Novidades

[Report] Cuba - Varadero - Iberostar Tainos 4* - Maio16

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Chegou a hora de fazer o report das sempre maravilhosas férias pelas Caraíbas.
Vou tentar não me esquecer de nenhum pormenor para que possa ajudar quem vai ou estar a pensar visitar Cuba.

Data viagem: 01 Maio de 2016 a 08 Maio de 2016;
Agência viagem: @viajarcaribe , tudo impecável deste a troca do primeiro email até hoje;
Operador: Jolidey;

Companhia aérea: EVELOP AIRLINES

Foi a minha segunda viagem com a Evelop, desta vez via Madrid, sendo que desta vez tive a sorte de poder viajar no avião mais recente da companhia, um A330-343, matricula EC-MII.
Este avião tem os monitores maiores, funcionam por touch screen, têm entrada USB (ótimo para carregar o tablet), a entrada de phones é normal. Aspecto negativo é que apenas encontrei um filme com legenda em português.
Efetuei a reserva de lugares, como fomos dois casais queríamos ir próximos, sendo que tanto em Madrid como em Havana ao fazer o check in não existia nenhuma reserva, depois de mostrar o comprovativo, lá nos atribuíram os lugares adquiridos. Em Havana por exemplo estavam a colocar na fila 3 e à minha esposa na 8, depois de muito reclamar lá alteraram.
Deixo aqui um alerta, se fizerem reserva levem o comprovativo.



Dia 1 - "Tortura :)"

Depois de sensivelmente 9h de viagem, chegamos a Havana, pelas 17h30. Aqui começou a tortura de 2h à espera das malas. As malas saiam a conta gotas, houve mesmo momentos que o tapete parava de circular, aí percebi que estava noutra realidade :)
A segunda tortura foi a viagem de autocarro até ao hotel, cerca de 2h30, por estradas que são as possíveis por aquelas paragens. O motorista avisou que não poderíamos ir pela melhor estrada porque estava cortada para obras, mas dias depois constatei que não está cortada para obras, mas sim existe um desnível numa ponte, onde não é permitido circular veículos pesados e os ligeiros passam a 20km/h.
Chegados ao hotel, como já passava das 22h o buffet internacional estava encerrado, pedimos para fazer algo rápido e foram logo muito acessíveis.
Como era de noite não fomos conhecer o hotel, o corpo pedia cama :)

Dia 2 - Praia, praia e praia :)

O dia começou bem cedo para poder aproveitar a praia e conhecer o hotel (no final falo sobre o mesmo).
Depois do pequeno almoço fomos gozar daquele mar calminho e sol abrasador, assim foi o dia.




Dia 3 - Visita a Havana.

Depois de um dia de descanso, chegou a hora de visitar a cidade de Havana.
Fizemos a viagem até Varadero num táxi clássico e depois numa van (fomos 7).
Durante o deslocamento fizemos uma paragem no miradouro de Bacunayagua.


Chegados a Havana, estava o Boris à nossa espera.
Adoramos fazer a visita a Havana com o Boris, ele é bastante divertido, fala razoavelmente português e mostra interesse em saber palavras novas.
Tem um basto conhecimento sobre a história de Cuba, desfez todas as nossas curiosidades, mesmo aquelas mais incomodas sobre o regime cubano.
Recomendo vivamente quem for visitar Havana o faça com o Boris.

Da parte da manhã visitamos a parte velha da cidade, depois do almoço visitamos a parte nova.
O almoço é no Hostal El Canonazo, as doses são bem servidas, ele aconselhou a pedir uma dose para dois, não é muita fartura mas dá perfeitamente.
Tem muita oferta de comida, ele dá conselhos sobre o que é melhor.

Levamos material escolar para as crianças, entregamos ao Boris, porque ele disse que as escolhas mais necessitadas são as de fora de Havana. Levamos também roupa, não custa nada ajudar.

Cidade de Havana, uma cidade com alguns edifícios imponentes, muito bonitos, mas ao lado com casas completamente em ruínas, incrível é ver que são habitadas.
É incrível a extrema pobreza que vemos com os nosso olhos, realidade transversal a todo o país.
É recuar a um tempo que talvez apenas os nossos avós viveram.
Os carros são espetaculares, mas vê-se de tudo, restaurados e a cair de podre.

