Novidades

[Report] Cuba Maio 2013

Gilda Conceição

Membro Novo
Este é o meu primeiro report no fórum. Decidi fazê-lo porque ao organizar a viagem a Cuba, foi graças aos vários reports que li que me ajudaram a tomar algumas decisões. Assim, pode ser que ajude alguém que esteja a planear uma viagem nas terras do Fidel.

A viagem estava inicialmente marcada para o inicio de Março, no final de Fevereiro o funcionário da agência onde tinha tudo reservado ligou-me a dizer que havia um pequeno problema… A iberojet tinha ido à falência, nessa altura caiu-me tudo… Era impossível remarcar para a mesma data pelos valores que estava disposta a pagar. Acabei por remarcar tudo para o final de Maio, e ainda consegui um preço um pouquinho melhor

No dia 21 de Maio apanhei o voo em direcção a Madrid e de Madrid para Havana.
Em Havana fiquei hospedada no hotel Habana Libre, escolhi este hotel devido à sua componente história. Este hotel foi ocupado pelos revolucionários cubanos, liderados por Che Guevara, Camilo Cienfuegos e Fidel Castro. Permaneceram lá durante cerca de três meses, onde discutiam o rumo que a revolução deveria tomar.

Mas mal fiz o chek in arrependi-me de imediato da minha escolha… Estava desejosa de chegar ao quarto para tomar um banho e descansar. Dirigi-me ao meu suposto quarto, quando abro a porta do quarto vejo uma senhora na cama… Fula da vida fui reclamar na recepção, mas como aprendi ao longo desta viagem, os cubanos não stressam por nada, muito calmamente deram-me outro quarto como se fosse uma situação comum para eles…

Fiquei no 7º andar e a vista é fantástica…

Devido ao fuso horário, acordei cedíssimo e fui privilegiada por um vi um nascer do sol simplesmente deslumbrante.



Ao sair do quarto reparei que a porta não ficava trancada, reportei a situação na recepção, pois estava com algum receio de deixar os passaportes e dinheiro no quarto (o cofre no quarto é pago), mas garantiram-me que iam resolver o problema. Resolveram tão bem a situação que ao final da tarde quando regressei ao quarto não conseguia abrir a porta… Nem a camareira conseguiu, tinha o quarto ainda por arrumar… Conheci outros casais que aconteceram situações caricatas neste hotel.
Para um hotel de 5 estrelas esperava um pouco melhor, a mobília do quarto estava um pouco velha, o ar condicionado do quarto estava avariado, não conseguia desligá-lo, nem mudar a temperatura... Apesar disso, os quarto são muito espaçosos. O que mais gostei foi os pequenos-almoços, grande variedade e com óptima qualidade.

Recepção do Hotel

Quarto:

Porta da casa de banho

Tinha apenas um dia para conhecer Havana, por isso às 8 da manhã já estava a sair do hotel.
Primeiro ponto de paragem foi o Callejon de Hamel. Pelo que tinha pesquisado parecia-me bem mais próximo do hotel e foi um pouco complicado chegar lá, mas com a ajuda de alguns cubanos, que estão sempre dispostos a ajudar, consegui chegar. Quase a chegar fui abordada por um Cubano que se “voluntariou” para me levar ao Callejon e a um mercado local… Depois da visita guiada perguntou se queria charutos, como não estava interessada disse logo que não, mas o meu companheiro de viagem foi na dele… Quando reparei já estávamos longíssimo, por uns bairros muito estranhos, e queríamos levar para uma cave...

Ai disse logo que não entrava, fiquei com algum receio, pois tinha que voltar para o hotel que tinha uma reunião com a operadora às 10 horas… Disse-nos que nos levava ao hotel no carro dele, perguntei quanto levava, cerca de 50 CUC´s!! Disse-lhe que não dinheiro para isso, dei-lhe algumas t-shirts e canetas e saímos de lá em direcção ao hotel... Apanhei um pequeno susto, mas serviu de lição, porque o povo cubano pode ser bastante prestativo, mas não nos podemos esquecer das condições em que vivem, por isso não fazem nada, sem esperar algo em troca...




Já de regresso ao hotel falei deste episódio a outro casal português que tinha conhecido no avião e eles sugeriram conhecermos Havana de táxi. Na porta do hotel encontramos o Didier que nos fez uma proposta, por 40CUC levava-nos aos sítios que quiséssemos, durante todo o dia. Depois do que tinha passado antes, achei que era uma sugestão bem viável.

