1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Report] Da Croácia ao Montenegro pelo Adriático

Tópico em 'Reports dos Balcãs' iniciado por Nuno Breia a 22 Ago 2017.

1. Nuno Breia

Nuno Breia Membro Conhecido

1.574
    1.385
    193
    Olá viajantes,

Depois de algum tempo sem viajar, e a precisar de mar e também de um pouco de descanso, o destino escolhido foi a Croácia e o Montenegro, com um saltinho à Bósnia e Herzegovina. Foi a primeira vez que viajei em Agosto, só posso dizer que é um caos; enquanto mantiver o mesmo emprego, só terei férias em Agosto, portanto vou ter de me habituar ou escolher destinos menos comuns no verão!

Transportes
    Voo Geneva - Split
    Ferry Split - Bol
    Ferry Bol - Hvar

Ferry Hvar - Dubrovnik
    Autocarro Dubrovnik - Kotor
    Autocarro Kotor - Budva
    Autocarro Budva - Dubrovnik
    Voo Dubrovnik - Geneva

Alojamento
    Hostels todos reservados no Booking.com

Roteiro

Bol - Ilha de Brač

Quanto a mim, foi a ilha com a melhor praia, Zlatin Rat, mas Bol não tem muito mais para oferecer que desportos aquáticos e praia. Se quiserem uma praia mais calma, 100 metros depois da super lotada praia Zlatni Rat há uma pequena praia de nudismo, com espaço e tranquila. A água nos dias em que estive, estava um caldinho!

Hvar
    A ilha que conjuga tudo numa só, praia, cultura, festa... É importante referir que muitas das praias são de pedra e também rochas, que no fundo é como andar em piscina.
    O centro histórico está muitíssimo bem conservado, tal como acontece por todo o país, pelas pequenas ruas há dezenas de restaurantes. Numa curta caminhada é possivel chegar ao forte, no cimo do monte, tem um vista magnífica sobre as ilhas.
    Aqui aproveitei também para ir às ilhas Pakleni, aluguei um barco pequenino de 5 cv por cerca de 65€ e passei um dia impecável a navegar e nadar em torno das ilhas, aconselho vivamente.
    É uma ilha de festa em que a maior discoteca é numa das ilhas de Pakleni (não fui), e têm também sunset bar, o Hula Hula, ambiente magnífico, bebidas bem servidas, pôr-do-sol, que mais precisamos nas férias!?!

Kotor
    Património da Unesco, mundialmente conhecido, que mais posso dizer!? Uma baía mágica, mas um dia chega perfeitamente na minha opinião. Aconselho o restaurante Caffe del Mar, no passeio marítimo, é em conta e tem boa qualidade.

Budva - [& Parque Nacional Durmitor]
    O principal motivo de ir a Budva era ir a Sveti Stefan por causa da ilha, mas essa ilha é um resort de luxo, que abrem muito reservadamente ao público por 20€ para não incomodar os clientes; bem eles pagam no minímo 1000€ por noite, têm direito ao sossego; não visitei! No entanto alguém me disse que a praia em Sveti Stefan era boa, dum lado, porque do outro é privada.
    Budva foi uma desilusão, apenas praias e que não me agradaram nada, por isso num dos 2 dias decidi fazer uma excursão ao Norte do país, ao Parque Nacional Durmitor, onde se encontra o Canyon Tara, segundo dizem o segundo maior do mundo, e maior da Europa. Apesar de bonito, no geral o Montenegro peca pelo excesso de lixo em tudo o que é sítio!!! :(

Dubrovnik - [& Mostar]
    Pensava eu ser a cereja no topo do bolo, expectativas demasiado altas, é certo que é uma cidade bonita, mas é apenas isso, e é extremamente cara!!!... Caminhar sobre as City Walls custa cerca de 20€, uma refeição no mínimo 15€, sendo que o normal é 20 ou 30€, uma bilhete de autocarro quase 2€, a única alternativa é o citypass que oferece os transportes.
    Além da Old Town, podem subir no teleférico, vale as vistas, ir a Lokrum ou às ilhas Elaphite, entre diversas actividades. Em relação às praias, não gostei tanto, a água estava mais fresca, as da ilha de Lokrum são mais atractivas, mas entrada e ida custa cerca de 17,5€.
    Como fiquei 3 dias inteiros, e sem mais para explorar em Dubrovnik, decidi carimbar mais um país no passaporte e fazer uma excursão à Bósnia e Herzegovina, que incluiu as cascatas Kravice, Počitelj e Mostar. Apesar de serem todos locais bonitos, são demasiado turísticos, milhares de pessoas, na ponte quase não se passava.

Concluindo:
    A Croácia é uma belo país, uma costa magnífica, quero voltar um dia para passar uma semana num veleiro, algo que também se faz imenso por lá, o contra é que se nota claramente um país turístico, que acaba por perder ligeiramente a sua identidade, sobretudo Dubrovnik - às 8h da manhã já haviam centenas de pessoas na cidade. Ficaram por visitar com muito pena minha os parques Krka e Plitvice.

O Montenegro ainda está a aprender o que é o turismo, e nota-se o caos, constantemente buzinadelas no trânsito, pessoas sem paciência, lixo por tudo o que é sítio... apesar de ser mesmo ao lado e terem uma língua idêntica, é muito distinto da Croácia. Montenegro usa o €uro, mas não faz parte da União Europeia, atenção ao roaming!

A Bósnia nota-se claramente que é um país pobre, nada mais tenho a acrescentar...

