Novidades

[Report] - Cuba - Grand Memories

Renato

Membro
Bom dia,
Aqui vai o meu primeiro report. Viagem a Cuba de 1 semana na companhia da @ananolas com estadia no Grand Memories Varadero 5*. É um report longo mas mais haveria ainda para contar ;) .

A decisão surgiu ainda no final das férias do ano passado (em Djerba). Com a vontade de conhecer Cuba rodeada pelas notícias do fim do embargo saiu-nos "É para o ano que vamos a Cuba!". E assim foi. Entre Fevereiro e Março deste ano começou a recolha de informação relativamente a preços/hotéis/voos/etc... Optámos pelo Grand Memories Varadero 5* através da Lis Viagens (Leiria) que ofereceu um preço final de 7 noites para 2 Adultos em regime de TI por 2.700.00 eur. Comparámos os preços de vários hotéis e este foi o único que se verificou mais barato que os preços da feira de viagens da abreu.
Fomos ainda acompanhados de outros 8 familiares e amigos totalizando 5 quartos para 10 pessoas.

Informações úteis:
  • Capital: Havana
  • Língua: espanhol embora percebam bem tanto o português como o inglês
  • Fuso Horário: Menos 5 horas relativamente a Portugal
  • Moeda: existem 2 moedas, os pesos e os CUC's. Os turistas apenas podem usar CUC's (a conversão é de aproximadamente 1 para 1). Muitos locais e certos negócios (como excursões) podem ser pagos em Euros (os Cubanos preferem não só porque ficam a ganhar com euro, como têm a noção que o CUC é uma moeda temporária). O que fizemos e recomendados é levar dinheiro e ir trocando à medida do necessário no próprio hotel, por ser a conversão mais "justa". Ainda assim é possível levantar dinheiro com Visa (deverá ter custos associados).
  • Clima: Tropical. Muito calor tanto de dia como de noite com alguma humidade (varia entre 60 a 80%). Roupas leves e frescas são recomendadas.
  • Duração do voo: aprox. 8 horas
  • Internet: em todo o país o acesso à internet é feito através do pré-pagamento de cartões de 1 hora com o custo de 2 CUC's/hora. Os locais são bastante limitados inclusivé nos hotéis onde apenas é acessível na zona do lobby.
  • Toalhas: toalhas de banho trocadas com limpeza do quarto todos os dias (ou quase todos) e toalhas de praia encontradas no quarto no 1º dia e podem ser trocadas em local próprio.

Dia 1 (06/08/2016) - Dia da Partida
Como o nosso voo era às 17h35, apenas tínhamos de estar no aeroporto por volta das 15h00 pelo que nos deu ainda meio dia para arrumar as ultimas malas e orientar as coisas por casa.
O voo partiu à hora prevista com a duração de 8h. Chegámos ao destino após 7h30 minutos de viagem e com 2 refeições a bordo do avião da Orbest.



À chegada, fomos informados de que os 30 minutos que chegamos mais cedo seriam recuperados à espera de que a (única) pessoa responsável pelo encaminhamento do avião no aeroporto estivesse disponível.
Fora do avião encontrámos um aeroporto muito pequeno e com muito pouca gente dentro do mesmo às 21h30, hora local.
Apanhámos o transfer (incluído) e chegamos ao hotel após 1 hora de caminho, uma vez que o hotel ficava no fim da península de Varadero. Mais 1 hora para fazer o check-in no meio de tanta gente que tal como nós acabava de chegar. Levámos as malas para os quartos num mini-carro, que parecia um carro de golf e que era usado em mais do que um hotel. Foi-nos indicado um bar no resort aberto 24 horas onde podíamos jantar (quem ainda conseguia)... Nós ficamos apenas por um sumo e pela dormida de recuperação.

