Novidades

[Report] - Cuba, Pestana Cayo Coco 2017

RDSC

Membro Ativo
Pois lá chegaram as tão aguardadas férias de 2017.
E tão rápido como "teclei" esta 1ª frase, assim parece que voaram estes dias de descanso e diversão na bela e já tão "reportada" ilha de Cuba.

Fomos pelo 2º ano consecutivo para Cuba, mais especificamente para Cayo Coco.

"2 vezes para o mesmo sítio?" - perguntam vocês.
E respondo eu: "Pois venham mais 2, 4 ou mais vezes ainda, que não me importo mesmo nada."

A verdade é que houve um conjunto de factores que proporcionaram esta(s) ida(s) para Cayo Coco. Mas após experimentar aquelas águas e praias deslumbrantes em nada me arrependo da escolha.

Estava bem preparado para o que ia encontrar e isso é fundamental para que as viagens a Cuba possam correr da melhor forma. Nada de muitas exigências ou comparações com outros destinos nas Caraíbas. Não podemos esperar as mesmas mordomias, luxos ou extravagancias da RD ou México. As limitações dum pesado embargo assim o ditam.
Quando fazemos este estágio mental e levamos expectativas realistas, então estamos a meio caminho para usufruir, da melhor forma, uma das melhores coisas que esta ilha tem para os seus visitantes - a praia.

Deixo-vos algumas notas mais relacionadas com o hotel e serviços que podem encontrar.

Apesar de tudo acabei por ter muita sorte no hotel onde fiquei instalado - O Pestana Cayo Coco.
Quarto acolhedor, sossegado, bem localizado (piso 3 do bungalow 1), boas vistas, funcional, próximo da piscina e lobby.
Essencialmente pedia limpeza, o que se verificou. Sem mácula.
Era fornecida garrafa de água de 1.5l todos os dias. Falharam 1 dia, mas como compensação deixaram lata de Cola e Cerveja.

Áreas envolventes bem tratadas e decoradas (isto para um local sem água para rega, exceto a chuva).
Piscina qb - Só lá entrei uma vez, para não dizer que não experimentei. Ainda assim faço pausa para reflexão: Quem é que fica dias inteiros na piscina com aquela praia a alguns metros de distância? Não entendo os canadenses (ou canadianos - esta é outra dúvida que me assola frequentemente).

Restaurantes temáticos - experimentei o Português. Serviu bem. Foi interessante provar alguns pratos típicos duma outra perspectiva, apesar do Chef ser português (Valentim Martins - tipo 5* de quem falarei mais à frente). É curioso ver os desafios que ele tem em preparar estes pratos quando faltam muitos dos ingredientes que nos são mais comuns.
Além do Português ainda havia o Italiano, Criolo e Indu (este pelo que percebi só abre à 3ª feira).
Nota positiva para a tasquinha de grelhados e pizzas, que tão bem sabia antes do almoço no restaurante Buffet (olhando pela perspectiva da minha balança não foi assim tão positivo... adiante).
Restaurante Buffet - tinha mais que o básico. Ao fim de alguns dias começava a notar-se uma ligeira repetição dos pratos com algumas nuances diferentes, mas serve bem e não senti falta de escolhas. Além dos diferentes pratos já confeccionados, tinha ainda as massas feitas na hora e peixe e carne também grelhados na nossa frente. Sobremesas satisfatórias em qualidade e quantidade. Nota negativa para a escassez de fruta. E a pouca que havia não tinha grande qualidade, se calhar também por não estar fresca. Apesar de ficar em zona refrigerada era trazida à temperatura natural. Estava à espera de me deliciar com as afamadas mangas, o que aconteceu só 1 ou 2 vezes.
Pequeno almoço abundante para os habitantes do Canadá (notaram agora como fintei a questão gramatical da coisa?), mas básico para aquilo que habitualmente faz parte da nossa dieta tuga, isto em comparação também com o hotel do ano passado - Tryp. No quesito da fruta e pequeno-almoço (tradicional) o hotel TRYP Cayo Coco era superior!

