Novidades

[Report] - Cuba - Varadero/Havana/Cayo Largo - Iberostar Taínos

Luixito

Membro Conhecido
Este é o meu 1º report de uma viagem aqui no fórum e quero com ele divulgar um destino e um hotel com menos opiniões aqui presentes.

A viagem sobre a qual vou aqui falar passou-se em Junho de 2010, em que aproveitamos uma excelente promoção a meu ver. Compramos 2 semanas de férias em TI, no Iberostar Taínos em Varadero por cerca de 1000€ por pessoa, com saída de Madrid, em vôo para Havana. não era exactamente o ideal que nós queríamos pois tínhamos interesse em visitar Havana também, mas o preço falou mais alto.

Compramos a viagem no site DominicanaTours, e fomos até Madrid através da
Ryanair (Porto - Madrid). Adicionalmente planeamos o que queríamos fazer e no meio destas 2 semanas,
alugamos um carro e fomos 2 dias a Havana, um dia a Trinidad (mais a sul na ilha) e outro dia ao Norte para visitar as zonas de cultivo de tabaco (Viñales e Pinar del Rio).

Finalmente, comprei na internet uma viagem de Varadero a Cayo Largo com estadia de 1 noite no Hotel Sol Pelicano em Cayo Largo.

Opiniões:

Varadero - Em Varadero encontramos um hotel muito bom para as nossas expectativas. Já tinha lido que os hotéis em Cuba são inferiores aos dos outros destinos das Caraíbas e efectivamente isso é verdade.

Contudo o Iberostar Taínos não defraudou em nada. Praia fantástica, com um mar limpíssimo e que parecia uma piscina, imensas espreguiçadeiras.

Relativamente à alimentação estivemos lá cerca de 13 dias e não posso dizer que me tenha cansado. Não sou uma pessoa muito esquisita mas acho que o hotel tinha muita qualidade em todos os restaurantes.

Piscinas - Este talvez seja o ponto mais fraco do hotel, as piscinas são pequenas e nada comparado com outros hotéis onde já estive. Contudo com o mar que se encontra em Varadero não me parece que isso seja de todo um problema.

Bebidas - Fantástico. Quase todas as bebidas lá são feitas com Rum. Para quem gostar de Rum, vai adorar todos aqueles bares! Mojitos, Cuba Libre são as minhas bebidas preferidas por isso estava muito bem servido. De salientar que todas estas bebidas eram feitas com Rum Habana Club e não com um Rum baratucho de marca branca. Para mim é um ponto a favor neste tipo de serviço, embora acredite que como estamos na terra dele, os outros hotéis também utilizem este tipo de Rum.

Quartos - Nada de extraordinário mas com tudo o necessário e limpeza muito boa.


Havana - Para Havana já levava expectativas elevadas precisamente devido a tudo o que leio. É uma cidade com muita história e algum charme. Muitas coisas interessantes para ver e conhecer mas sinceramente também
é um local um pouco deprimente. A pobreza, a destruição, os edifícios e carros hiper velhos estão presentes por todo o lado e desiludiu-me um pouco. Acho que esperava que a cidade estivesse um pouco mais bem conservada. Mas pronto tem a sua lógica devido ao regime que tantos anos ali perdurou, ou ainda perdura?? :)

Viagem a Havana. Tal como disse antes, resolvemos alugar um carro e aventurar-nos pelas estradas de Cuba. Varadero-Havana faz-se muito bem de carro, é sempre em frente praticamente. Fui sempre com muito cuidado porque a estrada é muito má e não queria ter problemas. Contudo fui apanhado em excesso de velocidade numa localidade no caminho pelo radar de um polícia! :) Não tive qualquer problema, deixou-me seguir sem multa, aconselhando-me apenas a ter cuidado para não voltar a ser apanhado.

Em Havana com um Mapa lá conseguimos chegar ao centro, e estacionamos em frente a um hotel. Para isso paga-se cerca de 1 ou 2 Cuc's e pelo menos ficamos descansados, pois em princípio o carro fica seguro.

Entramos em 2 hotéis para pedir preços para 1 noite de estadia e em ambos rondavam os 100Cuc's. Não era propriamente o que esperavamos e num dos hoteis o Sr. da recepçao percebeu isso e disse que se quisessemos nos arranjava uma solução mais barata. Esperamos um pouco por ele fora do hotel e lá saiu ele do trabalho, levou-nos para umas duas ruas ao lado onde nos apresentou um albergue cubano (oficial - com o selo de autorização do turismo de Cuba na porta). Não era propriamente um sítio muito romântico mas tinha uma cama, casa de banho, roupa limpa e pequeno almoço. Por 30 Cuc's lá ficamos nessa noite.