O Didier foi impecável, levou-nos a todos os sítios que queríamos conhecer em Havana.
Começamos por visitar a Plaza de La Revolution e o Memorial José Martin.



De seguida fomos à fábrica de rum Legendário, foi-nos permitido conhecer as instalações e o processo de fabrico do rum, e de seguida assistimos a um show de confecção de café com rum. E digo-lhes foi o melhor café que já bebi na minha vida. Divinal!


Trouxe uma garrafinha de rum por 6 CUC. No final da noite conhecium casal que tinha ido a essa mesma fábrica, mas organizado por uma empresa de excursões organizadas e compraram a mesma garrafa de rum por 10 CUC.

Passado um bocado, o Didier pergunta-nos se queríamos charutos, disse-nos que conhecia uma pessoa que vendia muito mais barato do que na fábrica, lá fomos à casa dessa pessoa e comprarmos uma caixa com charutos (acho que foi 20 cuc´s), estávamos com alguém receio que não passasse no aeroporto, mas correu tudo bem.

Já esfomeados, pedimos ao Didier para nos levar a um restaurante, lá no levou ao El Guajirito, comemos comida típica cubana, eu experimentei ropa veija e adorei. Como era de esperar o prato que o Didier pediu, nós tivemos que paga-lo, e ainda por cima comeu o prato mais caro que havia no menú :D




De seguida fomos para a parte velha de Havana. Começamos pelo Capitólio.








Seguimos para a La Floridita:


Depois para a Iglesia Y Convento San Francisco




Plaza de La Catedral





Plaza Vieja



Hotel Ambos Mundo, onde o Ernest Hemingway ficava hospedado quando ia a Havana:




La Columnata Egipciana, café frequentado pelo Eça de Queirós quando foi Consul de Portugal em Havana.



La Bodeguita Del Medio







Ao final da tarde os Cubanos juntam-se no Malecon para apreciar o por do sol, ou simplesmente dar uns mergulhos... Apesar de estar cansadíssima, não podia perder a oportunidade de ver o por do sol no Malecón. Andei um pouco por lá, interagi com alguns cubanos e depois decidi dar uma voltinha no coco táxi :D




 
Última edição por um moderador:

Gilda Conceição

Membro Novo
Não podia deixar de publicar umas fotos dos carros... :rolleyes:




Adorei Havana, é uma cidade com muita história e muito charme. Antes de viajar falei com algumas pessoas que já tinham ido a Cuba e disseram que não gostaram de Havana, devido à sua pobreza... Nada disso me chocou, porque sabia ao que ia, sabia perfeitamente que não iria para nenhuma capital europeia... Em Havana Velha havia muitas obras e vê-se que estão a tentar preservar a parte mais turística da cidade, mas se formos para sítios menos turísticos encontramos muitos prédios degradados e muito lixo...

Este post já vai muito longo, por isso, assim que me for possível faço o report da restante viagem.

Espero que tenham gostado :rolleyes:
 
Última edição por um moderador:

martuxa

Membro
Olá Gilda :) Adorei o teu report! Fiquei ainda mais ansiosa que chegue Março para conhecer essa belissima cidade. Em principio também iremos optar pelo tour privado com um táxista pois temos uma maior liberdade na escolha do trajecto e nos tempos disponíveis..

Segundo o meu marido esse rum "Legendário" é um dos melhores runs cubanos que ele já provou e muitas vezes o menos conhecido por nós portugueses.. achei curiosa a visita à fábrica e sem dúvida que será uma ideia a aproveitar na visita a havana...

Mais uma vez parabéns pelo report fico à espera de novas fotos! :) :)
 

Gilda Conceição

Membro Novo
Olá Martuxa, não me importava de voltar novamente... É um país que deixa saudades... ;)
Sem dúvida que os runs de lá não tem a mínima comparação com os que há cá... Eu nem gostava de rum... Trouxe também outro, o Guayabita del Pinar, que comprei em Pinar del rio, também excelente :D
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boa tarde Gilda,

Muito obrigado pela partilha...

É sempre com nostalgia que revejo fotos de Cuba....

Parabéns

PS - Agora fiquei deprimido pois já não vou lá desde 2007... :(
 

TeK

Membro Conhecido
Gilda, obrigado pela partilha, só quem passa por Havana sente aquela magia única...