Por fim deixo-vos as imagens, sentem-se no vosso lugar, peguem num pequeno cone de pipocas e desfrutem desta pequena viagem virtual! (Peço desculpa pela qualidade das imagens, foram praticamente todas captadas por um smartphone LG G3)

Boas viagens e até breve!

Editado por um moderador: 23 Ago 2017
    sicpaiva, PAA, d3ci0 e 6 outros gostam disto.
  2. Cristina Sousa

Cristina Sousa Moderador Membro do Staff

5.010
    7.160
    323
    @Nuno Breia obrigada pela partilha e pela opinião sincera dos locais por onde estiveste. :)
    É pena que a viagem não tenha correspondido às expectativas, quem sabe se num regresso e com a visita a outros locais, não ficas com outra impressão. ....
    Gostei imenso do vídeo, com excelente escolha musical. ;)

Nuno Breia gosta disto.
  3. Ricardo_7

Ricardo_7 Membro Conhecido

2.031
    1.580
    223
    Olá Nuno,

Muito obrigado pela partilha e acima de tudo pela tua maneira de ver as coisas, é sempre bom ter todo o tipo de opiniões :) Quanto ao vídeo, TOP! :D

Boas aventuras e boa sorte em férias para Agosto :confused:

Nuno Breia gosta disto.
  4. Maravedi

Maravedi Membro Ativo

437
    221
    43
    Boas Nuno, estive pela Croácia, e Montenegro na 1ª quinzena de agosto... por acaso não te deparaste por lá com um carro de matrícula tuga? :D:D
    Quanto ao que dizes a minha opinião diverge nalgumas coisas, não muito é certo, mas por exemplo, em Montenegro também me surpreendeu as buzinadelas, mas depois percebi que eles culturalmente utilizam a buzinadela para tudo, inclusive aquelas buzinadelas longas e constantes é quando estão a cumprimentar alguém...
    Espero que depois vejas o meu report e nessa altura havemos de discutir alguns assuntos!!

Cumps
    RR

Nuno Breia gosta disto.
  5. Maria B.

Maria B. Moderador Membro do Staff

1.660
    1.838
    193
    Olá!

Gostei de ler a tua visão, identifiquei-me especialmente com o impacto de Budva. Gostei do centro histórico mas de resto nunca tinha visto tanta porcaria na vida, lixo por todo o lado, e pessoas a tomar banho no lixo (praia). Que horror!!! Passei o tempo por lá a querer ir embora. Um amigo meu define Budva como "a Albufeira dos russos", por ser o local onde todos eles vão de férias, e acho que é esse efeito que se nota. Muita pena, porque o centro histórico tem o seu encanto.

Tenho pena que tenhas que viajar em Agosto, e como já te tinha dito até tenho medo de imaginar Dubrovnik nesta altura. De facto é muito turístico. Sentiste-te como eu me senti em Santorini, entendo perfeitamente.

O vídeo ainda não vi, mas quando tiver tempo volto. :)

Espero que apesar de tudo as férias tenham sido boas!

Nuno Breia gosta disto.
  6. PauloNev

PauloNev Moderador Sénior Membro do Staff

3.549
    3.015
    273
    Muito obrigado pela partilha.
    Boas viagens ;)

Nuno Breia gosta disto.
  7. Titos

Titos Membro Conhecido

1.116
    755
    153
    Obrigado Nuno.
    Abraço.

Nuno Breia gosta disto.
  8. CristinaBF

CristinaBF Membro Conhecido

1.190
    1.073
    193
    Olá Nuno.
    Obrigada pela partilha, gostei do video.
    A Croácia está na lista :).
    Continuação de boas viagens.

9. Nuno Breia

Nuno Breia Membro Conhecido

1.574
    1.385
    193
    @Cristina Sousa correspondeu, apenas um ou outro ponto que esperava mais, sobretudo a primeira parte da viagem, Bol e Hvar foi maravilhosa... :)

@Ricardo_7 é mesmo preciso sorte para viajar em Agosto... lol

@Maravedi por acaso vi um carro tuga em Hvar entre os dias 9 e 12 de Agosto... Sem duvida, por vezes basta passar numa rua ao lado para ter uma opinião totalmente diferente... Mas também houve coisas que me surpreenderam pela positiva... Venha lá esse report :)

@Maria B. a fama que Dubrovnik ganhou com a Guerra dos Tronos, os cruzeiros, etc., tornou mesmo num turismo massivo, inclusive o presidente local quer reduzir e limitar as entradas e dormidas na cidade, e o aumento abrupto do preços das atracções deve-se a isso, dito por uma Croata... Mas não deixa de ser uma bela e requintada cidade.

@PauloNev / @Titos Obrigado :)

@CristinaBF se puderes vai em Junho ou Julho, mesmo em Agosto não deixa de ser um belo país com bom tempo, calor, água azulinha como gostamos... :)

CristinaBF e Ricardo_7 gostam disto.
  10. CristinaBF

CristinaBF Membro Conhecido

1.190
    1.073
    193
    @Nuno Breia, há alguns anos atrás era "obrigada" a ter férias em Agosto e era horrível, agora já não, é o melhor, tiro em junho e setembro o que é optimo, agosto fiquei vacinada. ;)

Nuno Breia gosta disto.
  11. rmonteiro

rmonteiro Membro Conhecido

1.673
    834
    153
    Curto e direto ! É uma zona da Europa onde tenho que fazer uma incursão, pois pouco ou nada conheço.
    Obrigado pelas imagens dessas maravilhosas aguas eheh

Nuno Breia gosta disto.