi no segundo dia) e foi mais cara também (pagámos creio que 110€ - isto inclui o passeio de jipe e de dromedário que foram pagos à parte). Nós ainda visitamos, nesta excursão, o Coliseu El Jem e Kairouan.

Se soubéssemos (e nos tivéssemos lembrado na reserva) tínhamos ficado mais 2 dias (em vez de regressarmos no sábado, regressávamos na 2f)...sempre dava para aproveitar mais o hotel e descansar da excursão do deserto (no nosso caso também foi 5f e 6f).

Também estou a preparar o nosso report para depois publicar (está metade escrito, falta a parte das excursões :p)

Ah! Na praia do nosso hotel nunca vimos cavalos ou dromedários, por isso não havia prendas dessas :p
 
Última edição:
Olá. Quando estive a pesquisar sobre hotéis encontrei bastante informação que era aconselhado ir para um 4 estrelas ou 5 nunca inferior.
Quando fui não havia ninguém que tivesse estado no Alladin por isso não tenho nenhum feedback. Quanto as prendas dos bicharocos, como disse nunca vi.
 
Olá SEDA.
Pela descrição foi diferente as 2 excursões nos percursos ao deserto. Esses 2 dias a mais seria o melhor para compensar a ida ao deserto. Para mim, e já conhecendo 2 desertos (na Jordania e Dubai) este foi um fracasso, mas se não fosse talvez ficasse arrependida. Mas foi uma oportunidade que aproveitei.
Saudades é daquela água quente....
Ficarei a aguardar o seu report ansiosa para matar saudades.
 

LinoMartins

Membro Novo
Excelente report, mesmo na hora, no próximo dia 9 de julho lá estarei no Seabel Rym Beach com saída do Porto.
E muito obrigado Helena Braz :).
Mais uma vez Obrigado!
 
Última edição por um moderador:

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá Helena
Parabéns pelo report.
O que achou em termos de segurança? Como tenho uma criança, tenho receio...
Obrigada pela partilha
Boas viagens :)
 
Última edição por um moderador:
Olá CrisrinaBF.
Os únicos locais em que vi polícias foi na entrada e saída para o ferry do lado de Djerba e para entrar apara a sinagoga em que passamos a mala pelo rx e nós pelo detector de metais. De resto senti-me como se tivesse em casa/Portugal, segura.
Saímos sozinhos do hotel a pé, andamos pelas ruas e vielas do mercado na capital e nunca me senti com nenhum tipo de receio nem tive que olhar por cima do ombro. Estavam por lá muitos casais com bebés e crianças pequenas. Ninguém se dirige a ti sem ser os vendedores que estão a porta dos estabelecimentos, e mesmo esses nem sempre se levantam tens que ser tu a mostrar-te interessada ou dirigir-te a eles. Não sei se seria por estar na altura do ramadão ou se são mesmo assim, um povo calmo e sem preocupações.
 

baguera

Membro Conhecido
Parabéns pelo Report :)
Já estive na Tunisia e sem duvida vale pelo aspecto cultural e então a excursão ao Deserto... adorei, agora a ideia de andar sempre cavalos e camelos na areia da praia... não me fascinou NADA.;)
 

sufia

Membro
Boa tarde.
Amanhã estou de partida para Djerba. Vou fazer esta viagem sozinha com a minha filha de 9 anos. Gostaria de fazer a visita a um mercado, visitar lojas típicas, ir ao centro da vila. Apanhando um táxi e indo sozinha com a minha pequena pode haver problemas? Já me disseram que não é conveniente andar sozinha especialmente sendo mulher... Que excursões me aconselharia uma vez que vou com uma criança de 9 anos?? Pareceu-me uma desilusão a viagem ao deserto...
 
Última edição por um moderador:
ola Sufia.
Acho que não haverá problema em apanhar táxi nem andar sozinha. Os nativos estão muitos habituados e "virados" para o turismo por isso acho que poderá correr bem.
Quanto a excursões a do deserto não acho aconselhável porque é muito cansativa (se é para adultos muito mais é para uma criança). A excursão para a ilha dos flamingos é engraçada (pelo que me contaram, quem foi), andam num barco com animação de piratas e ficam numa ilha, é um dia muito soalheiro (sol no barco, sol no almoço, sol na ilha...). A meu ver a excursão em que vai até ao museu, sinagoga e mercado e que é uma única manhã parece-me a mais indicada.
Possivelmente quando chegar vai ter a típica reunião com o representante para vender as excursões, se for o Salim vai dizer que é tudo bom, e muito calmo. Peça indicações a ele depois da reunião terminar, ele aí é mais sincero.
Espero ter ajudado.
 

Villalobos

Membro Novo
Fogo, tive para ir a Djerba, já não me lembro qual hotel era, sei que foi na altura do atentado que houve lá. Mas ainda estou com o bichinho de ir. :) Obrigado!!
 
Última edição por um moderador:

rmonteiro

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha da sua viagem !
Parece que houve ai uns aspectos menos agradáveis, que fazem parte das aventuras que temos em viagens !
 
Top