Neste dia tivemos a companhia da Marisa e namorado, Catarina e Nuno, tornou-se um dia agradável pelo convívio.





Dia 4 - Praia, praia e praia :)

Mais um dia dedicado à praia depois da a visita a Havana.
Dia marcado por uma descarga valente de água da parte da tarde, mas como manda a tradição, toca a ir para a água para a chuva não nos molhar :)

Dia 5 - Visita a Cayo Blanco - Crucero del Sol.

Apesar das previsões não serem animadoras, lá fomos conhecer Cayo Blanco. Fomos pela Gaviota, catamaran Crucero del Sol.
O catamaran tem muito boas condições e a tripulação era muito divertida.
Acabou por não chover durante todo o dia, mas o mar estava com um pouco de ondulação, o que não permitiu fazer snorkeling na barreira de corais.
O snorkeling foi realizado numa zona mais abrigada onde existe uma pequena embarcação afundada, tendo-se tornado habitat dos peixinhos, aspeto negativo é que quem não sabe nadar não pode fazer o snorkeling.
O almoço foi na ilha da Cayo Blanco, nas instalações da Gaviota, tem muita opção de escolha, a lagosta é uma por pessoa.
Do lado da illha onde funcionam as instalações da Gaviota, deu-me impressão de ser a zona mais desprotegida, estava muito vento, muita ondulação e com isso a água estava muito suja.
Deu-me ideia que onde estava um catamaran da Seafary Cayo Blanco, a praia era bem mais abrigada, não tinha grande ondulação e era mais bonito o espaço, tirei uma foto, apesar de não mostrar muito porque passamos ainda a uma distância considerável.
Foi apenas um dia diferente.


Dia 6 - Praia e visita a Varadero.

Da parte da manhã optamos por fazer praia porque estava muito calor, embora o mar estivesse com alguma ondulação, era mesma desconfortável estar na água com a ondulação.
Da parte da tarde fomos dar uma voltinha até Varadero no autocarro turístico.
O bilhete são 5 CUC e permite circular o dia todo, a frequência é +/- 30 em 30 minutos.
Fomos à Calle 15, tem lá um mercadinho e é o ideal para comprar as recordações, os preços são muito bons.


Dia 7 - Praia, praia e praia :)

Dia de despedida da praia, já com o mar um pouco melhor.
O sol continuava tórrido.

Dia 8 - Bye Bye Varadero :(

O que poderia ser a última manhã de praia para mim tornou-se de recuperação, uma má disposição deixou-me pelo quarto. Felizmente depois de medicado recuperei.
A saída para o aeroporto estava marcada para as 12h30, sendo o voo às 19h30!!!
Pelo caminho paramos numa "área de serviço", e fomos novamente por um atalho visto a via rápida estava fechada a pesado como já referi no início.

Iberostar Tainos 4*

Agora vou falar um pouco sobre o hotel, visto que existem comentários para todos os gostos, vou dar o meu e no geral das pessoas que estavam comigo.

  • Quarto - Bungalow
Quando fiz a reserva pedi ao Juan para solicitar um bungalow, ele pediu para enviar email ao hotel para reforçar esse pedido, eis que foi satisfeito o meu pedido :)
É muito espaçoso, a cama é gigante, tem um bom LCD (tem a RTPI), tem vários espaços de arrumação, mini-bar (com água e latas de sprite, cola e cerveja), cofre (pago 2CUC/dia), a base do chuveiro é grande. Os bungalows foram pintados recentemente, estão em muito bom estado.
As tomadas são modelo europeu.

  • Espaço exterior e áreas comuns

Os espaços exteriores e áreas comuns estão muito bem cuidadas, jardins todos muito bem cuidados, equipamentos de apoio em bom estado.
Na generalidade o espaço exterior e áreas comuns estão todos em muito bom estado. Tem um espaço para crianças, com parque infantil.


  • Piscina

Não fiz uso da piscina, prefiro a praia. Mas tem duas piscinas, uma para adultos e outra para crianças. Ambas têm aspecto de estar bem cuidadas, com muitas espreguiçadeiras e sombras.

