Novidades

[Report] Descobrindo Qatar - Doha

basapistas

Membro Conhecido
Qatar

1 - O Qatar é um País pequeno e ainda desconhecido, que irá organizar o Mundial de Futebol de 2022 e muitos conhecem através dos voos de ligação da Qatar Airways e que vos dou a conhecer um pouco melhor. A cidade de Doha, capital do Qatar, é muitas vezes apontada como o melhor sítio do Golfo Pérsico para um stopover, para fazer compras e relaxar um pouco no intervalo entre dois voos, sendo que 1 a 2 dias são suficientes para viver e conhecer a cidade. O nível de vida é elevado mas os preços são semelhantes a Portugal, sendo que podem encontrar excelentes Hoteis e Restaurantes, com serviço de topo.



2 – Voos directos na Qatar Airways - Lisboa - Doha - Diários desde 400 Euros pessoa ida e volta.
- Diferença Horária - +02h00 ou +03h00
- Moeda - Riyal - 1 riyal - 0,24 Euros!




3 - Visto
Não é Necessário .

4 - Informações:

Uma cidade repleta arranha-céus e que continuam a crescer, muito seguro e rico, centros comerciais em todo o lado, boas estradas e com ligações a qualquer parte do mundo!

Clima de deserto - A temperatura no Qatar é extremamente alta. No verão, os termómetros registam mais de 40ºC.

O Qatar é o país mais rico do mundo, com o maior PIB (Produto Interno Bruto) per capita do planeta. Não se paga impostos, a educação, saúde gratuitas, água, electricidade, gás gratuitos.

Aproximadamente 80% da população do Qatar vivem em Doha, capital do país, constituída por quase 3 milhões de habitantes, dos quais somente 300 mil nativos Qataris (sendo estes verdadeiramente ricos).

A língua oficial no país é árabe, mas o inglês é o idioma dominante, face ao elevado número de estrangeiros que lá residem.

O consumo de álcool é permitido somente para não muçulmanos e apenas em bares de Hoteis, cujo acesso é obrigatório fazendo uso de Passaporte, para desta forma controlar o acesso aos mesmos!



4 – Quando Viajar
Doha é caracterizada pelo clima desértico e quente. O verão extende-se de maio a outubro, sendo que a temperatura máxima ronda em média os 40ºC. As melhores épocas situam-se entre outubro e Maio, onde as temperaturas são mais amenas!

5 - Deslocações
Uber ou táxi, a rede de transportes públicos ainda não é muito desenvolvida, pois todos andam de carro. O Uber é relativamente barato e mais económico que o táxi e como o país e a Cidade são relativamente pequenos, é uma boa forma de se deslocarem! Podem pagar o Uber em dinheiro!
Para terem net em todo o lado podem comprar um cartão pré-pago, logo a chegada do Pais, a valores baixos/moderados, da rede Vodafone, logo num Quiosque no Aeroporto.




6 – Onde ficar:

Uma das melhores localizações para quem vem de visita será próximo do Corniche, junto a zona empresarial, onde estão localizados os melhores Hoteis, com o Souq Waqif, o MIA, junto ao mar), o mar logo ali, e a possibilidade de passeios ao longo de 7 km à beira mar e apenas 15km do aeroporto (15m de carro).




7 - O que visitar de dia:

Doha e o Qatar basicamente é uma região desértica, rodeada de amar, com fabulosos edifícios, hotéis, restaurantes e shoppings, mas deixo aqui um conjunto de locais a visitar:

Souq Waqif
O mercado conta com diversas lojas de bugigangas, souvenirs, tecidos, roupas típicas, temperos.




Museu de Arte Islâmica
O Museu de Arte Islâmica é um dos principais cartões postais de Doha. Para além da beleza do local, sua arquitetura é espetacular! Atualmente já é pago!





Corniche
A Corniche é uma marginal que se estende por 7 km pela baía de Doha, do MIA ao West Bay. Aqui você vai ter a melhor vista do Skyline da cidade). É um lugar limpo, florido e agradável para caminhar, alugar uma bicicleta, ainda que à noite fique meio deserto, mas extremamente seguro!






Katara Cultural Village
O Katara é uma Vila Cultural recentemente construída com anfiteatro (em estilo neoclássico), espaços para eventos e apresentações, um complexo novo e moderno de cultura e entretenimento na cidade., com a particularidade de ter nalguns locais ar condicionado proveniente do pavimento!