Dia 2 - "Primeiro" dia
Primeiras impressões conscientes sobre o quarto. Não era mau e era grande. Já íamos conscientes de que a limpeza não era o forte dos hotéis Cubanos mas comparando com algumas experiências que tínhamos lido, não tivemos azar. Apenas nos faltavam as toalhas de praia e o cofre estava bloqueado.

Seguimos para o pequeno-almoço onde fomos apanhados pelo clima tropical. Bastante calor e humidade, embora esta fosse muito menor relativamente à Riviera Maia. Enfim, um calor de fazer transpirar só de respirar.
O buffet estava repleto de quantidade e variedade. O primeiro medo para alguns estava ultrapassado e a comida era bastante boa.

Estava na hora de experimentar a mais pequena de 2 piscinas. A água estava quente mas dava para esquecer o calor que se sentia cá fora até à hora de nos dirigirmos à reunião das excursões (11h00).
full?d=1471348403.jpg


Já tínhamos a visita guiada de 1 dia a Havana marcada com o Bóris, e do que apresentaram, o catamaran era obrigatório por todos. Eu e a @ananolas optámos ainda pela visita a Trinidade e Cienfuegos, pois queríamos conhecer mais de Cuba, além das praias.
Após tudo pago e recebidos/guardados os comprovativos, hora de voltar para a piscina até ao almoço onde, mais uma vez e no resto das refeições durante a nossa estadia, nunca desiludiu com muita e boa comida (para não me estar sempre a repetir).
A tarde foi dedicada a descansar para uns e para outros conhecer o ENORME resort bem como a praia (foi entregue um mapa do resort no check-in).





À noite apenas jantar, tratar dos cartões para a net, observar um pouco do espectáculo nocturno e descansar.

Dia 3 - A continuação
Mais um dia com praia de manhã e piscina à tarde, desta vez na maior do hotel com um bar no meio onde fizemos algumas visitas para provar Cuba Libre, Pina Colada, Mojito, Limonadas e Cervejas.. A cerveja não desilude mas a Pina Colada é o forte. A animação à tarde nesta piscina é constante.
De manhã ainda deu para experimentar um charuto cubano na sua versão mini.

À noite foi para visitar a aldeia de Varadero após uma viagem num táxi clássico (o preço é 1 CUC por km, a viagem foi 20 CUC's por carro por cerca de 20 a 30 minutos). Recomendaram-nos a Calle 62 para "bailar", e a avenida nº 1 para os mercados, mas como chegámos depois das 21h00, todas as lojas de artesanato já estavam fechadas. O bar "Calle 62" ainda estava vazio, o ambiente ainda não era contagiante, e por isso fomos procurar outro sitio.
Sentá-mo-nos então uns minutos a assistir a música rock ao vivo no "The Beatles" até voltar para o hotel e dormir pois tínhamos no dia seguinte uma longa viagem com saída marcada para as 6h20.




(continua nos comentários)
 
Última edição por um moderador:

Renato

Membro
Dia 4 - Santa Clara, Trinidade e Cienfuegos (93 CUC's)
À hora marcada estava o autocarro a colher-nos no lobby onde daí seguiu para recolher outros turistas espalhados pelas dezenas de resorts ao longo da peninsula. Foram 3 horas de caminho com uma paragem de 20 minutos a meio da autoestrada (única no pais) numa espécie de esplanada sem praia para repor energias.


O guia foi claro no inicio da viagem, era uma maratona, ou seja, muitas horas de autocarro. Aparentemente havia varias operadoras a "enganar" turistas. Como já tínhamos visto no mapa, já íamos conscientes da "tormenta".
Chegamos a Santa Clara. Uma pequena aldeia onde é possível ter o primeiro impacto com a realidade do povo cubano. Casas coloridas, umas remodeladas outras em grande degradação. População pobre mas carinhosa apesar da "moedinha" ser um pedido constante. Aqui visitamos o museu Che Guevara e o memorial aos seus companheiros. Um edifício muito bonito, cheio de história e respeito onde ficamos por cerca de 45 minutos (é proibido tirar fotos no interior, pelo que fomos obrigados a deixar maquinas e mochilas no autocarro, recolhendo-as depois para fotos no exterior).

