Novidades

[Report] Cuba, de volta ao passado!

Patrícia02

Membro Conhecido
Cuba é o destino ideal para quem gosta de fazer uma viagem mais cultural, num lugar cheio de histórias incríveis, e ao mesmo tempo procura praias paradisíacas.
Para quem imagina que Cuba é uma ilha pequena, saibam que é maior do que muitos países europeus e tem uma população de mais de 11 milhões de habitantes. É a maior ilha das Caraíbas e está apenas a 145 km dos Estados Unidos.
A primeira coisa que pensamos quando chegamos a Cuba é "voltei atrás no tempo" e conhecer Havana é obrigatório para conseguirmos entender realmente o que é voltar atrás no tempo.
O país está cada vez mais aberto, mas Habana Vieja continua lá, um verdadeiro museu a céu aberto.
Viajar para Havana é vermos o socialismo e o capitalismo ali lado a lado, uma viagem de reflexão. Viajar em Cuba é aprender coisas novas, é ouvir e debater sem qualquer preconceito. Conversar com os Cubanos, principalmente os mais velhos que viveram a Revolução, é uma experiência enriquecedora, a maioria defende o socialismo, já os mais novos cada vez mais são contra o sistema.

A Revolução Cubana, para quem não sabe:

Em 1952, o sargento Fulgencio Batista deu um golpe de estado e, com o apoio dos Estados Unidos, o governo tornou-se uma ditadura violenta, que não se importava com as necessidades do povo.
Cuba passou a ser uma “ilha do prazer” norte-americana, famosa pelas suas músicas, prostitutas, charutos, bebidas e jogo.
Para combater a ditadura, surgiu um movimento revolucionário liderado por Fidel Castro, Ernesto “Che” Guevara e Camilo Cienfuegos e, em 1959 (depois de muitos combates e muitas tentativas, claro), o ditador Batista foi deposto. Este movimento também resultou na implantação do socialismo e, alguns anos depois, no rompimento de relações com os Estados Unidos.

Para se entrar em Cuba é necessário Visto, a maior parte das agências de viagem já inclui o valor do visto nos pacotes mas para quem viaja fora dos pacotes normais é necessário pedir o visto na Embaixada.
A moeda oficial é o Peso Cubano mas para quem vem de fora é o Peso Convertível (+/- 1 CUC igual a 1€).
Convém levarmos Euros e não dólares porque no momento da conversão o Euro vale bem mais que o dólar.

Fiquei alojada no Iberostar Parque Central e sinceramente recomendo muito ficarmos mesmo no centro de habana vieja e não na zona do Malecon onde ficam a maioria das cadeias de hotéis internacionais. O hotel é lindo, antigo, bem conservado, quartos espaçosos, café da manhã excelente, uma super piscina no rooftop com vista para o Capitólio.

Em relação à culinária ... havana surpreende pela positiva !!! Comemos e bebemos muito bem na capital Cubana.
Dois dos pratos típicos: moros y cristianos (arroz com feijão misturado) & ropa vieja (carne desfiada cozida). Comer as duas coisas juntas é delicioso. Também se come muito frango e marisco.

LA BODEGUITA DEL MEDIO
Eu ADOREI este lugar. É onde Ernest Hemingway costumava beber os seus mojitos. Almoçamos na parte de cima, onde há um restaurante com música cubana ao vivo. O lugar tem todas as paredes assinadas com o nome de milhares de turistas por isso arranjem por lá um espaço e deixem também a vossa marca!

EL FLORIDITA
Fica mesmo em frente ao hotel Iberostar Parque Central, e é conhecido por ter o melhor DAIQUIRI do país, e não é que tem mesmo?! Do país e do mundo! O lugar tem aquele estilo Cubano, o luxo decadente e um ambiente muito agradável. Na minha opinião vale uma visita obrigatória.