West Bay
A região dos prédios mais altos de Doha é West Bay. Por ali há muita frequência de viajantes de negócios, mas também tem ótimos hotéis e o City Center Doha, um dos mais famosos shoppings da cidade. Além dos já numerosos prédios que vemos no skyline da cidade.





Compras em Doha – os maiores Shopping Centers
Doha tem vários shoppings centers à disposição de moradores e turistas - Villagio Mall (cerca de 20 minutos de táxi das regiões hoteleiras). Trata-se de um shopping que lembra muito os shoppings de Las Vegas e Macau pois ele também tem canais com passeios de gôndola recriando Veneza. O City Center Doha, localizado em West Bay, é mais popular e oferece um conjunto de serviços como qualquer shopping, incluindo supermercado Carrefour!



The Pearl
A região de The Pearl é chamada assim porque é uma ilha artificial construída em forma de pérola, por ali vivem os qataris e e a população mais rica do Qatar.



Praias em Doha
Em Doha o clima é quente na maior parte do ano e uma das opções se você quiser relaxar nas suas férias na cidade é aproveitar as praias do Golfo Pérsico, mas nestas destinos as piscinas dos hotéis continuam a ser as melhores opções, pois ainda não há habitos culturais de fazer praia, nem grande turismo de praia.

Neste sentido, existe uma praia Khor Al Udeid Beach, mas um pouco afastada de Doha, onde em excursão poderão passear no deserto, nadar no Golpo Pérsico, jantar em tendas árabes e comida idem.




8 - O que fazer à noite:

Skyline de Doha
Doha está a crescer a um ritmo impressionante e tal com noutras cidades do Médio Oriente repleta de arranha-ceús e a noite a cidade transforma-se numa imensidão de skyscrapers iluminados. Vale a pena ficar observando os prédios modernos e o melhor local para isso é a Corniche! Se quiser ficar mais perto deles, siga rumo à West Bay!





Sair à noite em Doha... é ir jantar ou ir a um bar de hotel, não existe qualquer outro tipo de entretenimento. Normalmente amanhece cedo, pelas 06h00 e anoitece pelas 18h00- 19h00.
Normalmente os bares dos hotéis têm dias temáticos e todas as cadeias internacionais tem hotéis com rooftops espectaculares. Para entrar necessitam de Passaporte!
Recomendados:

  • O Rooftop no St Regis Hottel ou Sky View at La Cigale Hotel ou PURE Lounge
  • O Jazz Lincoln Center, também no último andar do St Regis Hotel.
  • O Souq Waqif, para jantar em ambientes arabescos, bares com shisha e people watching
  • O Old Manor.

9 - Alimentação:

Muitos restaurantes internacionais (preços mais elevados) e excelentes opções mais económicas nos Shoppings, mas sendo difícil encontrar restaurantes locais. Podem sempre experimentar a Cadeia Nando's com comida tradicional portuguesa, especialmente frango no Churrasco.

10 – Comportamentos a evitar:

- Afectos mal vistos e não devem nunca tocar numa mulher Muçulmana.

- Transporte de bebidas alcoólicas para o País e seu consumo em locais não autorizados.

- A nível de vestuário, mesmo para as mulheres não existem grandes restrições, é um país muito aberto e ao mesmo tempo tradicional.

- A prostituição e relações entre pessoas do mesmo sexo é considero crime.

Apesar de aparentar ser um país muito aberto, têm regras muito rígidas para determinado tipos de comportamentos!




11 – Obrigatório
- Seguro de Viagem e de assistência hospitalar.
- Protector Solar.
- Passaporte.
- APP de câmbio e o GPS do maps.me com mapa de Doha.



É uma excelente opção para um stopover de 1 dia, para relaxar, descansar e quem sabe perceber o que significa viver num pais extremamente rico! lol






 
Última edição:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Fiz escala em Doha, mas não sai do aeroporto, numa próxima terei que fazer um stopover.
Boas viagens ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :)

Muito obrigado pela partilha :D Sem dúvida que merece uma visita, tem tanto para oferecer :)

Boas viagens ;)
 

ALTF4

Membro Conhecido
Para a semana, faço escala nesse aeroporto, apenas de 1 hora, pena não ficar um ou 2 dias...
Obrigado pela partilha...
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Aquelas cidades onde se vê o que o dinheiro pode comprar.
Não deixo de ter curiosidade em visitar, aproveitando um stopover, caso haja uma oportunidade.
 
Top