Hora de partir para Trinidade. 2 horas de caminho pelo meio das montanhas, onde podíamos apreciar e confirmar a realidade dos cubanos. Casas pobres, tal como vimos em Sta clara. Finalmente chegámos a uma aldeia muito maior que a anterior e cheia de cor.

Fomos recebidos por um calor quase insuportável e seco de fazer lembrar o nosso Alentejo em pleno Verão... mas mais quente. Tínhamos 2 horas e meia para ficar nesta localidade. O nosso grupo foi guiado pelos principais edifícios de Trinidade e finalmente levados para o local onde íamos almoçar. Buffet pequeno com pouca variedade mas onde não faltou comer delicioso, acompanhados de música típica.




Tínhamos ainda quase 2 horas de tempo livre que foram aproveitadas por mim e pela @ananolas para visitar a aldeia, tirar fotos e subir edifícios que nos eram permitidos.



Finalizamos o passeio com uma visita a uma casa museu onde o nosso guia nos "ofereceu" entrada livre.


Às 16h00 partimos para mais 1 hora de caminho até Cienfuegos. Aqui deparamos com um local já semelhante a uma cidade com toda a arquitetura Cubana e edifícios com influencia francesa. Tivemos direito a 1 hora de visita livre nesta cidade acompanhada por uma verdadeira água de coco (1 CUC).


Aqui, começámos a verificar que a tempestade começava a chegar.

Às 18h00 estávamos de partida para o hotel com 3 horas de caminho, desta vez sem paragens, onde fomos acompanhados por uma enorme trovoada e chuva. Chegamos ao hotel pelas 21h00 onde fomos diretos jantar. Antes de irmos descansar fizemos um pequeno resumo ao pessoal que estava connosco no hotel e onde apenas nos responderam "Aqui choveu a tarde toda, não pudémos ir à piscina!"

Resumindo: visita IMPERDÍVEL a quem quer conhecer o verdadeiro lado de Cuba e a sua cultura e hábitos. 9 horas de autocarro são duras mas que achámos que se fizeram super bem, excepto a última hora antes de almoço quando a fome ataca e ainda não sabemos onde vamos almoçar...
 
Última edição por um moderador:

Renato

Membro
Dia 5 - La Habana (parte 1/2)
À hora combinada (8h00) tínhamos 2 táxis clássicos e respetivos motoristas à nossa espera no hotel. Tudo combinado pelo Bóris, apenas tivemos de lhe indicar o hotel e o dia. Viagem feita num Chevrolet Bel Air 1957 e num Buick 1957 Special, com passagem em Matanzas.


Partimos para Havana com paragem no meio do caminho, onde não nos podia escapar a melhor Piña Colada do mundo (5 CUC's cada uma). A viagem de Varadero/Havana faz-se em cerca de 2h30 porém, com táxis clássicos, estradas cortadas para obras e paragem para a Piña Colada, chegámos a Havana pelas 11e30.


O Roteiro em Havana foi todo escolhido pelo Boris tendo em conta o que lhe dissemos anteriormente que queríamos visitar.

ROTEIRO HAVANA: Plaza de la Revolución | Hotel Nacional de Cuba | El Malecón com passagem no Castillo de la Real Fuerza | Cristo Rei em Fortaleza de San Carlos de la Cabaña | Almoço no El Cañonazo | Loja de Tabacos com passagem no Castillo de San Carlos de la Cabaña | Gran Teatro | Hotel Inglaterra | El Capitólio | La Floridita | Habana Vieja | Plaza Vieja | Plaza de la Catedral | La Bodeguita del Medio. (Não incluo edifícios/locais por onde passamos e que são referencias em Cuba a vários outros países, incluindo Portugal).
  • Plaza de la Revolución
  • Hotel Nacional de Cuba (Exterior/Jardim/Interior/Bar)