Gilda Conceição disse:
Dirigi-me ao meu suposto quarto, quando abro a porta do quarto vejo uma senhora na cama…
Para muitos isto faria com que o hotel fosse não de 5 mas de 6 estrelas



Gilda Conceição disse:
Passado um bocado, o Didier pergunta-nos se queríamos charutos, disse-nos que conhecia uma pessoa que vendia muito mais barato do que na fábrica, lá fomos à casa dessa pessoa e comprarmos uma caixa com charutos (acho que foi 20 cuc´s), estávamos com alguém receio que não passasse no aeroporto, mas correu tudo bem.
Toda a gente em Cuba tem um amigo que vende mais barato eheh, o problema não é o aeroporto mas sim quando se acendem e começa a abrir por ser folha de bananeira, claro que sai bem mais barato, comprei pra fumar na loja do Trip Habana e para recuerdo não foi numa cave, mas foi numa humilde casa fantasma desse género e não tem nada de mal, é apenas a casa deles infelizmente.
 

Gilda Conceição

Membro Novo
2º dia de viagem

Ainda em Portugal, tinha feito uma pesquisa de agência que organizavam excursões em Cuba, acabei por marcar duas excursões com a Cubatur (www.cubatur.cu/). Foram bastante prestáveis e, como tinham o escritório no hotel em que fiquei hospedada em Havana, no dia que lá cheguei fui levantar os vouchers e pagar as respetivas excursões.
Por isso, no 2º dia em Havana já tinha uma excursão marcada, e este era o destino, para mim, mais aguardado nesta viagem… Pinar del Rio.
A primeira paragem do dia foi à fábrica de Rum “Guayabita del Pinar”, e para alguém que não gostava de rum, depois desta viagem fiquei fã :D
Trouxe outra garrafa deste néctar dos deuses, por apenas 4 CUC.

Fizemo-nos à estrada e já estava em pulgas para chegar ao Vale de Vinãles… E assim que cheguei, não havia palavras para descrever esta paisagem… Aqui senti que estava no paraíso :cool:

A Unesco declarou o Vale de Vinâles Património Mundial da Unesco, em 1999.






Estes magotes formaram-se há cento e sessenta milhões de anos, no período jurássico. Esta zona de montanhas calcárias sofrera tal erosão, devido aos rios subterrâneos, que se tornara numa extensa caverna.
O tecto da enorme gruta, sustentado apenas por finas colunas de pedra mais resistentes, acabou por se desmoronar, deixando só os fragmentos dos pilares entre os escombros do tecto, que hoje são os magotes.

De seguida fomos à casa do Veguero, um produtor de tabaco.

Entramos na sua “fábrica”, onde nos explicou todo o processo de fabricação de charutos.




Enquanto as outras pessoas ficaram a fumar charutos que o Eduardo ofereceu, eu fui lá para fora apreciar as paisagens… E por momentos imaginei-me a viver ali, longe da confusão da cidade…





A desvantagem de fazer excursões é o tempo que podemos estar nos sítios, por mim, passava a tarde a apreciar toda aquela paisagem. Mas lá tive que entrar no autocarro, para a paragem seguinte… A Cueva del Indio, um passeio de barco no interior na gruta.








A fome já apertava e não via a hora de chegar ao próximo destino, para almoçar. O almoço foi servido com vistas para o mural da Pré-História de Vinãles.




Neste magote encontra-se pintado o mural da pré-história de Vinãles, encomendado pelo presidente Castro, o qual representa a história da evolução até ao homem moderno.

Depois de um alegre almoço, com direito a música cubana ao vivo, apenas tivemos uns breves instantes para tirar fotografias, porque começou a fazer um temporal, que durou o resto da tarde. Por sorte, conseguimos ver tudo, sem a presença da chuva… O que não aconteceu com outro casal que conhecemos no nosso hotel, que também fez esta excursão mas com outra operadora, a ultima paragem deles foi no Vale de Vinãles quando estava a chover torrencialmente, ou seja, não conseguiram ver nada… E foram a uma fábrica de tabaco onde não permitiam tirar fotografias.
Por isso, se voltasse a cuba iria marcar excursões, novamente, com a Cubatur.

Assim que possível, escrevo sobre os outros sítios que tive em Cuba :D
 
Última edição por um moderador:

Tita RG

Membro
Olá,

Como é que marcaste essa excursao com a Cubatour, foi por email? É que enviei email mas ainda nao me responderam e ja estou à espera à algum tempo....
E no site deles nao consigo reservar nada...

Eu vou a Cuba em Abril :)

beijinhos e obrigada!
 
Top