Novidades

[Report] Cuba 23 a 30 de Novembro

Sun Rise

Membro Conhecido
Esta era uma viagem há muito aguardada, contudo os preços nem sempre eram convidativos e iam adiando a viagem. Mas como quem espera sempre alcança, no dia em que arranjamos um preço bem simpático não hesitamos e rumamos a Cuba.
A tão esperada viagem ia concretizar-se! O dia avizinhava-se muito longo, pois a viagem era com partida de Madrid. O meu aniversário foi passado literalmente nas nuvens!
A viagem foi realizada na Evelop e correu tudo dentro da normalidade.
Fomos dos primeiros a sair do avião pelo que não estivemos muito tempo para passar a zona de emigração.
Mais uma viagem de 2:30h nos aguardava e o cansaço começava a instalar-se. Quando finalmente chegamos ao hotel, o check-in demorou mais de 1H. O cansaço era tanto, pois já tinham passado mais de 24h desde que tínhamos saído de Lisboa, que a paciência estava nos limites.
O Hotel foi Sol Sirenas Coral.
Em relação a este hotel e como há pouca informação sobre o mesmo vou dar a minha opinião.
O quarto que nos foi atribuído, não tinha grande coisa a apontar. Contudo houve pessoas que tiveram problemas com os quartos e pediram para mudar de Hotel.
O Frigorifico do quarto não tinha nada incluído, esteve sempre vazio. Só tínhamos direito à garrafa de água.
Ficámos no último andar e foi sempre tranquilo e sem confusões. Neste piso tínhamos acesso a um terraço, onde assistíamos em primeiro balcão ao “SUNRISE”. À tarde na praia assistíamos ao “SUNSET”, para quem como nós, aprecia estes espetáculos de cores tivemos momentos muito gratificantes.
Em relação à comida também não tenho nada a apontar pois havia sempre alguma alternativa.
Se podia ser melhor, poder podia, mas o preço que paguei também não poderia ser o mesmo. Os nossos níveis de exigência estão diretamente ligados ao que pagamos, pelo que na globalidade não nos sentimos defraudados e voltaria.
A praia era boa. Existe uma grande extensão de areia tanto para o lado esquerdo como para o direito onde pudemos dar grandes caminhadas.
Apesar das condições atmosféricas não terem sido as mais favoráveis aproveitamos o que foi possível.












"O que é Nacional é bom" achámos piada aos cereais da Nacional por terras Cubanas

 
Última edição por um moderador:

Sun Rise

Membro Conhecido
Sunrise - Espectáculo de cores a que tivemos o privilégio de assistir








A praia



Sunset


A violência da tempestade no mar foi tanta, que arrancou os corais e bichos e trouxe-os para terra :(




ainda tentámos salvar este pobre peixe balão, mas não conseguimos


 
Última edição por um moderador:

Sun Rise

Membro Conhecido
Os planos feitos em Lisboa caíram por terra, logo no primeiro dia.
O plano incluía alugar um carro e ir passear ao nosso ritmo, pois é assim que gostamos de andar, sem multidões de pessoas e sem planearem o que nós havemos de fazer.
Mas estávamos em Cuba e tudo podia acontecer. E acabou por acontecer! Fomos à Rent-car e não havia carros para alugar, só havia um carro clássico enorme (que me pediram uma exorbitância de valor). Não desistindo, fomos ao Hotel ao lado do nosso e também não havia carros para alugar. Como é que alguém vai supor que numa rent-car não há carros para alugar!
Depois de pensar o que havíamos de fazer arranjei um plano B. Pois ficar 7 dias num resort depois de uma viagem tão longa estava fora de questão. E ainda por cima tínhamos alojamento marcado em Havana para dormir uma noite. Cá em Lisboa tinha feito vários contactos com guias, e tinha levado o contacto dos mesmos, até parecia que já estava a adivinhar.
E assim foi um dos guias estava disponível nas datas que nós precisávamos e organizamos tudo telefonicamente de um dia para o outro.

