Novidades

[Report] Da Croácia ao Montenegro pelo Adriático

Nuno Breia

Membro Conhecido
Olá viajantes,

Depois de algum tempo sem viajar, e a precisar de mar e também de um pouco de descanso, o destino escolhido foi a Croácia e o Montenegro, com um saltinho à Bósnia e Herzegovina. Foi a primeira vez que viajei em Agosto, só posso dizer que é um caos; enquanto mantiver o mesmo emprego, só terei férias em Agosto, portanto vou ter de me habituar ou escolher destinos menos comuns no verão!


Transportes
Voo Geneva - Split
Ferry Split - Bol
Ferry Bol - Hvar

Ferry Hvar - Dubrovnik
Autocarro Dubrovnik - Kotor
Autocarro Kotor - Budva
Autocarro Budva - Dubrovnik
Voo Dubrovnik - Geneva

Alojamento
Hostels todos reservados no Booking.com

Roteiro

Bol - Ilha de Brač

Quanto a mim, foi a ilha com a melhor praia, Zlatin Rat, mas Bol não tem muito mais para oferecer que desportos aquáticos e praia. Se quiserem uma praia mais calma, 100 metros depois da super lotada praia Zlatni Rat há uma pequena praia de nudismo, com espaço e tranquila. A água nos dias em que estive, estava um caldinho!

Hvar
A ilha que conjuga tudo numa só, praia, cultura, festa... É importante referir que muitas das praias são de pedra e também rochas, que no fundo é como andar em piscina.
O centro histórico está muitíssimo bem conservado, tal como acontece por todo o país, pelas pequenas ruas há dezenas de restaurantes. Numa curta caminhada é possivel chegar ao forte, no cimo do monte, tem um vista magnífica sobre as ilhas.
Aqui aproveitei também para ir às ilhas Pakleni, aluguei um barco pequenino de 5 cv por cerca de 65€ e passei um dia impecável a navegar e nadar em torno das ilhas, aconselho vivamente.
É uma ilha de festa em que a maior discoteca é numa das ilhas de Pakleni (não fui), e têm também sunset bar, o Hula Hula, ambiente magnífico, bebidas bem servidas, pôr-do-sol, que mais precisamos nas férias!?!

Kotor
Património da Unesco, mundialmente conhecido, que mais posso dizer!? Uma baía mágica, mas um dia chega perfeitamente na minha opinião. Aconselho o restaurante Caffe del Mar, no passeio marítimo, é em conta e tem boa qualidade.

Budva - [& Parque Nacional Durmitor]
O principal motivo de ir a Budva era ir a Sveti Stefan por causa da ilha, mas essa ilha é um resort de luxo, que abrem muito reservadamente ao público por 20€ para não incomodar os clientes; bem eles pagam no minímo 1000€ por noite, têm direito ao sossego; não visitei! No entanto alguém me disse que a praia em Sveti Stefan era boa, dum lado, porque do outro é privada.
Budva foi uma desilusão, apenas praias e que não me agradaram nada, por isso num dos 2 dias decidi fazer uma excursão ao Norte do país, ao Parque Nacional Durmitor, onde se encontra o Canyon Tara, segundo dizem o segundo maior do mundo, e maior da Europa. Apesar de bonito, no geral o Montenegro peca pelo excesso de lixo em tudo o que é sítio!!! :(

Dubrovnik - [& Mostar]
Pensava eu ser a cereja no topo do bolo, expectativas demasiado altas, é certo que é uma cidade bonita, mas é apenas isso, e é extremamente cara!!!... Caminhar sobre as City Walls custa cerca de 20€, uma refeição no mínimo 15€, sendo que o normal é 20 ou 30€, uma bilhete de autocarro quase 2€, a única alternativa é o citypass que oferece os transportes.
Além da Old Town, podem subir no teleférico, vale as vistas, ir a Lokrum ou às ilhas Elaphite, entre diversas actividades. Em relação às praias, não gostei tanto, a água estava mais fresca, as da ilha de Lokrum são mais atractivas, mas entrada e ida custa cerca de 17,5€.
Como fiquei 3 dias inteiros, e sem mais para explorar em Dubrovnik, decidi carimbar mais um país no passaporte e fazer uma excursão à Bósnia e Herzegovina, que incluiu as cascatas Kravice, Počitelj e Mostar. Apesar de serem todos locais bonitos, são demasiado turísticos, milhares de pessoas, na ponte quase não se passava.


Concluindo:
A Croácia é uma belo país, uma costa magnífica, quero voltar um dia para passar uma semana num veleiro, algo que também se faz imenso por lá, o contra é que se nota claramente um país turístico, que acaba por perder ligeiramente a sua identidade, sobretudo Dubrovnik - às 8h da manhã já haviam centenas de pessoas na cidade. Ficaram por visitar com muito pena minha os parques Krka e Plitvice.