  • Restaurantes/Comida

Existe um restaurante fechado com AC, que funciona em todas as refeições do dia. Existe outro restaurante junto da piscina, em espaço aberto, sem AC, com comida mais ligeira. Existem dois restaurantes temáticos, um Japonês e outro Cubano.
O pequeno almoço, tem uma boa oferta, leite, café, cereais, pão (vários tipos), fruta, sumos naturais, bolos (muita variedade), ovos mexidos e omeletes têm de pedir para fazer.
Para almoçar existem duas opções, o restaurante junto da piscina, normalmente com carne assada na brasa, hambúrguer e salsicha, por vezes tinha paella, tudo feito na hora. Outra alternativa será no restaurante de buffet internacional com variada comida.
Para jantar existem duas opções, o temático ou o buffet internacional.
O temático japonês, inicia com uma sopa, algumas peças de sushi, depois fazem à nossa frente arroz frito, carne e camarões na chapa e uma sobremesa, n sou amante do sushi mas a restante comida é boa. O temático cubano é muito bom, tem um buffet de entradas, depois escolhe-se um prato principal, tudo na brasa, elaborado na hora, aconselho vivamente este restaurante.
Quanto às sobremesas, tem muita oferta, sempre doces diferentes todos os dias, alguns repetem mas têm sempre algo diferente.

No geral e não comparando com o México, porque são realidades distintas, na minha opinião é um erro comparar.
A comida apesar de não haver muita variedade é bem confeccionada. Único senão é a lentidão com que fazem a comida, mal geral em Cuba. Apenas começam a fazer o bife de frango quando pedimos, depois cria-se um pouco de confusão.

  • Praia

A praia é muito boa, sem algas, com muitas espreguiçadeiras e sombra.
Pode-se fazer algumas atividades sem custo adicional.
A animação na praia é espetacular, sempre com jogos e aulas de dança. Todos os animadores são muito simpáticos.


  • Conclusão

Na minha opinião e dos amigos que foram comigo, o hotel no geral é muito bom, correspondeu às expectativas.

Como já referi antes, quando forem a Cuba levem material escolar, bem como roupa que não usem. Não é possível viver com um ordenado de 17 dólares por mês.
Nos últimos dois dias fomos almoçar com um elemento da animação, em conversa com ele todos ficamos a saber que a felicidade ali tem outro significado, é viver...
Os testemunhos dele são uma lição de vida, muita gente é feliz com a futilidade de ter um tablet, pc, roupa de marca, ele só pede para viver, que tem fé em Deus para que um dia as coisas melhorem.

Sobre a viagem, gostei de conhecer Cuba, mas aquela realidade da pobreza geral deixa-me desconfortável.
Tem boas praias, um povo maravilhoso, sempre com um sorriso na cara.
Como pode um país que possui riqueza, gastar o dinheiro em equipar as forças armadas com medo da invasão dos americanos???
Como pode um país adquirir material ao exterior e depois vender a preços que só alguns podem pagar???
Isto não é defender o povo... Como nos foi dito, a elite cubana mafiosa que vive no EUA é que comanda Cuba.

Ufa... Chegou ao fim, espero ter ajudado.

Qualquer dúvida perguntem.

Cumprimentos.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Que belo report!
Estas fotos fazem-nos suspirar!
Gostei imenso, Havana deve ser uma cidade daquelas, está na minha lista!!!!!
Muito obrigada pela partilha, mais um pedacinho do céu (aquelas praias...) a enriquecer o PV. :cool:
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @Nuno Gomes
Como sabes estava curiosa em relação ao teu report, o qual gostei, bastante esclarecedor.:)
Ainda bem que correu tudo bem, em relação ao Boris já estava com boa impressão e ainda fiquei com mais:)
A excursão a Cayo Blanco podes dizer-me quanto ficou com golfinhos e sem, e onde marcaste?
O hotel espero que fique nos bungalows:rolleyes:
E só me falta 1 mês para conhecer Cuba:rolleyes:
Muito obrigado pela partilha
Boas viagens;)
 

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Olá @CristinaBF ,
A excursão a Cayo Blanco foi comprada por outra casal à Travelplan, ficou 69 euros por pessoa, preço sem golfinhos. Com golfinhos eram 101 euros.
Eu coloquei aqui as fotos que tirei das excursões com os preços ao operadores que vendem no Tainos: Folhetos/Flyers Preços Excursões - Cuba
Envia email para o hotel, eu enviei e passado 30 minutos já me estavam a responder que tinham registrado o meu pedido.
 

