Novidades

[Report] De Colmar a Estrasburgo - Rota dos Vinhos da Alsácia

rmonteiro

Membro Conhecido
Que venham mais passeios destes, assim há mais reports desta qualidade !
Para variar as fotos são qualquer coisa de muito bom !;):)
Excelente passeio, locais muito interessantes !
Obrigado por mais uma excelente partilha !! ;)
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Olá @Cristina Sousa,

Depois de ter visto este teu report em Julho fiquei a suspirar com a Alsácia :rolleyes::rolleyes: Tanto, que fiquei logo a magicar quando é que lá poderia ir nos tempos próximos. :D Feriados em Dezembro e mercados e Natal pareceram-me ser uma boa combinação, por isso estou mesmo tentada a apostar nisso. Será que me podias dar umas dicas de alojamento? Pensando em visitar Colmar e Estrasburgo, o ideal seria ficarmos alojados num só local, ou dividir-me pelos dois para não perder tempo em viagens de regresso ao hotel à noite? O aluguer de carro, fizeste por onde? Reservaste com o seguro contra todos os riscos? Aquela zona pareceu-te bem servida de transportes públicos?

Obrigada desde já pela ajuda. ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @sicpaiva :)
Alojamento recomendo perto do centro de Colmar pois pode-se fazer tudo a pé. Nós ficamos sempre no mesmo hotel e cidade para evitar andar com as malas atrás.
O alojamento em Colmar é genericamente caro e quase tudo o que vi sem pequeno almoço incluído.
Inicialmente tinha reservado no booking um hotel sem pequeno-almoço a 6kms do centro, mas em termos de logística, com tanta gente, seria complicado. E decidimos pagar um pouco mais e ter pequeno-almoço, ficando no centro com parque de estacionamento mesmo em frente.
Não me recordo do nome da rent a car, pois não fui eu que tratei dos carros, mas sim, era seguro contra todos os riscos e depósito cheio/cheio.
Transportes públicos nunca tivemos em equação pois como éramos 16, distribuimo-nos por 4 carros. A viagem Colmar-Estrasburgo faz-se bem mesmo à noite (nós fizemos debaixo de chuva torrencial, mas numa situação normal demora pouco mais de 1h).
Se puder ajudar em algo mais, dispõe. ;)
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Olá @sicpaiva :)
Alojamento recomendo perto do centro de Colmar pois pode-se fazer tudo a pé. Nós ficamos sempre no mesmo hotel e cidade para evitar andar com as malas atrás.
O alojamento em Colmar é genericamente caro e quase tudo o que vi sem pequeno almoço incluído.
Inicialmente tinha reservado no booking um hotel sem pequeno-almoço a 6kms do centro, mas em termos de logística, com tanta gente, seria complicado. E decidimos pagar um pouco mais e ter pequeno-almoço, ficando no centro com parque de estacionamento mesmo em frente.
Não me recordo do nome da rent a car, pois não fui eu que tratei dos carros, mas sim, era seguro contra todos os riscos e depósito cheio/cheio.
Transportes públicos nunca tivemos em equação pois como éramos 16, distribuimo-nos por 4 carros. A viagem Colmar-Estrasburgo faz-se bem mesmo à noite (nós fizemos debaixo de chuva torrencial, mas numa situação normal demora pouco mais de 1h).
Se puder ajudar em algo mais, dispõe. ;)
Obrigada @Cristina Sousa ;)

Estou a pensar em ir 4 dias. Vale a pena uma passagem pela Alemanha e visitar também Freiburg. Penso que também fizeste isso, não foi? Achas que vale a pena o desvio? Ou é melhor ficar mais tempo entre Colmar e Estrasburgo e esquecer Freiburg?

O alojamento está a ser difícil ... o_O Encontrar alojamento em conta para dois adultos e 2 crianças é obra o_O Mas isso é quase em todo o lado. :confused:

Obrigada mais uma vez. ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Eu gostei muito de Freiburg, acho que vale a pena dar um saltinho lá.
Nós fizemos 1 dia Colmar, 1 dia para as localidades pequenas entre Colmar e Estrasburgo, 1 dia Estrasburgo e no dia de regresso Freiburg, dá para ver o centro da cidade, que é o mais interessante.
 

sicpaiva

Membro Conhecido
@Cristina Sousa precisava de uma ajudinha relativamente ao aluguer do carro. Tenho umas dúvidas relativamente ao facto de irmos conduzir em diferentes países e ser preciso algumas "licenças", nomeadamente na Alemanha, um "selo verde" qualquer. Fazes ideia do que isso seja? Posso colocar-te as dúvidas e questionas o teu colega?
Obrigada.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @sicpaiva , desculpa só responder agora! :(
Na altura em que fizemos a reserva dos carros, fizemos a observação de ser necessário o tal dístico verde para poder circular na Suíça.
Todos os carros traziam esse dístico, à excepção de um. No entanto, deram-nos a indicação que não haveria qualquer problema.
Circulamos em França, atravessamos para a Alemanha e daqui para a Suíça. Ao entrar na Suíça vindos da Alemanha, havia um local para os veículos com dístico e outro para os sem dístico. Contudo, o carro que não tinha dístico não teve de parar, nada pagou, passou pelo local respectivo e seguiu viagem, sem qualquer problema.
O que nos foi transmitido na rent-a-car, no Euroairport, é que os carros podiam circular nos 3 países que são servidos por aquele aeroporto e que isso estaria acautelado no seguro. Nunca tivemos qualquer problema em toda a viagem.
Há uma coisa que deves ter em atenção. A entrada e saída do aeroporto. Existe a parte francesa e a parte suíça. Nós chegamos e partimos sempre da parte francesa. E os carros também foram alugados na parte francesa. Tens de ter em atenção isso, porque no percurso da cidade para o aeroporto, tens de passar uma espécie de fronteira, na estrada, a poucos quilómetros do aeroporto. Se te enganares e ficares na parte suíça, não tens maneira de, no próprio aeroporto, chegares à parte francesa. Vais ser obrigada a sair do aeroporto, vir novamente à estrada, fazer alguns quilómetros e procurar a tal fronteira, para entrares novamente "em França". Não está muito bem sinalizado e pode ser um pouco confuso. Recomendo que uses GPS, procurando e colocando no mesmo o terminal de partida do lado francês. Por acaso, no nosso carro, já estava configurado no gps e foi fácil, mas do nosso grupo houve um carro que ficou para trás, por causa do trânsito e andou perdido quase 1h, sem dar com o terminal correcto.
Sugiro que no dia em que chegares, quando levantares o carro no parque de estacionamento, apontes logo o local no gps, pois é nesse mesmo local que irás ter de o deixar. ;)
 