O Montenegro ainda está a aprender o que é o turismo, e nota-se o caos, constantemente buzinadelas no trânsito, pessoas sem paciência, lixo por tudo o que é sítio... apesar de ser mesmo ao lado e terem uma língua idêntica, é muito distinto da Croácia. Montenegro usa o €uro, mas não faz parte da União Europeia, atenção ao roaming!

A Bósnia nota-se claramente que é um país pobre, nada mais tenho a acrescentar...


Por fim deixo-vos as imagens, sentem-se no vosso lugar, peguem num pequeno cone de pipocas e desfrutem desta pequena viagem virtual! (Peço desculpa pela qualidade das imagens, foram praticamente todas captadas por um smartphone LG G3)


Boas viagens e até breve!
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Nuno Breia obrigada pela partilha e pela opinião sincera dos locais por onde estiveste. :)
É pena que a viagem não tenha correspondido às expectativas, quem sabe se num regresso e com a visita a outros locais, não ficas com outra impressão. ....
Gostei imenso do vídeo, com excelente escolha musical. ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Nuno,

Muito obrigado pela partilha e acima de tudo pela tua maneira de ver as coisas, é sempre bom ter todo o tipo de opiniões :) Quanto ao vídeo, TOP! :D

Boas aventuras e boa sorte em férias para Agosto :confused:
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Boas Nuno, estive pela Croácia, e Montenegro na 1ª quinzena de agosto... por acaso não te deparaste por lá com um carro de matrícula tuga? :D:D
Quanto ao que dizes a minha opinião diverge nalgumas coisas, não muito é certo, mas por exemplo, em Montenegro também me surpreendeu as buzinadelas, mas depois percebi que eles culturalmente utilizam a buzinadela para tudo, inclusive aquelas buzinadelas longas e constantes é quando estão a cumprimentar alguém...
Espero que depois vejas o meu report e nessa altura havemos de discutir alguns assuntos!!

Cumps
RR
 
Última edição por um moderador:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá!

Gostei de ler a tua visão, identifiquei-me especialmente com o impacto de Budva. Gostei do centro histórico mas de resto nunca tinha visto tanta porcaria na vida, lixo por todo o lado, e pessoas a tomar banho no lixo (praia). Que horror!!! Passei o tempo por lá a querer ir embora. Um amigo meu define Budva como "a Albufeira dos russos", por ser o local onde todos eles vão de férias, e acho que é esse efeito que se nota. Muita pena, porque o centro histórico tem o seu encanto.

Tenho pena que tenhas que viajar em Agosto, e como já te tinha dito até tenho medo de imaginar Dubrovnik nesta altura. De facto é muito turístico. Sentiste-te como eu me senti em Santorini, entendo perfeitamente.

O vídeo ainda não vi, mas quando tiver tempo volto. :)

Espero que apesar de tudo as férias tenham sido boas!
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá Nuno.
Obrigada pela partilha, gostei do video.
A Croácia está na lista :).
Continuação de boas viagens.
 
Última edição por um moderador:

Nuno Breia

Membro Conhecido
@Cristina Sousa correspondeu, apenas um ou outro ponto que esperava mais, sobretudo a primeira parte da viagem, Bol e Hvar foi maravilhosa... :)

@Ricardo_7 é mesmo preciso sorte para viajar em Agosto... lol

@Maravedi por acaso vi um carro tuga em Hvar entre os dias 9 e 12 de Agosto... Sem duvida, por vezes basta passar numa rua ao lado para ter uma opinião totalmente diferente... Mas também houve coisas que me surpreenderam pela positiva... Venha lá esse report :)

@Maria B. a fama que Dubrovnik ganhou com a Guerra dos Tronos, os cruzeiros, etc., tornou mesmo num turismo massivo, inclusive o presidente local quer reduzir e limitar as entradas e dormidas na cidade, e o aumento abrupto do preços das atracções deve-se a isso, dito por uma Croata... Mas não deixa de ser uma bela e requintada cidade.

@PauloNev / @Titos Obrigado :)

@CristinaBF se puderes vai em Junho ou Julho, mesmo em Agosto não deixa de ser um belo país com bom tempo, calor, água azulinha como gostamos... :)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
@Nuno Breia, há alguns anos atrás era "obrigada" a ter férias em Agosto e era horrível, agora já não, é o melhor, tiro em junho e setembro o que é optimo, agosto fiquei vacinada. ;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Curto e direto ! É uma zona da Europa onde tenho que fazer uma incursão, pois pouco ou nada conheço.
Obrigado pelas imagens dessas maravilhosas aguas eheh
 
Top