No dia seguinte la estava o Ramiro à hora combinada com um carro descapotável à nossa espera, para ir visitar Vinalles e Havana. Em Varadero trocamos o descapotável por outro carro clássico, que se veio a mostrar o meu pior pesadelo.
Em relação ao Ramiro ele foi incansável, sempre preocupado com os nossos gostos e interesses. Uma pessoa com quem vale a pena conversar e trocar experiencias.
Nas conversas que tivemos, ele confirmou-nos que tanto os motoristas como os guias tem “contratos” com lojas, restaurantes, etc. enfim a todo o lado que nos sugerem ir, ondem recebem comissão por nós consumirmos é uma forma de receberem mais qualquer coisas para alem do que é acordado. Posso dizer-vos que o Ramiro ao contrário do motorista se apercebeu que nós sabíamos disto pelo que não foi insistente nesta matéria. E chegou mesmo a pedir desculpa pelo facto do motorista ser insistente.


A ponte de Bacunayagua é considerada uma das maravilhas da engenharia civil Cubana, com mais de 310 m comprimento, um arco com 114 metros de extensão e eleva-se a 110 metros sobre o nível do mar. Neste local existe um bar onde se bebem umas deliciosas pina coladas, ao ritmo do som Cubano. Muito agradável.




Vinales
Este local foi declarado Património Mundial da UNESCO.
Com características geológicas próprias.
Há milhares de anos esta região era uma enorme placa de pedra calcária com rios subterrâneos. Com a erosão formaram-se grandes cavernas, cujos tectos desabaram, deixando de pé as formações rochosas mais duras que são designadas de Mogotes.
Uma verdadeira maravilha da natureza este belo e exuberante vale na província de Pinar del Río. É um daqueles lugares em que sentimos a nossa verdadeira dimensão. Tivemos o privilégio de almoçar com vista para esta paisagem.
Esta zona é essencialmente agrícola, com pequenas e coloridas casas cuidadosamente estimadas. Muito pitoresca, acolhedora e com paisagens de cortar a respiração.
Segundo nos explicaram tem as melhores condições atmosféricas do mundo para a plantação de tabaco.










 
Última edição por um moderador:

Sun Rise

Membro Conhecido



Cova do Índio

Por aqui existem várias grutas, esta foi a que fomos visitar.
Entramos numa gruta onde andamos ate um rio subterrâneo e apanhamos um barco para nos mostrarem algumas figuras que pela erosão da água ficam nas paredes da gruta. Interessante mas nada de espectacular para mim.










Cabana onde são secas as folhas de tabaco



Mural da Pre-História
Mural da pré-história é um dos maiores frescos ao ar livre do planeta medindo 120m altura e 160m de largura. Foi criado em 1959 pelo pintor Leovigildo Gonzalez.
O mural representa a evolução biológica na região.
Par mim foi uma desilusão, pois a envolvência deste espaço é de uma beleza indescritível e depois deparei-me com o que para mim foi um atentado ao espaço, mas é a minha opinião.
A entrada neste espaço é paga




Havana

O planeado era regressar por Havana pois tinha uma casa alugada para pernoitar.
Chegámos a Havana já de noite e ao fim 700 Km num carro clássico, não há corpo que resista.
Posso dizer-vos que andar longas distâncias em carros clássicos está fora de questão.
O Chevy de 55 foi o meu maior pesadelo em Cuba.


 
Última edição por um moderador:

Sun Rise

Membro Conhecido
Tinha combinado com a Maritza (SRª que me alugou a casa), que assim que chegasse a Havana iria à procura da casa dela e estas foram as indicações que eu dei ao guia e ao motorista.
Eu tinha lido sobre varias situações que eles utilizam para intrujar o turista. Uma delas com os motoristas e os guias. Alguns dão a entender aos turistas que as casas não estão disponíveis, mas que eles conhecem um sítio que ainda é melhor. Enfim tudo o que dê para que eles ganhem mais uns trocos vale tudo.
Em Cuba de forma a aumentar o rendimento disponível o governo autoriza o aluguer de casas particulares em troca de um imposto. Estas casas estão devidamente identificadas com um selo do governo. Pedem-nos a identificação e fica tudo registado num livro oficial para controlo do estado. De notar que, quer eles aluguem ou não as casas tem que pagar o imposto.
Havana é grande e apesar da morada e das indicações que eu levava, também para eles não foi fácil encontrarem o local. Ainda bem que eles iam connosco, não sei se teríamos encontrado.
O sítio não era bonito e fomos recebidos como se nos conhecessem há anos e ofereceram-nos um batido de goiaba divinal. Contudo e neste caso específico achei este comportamento/atitude, muito artificial. Encontrei este local através de um site espanhol, e sabia que ia dormir numa das casas que a filha Gise também aluga.
A impressão que tínhamos quando nos dirigíamos para a casa da Gise, era que estava na pior zona de Chelas (para quem não conhece é um bairro mau em Lisboa), no entanto não nos aconteceu nada. E tivemos a oportunidade única de conhecer um bocadinho do que é a vida por lá, aquela que não se mostra aos turistas. Era isto que eu queria, senti um misto de emoções. Foi surreal, muitas experiencias únicas.
Depois de deixarmos as coisas na casa da Gise, o Guia ia levar-nos a ver uma cerimónia noturna que se denomina El Canonazo de las nueve. Esta cerimónia representava o aviso de encerramento e abertura das portas da Muralha que cercava Havana. Quando terminou pudemos visitar o museu que existia dentro da Muralha.









Esta é a muralha:

[/URL]


 
Última edição por um moderador:

Sun Rise

Membro Conhecido
Jantamos num Hostel muito agradável.




Havana menos conhecida








Escola









Contaram-nos que devido ao desemprego e falta de dinheiro o povo forçou o governo a autorizar a abertura de "lojas" nas casas das pessoas de forma a que elas possam criar mais fontes de rendimento. Foi num destes sítios que nós tomamos o pequeno almoço









Estação dos comboios



Carruagens antigas que faziam o transporte de açúcar






Igreja Ortodoxa


 
Última edição por um moderador:

Sun Rise

Membro Conhecido













Este Sr estava com um ar muito desconfiado









Tentei ao máximo não por fotos de locais muito conhecidos, mas eu adorei este sitio




Esta viagem valeu por isto, não é a parte mais bonita de Havana, mas se alguem quiser saber como se vive por lá temos que nos envolver no ambiente deixar levar. Desde as pessoas com que nos cruzamos na rua e falaram connosco, até as peripécias que nos aconteceram, foi tudo surreal mas muito intenso. Estes foram sem dúvida, momentos muito marcantes nesta viagem.








 
Última edição por um moderador:

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Sun,

Obrigado pela partilha e pelas fotos :)

Sabes que eu e Cuba temos um carinho muito especial... é sempre com nostalgia que revejo fotos de 1 destino que me marcou bastante :)

Parabéns
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Obrigado pela partilha, belas fotos de uma ilha que adoro.
Hoje por momentos viajei por locais onde fui muito feliz.
Boas Viagens
 

_Marafado_

Membro Conhecido
Muito obrigado pelo belo e completo report. Não tou a pensar voltar mas gostei também muito de lá ter estado em especial de Havana.
 

lfdm

Membro Conhecido
Muito bom report.

Os anos passam, mas muitas das tuas fotografias são semelhantes as que tirei a 10 anos atrás.

Obrigado,
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Cada vez tenho mas vontade conhecer este destino, se tudo correr bem e existir óptimos precos será este ano (esperamos nós).

Obrigada pela partilha ;) :)
 

Sun Rise

Membro Conhecido
Pena disse:
Exelente report!
Varadero - Vinales-Havana no mesmo dia de classico?
Parabens!
É verdade! Á primeira todos caem, à segunda só cai quem quer. Foi muito cansativo, penso que num carro mais moderno tinha sido mais fácil, contudo 700 km num dia é sempre cansativo
 

Pena

Membro Ativo
Sun Rise disse:
É verdade! Á primeira todos caem, à segunda só cai quem quer. Foi muito cansativo, penso que num carro mais moderno tinha sido mais fácil, contudo 700 km num dia é sempre cansativo
Não te lamentes!
Eu também o faria!
 
Top