  • El Malecón (Passagem logo pela manhã e imediatamente antes de almoçar)

  • Castillo de la Real Fuerza (não entrámos)
  • Cristo Rei (em manutenção) na Fortaleza de San Carlos de la Cabaña e uma vista maravilhosa
  • Almoço no El Cañonazo (Mariscada: Lagosta, Camarão, Peixe Grelhado acompanhado de feijão e arroz - aprox. 20 CUC's/pax)
 
Última edição por um moderador:

Renato

Membro
Dia 5 - La Habana (parte 2/2)
  • Loja de Tabacos com passagem no Castillo de San Carlos de la Cabaña
  • Gran Teatro / Hotel Inglaterra / El Capitólio
  • La Floridita
  • Habana Vieja
  • Plaza Vieja com direito a um gelado (dentro de casca de côco por 2 CUC's)
  • Plaza de la Catedral
  • La Bodeguita del Medio.

Pelas 18h00 voltámos para Varadero. Apenas parámos por 10 minutos onde um dos nosso motoristas foi procurar gasóleo (recurso atualmente escasso em Cuba) onde não teve sorte. Porém a reserva ainda aguentou até Varadero.
À noite, jantar, conversar um pouco, assistir ao espectáculo e dormir depois de um dia cansativo mas impossível sequer em não pensar visitar.
Quanto ao Bóris, "super-recomendo". Assistimos a caras desiludidas por não terem feito o mesmo.
 
Última edição por um moderador:

Renato

Membro
Dia 6 - Repor energias
Dia aproveitado para repor energias com muita praia, piscina, animação e descanso. Durante a tarde, numa deslocação ao quarto reparamos que, além de formigas pela parede, este era o 2º dia consecutivo que não nos trocaram toalhas de banho, nem nos limpavam o quarto desde o primeiro dia, mesmo após termos dado a sugerida "propina". Perguntamos ao restante pessoal se lhes tinham feito o mesmo e negaram. Confirmaram que sempre tiveram o quarto limpo todas as noites com direito a novas toalhas. Primeira reclamação. Quem nos recebeu prontificou-se a ajudar e disse-nos para que, caso não tivéssemos tudo reposto até ao fim do dia, entrarmos de novo em contacto.

Aproveitamos para ir conhecer o Centro Comercial "Las Americas" onde o nosso transporte foi feito pelo City Tour BUS e assistimos a uma visita guiada por toda a península pelo preço de 5 CUC's por pessoa, válido para todo o dia. Feitas as compras de lembranças, rum e doces estava na hora do regresso.
  • Praia do Centro Comercial "Las Americas"
  • City Tour Bus

De volta ao hotel, apenas nos tinham "ajeitado" as toalhas e as formigas tinham voltado. Era visível a falta de limpeza na casa de banho. Segunda reclamação onde nos foi dada uma solução definitiva, um quarto novo noutro bloco, ao nível do 3o piso e com limpeza em nada a ver com o anterior.

Este episódio resolveu-se rapidamente e não era isto que ia estragar as férias. Hora de descansar que no dia seguinte tínhamos o esperado Catamaran.
 
Última edição por um moderador:

Renato

Membro
Dia 7 - Catamaran e Cayo Blanco (101 CUC's)
Estávamos a cerca de 5 minutos de autocarro da marina a partir do hotel por isso a viagem foi super rápida. Embarcámos no Catamaran, e fomos recebido com uma enorme festa, alegria e bar aberto no meio do mar.

Após algum tempo de viagem parámos para fazer snorkling e ver algumas das espécies daquele mar verde. Profundidade de 3 a 4 metros, e foi sugerido que quem não soubesse nadar não fosse.

