Novidades

[Report culinario] Culinária Baiana

Daniel_

Membro Novo
Culinária Baiana

Culinária Baiana em Salvador:

Quem vai a Bahia pela primeira vez, especialmente em Salvador, certamente procura conhecer, ou pelo menos experimentar a culinária local, com quitutes como moquecas, ensopados de peixe, acarajés, vatapás, carurús, etc. O problema é que, muitas vezes, o viajante visitando os cartões postais paga mais, e nem sempre come muito bem. Restaurantes como Caranguejo da Dadá,Trapiche Adelaide, etc, são conhecidos internacionalmente, mas nem sempre são opções boas para quem quer economizar. O ideal, nesses casos, seria visitar locais que os habitantes frequentam. Segue uma breve lista dessas opções:

O Lagostão:

Rua Agnelo Cruz nº 12, Itapuã -> Próximo a estátua de Vinicius de Morais.

Dotado de um ambiente agradável, com modelos em gesso de animais da fauna marinha, como a lagosta, esse restaurante prima pela boa culinária.e pelo ambiente informal. É bastante próximo a praia, o que faz dele uma opção após uma manhã, ou uma tarde visitando o litoral norte, especialmente pelo preço.

O destaque é a moqueca de peixe, ou o misto de camarão e peixe; uma boa pedida para tira-gosto é a casquinha de siri.

Yemanjá:

Av. Octávio Mangabeira, 4665, Jardim Armação (sentido pituba, próximo ao Supermercado Bompreço).

Consagrado como referência da culinária baiana, o Iemanjá oferece um cardárpio abranjente, tanto para os que querem degustar da culinária local, quanto para os que desejam outros tipos de prato. O serviço é rápido, e as atendentes trajam-se como baianas de acarajé. O destaque vai para a moqueca de peixe, acompanhada por farofa de dendê e pirão. O restaurante tem uma carta de vinhos, e oferece uma boa variedade de tira-gosto, como a casquina de siri, ou o bolinho de peixe, ou isca de peixe. O restaurate tem uma boa infraestrutura, e o estacionamento tem manobrista. O preço é um pouco salgado, mas a excelência da cozinha compensa.

Frango do Moura:


Rua Dom Eugênio Sales, 20, Boca do Rio.

Como o próprio nome indica, as aves são a especialidade da casa, famosa também pelo seu menu de caças autorizadas pelo Ibama, como javali, capivara, coelho ou jacarés. São dois ambientes, um com ar condicionado para não fumantes, e outro aberto para fumantes. O destaque fica com o frango covarde (arroz, feijão tropeiro e salada mista).

A Porteira

Rua Dom Eugênio Sales, 96 – Boca do Rio
Rua Marechal Costa e Silva s/n º - Dique do Tororó

Com ambiente agradável, dotado de dois salões, um para fumantes e outro para não fumantes, essa casa é voltada para uma faceta quase desconhecida da culinária baiana: a comida sertaneja, muito comum no resto do nordeste. Pratos como carne do sol, queijo coalho na brasa, o purê de ainpim são especialidades da casa. O serviço é bom, e os preços são um pouco salgados, mas vale a pena pela boa culinária. Há um segundo restaurante, no dique do Tororó, com uma vista belíssima desse lago artificial no coração de Salvador.

Porto Bardauê

Rua Padre Casemiro Quiroga, 236 - Imbuí

Pouco conhecidos pelos turistas, esse restaurante é marcado por um ambiente agradável e climatizado, com salão separado para fumantes. Sua cozinha é voltada para frutos do mar, com algumas misturas inusitadas: Camarão do Porto (Camarões médios cozidos com maturi em molho preparado com ervas especiais e um leve toque de leite de coco e azeite de dendê), o peixe com alcaparras, dentre outros.


Então, pessoal, essa é uma pequena lista de restaurantes que o turista, muitas vezes - exceto pelo Yemanjá - costuma desconhecer. É uma boa idéia, quando se tem tempo, em Salvador, visitar alguns deles, e eu posso dizer por experiência própria das minhas visitas a cidade que servem uma boa seleção de pratos, tem um serviço no mínimo razoável e boa cozinha. Espero que seja útil pra vocês.
 

Nuno

Administrador
Staff
Daniel_

Excelente Guia!!! Obrigado por partilha-lo connosco :)
Já está nas Bookmarks.
Se não tivesse já jantado, ficava com água na boca só de me lembrar dos bobós e das moquecas que comi e que aqui em foram recordados ;)
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Daniel

Boas dicas :).
Quando for para esses lados já sei onde venho tirar informações de gastronomia :).

Cumprimentos
 
Top