Havia ainda banquinha de batidos de frutas feito na hora - este aqui não gostei. Praticamente sempre fechado mas das poucas vezes que abriram vi a preparação e não gostei. Acrescentavam muita água ou gelo o que os deixava sem sabor. Ou então, como no nosso caso o que bebi (fiz apenas uma tentativa) estava quente.
Num dos dias vi alguém a pedir um batido de manga e ananás. A manga que foi para o batedor foi.... sumo de manga e o ananás aí sim em pedaços. Não se compreende!

Tem ainda o bar da piscina que servia snacks variados, que incluía entre outras coisas catchorros (o portunhol é lindo).
Havia ainda a banquinha dos churros junto da piscina. Infelizmente sempre que lá passei estava fechada.

Portanto, para quem tem receio do que lhe espera no capítulo da alimentação, podem ficar descansados. Não sendo perfeito, não compromete. Cumpre bem com as exigências mínimas.
 
Última edição:

RDSC

Membro Ativo
Animação - achei pobre. Os animadores não se esforçavam para "puxar" pelos hóspedes. Tentavam algumas vezes, e tinham actividades durante o dia com hora marcada. Se não estivesse lá ninguém, a actividade era cancelada. Não havia 1 ou 2 minutos de espera. Durante os shows da noite tudo era controlado pelo tempo.
Acabei por gostar das noites da festa na praia (com alguns jogos bem animados) e do espectáculo rock. A banda DHARMA conseguiu animar plateia com clássicos intemporais.


O hotel possui ainda campo de ténis, ginásio e centro de actividades náuticas. Fizemos pequeno passeio de barco à vela. Serve mais para despertar desejo para excursões que são vendidas em separado. Mas foi bem agradável.

No domingo tivemos uma festa com os portugueses. Recebemos o convite passados 2 dias da nossa chegada. Foi 1 noite bem agradável, pelo convívio e animação promovida em parte pelo Chef Valentim.

Notas finais para comportamento dos funcionários. Já existem vários a falar português. São simpáticos e ao contrário do que encontrei no Tryp não são tão descarados a "fazer-se" à propina. Sinceramente não sentimos que somos melhor atendidos por dar alguma coisa.
Os cubanos, hóspedes no hotel não foram nenhum incómodo. Até proporcionam alguns momentos cómicos e espectáculos dignos do Circo de Soleil, tamanhas acrobacias que faziam com as quantidades de comida que colocavam nos pratos. Já fora do hotel, na praia dos cubanos, a alegria da confraternização, bem regada de bebida, comida, música e um ou outro coma alcoólico (nada grave) contrastava com a falta de civismo. Não bastasse o lixo (essencialmente latas e garrafas), era assustador ver a quantidade de latas cortadas e enterradas na areia (no mar e fora dele). Uma atitude disparatada!

Chef Valentim - muito simpático e amigável. Foi surpresa vê-lo a receber os portugueses no aeroporto. A partir daí sempre se preocupou em saber se estava tudo bem. Procurou tomar algumas refeições junto dos hóspedes e no final ainda teve a preocupação de se despedir individualmente de cada um. Foi um gesto bonito.

Portanto fica a minha visão do hotel e deixo a recomendação para o mesmo. Não é nada de extraordinário, mas serve muito bem. Ainda para mais quando neste destino o que mais importa são as praias. E sobre estas melhor que descrever o que vi, senti e usufruí é ficarem com as fotos, e tirarem as vossas conclusões.

Fotos da praia do hotel:
 
Última edição:

RDSC

Membro Ativo
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@RDSC obrigada por este report.
Estive nesse mesmo hotel e compartilho dos comentários sobre o mesmo. Não é pelo hotel que as férias não são espectaculares.
Quanto ao destino, basta ver as belíssimas fotos e .... está tudo dito! :)
Não é difícil repetir férias nestas praias!:cool:
Parabéns por mais esta partilha. ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela fantástica partilha! :D E não é mesmo um hotel que dita as férias, essa praia sim, diz quase tudo, maravilha :D

Boas viagens :)
 

susy4

Membro Conhecido
Não há direito ...ver isto num dia de chuva ...:confused::confused::confused:
Só digo ....quero voltar pr'a ilhaaaaaaa!!!
Grata por este report e por aguçar a vontade de ir aos Cayos.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Estas fotos do Cayo dão uma enorme vontade de apanhar o primeiro avião e partir.
É um local que não conheço mas que espero em breve poder visitar.
Boas viagens ;)
 