LA GUARIDA
Jantei aqui na noite do meu aniversário e OH MEU DEUS!!!! ADOREI!!!
Para mim jantar aqui foi um dos pontos mais altos da viagem. Que lugar FANTÁSTICO! Quando chegamos na morada do restaurante, o que temos é uma rua vazia e abandonada, e pensamos logo que estamos no sitio errado!!! A entrada é por uma porta imensa e não existe “nada” do lado de dentro (uma casa enorme antiga e, aparentemente, abandonada). Ao chegar no terceiro andar, a confirmação de não erramos na porta. Adorei o ambiente (cenário do filme Fresa e chocolate) e principalmente ADOREI a comida. Pratos impecáveis como: frango ao mel e limão, cordeiro marinado com sumo de papaia e atum à cana-de-açúcar. Reservamos uma mesa no terraço com uma vista linda sobre toda a cidade de Habana.
Há também um rooftop no La Guarida que funciona como bar e que vale igualmente muito a pena.

O que fazer pro Havana ...

Plaza de La Catedral: comece por um dos símbolos mais importantes da cidade. Essa praça é linda tanto de dia como de noite.
Catedral de San Cristóbal: começou a ser construída pelos jesuítas em 1748 e foi concluída em 1777 pelos franciscanos. A igreja tem este nome porque, de acordo com crenças populares, até 1898 guardou os restos mortais de Cristóvão Colombo.
La Bodeguita del Medio: pertinho da Plaza de La Catedral (Calle Empedrado). Tome o famoso Mojito (se já estiver com fome, aproveite para almoçar lá também – não esqueça de deixar sua assinatura na parede!
Plaza de Armas: essa praça é linda e espaçosa, cheia de construções interessantes (inclusive o Palácios de Los Capitanes Generales . Há uma feira diária de livros, jornais e revistas muito interessante!
Castillo de La Real Fuerza: construção militar mais antiga de Havana, construído em 1558-1577 para proteger a cidade dos piratas. O Museo Nacional de la Cerámica Cubana fica dentro do Castillo, mas não visitamos.
Calle Obispo: suba rumo ao Paseo del Prado/Capitólio pela Rua Obispo. Essa rua é cheia de restaurantes, lojas, turistas e muita música ao vivo (Havana é muito musical!). Repare na antiga Farmácia Taquechel, que fica no número 155.
Gran Teatro de La Habana: edifício maravilhoso, inaugurado em 1838. É a “casa” do Ballet Nacional de Cuba. Não conhecemos o interior (mas é permitido!). Por fora é bem bonito. Repare no Cinema Payret, inaugurado em 1897, que fica do outro lado da avenida.
Capitólio: foi inaugurado em 1929 e é uma imitação assumida do Capitólio de Washington DC, só que mais alto. Foi sede do governo até 1959 e hoje é o Ministério da Ciência.
Paseo del Prado (ou Paseo de Martí): essa larga avenida (onde está a maioria dos hotéis, o Capitólio, o Gran Teatro etc.) é linda! O Paseo foi construído em 1772 e era onde a aristocracia passeava de charrete. Podemos ir andando no sentido do mar para chegar no Museo de La Revolución. No caminho, repare nos leões de bronze, nos bancos de mármore e também nas janelas das casas e nas ruas perpendiculares. Um contraste incrível!
Museo de La Revolución: este museu foi um dos passeios mais interessantes de toda a viagem. O Museu da Revolução está instalado justamente onde era o palácio do ditador Fulgencio Batista. Provocação?! O edifício, inaugurado em 1920, é um luxo! Separem um bom tempo para conhecê-lo, pois é muito interessante.
Castillo de San Salvador de la Punta: bem na ponta, assim que acaba o Paseo del Prado, está este Castillo, que servia para proteger a cidade, mas hoje abriga um museu naval. Não entramos na fortaleza, mas podem vê-la de fora, tanto pelo Paseo del Prado como pelo Malecón.
Malecón: um calçadão de 7km a beira-mar que passa por vários bairros de Havana (da parte antiga até a parte mais moderna).
Plaza Vieja: de velha essa praça não tem nada! Que lugar mais fofo. É a praça que mais gostamos em Havana, a mais linda. Na verdade, ela já se chamou Plaza Nueva Foi restaurada e hoje voltou a ser uma joia colorida em Habana Vieja. Todos os edifícios que rodeiam a praça são L-I-N-D-O-S. Tem construções de 4 séculos diferentes.
Plaza de La Revolución: Essa praça não tem charme algum, mas a visita é válida devido à sua importância histórica. Foi construída na época de Batista (1952), como a Plaza Cívica. Em 1959, com a vitória de Fidel Castro, a praça foi renomeada e passou a se chamar Plaza de La Revolución. Este é o local onde a massa se reunia para assistir aos discursos de Fidel Castro, que se sentava próximo ao obelisco . A praça é famosa também pelas imagens de Che Guevara e de Camilo Cienfuegos que estão nos prédios em volta. Fica afastada do centro, é preciso chegar de taxi.