Hugo Furtado

Membro Ativo
Olá @Nuno Gomes
Belo reports...... Já estou a contar os dias para 11 Junho ter uma férias fabulosas, com passeio de 2 Havana com o Boris.

Obrigado pela partilha;)

Boas Viagens
 

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Vou pedir um favor, a quem vai para o Tainos, se tiver um espaçozinho na mala para levar umas peças de roupa para o Adanis, pertence à animação.
 

açoriano6750

Membro Ativo
Boa tarde. Estive neste hotel em outubro de 2015 na generalidade concordo com a opinião do Nuno Gomes a única coisa que discordo é da qualidade da comida na minha opinião é fraca(muito) e com pouca variedade, Quanto ás instalações, praia e funcionários tudo muito bom.
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola @Nuno Gomes
Qual foi o e-mail do hotel que enviaste? Podes me dizer?
Eu enviei um e-mail mas responderam-me passado uns dias a dizer que os bungalows eram superiores.
 
Fiquei com saudades depois de ver o Report.
Estive no mesmo hotel o ano passado. Apesar de não ser de luxo gostei imenso e não tenho nada a reclamar.
Fizemos a excursão Jeep safari e adorámos. A primeira experiência a andar a cavalo, a primeira experiência a estar com um crocodilo em cima fizeram esta experiência inesquecível. Pena que o meu medo da agua não me deixasse fazer snorkeling.
Fomos também visitar Havana através dos serviços do Yoander, mas com o guia Carlos. Valeu a pena.
Ia já hoje novamente!
 

Ricardo Botelho

Membro Ativo
Boas, obrigado pelo report, recordei com imensas saudades a viagem que aí fiz. Na altura fui para o Iberostar Varadero, que recomendo e muito!
Obrigado e "boas viagens" :)
 

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Ola @Nuno Gomes
Qual foi o e-mail do hotel que enviaste? Podes me dizer?
Eu enviei um e-mail mas responderam-me passado uns dias a dizer que os bungalows eram superiores.
Enviei para o seguinte email: [email protected]
Pelo que me apercebi o hotel estava com uma ocupação moderada, talvez seja por isso que me atribuiram bungalow. Cheguei a ler pelo portal um relato em que pediam um determinado valor para alterar para o bungalow.
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola @Nuno Gomes
Pois vamos ver se me atribuiem o bungalow, era optimo:)
Em relação a excursão podes dizer +/- quanto gastaste no almoço e pagaste em €€ ou cuc, so para ter uma ideia de quanto dinheiro levo para cambiar.
Desculpa tanta pergunta :)
 

andremarques

Membro Ativo
Excelente report.
Muito elucidativo e detalhado.
O autocarro que se apanha para ir ao centro de varadero é a porta do hotel?
O bilhete paga-se ao motorista?
 

cRaZyzMaN

Membro Conhecido
Bom report e Cuba começa a ter mais atenção na tuga, muito também por causa do acordo com os USA. Mais exposição ajuda, além disso tem estado mais barato que o México e pagamos menos taxa/visto.
 
Última edição por um moderador:

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Ola @Nuno Gomes
Pois vamos ver se me atribuiem o bungalow, era optimo:)
Em relação a excursão podes dizer +/- quanto gastaste no almoço e pagaste em €€ ou cuc, so para ter uma ideia de quanto dinheiro levo para cambiar.
Desculpa tanta pergunta :)
O almoço foi à volta de 24CUC por casal, nós dividimos uma dose, os funcionários vão fazer o filme que é pouco, mas quem nos disse para fazer assim foi o Boris.
A dose anda pelos 19 CUC.

Excelente report.
Muito elucidativo e detalhado.
O autocarro que se apanha para ir ao centro de varadero é a porta do hotel?
O bilhete paga-se ao motorista?
Eu andei mais ou menos 5 minutos a pé para apanhar o autocarro, as paragens são na estrada principal, à saída dos hotéis.
Existe ao lado do motorista um funcionário onde se tira o bilhete.
 
Top