RDSC

Membro Ativo
@RDSC obrigada por este report.
Estive nesse mesmo hotel e compartilho dos comentários sobre o mesmo. Não é pelo hotel que as férias não são espectaculares.
Quanto ao destino, basta ver as belíssimas fotos e .... está tudo dito! :)
Não é difícil repetir férias nestas praias!:cool:
Parabéns por mais esta partilha. ;)
É verdade. Não custa nada repetir. Mas para a próxima, e pelo que vi num outro report ;), tenho de afastar-me um bocado da praia e ir à descoberta do interior.

Não há direito ...ver isto num dia de chuva ...:confused::confused::confused:
Só digo ....quero voltar pr'a ilhaaaaaaa!!!
Grata por este report e por aguçar a vontade de ir aos Cayos.
Parece que escolhi bem o dia para deixar o report. Mas faça chuva ou faça sol, frio ou calor vale a pena visitar os Cayos.
 
Última edição por um moderador:

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!!
Como eu gostava de ir até aquelas bandas hihihihihi :D:D:D:D
Aquele mar ui ui ui:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá @RDSC ,

Acho que descrever na perfeição o sentimento e a forma de ver as coisas sobre Cuba e repetir 1 destino...

Tenho pena de não conseguir votar ao Cayo :(.. a água é sem dúvida o melhor...

Obrigado pela partilha (chegou-me aos ouvidos que alguém deveria ter contribuído para este report e não o fez :rolleyes:).

Parabéns pelas fotos... e que para o ano haja mais :)..
 

RDSC

Membro Ativo
Olá @RDSC ,

Acho que descrever na perfeição o sentimento e a forma de ver as coisas sobre Cuba e repetir 1 destino...

Tenho pena de não conseguir votar ao Cayo :(.. a água é sem dúvida o melhor...

Obrigado pela partilha (chegou-me aos ouvidos que alguém deveria ter contribuído para este report e não o fez :rolleyes:).

Parabéns pelas fotos... e que para o ano haja mais :)..
É verdade @Paulo Leite aquela água é difícil de esquecer, principalmente quando se mora aqui para o norte.
Acho que é daqueles destinos que fica sempre a vontade de lá voltar. Quem sabe!

Houve um pouco de negligência da parte de certa pessoa que me poderia ter ajudado mais, mas lá consegui. Também não quero arranjar problemas agora com acusações em público.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Houve um pouco de negligência da parte de certa pessoa que me poderia ter ajudado mais, mas lá consegui. Também não quero arranjar problemas agora com acusações em público.
Alguma coisa apita... trabalhamos com 1 vasto leque de advogados que estão disponíveis 24h por dia para alguma eventualidade... :rolleyes::cool:
 

Bee

Membro Conhecido
Para mim é sempre um encanto rever Cayo Coco local de onde guardo otimas recordações, a última das quais em Agosto.
Este ano em conversa com o meu marido chegamos a comentar que eles devem pôr alguma substância ilícita na água. É que depois de se experimentar é difícil largar o vício. :p

Parabéns pelo report.
Se houve alguém que podia ter ajudado e não o fez, o report tem ainda mais mérito. Assim ninguém pode dizer que houve ajudas e favorecimentos ;)
Temos de saber andar com as nossas próprias pernas!
Obrigado pela partilha!
 
Última edição:

RDSC

Membro Ativo
Para mim é sempre um encanto rever Cayo Coco local de onde guardo otimas recordações, a última das quais em Agosto.
Este ano em conversa com o meu marido chegamos a comentar que eles devem pôr alguma substância ilícita na água. É que depois de se experimentar é difícil largar o vício. :p

Parabéns pelo report.
Se houve alguém que podia ter ajudado e não o fez o report tem ainda mais mérito. Assim ninguém pode dizer que houve ajudas e favorecimentos ;)
Temos de saber andar com as nossas próprias pernas!
Obrigado pela partilha!
Curioso. Eu e a minha esposa dissemos exactamente a mesma coisa sobre a água. É uma maravilha, não é?
Obrigado @Bee pelas palavras de incentivo.
 
Top