Em Havana conhecemos os sítios habituais presentes em qualquer guia de viagem Bodeguita del Medio, Floridita, Capitólio, Malecón, Centro de Congressos, Zona Histórica, etc. Deixo também uma pequena sugestão. Não fomos ver o Cabaret Tropicana, mas fomos ao Cabaret do Hotel Nacional. Quando lá estavamos foi-nos proposto ficar para o Jantar e Cabaret do Hotel com condições especiais. Pagamos 60Cuc's pelo jantar e Cabaret para 2. (Muito mais barato que o Tropicana)

Trinidad - É uma cidade interior, muito bonita mas também pequena e ainda mais pobre do que Havana. Os edifícios até não estão muito mal conservados, mas as ruas são horríveis. :)

Pela estrada há imensas pessoas a pedir boleia. Pelo que soubemos é normalíssimo e chegam a estar horas à espera de uma boleia. Claro que como bons turistas que somos lá demos boleia a um Sr. que ia para Trinidad.

Já no centro deixamos o carro estacionado numa rua central que até ficava perto da casa do homem. Lá fomos passear e conhecer a cidade, até que quando voltamos tinhamos um pneu furado. Passado algum tempo o Sr. lá nos viu atrapalhados a mudar o pneu e ajudou-nos nessa tarefa, prontificando-se a indicar-nos uma garagem onde podíamos arranjar o pneu muito barato. Foi aí que começamos a achar muito estranho e até hoje nunca saberemos se aquilo foi um esquema para irmos gastar dinheiro numa oficina ou se foi mesmo um azar, um furo e tudo uma coincidência. Não fomos nessa história e como em Cuba há uma agência de alugueres de carros nacional,havendo assim agência por todo o país, que foi onde alugamos o carro, procuramos as instalações em Trinidad deles e pedimos ajuda para colocar o pneu direito. Foram impecáveis, arranjaram o pneu e disseram que fizemos tudo bem. Não pagamos nada e lá seguimos viagem, apenas com um atraso de 1 horita por causa do precalço.

Viñales e Pinar del Rio - Trata-se da zona Norte da ilha, sendo uma zona mais húmida e chuvosa apreenta-se como a zona perfeita para as plantações e fábricas de tabaco. Pelo caminho visitamos uma localidade onde havia um jardim de orquídeas, com centenas de orquídeas diferentes. Perto de Pinar del Rio visitamos uma plantação de tabaco, as suas "estufas" e fábrica, onde nos explicaram todo o processo no fabrico dos charutos. Era uma quinta bem grande e onde fabricavam charutos para as mais conhecidas marcas, Montecristo, Cohiba, Partagás, Romeo e Julieta, etc.

No vale de Vinãles encontramos uma paisagem extremamente verde e húmida e fomos até ao parque onde podíamos ver o Mural de la Prehistoria, que se trata de uma pintura gigante nas rochas de um monte retratando a época da pré-história.

No final deste dia fizemos a viagem de regresso a Varadero, esta sim uma viagem bem cansativa de cerca de 4 horas.

Cayo Largo - Tal como referi acima esta foi uma viagem comprada por mim na net ainda antes de partirmos. No dia marcado com cerca e 1 hora atraso lá apareceram para nos ir buscar. Basicamente deviamos ser as unicas pessoas a ir nesse regime e então juntaram-nos as pessoas que iam fazer excursao a Cayo Largo nesse dia, porque fomos no avião com pessoas que tinham comprado uma excursão semelhante e o vôo que apanhamos não tinha o número que me aparecia no Voucher.

A viagem Varadero-Cayo Largo é feita numa avioneta pequena com capacidade de cerca de 20 pessoas, a baixa altitude o que permite vistas fantásticas quando nos aproximamos pois existem centenas de ilhas pequeninas muito muito bonitas. Penso que se assemelhará a uma viagem de hidroavião nas Maldivas em ponto mais pequeno.

Em Cayo Largo ficamos no hotel Sol Pelicano, embora tenha sido só mesmo comer e dormir. Estivemos lá 2 dias quase completos e aluguei uma scooter para passear e ir conhecer as melhores praias. A ilha é muito pequena por isso em um dia podemos conhecer imensas praias. As praias em Cayo Largo são absolutamente divinais!!! As melhores praias onde já estive sem dúvida. Areia branquíssima, fina e um mar azul lindo! Apanhamos algum vento o que foi pena, mas nem por isso deixamos de aproveitar.

O principal senão são as estradas, ou falta delas... A única estrada que há liga o aeroporto aos hotéis. Tudo o resto são caminhos de terra batida. Coitadinha da scooter, enterrei-a na areia umas 10 vezes!! Não é muito fácil conduzir, como se vai devagar não nos aleijamos mas é algo perigoso andar de mota por ali porque o terreno é muito mau mesmo para aquele tipo de veículo. O meu conselho é alugarem um jipe. É um pouco mais caro mas será muito mais confortável de certeza. E vale mesmo muito a pena andar a conhecer as prais de toda a ilha, algumas praticamente inexploradas.

