Novidades

[Report] Cuba: Havana e Varadero - Novembro 2018

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá a todos :)

Recém chegado de Cuba, quero deixar aqui o meu contributo no Portal das Viagens, uma vez que cada um tem o seu ponto de vista, e quando mais existirem, melhor. Opinião cria opinião, e desde que saudável, não faz mal a ninguém :)
Antes de mais, quero agradecer ao @Paulo Leite , @Cristina Sousa e @Maria Artur pela ajuda que foi dada :D

Agência: Bonsai Viagens (Que igualou as ofertas do Juan)
Operador: Jolidey (Correu tudo bem, nada a reclamar. Fui só ver como eram as reuniões de operadores, mas as datas e horários de saída foram logo entregues à chegada no aeroporto)
Voos: TAP, Evelop e EasyJet (todos com atraso na saída, mas depois apanharam os sinais todos verdes e chegaram a horas :p )
Hotéis: Tryp Habana Libre (PA) e Sol Palmeras (TI) (vou falar um pouco de cada um mais abaixo)

A viagem a Cuba era há muito desejada, mas por vários motivos, era sempre colocada de parte. Contudo, no ano passado na Tailândia, fiz mais um grupo de amigos, e começamos a falar em próximas aventuras, e duas delas, não conheciam Cuba. Assim, foi juntar o útil ao agradável e começamos a delinear as coisas por alto, algo que se acabou por realizar :D
Não conhecendo eu República ou México, não posso fazer comparações, posso fazer sim com os destinos que já conheço, como Cabo Verde ou Tailândia, ainda que de forma muito geral. Quer procura por algo grandioso em Cuba, seja em hotéis, comida e afins, dificilmente irá corresponder às expetativas. No meu caso, e como sempre, vou com a minha mente aberta perante o país que visito e aquilo que ele tem para oferecer e que no fundo, foi ao encontro do que eu esperava. A viagem foi um combinado 3 Havana e 4 em Varadero, de forma a conseguir ter uma melhor experiência de Cuba.

Em Havana a escolha do Hotel recaiu sobre o Tryp Habana Libre, em regime de pequeno almoço. No geral, fiquei satisfeito. Os quartos eram amplos, apesar de precisarem já de uma renovação, estava limpo e isso é o que mais me interessa. Além disso, fiquei com uma vista soberba sobre a cidade, que compensou os diversos minutos que demorava a conseguir um elevador, principalmente no dia da saída que estive 30m à espera de conseguir um espaço para mim e para a mala :confused: Relativamente ao pequeno almoço, para mim, era vasto, uma vez que tinha de tudo. Desde o típico do país, ao típico americano e tudo o resto. O único senão, foi a pouca variedade de fruta, que basicamente era Bananas, Melancia, Ananás e Papaia, quase sempre.

 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Como queria conhecer Havana, optei por fazer uma tour com o tão falado Boris. Infelizmente, ele teve um problema no dia da nossa tour, e no lugar dele veio uma colega, que além de entender também perfeitamente Português, ainda falava a nossa língua sem qualquer problema. Tem vários percursos, e eu escolhi o mais longe e abrangente, que incluiu passar por locais como: Aldeia Jaimanitas, Praça da Revolução, o bairro de Miramar( 5ta avenida), o paredão (Malecón), bairro do Vedado, Novo Vedado, Floresta de Havana, o Capitolio , o grande teatro, praça das Armas e a catedral, os bares Bodeguita e Floridita e bairros populares, etc. No final, vim de coração cheio, e acho que isto responde se gostei ou não da tour :)

 

Ricardo_7

Membro Conhecido
O outro dia em Havana, e como a viagem serviu também para me situar na cidade, foi dia de descobrir e perder-me pelas ruas, cheiros e pessoas em Havana Velha, tudo com calma, apreciando o que a cidade tem de melhor para nos oferecer. Relativamente ao clima, apanhei sempre temperaturas elevadas, com sol e quase sem vento. De noite, ficava mais fresco, mas não foi necessário casaco ou calças.