Após cerca de 20 minutos, embarcamos novamente com destino a... Cayo Blanco.
À chegada fomos logo para o buffet comer lagosta e outras iguarias grelhadas no momento. Tínhamos ainda 1 hora para gozar aquela praia calma e um mar lindíssimo. Vamos ao banho!

Por volta das 15h00 e já de regresso parámos no meio do mar, num "Golfinário", para um banho interativo com golfinhos (incluído). Uma experiência única. Podem levar máquinas para fotografias mas apenas é permitido tirar fotos do lado de fora, antes do banho com os golfinhos. Aqui, há um fotógrafo a tirar fotos e que depois envia para o hotel (10 CUC's).
O resto da viagem foi feito com danças e jogos a bordo do Catamaran.
Chegamos ao hotel a tempo de um banho na piscina quente.
 
Última edição por um moderador:

Renato

Membro
Dia 8 - Último dia
Aquele dia que ninguém gosta, o último... Mas tudo o que é bom, tem um fim então vamos desfrutar do último dia.
Acordamos às 6h00 da manhã para ir assistir ao nascer do sol. Deixo as fotos.
Voltamos para o hotel e, após fazer as malas e resolver as questões com o hotel sobre o late check-out e os quartos de cortesia, fomos aproveitar pela última vez o mar, o almoço e por fim, a piscina.

Jantámos às 18h30 da tarde e por volta das 19h30 entrámos no transfer para o aeroporto. Fomos acompanhado de um guia a fazer aquele trabalho que deveria ter sido feito no dia de chegada (apresentação a Varadero, animais, plantas, o que fazer, etc) e ainda teve o inamabilidade de falar mal do nosso hotel para todos os turistas, enfim... não foi a nossa melhor companhia do dia de despedida.
Ao chegar ao aeroporto parecia que o mesmo aeroporto onde chegamos se tinha triplicado de tamanho, tal era a quantidade de pessoas à espera dos voos de regresso a casa. Foram 3 horas de espera dolorosa pois apenas começamos a embarcar à hora prevista de saída.

Após 10 horas de voo com 2 refeições a bordo (apenas 1 aproveitada por nós, visto que o resto foi a dormir) chegamos ao nosso aeroporto e recolhemos as nossas malas que bem custaram a aparecer.
Eram 14h30 em Portugal e fechou assim uma semana de muita atividade e descanso com um destino bastante recomendado.

Caso queiram mais fotos ou info, comentem abaixo. :)
 
Última edição por um moderador:

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola @Renato
Parabens pelo report.
É sempre bom recordar Cuba, estive em junho e já tenho saudades.
Tambem fiz a excursão com o Boris e tambem gostei imenso.
Obrigado pela partilha
Boas viagens:)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Belo report, parabéns! :)
Regressei há um mês de Cuba e as saudades já apertam.
É mesmo uma ilha especial, com um encanto muito próprio.
Obrigada pela partilha, belas fotos. ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Foi bom rever Cuba, e o hotel em que estive a uns anos atrás, na altura chamava-se Riu Varadero.
Boas viagens ;)
 
Última edição por um moderador:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha! :D
Cuba, como me encantas, é mais um daqueles locais que quero conhecer :)

Boas viagens :)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Belas fotos e grande tour!
Passaram por locais muito bonitos que um dia também espero conhecer ;)
Obrigada pela partilha!
 

baguera

Membro Conhecido
Excelente Report, com belas fotos e tudo descriminado como eu gosto.:D
Isso é que foi viajar, mas quem faz por gosto... custa menos :)
Cuba é sem duvida um local fantástico, só espero que os Americanos não estraguem.
Parabéns.;)
 

ninoenina

Membro Conhecido
Parabéns pelo óptimo report:)
O renato também esteve muito bem servido ao optar por Cuba!
E venham daí mais reports;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Grande grande report!! Gostei imenso.
Obrigado pela partilha dessas magnificas férias.;)
 
Última edição por um moderador:
Top