Ainda em Cayo Largo visitamos um centro de criação de tartarugas e a casa de uma senhora junto a um mini lago que tinha como animal de estimação um lindo crocodilo :) :) Estar a 5 metros de um crocodilo sem qualquer tipo de vedação é uma experiência no mínimo intensa... :)



Não me lembro de muito mais para contar de momento, vou acabar deixando-vos fotos dos locais por onde passei.


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0865_zps302d16a6.jpg




Praia do Hotel

ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0803_zps8c7ebf59.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0802_zps5605e885.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0809_zpsa306c1a4.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0808_zps8efa6232.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0254_zps67ff9c22.jpg




Hotel

ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0746_zpsbacd7867.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0296_zps08490202.jpg





Curiosidades nas viagens de carro

ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0678_zps27092e9c.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0677_zps97d4ea1e.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0673_zps94d50efb.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0344_zps35c23bb7.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0675_zps18128911.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0451_zpsd2f0f107.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0443_zpsbc412157.jpg



A título de curiosidade as mangas em Cuba são óptimas!! Aliás eles se fossem espertos podiam ser um dos maiores produtores e exportadores de manga do mundo, porque são mesmo muito boas. Nesta banca compramos 5KGs de manga por 2 CUC's, que não chega a 2 euros....

ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0348_zpsa14582ee.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0345_zpsae6479cf.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0341_zpsa0a16ec2.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0245_zpscf5812b3.jpg



Havana

ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0547_zps0f494c0b.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0549_zpsea4e74b4.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0599_zps85935517.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0573_zps6998cc85.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0571_zps44eeb8db.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0579_zps1fe8470d.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0558_zps047cc62d.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0502_zpsc86945d2.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0497_zps32551b8e.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0491_zps4b3e3026.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0488_zps67bf1f1d.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0471_zps641f082f.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0463_zps0033d7ce.jpg



Trinidad

ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0410_zps215b7f73.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0405_zpsf2f2bc38.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0398_zps510fb7e2.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0384_zpsc18f899f.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0365_zps0d0007b7.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0352_zps4e9545cb.jpg



Viñales e Pinar del Rio

ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0707_zps41fd62f2.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0697_zps1df2c429.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0659_zpsc14d6e3c.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0655_zpsf9747935.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0654_zpsf11f65b0.jpg



Folhas de tabaco

ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0685_zps80cc2868.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0686_zps17168bf4.jpg




Cayo Largo

ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0061_zps1ad16259.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0057_zps21c4ad26.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0058_zps09dbbb7c.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0082_zps8b1b1603.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0107_zpsfe7d894d.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0091_zpsf90e556e.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0152_zps82c13c15.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0135_zps69220ab6.jpg



ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0069_zps2f65948c.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0115_zpsf45cd14f.jpg


ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0113_zpsecfabfdf.jpg



"Recuerdos" comprados na praia do hotel ao nadador salvador do hotel !! :)

ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0310_zpsdb733fb1.jpg



Hasta siempre, Comandante!

ai1355.photobucket.com_albums_q708_labcrypt_IMG_0026_zps7678bd59.jpg
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Luixito

É o teu primeiro Report e nem parece! Está muito bom :).
É muito bom recordar Cuba. É um país fantástico.

Cumprimentos
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
:)

É sempre com saudades que vejo reports de Cuba.

Fantástico e muito obrigado pela partilha e por me "matar um pouco das saudades que tenho deste país"

parabéns
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Adorei o report! Parabéns..

Cada vez sinto mais longe a possibilidade de visitar Cuba :( ... um dos destinos que tinha mais curiosidade de conhecer, enfim!
É por isso que este portal é magnífico, leva-nos a viajar e a sonhar.
Obrigada pela partilha.

Boas viagens. ;)
 

Luixito

Membro Conhecido
David Nunes disse:
Parabéns pelo report, só me dá mais vontade de la ir, e o Cayo Largo meus deus..que praias
Obrigado.

E realmente tenho de salientar isso mesmo. As praias de Varadero são muito boas, mas as dos Cayos são divinais!!!
 

baguera

Membro Conhecido
Parabens, pelo Report.
Com reports assim cada vez mais tenho vontade de conhecer Cuba... :)
Obrigado pela partilha.
 

Luixito

Membro Conhecido
Obrigado Baguera.

Quanto a Cuba, deixa crescer essa vontade porque quando lá fores não te vais desiludir ;)
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Parabéns pelo excelente report

Ta muito muito bom

Ficamos a espera de mais, pois tens imensas viagens no teu historial, e o pessoal quer saber tudo :cheers:
Abraço e continua...
 

Luixito

Membro Conhecido
Obrigado.

Prometo que vou fazer um novo em breve e porque o pessoal merece ter sempre mais opiniões.

Aliás este fórum já me ajudou bastante nas minhas escolhas passadas.
 
Top