Algo que me surpreendeu pela negativa, foi os preços praticados em Havana. Confesso que achei caro. Por uma água de 1.5L era quase em todo lado 3 CUC, até que encontrei a metade do preço e fui sempre aí. Já a comida, um prato, sem nada acompanhar rondava os 10 a 15 CUC. Em Portugal, deixei reservado um jantar num dos melhores, mais conhecidos e caros restaurantes de Havana, o La Guarida. Situado num prédio em constante renovação, apesar de velho, tinha o seu encanto natural, contrastando o antigo com o novo. Já ia preparado para ser a refeição mais cara que iria fazer (e até ficou mais em conta do que estava à espera, paguei 20 CUC), mas foi algo que não adorei. A comida vinha mais "chique" do que o habitual, mas os sabores eram ela por ela. Valeu a experiência e o espaço :)

 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Depois de Havana, chegou a altura de partir para a praia, mais concretamente para Varadero, alojado no Hotel Sol Palmeras com regime de tudo incluído. Cada um tem a sua opinião e eu fui estudando um pouco de todas e a escolha do hotel tornou-se fácil e acertada. Gostei muito, desde o quarto (que era simples, mas amplo e limpo), aos espaços envolventes. Mas, para mim, o ponto forte foi a alimentação, algo que é alvo de comentários negativos quem vai conhecer Cuba, mas que eu, no Palmeras, não posso apontar. Tanto o pequeno almoço, como o almoço e o jantar, tinham de tudo, com qualidade e variedade! Eu gostei mesmo da comida, umas mais que outras, mas comi de tudo e bem. O hotel tem 5 restaurantes temáticos: Oriental, Mexicano, Cubano, Italiano e Marinho. Como estive 4 noites, só não fiz um e faltou o Marinho. De todos e para mim, o melhor foi o Italiano, que sai tão mas disposto de querer comer tudo :p Mas gostei de todos, tal como o buffet e o pequeno almoço. Duas notas a quem tenciona ir nos próximos tempos: o bar da piscina está fechado para obras e está a ser construída uma nova gelataria, apesar de existir uma a funcionar.

 

Ricardo_7

Membro Conhecido
A praia. Um dos grandes motivos que faz milhares a ir para Cuba. Há coisas que não conseguimos controlar, e o clima, é uma delas. Infelizmente, aqui não tive a sorte de Havana e apanhei o tempo todo trocado. Praia a sério, só consegui fazer na parte da tarde da chegada e na manhã da saída, todos os restantes dias, fazia uma ou duas horas e o tempo fechava todo e chovia. No segundo dia, ficamos a saber que estava a passar uma frente fria e estava a afetar seriamente o vente forte que se fazia sentir e o estado do mar, que estava revolto, com bandeira vermelha (2 dias!) e a água "fria". Foi a água menos quente que apanhei e também a menos paradisíaca que vi, quando o tempo estava todo encoberto.

 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Confesso que o tempo assim, e após tantas horas de voo e dinheiro investido, faz com que existe sempre aquela parte de nós que sente que não aproveitamos ao máximo o que o local tem para nos oferecer, e em certa parte, torna-se verdade. Ainda assim, não deixei que isso afetasse a minha opinião sobre o destino e principalmente os dias que lá estive, já que mesmo com chuva, eu ia para a praia, para a piscina, para todo o lado. Há que aproveitar o momento, com aquilo que nos é oferecido! Ficar fechado no quarto, só mesmo se fosse obrigado, de resto, nem pensar, é para viver o momento :)

 

Ricardo_7

Membro Conhecido
E chegamos ao fim. Muito resumidamente, faço parte daquele núcleo de pessoas que aconselha Cuba. Gostei muito de Havana, gostei muito de Varadero. Gostei das ruas, dos cheiros, das pessoas, da comida, da dança, da praia de tanta coisa! É óbvio que o país tem as suas fragilidades, mas todos nós temos, e há que aprender a lidar com isso. Por isso e se tiverem oportunidade vão, e tirem a vossa conclusão. Se gostarem, perfeito, se não gostarem, o que vier a seguir, será melhor, pensem assim :) Ah e uma coisa engraçada: não precisei de repelente, apesar de usar os primeiros dias. Não vi melgas, mosquitos ou moscas. Nem fui picado. Achei tão estranho que contado não acreditava :p