VARADERO

Quando se chega a este lugar temos mesmo de preparar os olhos, pois o mar é tão tão azul que faz com que os olhos ardam!!!
Fica a cerca de 02 horas de Havana e consiste em PRAIA PRAIA PRAIA PRAIA e mais PRAIA :) . Fica na península de Hicacos e são 20 km de praia de areia branca, água quente e muito muito muito azul!

*** Um pouco de história ***

O balneário, que está na Província de Matanzas, era moda entre os cubanos ricos, que construíram ali as suas mansões de verão.
Lá pelos anos 20-30, um ricaço americano, Alfred Irénée Dupont de Nemours, comprou boa parte da península, dividiu e vendeu a terra para os cubanos e norte-americanos, que a transformaram num destino turístico de elite, atraindo ricos e famosos. Aos poucos, a região foi virando um “paraíso do prazer”, com muita prostituição e jogos.
Após a Revolução Cubana (1959), as mansões de Varadero foram expropriadas pelo governo de Fidel, Dupont fugiu de Cuba, e sua Mansión Xanadú foi transformada, em 1963, no Restaurante Las Américas.
Nos anos 90, as redes hoteleiras (nada de hotéis americanos por enquanto…) começaram a aparecer e Varadero voltou a ser um destino turístico para estrangeiros. E lá estamos nós!

Ficamos alojados no Melia Paradisus Princesa Del Mar no serviço real e mais uma vez não tenho nada a apontar!

Fiz amigos por lá, pessoas que trabalham todos os dias lá, são de uma simplicidade e de uma simpatia que não entendo como é que há tanta gente a falar mal dos hotéis em Cuba!
Acho super importante sempre que escolhemos o destino ter em conta que somos nós que estamos a ir ao país deles então cabe a nós adaptarmo -nos a forma de estar das pessoas que por lá vivem e não o contrário.

O que fazer em Varadero?
Hum…
Passeio de kaya, de veleiro, snorkel, preguiçar na bóia, bebidas na espreguiçadeira da praia, hidromassagem na piscina… Hehehe!!
Varadero é isso: PURO DESCANSO.

Seguem algumas fotos.
Espero que gostem e quem ainda não foi, considere ir, porque Cuba é qualquer coisa !!!
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Excelente report, diria mesmo "Guia para visitar Habana".
Análise muita lúcida de um país de aparente pobreza segundo os padrões acidentais, mais onde a felicidade do povo é visível a cada esquina.
Será que são os Cubanos que são pobres?
 

Liliana Barroqueiro

Membro Ativo
fantástico adorei todas as fotos:eek::eek::).
um destino que espero conhecer em breve,só uma pergunta foste com pacote de agência ou reservas-te por conta própria?
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :)

Muito obrigado pela partilha! :D

Sem dúvida que Cuba conquista o coração. Eu adorei!

Boas viagens :)
 
Top