Snider

Membro Conhecido
Acho que é a segunda vez que vejo este REPORT!
Adoro, adoro!
Excelentes fotos! Com um bom enquadramento! Mas a mistura de cores também ajuda :p
Por curiosidade, usaste algum programa de edição? Qual foi a máquina/telemóvel que usaste?

Obrigado @Cristina Sousa
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @Snider :)
Muito obrigada!
Estas fotos foram feitas com uma nikon 5200, e com lente sigma 18-250 ou uma grande angular Tokina 11-16 (à noite gosto muito de fotografar com a grande angular porque é uma 2.8, e dá outra luminosidade às fotos).
Quanto à edição, foi no lightroom, mas não usei qualquer tipo de saturação. As cores são mesmo vivas, se deres um jeitinho de brilho e luz ou vibração, já ficam logo com outra vida! ;)
 

Snider

Membro Conhecido
Eu suspeitei. É que comecei a usar esse programa recentemente e vi que em algumas delas (por causa do sol e as sombras) era impossível ficarem tão bem nos tons claros e escuros saindo do "cérebro" da máquina.
Esta viagem está na minha lista de espera. Mas gostava de a combinar com um dia no Europa Park.
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Olá @sicpaiva , desculpa só responder agora! :(
Na altura em que fizemos a reserva dos carros, fizemos a observação de ser necessário o tal dístico verde para poder circular na Suíça.
Todos os carros traziam esse dístico, à excepção de um. No entanto, deram-nos a indicação que não haveria qualquer problema.
Circulamos em França, atravessamos para a Alemanha e daqui para a Suíça. Ao entrar na Suíça vindos da Alemanha, havia um local para os veículos com dístico e outro para os sem dístico. Contudo, o carro que não tinha dístico não teve de parar, nada pagou, passou pelo local respectivo e seguiu viagem, sem qualquer problema.
O que nos foi transmitido na rent-a-car, no Euroairport, é que os carros podiam circular nos 3 países que são servidos por aquele aeroporto e que isso estaria acautelado no seguro. Nunca tivemos qualquer problema em toda a viagem.
Há uma coisa que deves ter em atenção. A entrada e saída do aeroporto. Existe a parte francesa e a parte suíça. Nós chegamos e partimos sempre da parte francesa. E os carros também foram alugados na parte francesa. Tens de ter em atenção isso, porque no percurso da cidade para o aeroporto, tens de passar uma espécie de fronteira, na estrada, a poucos quilómetros do aeroporto. Se te enganares e ficares na parte suíça, não tens maneira de, no próprio aeroporto, chegares à parte francesa. Vais ser obrigada a sair do aeroporto, vir novamente à estrada, fazer alguns quilómetros e procurar a tal fronteira, para entrares novamente "em França". Não está muito bem sinalizado e pode ser um pouco confuso. Recomendo que uses GPS, procurando e colocando no mesmo o terminal de partida do lado francês. Por acaso, no nosso carro, já estava configurado no gps e foi fácil, mas do nosso grupo houve um carro que ficou para trás, por causa do trânsito e andou perdido quase 1h, sem dar com o terminal correcto.
Sugiro que no dia em que chegares, quando levantares o carro no parque de estacionamento, apontes logo o local no gps, pois é nesse mesmo local que irás ter de o deixar. ;)
Olá @Cristina Sousa. Obrigada pela ajuda.
Eu tenho andado a ver preços em alguns sites de rent a car e notei que há uma diferença significativa de preço entre o aluguer de carro na parte francesa do aeroporto e a parte suiça. Segundo a informação da rent a car, o aluguer na parte suiça já trás a vinheta para circular na Suiça e o selo verde para as áreas ambientais protegidas da Alemanha. Na parte francesa não trás nada disso e alertam para o facto de se formos atravessar a fronteira podermos ter que pagar essas vinhetas/selos ou eventuais taxas. Por isso é que fiquei com dúvidas sobre se seria preciso alguma coisa ao irmos a Freiburgo, porque esta cidade encontra-se numa das tais áreas ambientais protegidas.
Como não quero apanhar surpresas de ter que pagar taxas extraordinárias surpresa ao reservar o carro na parte francesa, tenho que tirar estas dúvidas todas. :)
Mais uma vez muito obrigada. ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Sim, Freiburgo já fica na floresta negra (linda, por sinal).
O nosso carro foi reservado na sixt (consegui agora apurar :D), levantado no lado francês e já trazia o dístico como referi.
Se precisares de algo mais, é só dizer, no que puder ajudar..... :rolleyes:
 
Top