Qualquer dúvida ou questão, não hesitem! Boas Viagens :D

 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @Ricardo_7
Obrigada pela partilha, realmente foi pena apanhares o mar assim, também me aconteceu em Cayo Coco, o importante é aproveitar o máximo.
Ainda bem que gostaste de Cuba.
Ao ler o teu report, bateu saudade de Cuba.
Continuação de boas viagens
 
Última edição por um moderador:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Mais um excelente report de Cuba!
Muito obrigado @Ricardo_7

Já fui algumas vezes as Caraíbas e nunca fiz esta viagem Varadero/Havana e começa a ficar cada vez mais obrigatório!
Dizes tudo numa só frase :D


Olá
Obrigada pelo report. Muito bom!
De nada :)

Olá @Ricardo_7
Obrigada pela partilha, realmente foi pena apanhares o mar assim, também me aconteceu em Cayo Coco, o importante é aproveitar o máximo.
Ainda bem que gostas-te de Cuba.
Ao ler o teu report, bateu saudade de Cuba.
Continuacão de boas viagens
Foi mesmo pena o tempo assim, mas aproveitei cada momento que ofereceu e pronto :D Eu gostei muito de Cuba :)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @Ricardo_7 :)
Fico muito contente que tenhas gostado de Cuba! És a prova provada :rolleyes: que temos de experimentar e tirar conclusões pela nossa cabeça.
Apesar do tempo instável em Varadero, as fotos estão excelentes. E Havana é uma perdição, como diz a @CristinaBF , bateu uma saudade...:oops::oops:
Foi um gosto dar uma ajudinha (pequenina), acho que não te desiludiste! Dispõe sempre que precisares e eu puder ajudar. ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá @Ricardo_7 :)
Fico muito contente que tenhas gostado de Cuba! És a prova provada :rolleyes: que temos de experimentar e tirar conclusões pela nossa cabeça.
Apesar do tempo instável em Varadero, as fotos estão excelentes. E Havana é uma perdição, como diz a @CristinaBF , bateu uma saudade...:oops::oops:
Foi um gosto dar uma ajudinha (pequenina), acho que não te desiludiste! Dispõe sempre que precisares e eu puder ajudar. ;)
Mais nada, a prova provada :D Foi mesmo pena só o tempo instável, mas é assim, pode acontecer em qualquer altura, já que isto anda tudo trocado :confused: E sim, Havana é qualquer coisa. E como sempre, ajudas e muito! Obrigado Cris :D
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Muito bom rever Cuba, adorei rever Havana, estive no mesmo hotel, e tal como tu, também me deixei "perder" pela ruas de Havana Vieja".
Como já foi dito bateu uma saudade e uma grande vontade de voltar.
Boas viagens ;)
 

Alba

Membro
Muito obrigada pela partilha!
Cuba está nos meus planos já para o próximo ano, tinha pensado fazer só praia, mas realmente estas fotos de Havana deixaram-me com vontade de fazer o combinado.
Continuação de boas viagens :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Excelente report.
Cuba está definitivamente nos meus planos. Espero que em breve. ;)
Acho que fazes muito bem :D
Muito obrigado pela partilha.
Muito bom rever Cuba, adorei rever Havana, estive no mesmo hotel, e tal como tu, também me deixei "perder" pela ruas de Havana Vieja".
Como já foi dito bateu uma saudade e uma grande vontade de voltar.
Boas viagens ;)
Dá sempre saudades quando gostamos das coisas, foi mesmo bom :D


Muito obrigada pela partilha!
Cuba está nos meus planos já para o próximo ano, tinha pensado fazer só praia, mas realmente estas fotos de Havana deixaram-me com vontade de fazer o combinado.
Continuação de boas viagens :)
Se és daquelas pessoas que evitas repetir destinos, acho que o combinado é a melhor opção. Tens também a opção de uma excursão de um dia, mas acho que vai saber a pouco :) Boas viagens :D
 

Bee

Membro Conhecido
Cuba, a minha Cuba! Que saudades!
De facto, Havana é uma cidade sem comparação. Um dia hei-de lá voltar!
Gostei muito do que vi do hotel (tenho as melhores referências sobre o mesmo) e a praia, quando temos aquele tempo aberto, é deslumbrante.
Foi pena a tempo não ter colaborado, mas o que importa é a nossa disposição e fico feliz de ter aproveitado mesmo assim.
Muito obrigada pelo relato.
 
Top